Ir para conteúdo

Alemanha/Alsacia 2016 - Ajuda


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

voltei de viagem agora com alguns euros e já quero me programar desde cedo minha viagem para o próximo ano.

Como estudo alemão, a Alemanha seria a base do meu próximo roteiro.

Estou pesquisando e lendo bastante e conclui que

- ou entrarei por Bruxelas e sairei por Frankfurt (via TAP, uma conexão rápida que me deixa na Bélgica de manhã e me busca em Frankfurt a noite)

- ou chegarei e sairei por Frankfurt, em vôo direto.

Prefiro pegar vôo direto porque a quantidade de horas é grande. Não ligo de pagar mais por isso - o conforto é mais importante.

 

Tenho 14 dias ao todo, e esbocei algo dentro destes vôos, pois não encontrei nenhuma outra opção mais prática. De qualquer maneira, para comprar o vôo preciso decidir qual destes dois geralzões aí eu sigo com mais detalhes.

Farei tudo de trem ou bus e vou sozinha. Bagagem não é um problema - eu sempre carrego pouca coisa e tô habituada com stoppovers.

 

voo direto (inclui Freiburg)

01 - Frankfurt - Nuremberg (ou Wurzburg ou Heidelberg)

02 - Nuremberg (ou Wurzburg ou Heidelberg)

03 - Nuremberg (ou Wurzburg Heidelberg) - bate e volta Bamberg

04 - Nuremberg - Freiburg

05 - Freiburg

06 - Freiburg - Colmar - Strasbourg

07 - Strasbourg

08 - Strasbourg

09 - Strasbourg - Luxembourg

10 - Luxembour - Trier

11 - Trier - Cochem - Colonia

12 - Colonia

13 - Colonia - Mainz - Frankfurt

14 - Frankfurt - São Paulo

 

voo TAP

01 - Belgica (sem base definida)

02 - Belgica (sem base definida)

03 - Belgica (sem base definida)

04 - Belgica - Colonia

05 - Colonia - Cochem - Trier

06 - Trier - Luxembourg - Strasbourg

07 - Strasbourg

08 - Strasbourg

09 - Strasbourg - Colmar - Freiburg

10 - Freiburg

11 - Freiburg - Heidelberg (ou Wurzburg ou Nuremberg)

12 - Heidelberg (ou Wurzburg ou Nuremberg)

13 - Heidelberg (ou Wurzburg ou Nuremberg) - Frankfurt

14 - Frankfurt - São Paulo

 

Minhas dúvidas:

- NAO GOSTO de cidades muito turísticas, e confesso que estou um pouco receosa com Heidelberg por causa disso.

- Gosto de cidades que tenham algum movimento. Não precisa ser metrópole, mas estou apostando em Freiburg nesse sentido.

- Gosto de vinículas e a região da Alsacia e do Reno me interessaram por isso

- Li muita coisa positiva sobre Ghent e Antuerpia

 

Agradeço a todos!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Adriano, só em setembro hahahha =/

Como disse, preciso me programar com folga por causa do trabalho e das oscilações do euro.

Destas cidades, você diria que Heidelberg é a mais turística? Minha ideia era ter só uma base nesta parte da Alemanha, e um problema de Heidelberg aí é que como não fica na Bavaria, não posso utilizar o bayern ticket...

Link para o comentário
  • Membros

danke schön noch einmal, Adriano =)

 

Já conhecia o programa - na verdade, vi um video numa aula do Goethe e acabei perdendo o link...agora eu posso ver outros episódios!

 

Sobre usar Heidelberg como base, meu ponto seria exatamente este, o Bayern Ticket. Viajando sozinha ele não fica tão barato assim...acho que vou aceitar a sugestão de Nuremberg como base e daí eu posso otimizar o uso - tipo, eu faço o bate e volta para Bamberg de dia, e ainda o utilizo para me locomover para Wurzburg.

 

Se tiver um pouco mais de paciência, gostaria da sua opinião: achas que vale a pena incluir a Belgica? Tenho receio de escolher mais este outro roteiro que pega cidades menores do vale do Mosel e, com isso, vou parar num lugar em que tudo fecha cedo/só tem restaurante de casal. Não quero balada tipo Barcelona, mas quero encontrar coisas abertas até um pouco mais tarde. Havia pensado em fazer base em Ghent ou Antuerpia, que parecem ser cidades mais "jovens" e, por isso, mais movimentadas.

 

Auf Wiedersehen!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

hahaha fugir do frio para Lisboa pode ser uma ótima. Estive lá mês passado e me surpreendi - e muito - com a cidade. Independente da opção, todos nós aguardaremos o seu relato =)

 

Pois, a minha ideia na Belgica era ficar numa cidade que tivesse ótimas cervejas e, quem sabe, uma abadia aberta para visitação. Li que Ghent e Antuerpia são boas opções, pois são bem conectadas e são cidades com perfil universitário.

 

Mas agora desanimei com essa história do Vale do Mosel/Rhein. Talvez Tier seja uma opção melhor para a pernoite, pois parece ser maior. Estou acostumada com cidades que dormem tarde, cidades-casal no estilo Monte Verde me entediam depois que o sol se põe...

 

No entanto, com esse atentado da França, fico receosa com as burocracias de fronteira. Ontem mesmo conversei no Facebook com um amigo austríaco que fiz na minha viagem para Viena e ele comentou comigo como a circulação na região Alemanha/Austria/Hungria/Eslovênia está complicada e, talvez por pressão, a fiscalização pesada (ele me disse que o exército está entrando nos trens nos trechos para a Polônia) vai se estender para outros caminhos. Belgica, França e Alemanha são as opções mais óbvias nisso...

 

Como o meu roteiro inicial aí envolve um bando de entra-e-dai de país (coisa que para mim nunca foi problema, graças ao Schrengen!), vou analisar uma possibilidade que envolva menos entra e sai - talvez seguindo da Belgica para a França direto, pegando a Alemanha apenas no final.

 

Obrigada novamente und bis bald!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Os dois roteiros são bons, porém o inverno não é o período ideal para visitar o Vale do Reno , a maioria das atrações fecha, inclusive os castelos e os passeios de barco ficam com horário limitado. Trier e Koblenz tem mais chance de ter mais atrações abertas nesta época.

Aliás, você deve estar atenta que isso parece acontecer em quase toda Alemanha.

Heidelberg no inverno não é muito cheia. Estive lá em Dezembro de 2013 e apesar das excursões a cidade antes do meio dia e depois das 6 da noite ficava bem tranquila, até demais. De manhã só tinha praticamente a gente disposto a pegar frio nas ruas do centro histórico.

O mesmo pode-se dizer de Nuremberg, com exceção que é uma cidade mais "real" e com mais gente comum, digo não-turistas, circulando. Gostei muito de ambas, mas ainda mais de Bamberg. Já fiz o relato dessa viagem aqui :

 

Heidelberg no inverno :

http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Heidelberg

 

Nuremberg no inverno :

http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Nuremberg

 

Não conheço Freiburg, mas imagino que apesar da cidade ter fama de mais ensolarada da Alemanha, não deve ser muito diferente por lá.

 

A Bélgica é mais animadinha a noite por conta da cultura cervejeira. Bruxelas é capital mundial do boteco, só o complexo da Delirium , engloba uns 6 bares temáticos diferentes no mesmo lugar e tem uma noite bem agitada, mesmo em dias frios. Não sei como está agora com a ameaça terrorista, mas daqui para Novembro do ano que vem com certeza a situação já deve ter normalizado.

No interior, Ghent e Antuérpia são as cidades normais, no sentido de ser menos turísticas que Brugges, mas não tão bonitas quanto esta última, embora tenham muitos atrativos tambem.

 

Essa parte de Strasbourg - Luxembourg você já olhou a disponibilidade e preço dos trens ? Confesso que me assustaram, assim como o preço da hospedagem em Luxembourg City. Se for mesmo a trier , talvez valha a pena apenas um bate e volta a Luxembourg

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Mario!

Obrigadíssima pela ajuda. Não pretendo ir no inverno não, estou planejando este roteiro para setembro ou outubro, no máximo - principalmente pelas temperaturas, dias curtos e atrações fechadas. A única coisa que me incomoda nessa data é que bate com a Oktoberfest e eu tenho receio de pegar preços inflacionados na Bavaria.

 

Sobre Luxembourg, minha ideia é fazer um stoppover entre bruxelas/strasbourg, mas considerei pernoitar porque vi que tem um hostel com diárias em torno de 20/30 euros. Não sou fã de quartos coletivos, mas acho que ter a chance de dormir em outro país é sempre interessante. Quanto aos preços até lá, também achei um pouco alto, então vou pesquisar mais ou descobrir algum ônibus que faça o trecho - se conseguir em ao menos um trecho, já está valendo.

 

A Belgica é, sem dúvidas um destino controverso. Cada pessoa fala algo diferente de lá - tem quem ache sem sal, tem quem ame. O mesmo digo sobre qual cidade usar de base - você é o primeiro que vejo que acha Ghent e a Antuerpia não tão legais...Pelo visto, vou ter que ir lá, tirar minhas próprias conclusões e daí formentar mais ainda o debate hahaha

 

Fiquei feliz sobre essa ideia de Nuremberg, já que eu busco cidades mais reais - hordas de turistas como em Praga ou Barcelona me cansam bastante.

 

Vou ler o seu relato com calma. Muito obrigada =)

Obrigada novamente, estou amadurecendo o meu roteiro cada vez mais =)

Link para o comentário
  • Membros

Fui em Outubro do ano passado para o Vale do Reno e Mosela e choveu pacas... O interessantes que esse ano fui em Set/Outubro de novo só que pro lado inverso (pro leste), e começou a chover exatamente na mesma época do ano anterior... se é coincidência, costume dessa região ou simplesmente azar não sei dizer... De qualquer forma, vale mencionar a experiência.

 

E quanto a Oktoberfest, você não achar nada barato nem em Munique nem nas cidades nos arredores, e mesmo em regiões mais distantes notei que sofrem influência no preço, mas em menor grau, certamente esse será o caso de Nuremberg.

 

Esse trecho strasbourg/belgica eu quase que escolhi fazer na minha próxima trip, só desisti por causa dos preços de luxembourg e do trem, mas planejando com antecedência pode dar certo sem custar os olhos da cara sim.

 

Acho que a controvérsia não é nem tanto a Belgica, mas sim Bruxelas. Não é uma cidade com tantas atrações turísticas e deu o azar de ficar entre outras três grandes capitais, mas se você gostar de chocolate, cerveja e batata frita não tem erro... =)

 

E só pra finalizar, acho que não ficou claro que eu adorei Ghent também, apenas não achei tão bonita em comparação com Bruges. Antuérpia estou indo para conhecer em Março, mas pelo que falam também é muito legal. Enfim, gostei bastante de toda a Bélgica.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

pretendo comprar minha passagem até abril, então já estou querendo fechar ao menos as cidades de entrada/saída.

Bom, pensei um pouco melhor e resolvi adicionar uma cidade "grande" na história e, pesquisando voos aqui e acolá, encontrei uma opção da British com conexão em Heathrow bem interessante.

O vôo chega em Basel (11am) e sai de Berlim (19h), então tô pensando em ajeitar meu roteiro dentro disso.

Segue meu esboço

 

01 - Chegar em Basel, pegar um bus até a estação central e deixar a mala no locker. Relaxar um pouco na cidade e seguir antes do final da tarde para Strasbourg (1h de trem)

Pernoite em Strasbourg

02 - Strasbourg

03 - Strasbourg. Talvez algum bate e volta, pensando em Colmar

04 - Strasbourg - Heidelberg, no final da tarde

05 - Heidelberg

06 - Heidelberg - Wurzburg, pela manhã. Pernoite em Wurzburg.

07 - (esse dia é tenso, mas não consegui encontrar nada melhor). Sair de Wurzburg pela manhã e seguir para Bamberg (1h). Deixar mala no locker e passar o dia na cidade. Sair de lá no final do dia com destino a Dresden (4 horas!)

08 - Dresden

09 - Dresden. Li sobre Meißen e achei bacana para um bate e volta

10 - Dresden - Berlin pela manhã.

11 - Berlin

12 - Berlin

13 - Berlin

14 - Berlin - Brasil, 19h

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...