Ir para conteúdo

Torres del paine, primeiro trekking, é uma boa?


Posts Recomendados

  • Membros
(...)Mas a pegunta é no tópico "TDP primeiro trekking", ou seja, o cara nunca andou mais que até a padoca da esquina, e já quer ir pra parte mais austral do mundo pra estrear mochila e botas...(...)

Comece com caminhadas simples, de um dia e vá aumentando a intensidade até fazer travessias de 4, 5 dias(...)

 

LeoPera, Otávio Luiz, MKoerich, mundo!

 

O usuário em questão não leu nada, apenas perguntou para alguém resumir para ele. Quem age assim, segundo a ética da internet é mal educado e preguiçoso! O tópico fixo criado pelo Michel deveria ser lido e relido por qualquer um antes de postar qualquer coisa aqui. Por favor, DESPREZE mensagens de usuários que perguntam sem ter dado nem uma lidinha, esse forum não é SAC de viagem. Perguntas tem que ser específicas, relevantes e certeiras.

Para quem nunca leu, leia urgente: trekking-w-em-torres-del-paine-guia-de-informacoes-t33579.html

Foi praticamente baseado nesse único post que planejei toda minha viagem a TDP (completo, carregando toda comida, 9 dias, gastando no total R$ 1500).

Meu único erro foi achar que o saco de dormir Antartik da T&R servia para alguma coisa, aquilo é um lixo, bati os dentes la, tive que vestir tudo e mais um pouco e mal consigui dormir na ultima noite.!

 

Entrei no circuito de respostas do forum porque foi comentado que o parque estaria fechado, e como disse, não esta, não fecha nunca.

 

Mas a discussão entrou em uma questão diferente e novamente não concordo

 

NÃO é uma questão de "a grama do vizinho é mais verde"

 

TDP é o melhor lugar para iniciar no mundo do trekking, sem dúvida e acabou. A AFIRMAÇÃO É BASEADO EM TÉCNICA e não em gosto pessoal.

 

Vamos a apenas 2 fatos:

- O Brasil NÃO tem a cultura de acampar. Quem acampa é porque é pobre ou porque é excentrico. Exemplo, Acampar na praia é proibido por lei! Não há lojas de equipamento, um simples TOLDO é algo que não existe no Brasil, apenas aquelas lonas de carreteiro, que pesam mais que uma barraca e custam R$ 100, nos EUA / Europa em que a cultura de acampar existe um toldo (tarp) pesa 500g e custa R$ 10. É comum as pessoas acamparem, usarem treiller etc.

- As trilhas do brasil NÃO tem marcação, algumas que tem não passam de dayhikes.

 

PORQUE TDP É O MELHOR LUGAR PARA EXPERIMENTAR O TREKKING

- Vc não tem equipamento? lá se compra e se aluga. (existe aluguel de barraca, saco de dormir no Brasil?)

- Na entrada do parque vc ganha um mapa de curva de nível (aqui vc se mata na internet pra conseguir qualquer tracklog, mapa, crock dica)

- Vc faz o que aguenta (no parque tem de passeio para vovó de um dia, passando por circuito completo de 10 dias a escalada a nível expert mundial)

- Porteadores, guias, profissionais a disposição a rodo e mais importante, milhares de pessoas fazendo a mesma trilha.Pessoas mais experientes, que sorriem e te ensinam! Lá que aprendi a tirar gelo da barraca (raspa com cartão de crédito, europeu me ensinou isso porque é o que ele faz para limpar o parabrisa do carro) e lá também que ensinei pessoas bem mais experientes que eu que um alfinete é o melhor pregador de roupas do mundo.. bate qualquer vento e ainda da pra levar roupa molhada na mochila.

- Locais com estrutura, banheiro, chuveiro, venda de comida, vinho e cerveja(!) caso precise

 

(...) existem várias opções locais para que você possa se preparar e evitar situações que ponham sua vida em risco(...)

Opções locais??? Que ensinam a evitar a Vida em risco? AQUI? Não.... não tem.

 

Em TDP vc esta acampado com mais 30 pessoas sendo uma, funcionário do parque/refugio(no lugar mais afastado, na pior das hipóteses, em alguns locais são centenas de turistas e dezenas de funcionários)

E aqui? Tem alguem tomando conta da área de camping? Guardaparque? Quando vcs vão para onde quer que vão aqui no Brasil, fora feriado, não tem nem meia dúzia de pessoas desamparadas como voce! Lá em cada lugar tem um guardaparque/administrador da area de camping com um RADIO que solicita um CAVALO e te leva embora em caso de perna quebrada. Se vc tiver no corcovado de ubatuba o único socorro são os urubus....

 

Para morrer nesse tipo de atividade, tem que cair e bater a cabeça (isso pode acontecer na sua propria casa).

Outra forma de morte é por hipotermia. Aqui se tiver em uma montanha.... bom, vc morre, sofre ou desce. Lá em TDP vc acorda o cara que toma conta do refugio e aluga um saco de dormir.

 

Em relação a dinheiro....3 tópicos...

 

- Equipamento quase não entra em pauta (não importa ONDE vc vai, seja BR seja marte, vc tem que arrumar $ para comprar ou alugar o equipamento).

Mas no chile vc pode alugar, aqui não. No chile o equipto é mais técnico(qualidade) e no mínimo, se der muito azar, pelo mesmo preço

PONTO PRO CHILE

 

- Hospedagem.... se vc ficar nos acampamentos gratis e hostels... bom, aqui tem acampamento gratis tbm (afinal, praticamente não existe acampamento organizado no brasil, nao é da cultura) Mas lá tem Hostel... aqui no pais todo tem menos hostel do que eu tenho de dedo na mao

PONTO PRO CHILE

 

-Aereo, bom, agora o bixo pegou. Dificilmente fica por menos de R$ 900, hora de guardar os trocados. Mas sinceramente, uma passagem São Paulo-Salvador custa normalmente $400.... eu diria que apesar do valor maior, vale a pena!

EMPATE

 

Um comentário sobre $:

Minha última viagem para o Pico dos Marins ficou em R$ 120 (gaz+pedágio+estacionamento) durou um fim de semana, R$ 60/dia. Para Chalten gastei R$ 1200 (avião+hostel+onibus) durou 10 dias, 120/dia. Paguei $900 no aéreo.

Fica bem claro que o único custo relevante, é apenas o avião

 

CONCLUSÃO

A disponibilidade de equipamentos/serviços organizados abrem a possibilidade de um iniciante aprender com mais segurança. Claro, "comer feijão aqui" é importante, fazer uma trilhinha, exercício fisico, ler tudo na net, tudo isso facilita.

 

MEU PRIMEIRO trekking, foi completo em TDP, NUNCA tinha acampado selvagem no Brasil porque.... como ja comentei, aqui é uma zona! Eu subia montanhas, fazia minhas trilhinhas e voltava para dormir na pousadinha, como manda a cultura local. Vou comprar/alugar barraca/saco de dormir onde que não tem? Fazer trilha como "se precisa de guia"? Ir para os Marins com agencia custa quase $1000!!! Tem nocão? Fiz Chalten com $1200 pagando aereo e tudo!!!! HOJE tenho equipamento.... e vou para os passeios locais porque APRENDI COMO FAZER EM TDP. Se tivesse ido sozinho aos marins na serra da mantiqueira para aprender, eu teria ficado por lá.

 

 

Tudo isso, sem falar que é um lugar fantástico de lindo....

Link para o comentário
  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Realmente, rlciq, você quase me fez mudar de opinião... :mrgreen:

Concordo com você, apenas sobre a cultura de trekking no Brasil talvez minha opinião seja um pouco diferente por eu ter começado a trilhar aqui na serra do mar paranaense a 25 anos atrás, aonde eu pegava um trem que custava R$3,00 na época (hoje com a privatização é uma fortuna!) e ia pro mato no Véu da Noiva ou pra montanha no Marumbi.

E isso era bem comum, no Véu nos finais de semana tinha mais de 30 pessoas fácil fácil... mas sei que isso não é a regra...

Depois de ler seu ponto de vista comecei a pensar diferente...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Otávio, depois de levar minha esposa pra fazer seu primeiro trekking na Patagônia, concordo plenamente com o rlciq, que Torres del Paine é perfeito pro primeiro trekking. Como nosso amigo já citou, é cativante e cômodo para um iniciante caminhar por 5, 6 horas e encontrar um refúgio que oferece banho quente, refeição quente, sobremesa, refrigerante, suco, cerveja, além do caminhante não precisar carregar tanto peso, pois há a opção de alugar os equipamentos nos refúgios ou hospedar-se nos mesmos. Outro fator importantíssimo é o parque oferecer trilhas de níveis e distâncias variadas. Em relação à beleza cênica, como são paisagens que não encontramos no Brasil, a maioria das pessoas ficam fascinadas com os lagos, montanhas e picos nevados, não há foto que traduza a real beleza daquela região.

Minha esposa não é uma pessoa adepta há acampamentos selvagens, nunca me acompanhou aqui no Brasil. Fizemos Chaltén antes de TDP, achei que ela iria reclamar logo na primeira subida, os acampamentos de Chaltén não oferecem nenhuma estrutura, apenas latrinas. Pegamos 40 horas ininterruptas de chuva, vimos a Laguna de Los Três por no máximo alguns segundos, estava bem frio, caminhamos bastante, ficamos 4 dias sem tomar banho e no final ela disse que tinha adorado. As paisagens e a atmosfera da Patagônia encantam qualquer pessoa.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Quero viajar muito e continuar humilde sem esse ego que algumas pessoas tem aqui, se alguém faz alguma pergunta referente a época do ano para ir, se é uma boa como o primeiro treking ou qualquer outra pergunta É PQ TEMOS DÚVIDAS se pergunto sobre ir em Agosto deve ser pq quero muito conhecer e so tenho essa época no ano para ir e não pq não pesquisei no Google, pois pesquisei muito! Mesmo assim obrigado pelas informações!

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • Membros
Quero viajar muito e continuar humilde sem esse ego que algumas pessoas tem aqui, se alguém faz alguma pergunta referente a época do ano para ir, se é uma boa como o primeiro treking ou qualquer outra pergunta É PQ TEMOS DÚVIDAS se pergunto sobre ir em Agosto deve ser pq quero muito conhecer e so tenho essa época no ano para ir e não pq não pesquisei no Google, pois pesquisei muito! Mesmo assim obrigado pelas informações!

agosto é inverno, pior época possível

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...