Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#113347 por Ekbral
24 Dez 2004, 22:34
Em Milho é fácil de ir a pé pras caxú,em São Gonçalo tem a cachoeira do comércio,bem dentro da cidade,mas que não é grandes coisas,a cachoeira da Grota Seca tem um acesso mais difícil,uns 9 kms de estrada ruim mais indicado para ir de moto,jipe ou mountain bike.Tbem tem várias outras cachoeiras mais distantes pela região ,mas para conhece-las precisa de mais tempo,fica para as próximas viajens.
Ekbral...

#146142 por Little_Helen
08 Abr 2005, 00:24
Aproveitando o gancho...

para quem vai para a Serra do Cipó em busca da famosa cachoeira Véu da Noiva (ainda mais se estiver usando o Guia 4 rodas), o natural é procurar por placas de Cachoeira Véu da Noiva...

... mas... Na verdade a placa que indica a cachoeira é Associação Cristão de Moços... isto é ACM. (heheh) Passei lá na frente 3 vezes procurando Véu da Noiva e só via essa tal de ACM, até que parei para perguntar e disseram que era dentro da ACM.

(hahaha) viajando e conhecendo, né?
#163705 por ivaozim
08 Jun 2005, 11:29
Bom, a dica que dou e sobre a Serra do Cipo!
em Belo Horizonte ou ate msm no cipo e possivl se pegar um Bus para Santana do Riacho, esta cidadesinha esta dentro do Cipo!
De la siga para Lapinha, e uma vilazinha humilde, pobre, simples e so tem buteco...auhauhauahua!
Muito bom la, mais nao tem muita estrutura nao.
Na lapinha vc tera acesso a varias cachoeiras, lindas, ao Pico do Breu, uma bela caminhada!!!
E a lagoa, que por sinal e uma otema fuga de tarde quando a farofa toda ta la na cachu!!! Nossa ja foram varias guerras de lama realizadas ali!!

No mais para os mais aventurados, e possivel fazer a travessia da lapinha ate Tabuleiro, a maior cachu de minas, sao 25km de trilha e uma bela travessia!

Na lapinha nao se tem muito o que fazer a noite, a nao ser tomar uma geladinha no buteco do Zim!
A o Zim tb tem camping la...ele faz 5 conto o prenoite e de tem banheiro e tudo mais...a esposa dele tb faz rango la o bar, la na praça a 5 mangos tb...
Bom...falo em cipo p/ mim falo na lapinha, so fico la...e menos farofa....e ate mais tranquilo!

Maiores informaçoes e so contactar!
Abraço
#163844 por PauloVilaReal
08 Jun 2005, 16:02
e ai galera!!

eu to afim d acampar na serra do cipo!!!! so q eu to querendo um lugar meio selvagem q n tenha mta estrutura n mais q fossse legal!!!
e tem q ser um lugar q da pra vc ir a pé!! !!

c alguem conhecer um lugar bom fale ai!!!
vlw brigado!!
#164308 por ivaozim
10 Jun 2005, 13:12
Ae cczaum,
da um olhada no topico acima do ke vc posto..o ke eu falei sa Lapinha....de la vc pode ir pra Tabuleiro...ape....nao tem estrutura nao....
[]s
#189117 por farolBAIXO
29 Ago 2005, 16:32
EU FUI NO CAMPING DA ACM ESSE FINAL DE SEMANA (27/08/05) NA SERRA DO CIPÓ ... FIQUEI CHATIADO ..... PAGUEI 15 REAIS .. MEIO CARO .. POR SER FORA DE TEMPORADA ... E NAO DEIXARAM .. USAR A ENERGIA DE LA ... LA TINHAS AS TOMADAS .. MAS NAO DEIXARAM USAR ... E EU TINHA LEVADO ESTENÇÃO .. LUZ .. UMA PÁ DE COISA .. E ACABOU QUE NEM SAIU DO CARRO !!!
#190242 por Floyd
01 Set 2005, 18:33
Fala galera, blz?
Cheguei do cipó no começo desse meses.... fui de Cardeal Mota (Cipó) até diamantina...uns 20 dias no total....

Perdi bastante coisa, a Lapinha por exemplo me disseram q eh muito legal, mas não fui....

No cipó fiquei no camping da pedreira, o cara de la fez por 6 reais (era 8)...ótima estrutura, varios banheiros, etc...só nao tinha um lugar legal pra cozinhar...o unico problema é que fica um pouco distante do parque (uns 5km do "povoado"). Fiz o parque todo de Bike (15 reais). Ja ali por fora da pra fazer tudo a pé: cachoeira do gavião, véu da noiva por cima e por baixo, caminho dos escravos e mãe d'agua.
Dica: toda terça feira rola um caldo verde "comunitario" no bar do Rui (é um q tem um observatório)!!
reserve uns 5 dias no minimo.....

De lá parti pro Juquinha e desci pra capivara de ônibus. Rola até um caminho passando pelo travessão mas era muuuuito distante e o caminho estava meio fechado). Passei a noite na Capivara (na verdade é proibido)...

Da estrada peguei uma carona até Conceição do Mato Dentro, de onde se pega um ônibus pro Tabuleiro...não tem muita errada.....e vale MUITO a pena se passar no Tabuleiro (3º maior cachoeira do Brasil), por cima, por baixo e mais algumas cachoeiras na região.

é isso, acho q a partir do Tabuleiro não é mais a região do Cipó, então vou ficando por aqui. Quanquer outra informação me escrevam.

Abraços
Rodrigo
#191981 por fabioier
08 Set 2005, 20:20
eu to armando uma viajem com uns amigos de sala pra serra da canastra
e quero saber onde ficar pretendo acampar, estava pensando em ficar na parte baixa da casca d`anta, os outros lugares da pra ir a pe de la?e como é o camping da picareta?
e como vcs fizeram com comida...
axo que vou ficar uns 3 dias

me ajudem ai....

valew
#194481 por rozembergue
18 Set 2005, 16:02
Olá, adoro a Serra do Cipó e já acampei lá 3 vezes. Todas as vezes na ACM. Bom, apesar de curtir um acampamento selvagem, sempre me dei bem na ACM. É verdade que nos feriados prolongados lá fica muito cheio e vai muita gente pra lá que deveria estar em outro lugar, buteco por exemplo. Os caras só querem beber e comer churrasco, não tão nem aí pra natureza e não respeitam os outros. Colocam musica alta, gritam, sujam tudo. Mas indo em baixa temporada é uma maravilha. Você tem o camping praticamente que só pra você. O local é muito seguro. Você pode deixar suas coisas dentro da barraca sem preocupar. O lugar que eu visitei que mais me marcou foi o parque. Fui ao canyon das bandeirinhas, acho que são 12 km pra ir e 12 pra voltar. Ou algo bem próximo disso. Gastei um dia todo. Muito bom, mas leve um otimo repelente, use roupas leves e velhas, principalmente o calçado. Pq ele vai voltar imundo.
#194724 por pgabi
19 Set 2005, 17:37
Pessoal,

Vou a Serra do Cipó desde os 12 anos (tenho 23). Tenho um cantinho lá!!! Se precisarem estou a disposição!!!

Só dando um toque a Serra do Cipó é muito mais que Cardial Mota, Véu da Noiva..........
Vcs conhecem o Juquinha??? Após tem muita coisa legal!!
No mais, o lugar mais lindo é o CAnion das Bandeirinhos!!!!(FOra de temporada) e Tabuleiro!!!
#194745 por rozembergue
19 Set 2005, 18:50
Imagem

[img]icon_paperclip.gif[/img] <b>Download Attachment:</b> [url="http://www.mochileiros.com/membros/rozembergue/2005929202918_canyondasbandeirinhas.jpg"]canyondasbandeirinhas.jpg[/url]<br />42,74 KB
Canyon das bandeirinhas realmente é muito lindo. Vale a pena a longa caminhada pra chegar lá.
<font color="red">Ivaozin:</font id="red"> Eu já subi varias vezes pelo caminhos dos escravos. Após uns 10 minutos ou menos de caminhada, tem uma bifurcação. Um caminho pela esquerda e outro pela direita. Eu nunca fui pelo da esquerda, não sei onde vai dar. Alguém sabe ? Já o da direita vai dar no topo da cachoeira véu da noiva. Muito bonito o lugar. A dica é ir seguindo pelo percurso do riacho da cachoeira véu da noiva. Existem lugares lindo. Belo poços, com boa profundidade. E é um lugar muito tranquilo, pouca gente vai até lá. Só mais uma dica, tome cuidado, pois eu já vi algumas serpentes no local. T+
#196233 por Augusto
25 Set 2005, 23:39
Postado pelo usuário dumorro
em 16/09/2005 17:07:23
Mensagem:

ae a serra do cipo é um lugar magico!!!!!!!!o caminho dos escravos "trilha de pedra do Caminho dos Escravos. Após 3 km, você chega na bela nascente da Cachoeira Véu de Noiva, conhecida como Córrego Vacaria e Mãe D'Água. acessível no Km 100 da MG 010, e que segue em direção às localidades Conceição do Mato dentro, Itabira,Itambé do Mato dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho., passando pelas cabeceiras dos rios que formam a cachoeira hoje denominada Véu da Noiva. sem maiores info;
sem duvida deve ser adrenalina total faze esse caminho; um abraço te mais;;;
#196277 por pgabi
26 Set 2005, 08:40
ROZE,

Para o lado esquerdo vc vai acabar chegando no Bosque do Sol, é um condomínio fechado, mas vc pode passar por lá caminhando......Lá tem a Mãe D´Agua da CAchoeira do Vèu da Noiva. Mas eu recomendo ir além e andar até a última casa do condomínio (uma toda de pedra!!!) e subir a próxima serra. Aí vc estará em um lado do Parque NAcional da Serra do Cipó que é maravilhoso. Vc verá um vale maravilhoso!!!!! Poucos lugares na Serra do Cipó tem igual!!!!
Bom, daí para frente é só aventura, pois o caminho não tem trilha, mas há cachoeiras maravilhosas (como a do GAvião!!) Já demorei 4 horas e já demorei 1 para achar a cachoeira (quer dizer: eu não sei chegar lá)
CUIDADO! É um caminho se água e vc não encontra ninguém.
Se for caminhar por lá saia bem cedo, pq não pode acampar no condomínio fechado, nem no parque.
Abraços
#208224 por Rogerio Felix
03 Nov 2005, 08:56
<font color="blue">To Vendo alguém pedir ajuda sobre o Candombe, vamos lá:

Candombe pra quem não sabe é uma dança e misto de religião, com base na cultura africana, é muito Comum no Brasil e no Uruguai.

No Barsil o principal ponto do Candombe é a serra do Cipó. A comunidade do Açude, fica na margem esquerda de quem vai de Bh para Serra do Cipó, estrada no antigo posto Rodoviário.

A festa em si, ocorre duas vezes por ano( Já fui em Ambas as vezes), a primeira é um misto da cultura africana e a Católica , um perfeito sincretismo. A fazenda de onde os escravos saíram era é até hoje devota de um santo e na festa do Santo ocorre a primeira dança do candombe, só que mais fechada e quase sem pessoas de fora. Da vontade de cair na dança, o batuque dos tambores é forte, a emoção é contagiante, e não demora muito pra se aderir ao dançar . Na ultima vez, fiquei na fazenda de onde os escravos são originários, só a capela da Fazenda tem 176 anos.

A segunda festa ocorre no segundo final de semana de setembro, porém, esta tornou-se um tanto comercial, em função do modismo do tambor mineiro ( Não gostei desta festa), muita gente e você quase não se "entrosa" com a musica e com os habitantes do açude.

O açude é o local onde moram todos os participantes do Candombe, em 2004( se não me engano), foi declarado pelo Ministério da Cultura como Quilombo do açude e por isso começaram a dar mais valor.

Vale a pena conhecer uma pontinha da cultura africana sem modismo e superficialidades. Atentar para as datas que ocorrem, pois, não são muito divulgadas.

Abração,

Rogério Félix</font id="blue">

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes