Facas MORA

Canivetes, Facas e outros equipamentos de corte.

Re: Facas MORA

Mensagem não lidapor cabraljr » 09 Jun 2011, 20:15

Parceirão Diego,

Adoraria ter vocação Hitchcockeana para o suspense, mas o caso é de concorrência com vencedor anunciado! :D

Estou me referindo à Kershaw field knife.

Faço estas afirmações porque já venho experimentando o aço Sandvik 14C28N no meu Zing, e ele realmente é muito, mas muito bom! ::otemo::

A faca citada é no mesmo aço, com dureza semelhante e o principal: 3mm na espinha com tang integral e o melhor de tudo é seu desbaste hollow ground com uma bela barriga uniforme. Deve ser o kpeta para cortar! :roll: 8)

Assim que ela chegar farei os testes de praxe e claro abater outro cordeiro para comparar com a Mora 2010! Será o teste definitivo! ::love::
cabraljr

Mensagem não lidapor AndréRota » 22 Jul 2011, 23:13

"CUIDADO! corta como navalha, literalmente."

Repito essa frase sempre que entrego minha Mora nas mãos de alguém.
Para quem se pergunta o que uma faquinha tão simples e barata, com aparência de faca de cozinha tem de tão especial, aqui vai a opinião de quem está usando duas delas há algum tempo.
Por dois motivos:

1) Porque corta MUITO!
Facas Mora fazem com excelência aquilo que se espera de uma faca: Cortar!

2) Porque respeitam seu bolso, custam pouco(menos do que uma Tramontina, como alguém já citou aqui neste tópico)e oferecem muito por ele.

Posso enumerar outros motivos, como leveza, conforto de empunhadura, simplicidade, versatilidade,serve para tudo, das tarefas mais pesadas como rachar lenha, até tarefas de precisão, como entalhar madeira, ou cortar couro ( é especialmente competente para entalhar madeira), facilidade de afiação,ótima retenção de fio,ser recomendada por alguns dos mais conhecidos instrutores de Bushcraft, como Cody Lundin ,Mors Kochanski e Ray Mears. Mas os motivos principais são os dois primeiros.

Tenho uma Classic original Mora of Sweden, aço carbono. É minha companheira para todos os momentos outdoor.
Minha esposa tem uma Clipper, aço inox Sandivik, muito cortante, boa retenção de fio, ótima faca de cozinha e aceita também trabalho pesado.

Uma coisa interessante, não só das Mora, mas de todas as facas escandinavas é o tipo de fio, chamado Scandi Grind, essa é a grande sacada.
O fio Scandi consiste de apenas um fio principal, ocupando mais ou menos um terço da largura da lâmina e se estendendo até o Gume, sem fio secundário.
Isso torna ela fácil de afiar usando qualquer ferramenta de afiação plana, como uma pedra, tocando todo o fio ao mesmo tempo na pedra, da linha de cintura até o gume. assim o desgaste na lâmina vai ocorrer uniforme, sem mudar o ângulo do fio scandi até o fim da vida útil da faca, por mais gasta que ela esteja.
Na faca da minha esposa, de aço inox, eu usei muito a chaira, o que acabou provocando um desgaste grande na lâmina (ela é macia, 57 HRC), criando um indesejável fio secundário e mudando o ângulo de corte, fazendo com que ela perdesse o fio de navalha, que só retornou depois que acertei o fio Scandi na pedra.
Gostei tanto delas, que aposentei minha Cold Steel SRK e pedi para um amigo trazer mais uma dos EUA, modelo Classic Original, de aço laminado, e algumas pederneiras de boa qualidade, da marca Firesteel.com. Quando chegarem vou testar elas com com as pederneiras para ver se geram bastante faísca e outro dia posto minha opinião.

Grande abraço a todos.
Editado pela última vez por AndréRota em 23 Jul 2011, 00:52, em um total de 1 vez.
AndréRota

Mensagem não lidapor AndréRota » 23 Jul 2011, 00:28

Quanto à preservação com vaselina, ela só é necessária quando a faca for permanecer guardada por muito tempo.
O mais importante é guardar a faca completamente limpa e SECA.O que provoca a oxidação é a umidade e o contato com ácidos.O ácido presente nas nossas mãos pode ser mais nocivo para a lâmina do que qualquer madeira cortada no mato.
O problema são os alimentos ácidos, deixar a faca sobre a tábua por muito tempo suja de laranja ou cebolas ou guardar úmida por exemplo é que danifica a faca, o contato breve com essas substâncias ajuda a formar pátina que protege a lâmina, desde que a faca seja sempre muito bem lavada após o uso e NUNCA seja guardada molhada.
Vale lembrar que a oxidação é uma característica e não um defeito do aço carbono, e a formação de pátina é um processo natural, protege a lâmina e vai ocorrer tranquilamente em algumas semanas ou meses se a faca for utilizada somente para cortar madeira ou couro por exemplo,e for guardada sempre muito limpa e seca após cortar alimentos, não sendo necessário acelerar a pátina com vinagre, o que pode desbotar as gravações na lâmina.Vi isso acontecer com meu canivete Opinel.
Para evitar problemas com ferrugem na espiga, na junção com a guarda no modelo Classic( existem pequenos furos e um vão na guarda que permitem a entrada de sujeira e umidade) aconselho secar sempre que possível essa região com secador de cabelos. Os modelos com empunhadura plástica não tem esse problema.
Quanto à capacidade de corte, a Classic de aço carbono mantém o fio por muito mais tempo. E isso é só o esperado, afinal ela tem 59HRC, enquanto a inox Sandvik tem 57HRC.
Tive o prazer de testar as duas em condições extremas, cortando madeiras de demolição, serradas há mais de 100 anos e nó de pinho, Madeiras muito duras, e tenho a seguinte opinião:
Os amigos podem debater científicamente as características de cada aço, mas o que importa em uma faca é a PERFORMANCE.
E o que determina isso é o tratamento térmico que a lâmina recebe. O mesmo aço pode ter dureza e granulação diferentes dependendo do tratamento térmico que recebeu, portanto maior ou menor capacidade de corte e manutenção do fio e diferentes graus de flexibilidade, resiliência, etc.
Deixando a teoria de lado (os teóricos que me desculpem), a Mora de aço carbono, na PRÁTICA, é muito melhor que a de aço inox Sandvik, mantém o corte por mais tempo, ganha fio com mais facilidade e enfrenta melhor couro e madeiras mais duras.
Abraço a todos.
AndréRota

Mensagem não lidapor cabraljr » 23 Jul 2011, 17:55

Bem vindo André! ::otemo::

Aguardamos ansiosos seus reviews! ::cool::

Respeitosamente só vou discordar quanto a dureza absoluta do Sandvik satainless, já que você citou o máximo espectro da 1095 ( 59HRC ) e o mínimo do Sandvik 12C27 ( 57 HRC ). E discordando disto, discordarei também no quesito de retenção de fio ( na prática ), onde a1095 supera a 12C27. :o :roll:

Mas não vamos debater isso aqui, já que teríamos que fazer os testes com pelo menos 2 facas de cada, de forma metódica e controlada e em condições reais de uso, como Cliff Stamp fez e onde concluiu que o Sandvik 12C27 é um pouco superior ao 1095 nas Moras! :roll: 8) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isso foi só uma provocação minha André! :mrgreen: Quando estiver mais habituado ao fórum verá que adoro fazer isso principalmente com o Mestre Véio du Mato! ::hahaha::

Mas ambas são excelentes como você bem colocou! ::otemo::
cabraljr

Re: Facas... Qual comprar?

Mensagem não lidapor Guimarães » 18 Ago 2011, 16:57

Estas são minhas últimas aquisições.
Aprendi muito sobres as Moras aqui com vcs, (este tópico é uma verdadeira enciclopédia em cutelaria), então providenciei para minha coleção, estas belezinhas:

Da esquerda para a direita:
Mora outdoor 2000
Mora Force
Mora Triflex

A force foi uma encomenda de um amigo que gosta de lâminas, mas como não pagou nem deu notícias, azar o dele.

Das três, prefiro as três :lol: ,

Imagem

Oportunamente vou colocando as outras facas em evidência por aqui.
Abraços.
Guimarães

Re: Facas... Qual comprar?

Mensagem não lidapor cabraljr » 18 Ago 2011, 19:42

Eita Guimarães!!! ::otemo::

Tu deve estar ardendo com a febre do aço! :mrgreen: ::hahaha::

3 lindas "donzelas de aço"! ::love::

Parabéns! ::otemo::
cabraljr

Mensagem não lidapor AndréRota » 10 Set 2011, 19:17

Conforme combinado, posto aqui o teste que fiz utilizando a Mora Classic 2 como raspador para pederneira.

http://youtu.be/vcD0pybwj34

A pederneira utilizada foi uma Firesteel.com modelo Bunker, e a faca teve parte do dorso e de uma das faces limados para formar um ângulo de noventa graus bem agressivo.
O resultado foi muito bom, ela raspa melhor que o raspador Super Striker que vem junto com a pederneira. Produz uma verdadeira chuva de fagulhas incandescentes.
Aprovados!!! Tremenda dupla para acender o fogo!

Grande abraço a todos.
AndréRota

Mensagem não lidapor cabraljr » 10 Set 2011, 19:33

AndréRota,

Beleza de vídeo! ::otemo::

Muito instrutivo para aqueles que desejam adquirir um produto ( faca ) e saber de suas capacidades!

Não é à toa que estas Moras são afamadas mundo à fora; eficientes, bem construídas, com bons materiais e baratas! ::otemo::

O que me espanta de verdade é não vermos inúmeras lojas vendendo estas belezas aqui no Brasil! :?:
cabraljr

Mensagem não lidapor AndréRota » 10 Set 2011, 19:39

Pois é cabraljr, também não entendo porque não há produtos assim sendo vendidos no Brasil.
Ambos, a faca e a pederneira são produtos simples e baratos, encontrados facilmente lá fora, mas para conseguir aqui foi uma novela.
AndréRota

Mensagem não lidapor AndréRota » 12 Set 2011, 00:28

AndréRota

Mensagem não lidapor cabraljr » 12 Set 2011, 09:45

AndréRota,

Belas facas. ::cool::

Como sugestão, caso você não queira alterar o cabo original como fiz com minha Classic, seria colar tiras de skateboard no cabo para dar maior grip, pois este original escorrega feito quiabo com as mãos molhadas de água, suor ou sangue. :wink:
cabraljr

Mensagem não lidapor samuel_gouvea » 23 Set 2011, 16:35

pessoal,

essas MORAS exercem de forma decente a função de skinner? sei que pelo fio, devem fazê-lo - minha dúvida é com relação ao perfil da lâmina.

vi uma no e-bay e fiquei MUITO interessado... ( esta: http://www.ebay.com/itm/MORA-SWEDEN-2010MG-FOREST-BUSHCRAFT-KNIFE-/230664954184?pt=Collectible_Knives&hash=item35b4b3e148)

caso o perfil dela seja contra-indicado pra função de skinner, vou tentar adquirir uma outra junto, que poderá ser esta (http://www.ebay.com/itm/RITE-EDGE-210550-SKINNERS-AND-HUNTERS-KNIFE-/330606076676?pt=Collectible_Knives&hash=item4cf9a86304) ou uma nacional da linha pro da mundia/tramontina (empunhadura branca, hehehe...)

e aí, o que me dizem???
bota de trekking - 450 reais
botina sete-léguas - 20 reais
ver a cara do outro olhando com inveja o seu pé na botina, quentinho e seco... não tem preço!!!
samuel_gouvea

Mensagem não lidapor cabraljr » 23 Set 2011, 17:55

Samuel,

Sobre esta Mora posso lhe dar um depoimento em primeira mão, já que tenho uma 2010 que idêntica! A usei em um carneiro e seu desempenho foi satisfatório. Foi usada desde a degola, passando pela esfola e quarteamento.

Claro que o desempenho na esfola será inferior ao de uma skinner dedicada; a Rite Edge que você postou o link provavelmente terá um desempenho superior como skinner. Por outro lado a Mora terá um desempenho all around superior à Rite Edge.

Vamos colocar da seguinte forma: eu provavelmente compraria as duas, pois o valor total me parece que ficaria abaixo dos 50 dólares. Se eu fosse para o mato e só pudesse levar 2 lâminas, uma delas seria a Mora e a outra uma grande do tipo facão. Se fosse para um camping ou trekking, seria a Mora e um canivete. Agora se fosse na roça, para abate e preparo de uma carneiro, cabrito, porco, garrote, frango, peixe, tatu, paca :o ::xiu:: , ai eu levaria a Mora, a Rite Edge, um canivete e uma cegueta. ::mmm:

Brincadeiras à parte, esta Mora que você linkou é fruto de anos de experiências de milhões de usuários de Moras que sugeriram aos engenheiros e cuteleiros modificações que tornariam uma única faca mais apta a desempenhar melhor várias funções. Se ela se sai bem em várias funções significa que não será excelente em nenhuma, mas em condições longe das ideais, não se espera desempenhos excepcionais em tarefas individuais, mas que tais tarefas sejam cumpridas de forma ao menos satisfatória, e isso ela cumpre! ::cool::
cabraljr

Dúvida

Mensagem não lidapor Andre_uliana » 24 Set 2011, 09:26

Olá amigos!

Percebi que temos vários apaixonados por lâminas, facas, canivetes, etc por aqui! auheuaheuahe

Depois de uma pesquisa no fórum (nada muito detalhado), fiz uma lista de possíveis compras de facas para carregar comigo! O uso das mesmas será baseado desde cortar alimentos até construir um abrigo simples! Segue abaixo os modelos:

- Mora Bushcraft Triflex
- Mora Bushcraft 2010
- Gerber Bear Grylls Ultimate Survival knife
- Gerber Prodigy Survival Fight Tatical Knife

Alguém poderia dar umas sugestões de qual é mais apropriada para o meu propósito!?

Abraço
Andre_uliana

Mensagem não lidapor cabraljr » 24 Set 2011, 10:29

Olá Andre,

Seja bem vindo! :D

Olha, de cara eu descartaria a Bear Grylls devido à uma série de reports em fóruns americanos e britânicos de que ´não vale nem de longe o valor cobrado! ::grr::

Entre a Mora Triflex e a 2010, vai o seu gosto pessoal; ambas são excelentes! Uma é mais dedicada ao chamado woodcarving ( trabalhos com madeira ) e a outra é mais all around ( multifunção ). Uma é em aço carbono e a outra stainless. Diferença de retenção de fio deve ser pequena entre as duas; na prática você não notará. Fica a questão: você quer ter um pouco mais de cuidado ou um pouco menos de cuidado com a oxidação?

A Prodigy parece ser muito boa, sendo as atuais em aço 420HC. Acho que você ficaria muito bem servido por ela.

Eu deveria ser imparcial e não deixar o meu gosto pessoal intervir nesta resposta, mas... :P

Acho que você ficaria tão bem servido com a Gerber Big Rock quanto pela Prodigy! Sendo que a Big Rock é mais barata que a Prodigy.

Outro detalhe que sempre me incomoda, mas aqui é algo bem pessoal: o serrilhado da Prodigy! A Big Rock tem uma versão combo como a Prodigy e uma só com fio liso ( a que tenho ).

E na preparação de alimentos a Big Rock é muito melhor que a Prodigy pelo perfil/geometria de lâmina e o aço 440A um pouco superior em termos de retenção de fio.

Mas se sua questão fosse: Cabral, eu quero usar e comprar só uma faca para desempenhar as tarefas citadas! Pois neste caso, mesmo adorando a minha Mora 2010, eu cravaria sem pestanejar a Gerber Big Rock!

Não escondo de ninguém que seu design é dos meus preferidos, mas a decisão é técnica! Ambos os aços ( 440A e Sandvik 12C27 ) tem bastante estabilidade de fio. Ambos tem dureza HRC semelhantes ( 58 ). Ambos tem resistência à corrosão semelhante ( a Gerber aqui sai prejudicada pelo seu acabamento stonewashed contra o polido da Mora ). Espessura de 4mm contra 2,5mm da Mora. Geometria geral da lâmina. Nestes dois últimos quesitos a Gerber fica em vantagem!

Mas vamos esperar a opinião do Véio du Mato que tem uma Prodigy e a Mora e do Guimarães que tem TODAS as citadas e mais um zilhão de lâminas! ::otemo:: :mrgreen:
cabraljr

AnteriorPróximo

Voltar para Canivetes & Facas