Ir para conteúdo

Eurotrip de Motorhome (no verão - 07/2010) - Alemanha, Austria, Italia, Hungria, Suiça e França


Posts Recomendados

  • Membros
[...]

 

Por fim, a vontade de experimentar MH é tanta que nem fiz a comparação das despesas. Falta pouco para me aposentar e se nós gostarmos do motorhome pretendemos adquirir um. [...]

 

essa é a idéia do meu pai ::otemo::

olhe só quantos campings temos por aqui para passear de MH:

http://www2.riederer.com.br:81/mapsWithAPI.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 207
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 9 meses depois...
  • Membros

À todos os participantes com interesse em passear de motorthome na Europa:

 

Notei que este tópico não tem sido atualizado, mas como foi aqui que busquei as informações para a minha viagem, obrigado Stephan e todos que me deram dicas sempre muito valiosas, vou tentar dar minha pequena contribuição sobre o assunto.

 

Conforme havia planejado com bastante antecedência, eu e minha esposa fizemos um "tour" pela Europa com início no dia 13/04/2014 e retorno no dia 23/05/2014, portanto, aproximadamente 40 dias de motorhome e 6.445 Km rodados.

 

Resumidamente posso adiantar que foi tudo ótimo, sucesso total !!!

 

Pegamos o MH na McRent em Frankfurt, que na verdade fica numa cidade próxima chamada Friedberg, e viajamos pelos seguintes paises: Alemanha, França, Suiça, Itália, Austria e República Tcheca.

 

Em nosso roteiro, passamos e conhecemos minimamente as seguintes cidades na sequência: Frankfurt, Heidelberg, Heroldstatt, Friedrichshafen, Ulm, Stuttgart, Baden-Baden, Enzkosterle, Konstanz, Lindau, Vaduz (que na verdade pertence a Liechtenstein), Zurique, Lucerna, Interlaken, Lausanne, Genebra, Chamonix - Mont-Blanc, Quincinetto, Milão, Parma, Pisa, Volterra, San Gimignano, Siena, Castellina in Chianti, Florença, Roma, Veneza, Verona, Innsbruck, Fussen, … (rota romântica), Augsburg, Munique, Salzburgo, Viena, Praga, Karlovy Vary, Dresden, Berlim, Nuremberg, Rothemburg ob der Tauber, … (rota romântica), Wurzburg e novamente Frankfurt.

 

No final, ficamos tristes pelo término de uma viagem maravilhosa.

 

E aqui vai a minha dica que considero o fator principal para termos otimizado e aproveitado muito o nosso tempo: levamos do Brasil duas bicicletas elétricas dobráveis, que foram utilizadas em praticamente todos os lugares com excelente resultado.

 

Não tivemos problema nenhum em despachar as bicicletas como bagagem normal. Estavam acondicionadas em “sacolas” de lona próprias para as bicicletas e como temos o direito de levar duas bagagens cada um não pagamos nenhum excedente, aliás, a Lufthansa declara em seu site que estimula o transporte desse tipo de equipamento.

 

Como todos os que andaram de motorhome sabem, em geral os campings não ficam nos centros históricos ou turísticos, a maioria que usamos ficavam entre 3 e 8 Km do centro, aí as bicicletas se tornaram nossas grandes aliadas e sem muito esforço adicional pois o motor elétrico poupa quase 100% a força humana.

 

Que eu me lembre, somente em Roma e Berlim não usamos as bicicletas, nas demais localidades, via de regra fazíamos um reconhecimento geral de bicicleta, e depois estacionávamos em algum bicicletário (usando travas pois até na Europa são necessárias) e então podíamos andar e entrar em todos os lugares à vontade.

 

A única observação adicional é que como as baterias precisam ser recarregadas, é sempre bom pernoitar em lugares que ofereçam energia externa de 220v.

 

Outro ponto que gostaria de compartilhar é sobre como definir o local para o pernoite. O método que usamos frequentemente era chegar na cidade e através do GPS listar os campings próximos. Escolhíamos o mais próximo e nunca ficamos insatisfeitos com os lugares. Na Itália, compramos um catálogo com os endereços para motorhomes em toda a Europa, em geral estacionamentos ou campings municipais baratos e bem localizados, o catalogo também nos ajudou mas em alguns momentos verificamos que tinha erros ou estava desatualizado embora fosse de 2014.

 

Vou interromper o relato, mas me coloco à disposição para repassar mais informações para quem precisar.

 

Saudações,

Sergio Britez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sergio! Fiquei muito animado com seu relato, quando você interrompeu fiquei com a sensação de quero mais! você vai continuar ou abrir um topico com fotos pragente ver? adorei a ideia das bikes elétricas, nunca tinha pensado nessa possibilidade, é fantástica! como você teve essa ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Stephan, comprei as bicicletas 2 semanas antes da viagem pensando em usar como transporte alternativo ao metrô para ir ao trabalho. Passei numa loja especializada e o vendedor começou a me mostrar os modelos disponíveis e quando falou sobre as dobráveis, me mostrou as bolsas dizendo que podiam ser usadas para transportar inclusive em aviões. Sem querer ele usou o argumento chave que me acendeu imediatamente aquela luzinha de "Eureka!!!".

De fato, funcionaram muito bem. Na verdade, a maioria dos motorhomes que víamos nas ruas e nos campings tinham bicicletas nos racks, porém raramente elétricas. As vezes ficávamos com vergonha ao ultrapassar bicicletas convencionais pilotadas por simpáticos casais da terceira idade... Fazer o que?

Quanto ao relato, estou esperando a seleção de fotos que minha esposa prometeu e aí posso tentar postar ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Sergio, antes de mais nada parabéns pelo relato e pela viagem!!! Fiz uma viagem na Austrália e Nova Zelândia de Motorhome e realmente é muito bom.

Ano passado e fiz Europa (8 países) e acabei fazendo de carro, primeiro pelo valor pois ficou um pouco pesado o aluguel para mim e minha esposa e outro foi o receio das ruas pequenas na Europa, este ano fiz Marrocos e Espanha e novamente de carro (depois vou por o relato aqui para a galera) mas ano que vem já estou programando a nova viagem e desta vez será de Motorhome pelo Canada e Alasca...

Vou começar a iniciar as pesquisas rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...