Invenções Mochileiras

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor gaivotas em 19 Jan 2006, 13:19

<font size="3"><b>SOLUÇÕES PARA DORMIR E TOMAR BANHO EM DIAS BEM FRIOS</b></font id="size3">

Muito legal a idéia de divulgar as "invenções" dos mochileiros.
Às vezes vc pode acabar lendo uma dica que resolve aquele antigo problema à custo baixo.

Mas vamos a minha dica, na verdade são duas:

<b>MUITO FRIO NO CAMPING NA HORA DE DORMIR?</b>
Se vc vai acampar em um lugar onde pode fazer muito frio (MUITO MESMO) durante à noite, e seu saco não é dos melhores:

<b>1)</b> Leve uma bolsa de água quente, aquela que as mulheres usam quando estão com cólicas;
<b>2)</b> Na hora de dormir, aqueça água, coloque na bolsa, e coloque dentro do saco de dormir.

Galera, vcs não imaginam como esquenta o interior do saco, não precisa colocar ele rente ao corpo, tipo, não precisa encostar, coloque próximo, já é suficiente. E como o saco é um bom isolante, somado ao calor corporal, ele aguenta a noite inteira numa boa.

<b>BANHO NO CAMPING NO INVERNO CONGELANTE?</b>
Se vc vai acampar num lugar muito frio e não existe água quente para banho, existe salvação para que vc possa fazer uma higiene pessoal antes de dormir. Claro que um dia sem banho não mata ninguém, mas se vcs vao ficar na mata durante vários dias, e acabar as caminhadas à noite, pode ser muito desegradavel (qdo não insuportável) entrar naquele riacho semi-congelado para se lavar a noite, debaixo de vento. Solução Tabajara:

<b>1) </b>Leve um pacote de lenços higiênicos, aqueles indicados para higiêne de bebês.
<b>2) </b>Com 5 lenços, vc consegue fazer uma limpeza no corpo inteiro:
- 1 para braços
- 2 para pernas
- 1 tronco
- 1 para áreas "erógenas"

como eles possuem uma solução que retira até a bosta (desculpe os termos...) na bunda da criança, suor é brincadeira. Funciona muito bem, e é leve e barato. Garante uma ótima limpeza e higiene, só não serve para a cabeça (cabelos). Esses é no rio mesmo....

Bom é isso aí
Abraços
Gaivota
gaivotas

Mensagempor itaiacoca em 20 Jan 2006, 09:19

OI o lance da bolsa D'água é ótima e na falta de uma dessas uma garrafa pet com agua quente tb resolve parada. t+
itaiacoca

Mensagempor Augusto em 20 Jan 2006, 14:47

<b><font size="3">ISOLANTE</font id="size3"></b>

Oi galera.

Uma opçao para os isolantes e é bem barata e que ocupa pouco espaço é o <u><b>plastico bolha</b></u>.

É super leve e dobravel, cabendo dentro da mochila.

Encontra-se em qqer loja de Materiais de Construçao.

Abcs.

Augusto
Augusto
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Mensagempor jaum em 05 Fev 2006, 21:56

<b><font size="3">PANELA PRÁTICA</font id="size3"></b>

vivia sofrendo com panelas, ent"ao:

<b>1) </b>Comprei uma marmita que vinha com um prato fundo de aluminio e tampa em loja de 1,99;
<b>2) </b>Fui nessas lojas que vendem de tudo e comprei 1 cabo de panela pequeno;
<b>3) </b>Coloquei o cabo no prato com parafuso e aquelas porcas borboletas para nem precisar de chave para tirar o cabo p guardar

se sua panela ja tiver cabofaça isso ai nao podera encaixala dentro de outra
jaum

Mensagempor dennis.crc em 20 Fev 2006, 17:28

<b><font size="3">COZINHANDO OVO NA FOGUEIRA</font id="size3"></b>

Amigos,

Cozinhar ovo.

Essa é fresquinha pra mim...

<b>1)</b> Partir uma laranja ao meio;
<b>2)</b> Retirar o interior (comer, é claro)
<b>3)</b> Coloque o ovo dentro;
<b>4)</b> Deixe por uns 5 minutos dentro da fogueira.

Ainda naum tive oportunidade de testar.

Abraços.
dennis.crc

Mensagempor ogum777 em 23 Fev 2006, 15:39

OVO NA FOGUEIRA 2

um outro método, mais fácil e que já testei. consiste em simplesmente encapar o ovo com uma camada de aprox. 1 cm de barro. isso, enfie a mão na lama e faça uma bola de baro em torno do ovo. coloque essa bola na fogueira. quando esse barro stiver todo quebradiço, caindo mesmo, o ovo está cozido. já experimentei, funciona.

mas é pouco utilizado, pq quem leva ovo num trekking? é mais prático levar comida liofilizada ou desidratada, e cozinhar rapidinho num fogareiro, ou mesmo numa espiriteira a álcool.

p.s. estou montando um fogareiro a àlcool nos moldes já descritos aqui nesse fórum pelo cris requião. só falta a lata de fora. o resto já testei.

[]s
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor rodsouza em 02 Mar 2006, 05:23

<b>Sobre as Pedras de Carbureto x Animais Peçonhentos</b>

A preocupação com o plástico é importante. Uma solução pra isso é enrolar as pedras com algumas voltas de corda de sisal fina, que são biodegradáveis.

<font size="1"><blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by ricardokyouho</i>
<br />
<font size="3"><b>O ROCK (PEDRA) DAS ARANHAS</b></font id="size3"> - <i><b>Repelente de Animais Peçonhentos</b></i>

Talvez não seja uma invenção, mas é um BISU legal....

Geralmente nas áreas de camping tem grama nos locais reservados para as barracas, locais ótimos para a Aranha-Marrom, cuja picada alem de estragar suas férias pode matar, em camping selvagem os locais escolhidos são clareiras entre as arvores, local onde cobras costumam tomar sol. Alem deles, há escorpiões, lacraias, toda uma gama de aranhas, etc. Quando eu acampo, sempre levo algumas pedras <b>de CARBURETO,</b> esta pedra é usada em lanternas dos mineiros e exploradores de cavernas, quando ela é molhada solta um gás inflamável, se não me engano o gás é o acetileno...

<b>1)</b> Enterre as pedras de carbureto perto da barraca, junto da entrada e nos cantos, com a umidade do solo elas vão derretendo aos poucos e soltando o gás;
<b>2)</b> Se o solo estiver muito molhado, enrole-as em plástico e faço uns furinhos.

Os animais PEÇONHENTOS (que produzem veneno, incluindo as sogras e as tias solteironas) geralmente têm um olfato muitíssimo apurado, eles sentem o cheiro do gás e fogem como o diabo da cruz, assim eu evito surpresas dentro da barraca e nas imediações, é ecológico, pois eu não mato só espanto, esses animais são essenciais na natureza, não há o perigo de explodir pois o gás não esta confinado e como vai soltando devagar não tem o perigo de pegar fogo também.

Eu compro CARBURETO em lojas de equipamento de solda.

<b>P.S.: se usar plástico para retardar o derretimento das pedras, não esqueça de desenterrar e leva-lo embora. <u>NÃO DEIXE O PLÁSTICO NA NATUREZA!</u></b>

<font color="beige">.</font id="beige">
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
</font id="size1">
rodsouza

Mensagempor gugaverticchio em 12 Mar 2006, 22:15

Existe alguma maneira de aumentar a eficiência de uma espiriteira???

Tipo, acampar num lugar a 2000 metros de altitude, num frio de rachar mas sem vento, usando uma espiriteira, há alguma maneira de melhorar a eficiência desta??? Ou então melhorar o desempenho de um fogareiro de gás nessas condições??? Esperar mais de 10 minutos pra ferver a água e fazer um quinojo, é FLÓRIDA!!!!!!

Algumas dicas desse tópico estão ótimas, hein... achei interessante a da espiriteira a custo zero...
gugaverticchio

Mensagempor Schroeder em 12 Abr 2006, 01:35

Essas pedras de carbureto funionam cientificamente? ou é crendisse igual a passar alho pras cobra não atacarem?
Schroeder

Mensagempor ogum777 em 11 Ago 2006, 20:39

guga,

o melhor meio de vc aumentar a eficiência de um fogareiro ainda é fazer com que o calor disperse o menos possível. desde as soluções tipo jetboil, até gambiarras usando tudo quanot é tipo de aparador de vento, etc.

pensou em montar a espiriteiro dentro de uma lata de neston por exemplo? ou algum tipo de lata assim que caiba sua espiriteira? a lata deveria ter orifícios de um lado, pelo menos, pra permitir a passagem de ar - isso serve como uma mistura de aparador de vento com refletor de calor.

para fogareiros a gás, acho que a solução que o máximo krausch bolou é interessante. olha no http://www.gentedemontanha.com/artigos.html - no artigo sobre fogareiros, na parte final. ele imaginou a coisa pra funcionar dentro da barraca, ou seja, sem vento, é pra aumentar a eficiência calorífica mesmo.

[]s
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Isolante 2

Mensagempor slnlucas em 14 Ago 2006, 00:22

Jc couto.. mt boa tua ideia cara..!

Mas eu axo q podemos aperfeiçoa-la dessa forma:

1) Comprar dois metros de comprimento de ETAFLOM (tem - de fábrica - um metro de largura).
2) Dobrar o ETAFLOM em dois (com as duas faces metalizadas - aluminizadas - para fora).
3) Cortar cuidadosamente, fazendo duas metades.
4) Colar as metades com cola de isopor.

Quando for colar as metades, poderiamos colar "entre as metades" caixas de leite abertas como mostram mts sites da internet, a colcha de caixa de leites.

Oq tu acha? eu nao entendo mt bem, ja tinha lido sobre isso e vim aki da a sugestão.

flw galera!
slnlucas

Mensagempor furikuri em 14 Ago 2006, 18:23

Saudações! Onde vc isso das caixas de leite abertas? que sites?
O objetivo seria melhorar o isolamento?
[]
A vida é tão curta para ir a tantos lugares...Então escolha bem seu destino e viva bem com suas escolhas!
Carpe Diem
furikuri
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor slnlucas em 15 Ago 2006, 02:40

fala ai furikuri..

eu axo q eu tava era viajando.. eu nao consegui achar os sites pra te mostrar..
mas pelo o q eu lembro essa das caixas era pra ser usado em telhados, absorvendo assim os raios do sol.. eu axo q era isso..!

mas no caso do camping nao entendo e sinseramente nao sei se ajudara em alguma coisa...

vlw..!
slnlucas

Mensagempor Gabriel_lost em 25 Ago 2006, 19:29

as caixas ajudariam a isolar...

mas na hora de enrolar o isolante vão dificultr um pouco, não?
Uma viagem não precisa de motivos. Não tarda a provar que basta a si mesma. Você pode achar que vai fazer uma viagem, mas é ela que faz ou desfaz você.
http://gabrielfuser.multiply.com/
Gabriel_lost
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, EUA

Mensagempor mochileiro_psy em 26 Ago 2006, 19:07

ONDE EU COMPRO O ETAFLOM???
mochileiro_psy

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem