Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Invenções Mochileiras

Troque informações com todos os professores Pardal do mundo da Mochila e veja o que é possível fazer você mesmo!

Moderadores: LeoRJ, edver carraro, haole, ogum777

Mensagempor itaiacoca » 20 Jan 2006, 09:19

OI o lance da bolsa D'água é ótima e na falta de uma dessas uma garrafa pet com agua quente tb resolve parada. t+
itaiacoca

Data de registro: 17 Nov 2005, 14:49
Reputation point: 0

Mensagempor Augusto » 20 Jan 2006, 14:47

<b><font size="3">ISOLANTE</font id="size3"></b>

Oi galera.

Uma opçao para os isolantes e é bem barata e que ocupa pouco espaço é o <u><b>plastico bolha</b></u>.

É super leve e dobravel, cabendo dentro da mochila.

Encontra-se em qqer loja de Materiais de Construçao.

Abcs.

Augusto
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 18 Jun 2003, 22:47
Reputation point: 2184

Mensagempor jaum » 05 Fev 2006, 21:56

<b><font size="3">PANELA PRÁTICA</font id="size3"></b>

vivia sofrendo com panelas, ent"ao:

<b>1) </b>Comprei uma marmita que vinha com um prato fundo de aluminio e tampa em loja de 1,99;
<b>2) </b>Fui nessas lojas que vendem de tudo e comprei 1 cabo de panela pequeno;
<b>3) </b>Coloquei o cabo no prato com parafuso e aquelas porcas borboletas para nem precisar de chave para tirar o cabo p guardar

se sua panela ja tiver cabofaça isso ai nao podera encaixala dentro de outra
jaum

Data de registro: 25 Nov 2004, 09:02

Mensagempor dennis.crc » 20 Fev 2006, 17:28

<b><font size="3">COZINHANDO OVO NA FOGUEIRA</font id="size3"></b>

Amigos,

Cozinhar ovo.

Essa é fresquinha pra mim...

<b>1)</b> Partir uma laranja ao meio;
<b>2)</b> Retirar o interior (comer, é claro)
<b>3)</b> Coloque o ovo dentro;
<b>4)</b> Deixe por uns 5 minutos dentro da fogueira.

Ainda naum tive oportunidade de testar.

Abraços.
dennis.crc

Data de registro: 20 Fev 2006, 17:00

Mensagempor ogum777 » 23 Fev 2006, 15:39

OVO NA FOGUEIRA 2

um outro método, mais fácil e que já testei. consiste em simplesmente encapar o ovo com uma camada de aprox. 1 cm de barro. isso, enfie a mão na lama e faça uma bola de baro em torno do ovo. coloque essa bola na fogueira. quando esse barro stiver todo quebradiço, caindo mesmo, o ovo está cozido. já experimentei, funciona.

mas é pouco utilizado, pq quem leva ovo num trekking? é mais prático levar comida liofilizada ou desidratada, e cozinhar rapidinho num fogareiro, ou mesmo numa espiriteira a álcool.

p.s. estou montando um fogareiro a àlcool nos moldes já descritos aqui nesse fórum pelo cris requião. só falta a lata de fora. o resto já testei.

[]s
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3503

Mensagempor rodsouza » 02 Mar 2006, 05:23

<b>Sobre as Pedras de Carbureto x Animais Peçonhentos</b>

A preocupação com o plástico é importante. Uma solução pra isso é enrolar as pedras com algumas voltas de corda de sisal fina, que são biodegradáveis.

<font size="1"><blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by ricardokyouho</i>
<br />
<font size="3"><b>O ROCK (PEDRA) DAS ARANHAS</b></font id="size3"> - <i><b>Repelente de Animais Peçonhentos</b></i>

Talvez não seja uma invenção, mas é um BISU legal....

Geralmente nas áreas de camping tem grama nos locais reservados para as barracas, locais ótimos para a Aranha-Marrom, cuja picada alem de estragar suas férias pode matar, em camping selvagem os locais escolhidos são clareiras entre as arvores, local onde cobras costumam tomar sol. Alem deles, há escorpiões, lacraias, toda uma gama de aranhas, etc. Quando eu acampo, sempre levo algumas pedras <b>de CARBURETO,</b> esta pedra é usada em lanternas dos mineiros e exploradores de cavernas, quando ela é molhada solta um gás inflamável, se não me engano o gás é o acetileno...

<b>1)</b> Enterre as pedras de carbureto perto da barraca, junto da entrada e nos cantos, com a umidade do solo elas vão derretendo aos poucos e soltando o gás;
<b>2)</b> Se o solo estiver muito molhado, enrole-as em plástico e faço uns furinhos.

Os animais PEÇONHENTOS (que produzem veneno, incluindo as sogras e as tias solteironas) geralmente têm um olfato muitíssimo apurado, eles sentem o cheiro do gás e fogem como o diabo da cruz, assim eu evito surpresas dentro da barraca e nas imediações, é ecológico, pois eu não mato só espanto, esses animais são essenciais na natureza, não há o perigo de explodir pois o gás não esta confinado e como vai soltando devagar não tem o perigo de pegar fogo também.

Eu compro CARBURETO em lojas de equipamento de solda.

<b>P.S.: se usar plástico para retardar o derretimento das pedras, não esqueça de desenterrar e leva-lo embora. <u>NÃO DEIXE O PLÁSTICO NA NATUREZA!</u></b>

<font color="beige">.</font id="beige">
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
</font id="size1">
rodsouza

Data de registro: 02 Mar 2006, 04:00

Mensagempor gugaverticchio » 12 Mar 2006, 22:15

Existe alguma maneira de aumentar a eficiência de uma espiriteira???

Tipo, acampar num lugar a 2000 metros de altitude, num frio de rachar mas sem vento, usando uma espiriteira, há alguma maneira de melhorar a eficiência desta??? Ou então melhorar o desempenho de um fogareiro de gás nessas condições??? Esperar mais de 10 minutos pra ferver a água e fazer um quinojo, é FLÓRIDA!!!!!!

Algumas dicas desse tópico estão ótimas, hein... achei interessante a da espiriteira a custo zero...
gugaverticchio

Data de registro: 02 Mar 2006, 01:15

Mensagempor Schroeder » 12 Abr 2006, 01:35

Essas pedras de carbureto funionam cientificamente? ou é crendisse igual a passar alho pras cobra não atacarem?
Schroeder

Data de registro: 28 Mar 2006, 10:57
Próximo Destino: Revellion Peru, Bolivia 2010 - 2011

Mensagempor ogum777 » 11 Ago 2006, 20:39

guga,

o melhor meio de vc aumentar a eficiência de um fogareiro ainda é fazer com que o calor disperse o menos possível. desde as soluções tipo jetboil, até gambiarras usando tudo quanot é tipo de aparador de vento, etc.

pensou em montar a espiriteiro dentro de uma lata de neston por exemplo? ou algum tipo de lata assim que caiba sua espiriteira? a lata deveria ter orifícios de um lado, pelo menos, pra permitir a passagem de ar - isso serve como uma mistura de aparador de vento com refletor de calor.

para fogareiros a gás, acho que a solução que o máximo krausch bolou é interessante. olha no http://www.gentedemontanha.com/artigos.html - no artigo sobre fogareiros, na parte final. ele imaginou a coisa pra funcionar dentro da barraca, ou seja, sem vento, é pra aumentar a eficiência calorífica mesmo.

[]s
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3503

Isolante 2

Mensagempor slnlucas » 14 Ago 2006, 00:22

Jc couto.. mt boa tua ideia cara..!

Mas eu axo q podemos aperfeiçoa-la dessa forma:

1) Comprar dois metros de comprimento de ETAFLOM (tem - de fábrica - um metro de largura).
2) Dobrar o ETAFLOM em dois (com as duas faces metalizadas - aluminizadas - para fora).
3) Cortar cuidadosamente, fazendo duas metades.
4) Colar as metades com cola de isopor.

Quando for colar as metades, poderiamos colar "entre as metades" caixas de leite abertas como mostram mts sites da internet, a colcha de caixa de leites.

Oq tu acha? eu nao entendo mt bem, ja tinha lido sobre isso e vim aki da a sugestão.

flw galera!
slnlucas

Data de registro: 11 Ago 2006, 20:25
Próximo Destino: Bolívia, Peru, Chile e Argentina (ABRIL)

Mensagempor furikuri » 14 Ago 2006, 18:23

Saudações! Onde vc isso das caixas de leite abertas? que sites?
O objetivo seria melhorar o isolamento?
[]
A vida é tão curta para ir a tantos lugares...Então escolha bem seu destino e viva bem com suas escolhas!
Carpe Diem
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 25 Out 2005, 02:43
Próximo Destino: Ver a Aurora Borealis...Canada ou Noruega?
Dicas? Acompanhantes? Bem-vindos!
Reputation point: 165

Mensagempor slnlucas » 15 Ago 2006, 02:40

fala ai furikuri..

eu axo q eu tava era viajando.. eu nao consegui achar os sites pra te mostrar..
mas pelo o q eu lembro essa das caixas era pra ser usado em telhados, absorvendo assim os raios do sol.. eu axo q era isso..!

mas no caso do camping nao entendo e sinseramente nao sei se ajudara em alguma coisa...

vlw..!
slnlucas

Data de registro: 11 Ago 2006, 20:25
Próximo Destino: Bolívia, Peru, Chile e Argentina (ABRIL)

Mensagempor Gabriel_lost » 25 Ago 2006, 19:29

as caixas ajudariam a isolar...

mas na hora de enrolar o isolante vão dificultr um pouco, não?
Uma viagem não precisa de motivos. Não tarda a provar que basta a si mesma. Você pode achar que vai fazer uma viagem, mas é ela que faz ou desfaz você.
http://gabrielfuser.multiply.com/
Gabriel_lost
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 27 Mar 2005, 17:51
Reputation point: 21

Mensagempor mochileiro_psy » 26 Ago 2006, 19:07

ONDE EU COMPRO O ETAFLOM???
mochileiro_psy

Data de registro: 16 Ago 2006, 20:51

Mensagempor Augusto » 26 Ago 2006, 22:59

Repelentes para Cobras e insetos

Vai acampar e tem medo que alguma cobra te visite no meio da noite?

É só espalhar uma barreira de talco no chão ao longo das entradas.

Cobras e insetos evitam passar por cima dele.

Abcs.

Augusto
Relatos:
Serras: Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada | A travessia da Serra Fina que levou 6 dias | Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada | Travessia da Serra Fina de sul a norte pela trilha do Rio Claro | A travessia Itaguaré-Marins que terminou a noite e sem lanternas | Travessias da Serra Negra e Rui Braga juntas - De Maromba até a parte baixa do PN do Itatiaia | Travessia do Pico do Carrasco - de Piquete à Campos Jordão pela crista da Mantiqueira | 1 Fim de semana qqer no topo da Pedra do Baú | Travessia da Serra do Lopo - De Extrema (MG) a Joanópolis (SP) | Picos de Monte Verde e travessia até S. Francisco Xavier | Travessias do PN da Serra da Bocaina (Trilha do Ouro) e Ponta da Joatinga juntas | Dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ | De Angra dos Reis à Lídice na caminhada pela linha do trem | Trilhas no Petar - Minha 1ª experiência em cavernas | Trilha do Cristóvão-Serra do Mar/PR - Um trekking pela história | Um perrengue na subida do Pico do Paraná | Trekking pelos penhascos e platôs da Serra Geral/SC | A clássica travessia da Serra dos Órgãos - de Petrópolis a Teresópolis
Praias: Volta completa de Ilha Grande/RJ | Contornando Ilhabela na caminhada | Caminhada ao topo dos Picos do Baepi e do São Sebastião/Ilhabela | Trilha pelas Praias do Bonete e Saco das Bananas -Ubatuba/SP | Subida ao Pico do Corcovado e Trilha Camburi-Trindade em Ubatuba | Apuros nas Travessias: Joatinga e Trindade-Camburi/Paraty | Caminhadas na região de Paraty (Pedra da Macela, Saco do Mamanguá, Praias da Enseada da Cajaíba..) | Travessia do Lagamar - de Paranaguá à Ilha do Cardoso | Praias desertas, poções e cachoeiras em Barra do Una/Peruibe

http://agsts.multiply.com/
Augusto
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 18 Jun 2003, 22:47
Reputation point: 2184

AnteriorPróximo

Retornar para Faça você mesmo! Equipamentos de Camping e Aventura

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor