Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • Membros

He He He....

 

Vejo que gostou mesmo das mora. A bainha dela é bem meia boca! Acho que na pratica é melhor comprar a force e mandar fazer uma bainha de couro com supoerte para o firesteel e o afiador. Mas que ficou lindo o kit, isso ficou! Pode ser que os suecos ainda estejam aprimorando o produto?!

 

Agora, uma consulta. Estou em duvida em dois canivetes: o Spyderco delica VG-10 e o buck Vantage pro small s30v. Estou mais inclinado pelo delica, estou querendo um subistituto para o meu Sak Spartan. O Bladeforum pende para o Buck.

 

Obs. O gerber Freeman s30v esta num bom preço.

 

Inté...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Essa Mora classic eu ganhei de presente. Originalmente ela vinha com uma guarda inferior, e nas fotos pode-se ver claramente o cotozinho que deixei ao cortá-la, restando apenas o suficiente para manter a trava na bainha. O cabo ovalado é bastante anatômico e confortavel, mas muito escorregadio para ser usado com firmeza e segurança quando molhado, ainda mais se for com sangue, que escorrega feito quiabo. Fiz um ligeiro mosaico nele e funcionou perfeitamente, ficando bem mais seguro mesmo molhado.

 

Também fiz um jimping de uns 2,5cm no seu dorso para apoio do dedão ou do dedo indicador, o que melhora muito os cortes de precisão e torna a pega mais firme.

 

O scandigrind tem exatos 10 graus de cada lado, o que dá 20 graus inclusos. Na minha opinião e nos usos relativamente leves que dei à faca com o fio original de fábrica, seu fio apesar de excelente, é relativamente susceptível a rolamento e microfraturas.

 

Como já comprei hoje uma guepardo police, vou esperar a mesma chegar e fazer um teste prático com galhos entre ela e a Mora, entretanto vou fazer o desbaste de alívio na police de 15 graus de cada lado e o fio primário com 20 graus de cada lado. Na Mora também farei um fio primário de 20 graus de cada lado, o que dobrará seu fio incluso, de 20 para 40, na minha opinião muitíssimo mais resistente para trabalhos mais árduos!

 

Na foto não ficou visível, mas induzi uma pátina com ácido sulfúrico diluído e depois uma passada em um cavitador ultrasônico. Ficou uma beleza! Um cinza marmorado muito bonito e eficiente!

 

Por curiosidade radiografei o cabo; dos 10,8 cm, o espigão vai até exatos 8cm, cerca de 2,8cm antes do final do cabo ( estas medidas estão na cabeça, pois o RX está no consultório, mas na segunda confiro e se não for isso mesmo corrijo aqui ).

 

Uma outra modificação que foi feita, foi na bainha, onde apesar de apresentar 2 orifícios para escoar água e outros líquidos, na ponta mesmo da bainha não havia nenhum furo; agora já tem!

 

Mora Classic aço carbono

CT 21,4cm

CL 10,5cm

E 2,5mm

P com bainha 87g só a faca 71g

A 1095

T 59 HRC

C madeira

 

598d9eddb2be6_MoraClassik01.jpg.f24ce9695bf2b1ecdcdac207d4685c96.jpg

 

598d9eddb7f3a_MoraClassik02.jpg.eb2356d7b1a4a99de59bd06e4687cb45.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...