Então Glauber, meu nome é Stephan mesmo, sou de São Paulo, capital.
Cara, pelo que voce disse acima, tenho certeza que voce vai gostar de viajar de motorhome. Essa viagem que eu fiz em julho foi exatamente assim, sem datas, sem roteiro certo, só com algumas cidades chaves que nós gostariamos de visitar, as estradas muitas vezes voce acaba mudando a rota original pois algum campista indica alguma coisa pra voce ver que vale a pena mudar a rota um pouco...
Parar em postos de gasolina com o MH é uma prática bem comum aqui no Brasil, mas lá eu não vi isso não, mesmo porque, em qualquer estrada, a cada meia hora apareciam mais e mais placas indicativas de campings. O problema maior é a infra... voce precisa ligar seu motorhome na tomada para acender as luzes, geladeira... esvaziar a caixa de esgoto, agua servida e tal, isso nao da pra fazer num posto de gasolina, fica até desconfortável dormir no meio do posto ao invez de pagar um pouco pra ter um camping com banheiro e tudo o mais... como agente nunca tinha acampado de motorhome e estavamos acostumados com nosso trailer aqui no Brasil, agente combinou em só fazer xixi no motorhome, para coco agente ia nos banheiros do camping mesmo.
o banheiro do MH eh o seguinte, voce faz as coisas nele e elas ficam armazenadas numa caixa de detritos, essa caixa, voce tem que tirar manualmente e abrir nos sanitários dos campings, depois dar uma bela "mangueirada" no local para os outros campistas nao sentirem seu cheirinho quando forem lá fazer o mesmo hehehe. Mas não se assuste, isso tudo é com cliques e alças, voce não tem contato com os detritos em momento algum.
Uma dica agora, não sei se eles vão te falar isso lá, na Alemanha eles me falaram, mas vai saber se os italianos são simpáticos né... Tem um líquido azul que voce joga dentro da privada a cada desgarga que voce da, ele eh um tipo de corante com cheiro bom que dissolve todos os detritos, ou seja, quando voce for esvaziar a caixa de detritos sai uma agua azul cheirosa, deixa essa tarefa bem mais agradavel, o próprio movimento do Motorhome andando pela estrada já é o suficiente para dissolver tudo. Eles vendem essa garrafa no lugar que voce aluga o MH (ou em qualquer recepção de qualquer camping), mas talvez já venha junto com o MH, da uma olhada no banheiro quando ele estiver dando as dicas. quando eu cheguei pra pegar o motorhome a mulher ficou 1 hora explicando tudo o que tinha no motorhome, os botões, como liga a luz, como abre o toldo, onde fica a mangueira, cadeiras, como abre a mesa, como faz tudo, preste bastante atenção no "tour" que a pessoa de lá vai dar que eh bem útil, os MHs são cheios de coisinhas que facilitam sua vida, se voce souber onde elas estão, fica bem mais agradavel, seria até legal voce filmar quando a pessoa for explicar, vai servir para te auxiliar e será uma lembrança super legal do seu MH e como ele funciona pro resto da vida, é uma pena eu não ter pensado nisso na hora...
alem desse tanque de detritos, o MH também tem 2 tanques de agua, um de agua potável e outro de agua servida, funciona da seguinte forma
Tanque Potável cheio / Agua servida vazio
(fique tranquilo, tem medidores que mostram quanto tem em cada um, igual tanque de gasolina)
conforme voce for usando a agua, no chuveiro e nas pias, elas vão pegando no tanque "limpo" e escoando pro tanque "sujo". Usando moderadamente, isso deve durar uns 2 ou 3 dias. Antes de sair do camping para seguir viagem, pare lá no mesmo lugar de descarregar os detritos e puxe a alavanca para esvaziar o tanque de agua servida (é tudo num buraco no chão, é só parar o MH em cima, é exatamente nesse buraco que voce joga os detritos também, questão de 2 minutinhos). OK com o tanque de agua servida vazio, está na hora de completar o tanque de agua potável, com a mesma mangueira que voce limpou o buraco do chão, coloque agua no tanque de agua limpa (igual colocar gasolina, super facil) e quando ele transbordar, pare, feche e boa viagem.
se você tiver a oportunidade de levar um GPS com os mapas da europa com você é uma boa viu, eu fui com GPS e não me perdi, se voce quiser algumas dicas de GPS, eu te mandei meu e-mail por PM, me manda e-mail que eu te envio o que voce for precisar
sobre as reservas, não sei como isso funciona, acho que lá a infraestrutura permite que tenha vagas sempre para os veiculos em transito, e como tem muitos campings próximos uns dos outros, se não tiver vaga em um, com certeza vai ter vaga no vizinho, o próprio proprietário do camping vai te indicar onde tem camping com vaga.
cara, como eu falei, Cortina Dampezzo foi uma cidade olímpica dos jogos de inverno, lá tem diversas pistas de SKI e tem 3 campings enormes, todos cortados pelo rio principal que passa pela cidade, uma delícia dormir lá, só não sei se no inverno esse rio não vai estar congelado... A cidade é pequena e charmosa, fica no norte da italia quase na fronteira com a austria, também fica bem no meião dos alpes italianos (onde tem as famosas Dolomitas), é uma boa opção para praticar esportes invernais.
PS: olha, sem querer causar medo nem nada, mas toma cuidado com o Sul da França e os países menores como a croácia e a eslovênia, não digo isso por preconceito, mas sempre que agente parava em algum camping algum campista tinha alguma história de arrepiar sobre esses lugares... assaltos, violência, roubos inclusive dentro dos campings por causa de marroquinos e ciganos... não fui nestes lugares para ver se era verdade e nem quero ir, sugiro que voce também não vá...
vou postar mais umas fotos aqui que valem a pena ver
Aqui que é o ralo que fica no chão para esvaziar os tanques de agua servida e o de detritos

Esse é o tanque de detritos, facil de tirar, esvaziar e colocar de volta, não vaza nem escorre, uma maravilha

Aqui é onde voce abre a valvula para despejar o tanque de agua servida no ralo

Os taqnques de lavar roupa com as maquinas de lavar e secar ao fundo

maquinas de lavar a base de fichas

Essas aqui são as Dolomitas, as cadeias de montanhas mais famosas dos alpes italianos

estacionado no lago di landro, ao pé das dolomitas

--

entrando na agua no lago di landro

mais duas fotos, uma do meu MH, estacionado dessa vez num camping austriaco em IMST e outra do camping em geral

--

Glauber, posta uma foto do motorhome que voce escolheu pragente ver