Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#950887 por casal100
21 Abr 2014, 12:11
Uns tempos atrás vi no programa Globo Rural, uma reportagem sobre os tropeiros mineiros que vão até a região de Visconde de Mauá-RJ em comitivas à cavalos, onde carregam todos produtos(queijos, doces, mel, salame.....), que são oriundos das chácaras/fazendas do lado mineiro.
Nesta mesma reportagem, o repórter acompanhou eles(também, a cavalo). Naquela ocasião, eles fizeram uma montagem de como era o PASSA UM(na crista da montanha, tem um caminho que passa somente um cavalo por vez, se por acaso outro vier no sentido contrário, um dos dois tem que retornar.... dos dois lados abismos tremendos, se por acaso cair ali, morre mesmo!
Farei um breve relato, pois o trecho é curto(nem deve dar 35(ida/volta), fizemos em um dia.

O local base para fazer o Passa Um, é o distrito de Maromba-SP, depois de Maringá, ambos distrito do município de Visconde de Mauá-RJ.

Como chegar a Maromba
Na estação rodoviária de Resende, pegá-se ônibus, mas não é dentro da rodoviária, e detrás, juntamente com os ônibus coletivos que servem a cidade.....se informe.
O preço da passagem entre Resende x Maromba é de +- R$7,00 por pessoa pela Empresa Resendense. Desça na última parada, na praça principal de Maromba.

Maromba:
Pequeno distrito, mas tem uma infinidade de pousada, de todos preços, inclusive tem um hostel na praça principal.
Tem restaurantes, pizzarias, lanchonete, mas cuidado, geralmente fecham mais cedo....
Ficamos na Pousada Águas claras, também na praça principal, camas boas, tv aberta, wi-fi com sinal fraco, lareira no quarto, banheiro privado e limpo, camas boas, a pousada serve refeição...preço: R$100,00 com ótimo café da manhã.

O caminho:
Saímos da praça central de Maromba... subimos pelo asfalto, depois começa estrada de terra, onde tem placa indicativa para acesso a cachoeira de escorrega, começa, novamente o asfalto, vira-se à direita, logo a seguir, atravessamos uma ponte de madeira..... na primeira porteira Á DIREITA, entramos numa chácara, logo a frente, à esquerda, ao lado de uma horta tem uma porteira(colchete), atravessamos..... ali começa um trecho com vários caminhos.... mas todos vão terminar no caminho certo, logo à frente.... depois continuamos a subir, estava bem úmido, subida bem forte.... dentro da mata..... assim que chegamos a uma cerca de arrame, vira-se à esquerda.... trecho com algumas subidas leves...mas no geral é quase reta(vc fica na crista da serra) lindo visual, apesar da neblina...... muitas valas, pedras.... trecho perigoso, pois é abismo dos dois lados.....
Um tempo depois vimos uma placa indicando que tinha uma bica d'água, do lado direito, era o sinal que o PASSA UM estava bem perto..... ..andamos mais um pouco, e estava ele lá.....tenso viu.....apesar das árvores esconder o perigo, se o indivíduo cair ali, é morte na certa, por isso na reportagem, a esposa de um deles ficava orando para Deus protegê-los..... como ainda estava cedo, atravessamos o PASSA UM, e seguimos mais adiante, onde começava uma descida(estávamos a quase 2.000 msnm), uma espessa neblina cobria toda a montanha, começou uma chuva fina....resolvemos voltar...... .. a chuva começou a ficar forte....chegamos a maromba molhados...sorte que protegemos nossa bagagem.....

Algumas fotos:
Ponte de madeira que dá acesso a chácara, vira a direita, logo a seguir porteira do lado direito
Imagem
Porteira que dá acesso a chácara
Imagem
A porteira(colchete) do lado direito da horta, dentro da chácara, início da subida
Imagem
Início da subida...vários caminhos...mas chega no mesmo lugar
Imagem
Caminho dentro da mata
Imagem
Chegada a cerca de arame...vira-se a esquerda
Imagem
Editado pela última vez por casal100 em 21 Abr 2014, 12:33, em um total de 1 vez.

#950891 por casal100
21 Abr 2014, 12:18
O PASSA UM

Depois dos postes de madeira, começa o PASSA UM, pode até parecer que é tranquilo, mas não é....
Imagem
Em cima do PASSA UM, a folhagem e as árvores escondem os verdadeiros perigos dali
Imagem
idem
Imagem
IDEM
Imagem
Idem
Imagem
#950895 por casal100
21 Abr 2014, 12:22
Depois do PASSA UM:

Pedras, valas....mais um lindo visual, apesar da neblina
Imagem
Tem que entrar nos atalhos, pedras molhadas
Imagem
Chão.....verde..
Imagem
Chuva, neblina, frio....lindo visual
Imagem

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes