Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

André,

 

Tenho e gosto muito da Prodigy, a minha é a antiga em aço Sandvik, também tinha preconceito pela serrilha, mas realmente aumenta a retenção do fio. A progidy é para trabalho mais pesado e a mora para mais delicado . são facas diferentes e fazem serviços diferentes, por isso comprei as duas... he he he, assim não ajudei em nada, he he he!!!

um diferencial em relação a big rock é a bainha, muito melhor e o Aço sandvik. Big rock, mais barata.

Mora, se não quer ter trabalho com limpeza da lâmina, vai de inox. A triflex "dizem" que é mais resistente a quebra(?!), não sei se isso procede.

outro trator é a Ka-bar fin, 5mm em aço D2.

bom preço e robustez é a cold steel Bushman.

Se está disposto a gastar, compre logo uma Fallkniven S1.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado aos amigos Cabrajr e Véiu do Mato!

 

Bom, posso dizer que ainda estou com um pouco de dúvida entre qual modelo escolher...mas dessa vez é aquela dúvida sadia; somente em relação ao preço e beleza dos materiais em questão! Pelo que eu vi, todos vão ser proveitosos e eficientes para o que eu pretendo realizar (salvo a retirada do modelo Bear Grylls).

 

Acho que a decisão vai ficar entre a Big Rock e a Prodigy mesmo! Eu confesso que o visual da segunda me atraia mais, mas o preço da primeira é um charme também! ::lol3::

 

Semana que vem tomo uma decisão! Obrigado pela ajuda dos amigos! (Depois posto umas fotos do modelo que eu comprar)

 

Abraço ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Samuel,

 

Você fez a compra acertada! 2 belezinhas que vão cobrir quase todas suas necessidades. A skinner, pelo tamanho e curvatura da barriga será também uma boa carneadora! ::cool:::'>

 

A Mora dispensa comentários; dê uma tarefa e ela cumpre! ::cool:::'> :D

 

Andre, sinto muito, mas você está no famoso dilema da "escolha de Sofia"! :o Não importa qual você escolha, ficará sempre com a sensação de que perdeu algo por não ficar com a outra! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí galera!

 

Ainda não comprei a faca! auheuaheuhaue Mas tem um lado bom da história, acho que consegui escolher entre duas opções! ::otemo::

 

A disputa está entre:

 

Gerber Prodigy e Ka Bar Mark I

 

As duas são muito bonitas! Olhei todos os modelos e cheguei a conclusão que vai ser uma dessas duas!

 

Uma dúvida que tenho...a prodigy é Sandvik 12C27 e a Mark I é 1095 carbon steel. Qual seria a diferença desses materiais?! Eu estaria, digamos, bem servido com qualquer uma delas?!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Andre,

 

Não confie muito no anuncio de vendedores, mesmo alguns reputados. Digo isso porque desde janeiro de 2008 quando a Gerber passou temporariamente a produzir estas facas em 440A ( janeiro à maio mais ou menos ) e a partir de maio a produção passou a ser em aço 420HC!

 

Ah, mas na embalagem vem escrito "Sandvik 12C27"; isso infelizmente não quer dizer muita coisa, já que como este aço era o padrão do início de produção, pode-se ter um estoque de embalagens. Olhe a data na embalagem!

 

Mas mesmo que seja o 420HC, ele guarda bastante similaridade de comportamento e caracteristicas do Sandvik 12C27 até a dureza de 58HRC, tida como máxima alcançável pelo 420HC; o 12C27 pode ir até 2 pontos mais que isso, mas não quer dizer que seja usado neste máximo.

 

O 1095 é quase um aço carbono simples; digo quase porque há o 1095 simples, mas o usado pela Ka bar é o 1095 CrV que tem traços destes elementos para maior capacidade de endurecimento e resistência à abrasão.

 

598d9f2389cf1_420HCx12C27x1095.jpg.b875ce47c12ecfe73d9a658d9cc697a3.jpg

 

Em última análise você deverá decidir se quer uma lâmina que oxida ( apesar da Ka Bar ser revestida ) contra uma que não oxida. A facilidade de reafiação e de retenção de fio não devem ser muito diferentes se ambas tiverem um bom tratamento térmico. Só como lembrete a Ka Bar domina o trat. térmico do 1095CrV há décadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...