Ir para conteúdo

Facas MORA


Posts Recomendados

  • Membros

Caros amigos, finalmente chegou minha Gerber Prodigy! ::otemo::

 

Só tenho elogios para essa faca! Empunhadura muito boa, uma ótima relação no peso (cabo x lâmina), tem um fio de corte absurdo e é muito bonita! Falta avaliar outras características; manter o corte, resistência a ferrugem, etc! Mas isso eu vou ter bastante tempo! ::mmm:

 

Não vejo a hora de colocar ela em campo! Aprovada e recomendada!

 

Agradeço aos amigos que me ajudaram na escolha dessa ótima faca!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 165
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Meu caro Véio du Mato,

 

Sinto imensamente ter que discordar veementemente de você!!! ::ahhhh::

 

Andre, não se preocupe, pois quanto à faca ele está certíssimo, como sempre! ::cool:::'>

 

Minha discordância é com relação ao consumismo. ::hein: Em absoluto isso que fazemos de comprar talvez 1 ou 2 lâminas a mais do que precisamos :roll: pode ser taxado de consumismo.

 

É apenas a humilde contribuição de todos nós, cidadãos conscientes, no sentido de evitarmos o aprofundamento da crise mundial impedindo que a engrenagem da economia emperre, trazendo nefastas consequências para todas as sociedades. :wink::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novo no fórum, e tenho acompanhado vários tópicos de vocês sobre lâminas.

Queria uma informação sobre o material das facas Mora: lâmina "cold-rolled" é a mesma coisa que "laminated"???

As lâminas "laminated" da Mora tem dureza 61. E, claro, eu quero uma dessa!! hehehe

As facas listadas no site da Mora como "laminated" são modelos clássicos, sem guarda, o que não me agrada nem um pouco... Chega a me arrepiar a possibilidade da mão escorregar e ir de encontro a lâmina... ::ahhhh:: o táio deve ser grande! ::dãã2::ãã2::'>

Entretanto, há os modelos "cold-rolled" (laminado a frio) onde alguns modelos têm guarda e o design me agrada mais.

Mas a dúvida é: o material e a dureza são iguais??? Alguém sabe me informar?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Estevan,

 

Seja bem vindo! :D

 

A resposta á sua pergunta é: sim e não! ::hein:

 

Essa bela confusão em boa parte é culpa do nosso português! ::essa::

 

De maneira bem simplista, é o seguinte: normalmente o aço para cutelarias e outras aplicações é fornecido ou em barras, ou lingotes, ou placas ou bobinas. No caso das últimas, ele normalmente é fornecido anelado ( "amaciado" ) para poder ser estampado ou cortado por um die.

 

Então, para ter este formato de "folha que é enrolada em uma bobina", aqui nós chamamos isso de laminação. ::dãã2::ãã2::'>

 

Entretanto no caso da faca Mora e outras, quando você vê uma referência "laminated" significa que a produção daquela lâmina em particular envolveu um processo de "ensanduichamento" de dois tipos de aço, um bem mais duro e pouco flexivel como "recheio" e um aço mais mole e flexivel externamente, conferindo um fio resistente à abrasão e com muito boa retenção de fio ( devido à dureza do aço "central" ), ao mesmo tempo que torna a lâmina como um todo bastante resistente à fratura e capaz de suportar torções, caracteristica conferida pelo aço mais "mole" ( entre outras ). ::cool:::'>

 

O processo cold-rolled nada mais é que a laminação final da "folha" de aço a frio ( próximo à temperatura ambiente ), quando esta "folha" é passada em vários laminadores ( cilindros que irão comprimí-la ) até o tamanho, largura e espessura desejados. Neste processo o aço resultante é menos poroso, mais "denso" e com isso bem mais resistente ao ataque químico ( oxidação por exemplo ) e ao desgaste do que o hot-rolled, mas também se torna mais friável ( quebradiço ), por isso ele é anelado após a laminação.

 

Resumo da ópera: o cold-rolled apresenta tolerâncias ( medidas ) bem mais estritas que o hot-rolled, maior "compactação", maior resistencia ao ataque químico e superfície "mais bem acabada". Entretanto é um aço que NÃO deve sofrer soldagem, pois o processo de cold-rolling cria muitas tensões internas no aço que não são de todo eliminadas no anelamento, e por isso se ele sofrer solda, a região onde ela foi feita se tornará incrivelmente friável, se quebrando com muita facilidade. :o

 

Talvez todo este corolário de tentativa de explicação também solucione uma questão passada que gerou certa polêmica: qual Mora tem maior retenção de fio, as em aço stainless Sandvik 12C27 com dureza HRC de 57/58 ou as Moras em aço 1095 com 58/59 HRC? Eu afirmei que seriam as Moras "inox", mesma conclusão que Cliff Stamp chegou em seus famosos testes. 8)

 

Mas nem de longe estou dando a polêmica por encerrada ou afirmando que as Moras "inox" têm maior retenção de fio que as em aço 1095 "comuns" ( excetuando as triflex e "hard-core" ). :roll::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

estevansilveira*9

 

Bem vindo ! Cada dia chega mais gente no forúm ::otemo::

 

Sobre a mora que você se refere ser cold rolled eu não sabia, mas acho que não vai fazer muita diferença numa faca com o tamanho Mora, que não é muito adequado pra chopping,e nem é pra uso muito pesado, acho que em um fação ou numa faca maior isso seja mais importante.Acho que o tratamento térmico faz mais diferença,não adianta ter uma faca forjada a mão se não tiver um bom tratamento térmico.Que eu saiba a Moras são bem resistente,eu tava vendo um vídeo do knifetests(hehe ::xiu::) e se eu não me engano o cabo quebrou primeiro do que a lámina,e quebrou batendo no concreto ::ahhhh:: o que é uma coisa que jamais alguém vai precisar fazer ::lol3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esse post é para Andre Miranda. Venho comentar o post em que ele compara as diferenças entre suas duas "moras clippers". Estive pesquisando e descombri que esse modelo -

20111027212508.JPG

trata-se de uma versão da clipper com o tang estendido, como mostra a ilustração abaixo:

 

20111027212837.JPG

 

Isso justifica a diferença de pesos entre elas, a com tang estendido (craftline) possui 103,4g e 2,5mm de espessura contra 73,71g e 2mm de espessura da clipper. Isso considerando que ambas sejam SANDVIK 12C27 STAINLESS STEEL. Então, a mora craftline seria uma versão mais robusta da mora clipper. Gostaria que o Andre confirmasse essas informações.

 

Mas afina de contas por que estou pesquisando essas informações? ::hein: Primeiro porque comprei uma clipper por $13.85 ao invés da craftline por 11,85!! :cry: Somente depois que descobri isso tudo! Agora estou torcendo para me enviarem uma craftline no lugar das tradicional clipper como aconteceu com o Andre. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...