Ir para conteúdo

MINHA PRIMEIRA VIAGEM - DESTINO EUROPA


Posts Recomendados

  • Membros

Queridos colegas mochileiros, boa tarde!

Eu e mais dois amigos (todos com 27 anos) estamos programando nossa primeira viagem para o exterior (nunca saímos do Brasil :cry: e inclusive vamos dar entrada no passaporte agora no começo do mês de outubro hehehe)

Estamos pensando em fazer um roteiro pela europa passando por França, Alemanha, Rep. Tchea e Itália (a princípio em Paris, Berlim ou Munique, Praga e Roma) mas ainda estamos na fase de pesquisa e busca de informações.

Andei lendo muito e diga-se de passagem to até com os olhos ardendo neste momento de tanto ler o relato e informações do pessoal aqui do fórum (muitas informações excelentes diga-se de passagem! ::otemo:: )

Porém, lendo as informações, algumas dúvidas me surgiram e não encontrei essas informações em nenhum relato que li.

 

Gostaria muito se pudessem me ajudar e já deixo de antemão que pretendemos disponibilizar entre 19 à 22 dias para viajar e gostaríamos de ir em setembro/2017, bom sem mais delongas, segue minhas dúvidas:

 

1) Com relação aos hostels: li que o melhor site para realizar as reservas é o booking.com, vi relatos de pessoas que posaram em hostels, conheceram muitas pessoas legais, etc. Até ai tudo bem, mas tenho uma dúvida com relação à bagagem. Se eu for passar 3~4 dias em uma cidade e ficar passeando pela cidade é claro que não vou levar minha bagagem pra cima e para baixo, caso eu pegue quartos compartilhados, 4, 8 ou mais pessoas, onde é deixada a bagagem? É seguro deixar em cima da cama? Como funciona a logística dentro dos hostels com relação aos pertences? Quando você vai sair de manhã tem um armário para trancar suas coisas?

 

2) Como todo bom mochileiro, também queremos fazer uma viagem bem barata, porém andei pesquisando e vi que a passagem de avião do brasil para qualquer lugar da europa é bem cara (geralmente custa em torno de 30% de toda a viagem só essa passagem ::hein: ) entretanto percebi que algumas cidades ocorre da passagem ser mais barata (leia-se menos cara hahaha), como Paris por exemplo, eu estou correto? Alguém tem alguma dica de onde ir primeiro com o menor custo do aéreo? Por exemplo, se vocês me falarem que Istambul é o menor custo eu vou programar uma viagem para passear em Istambul também e depois seguir para outros destinos...

 

3) Um dos meus amigos é fotógrafo e ele está querendo levar aquelas câmeras profissionais e também uma pequena. Fiquei pensando com relação à câmera grande, além de ser um "trambolho" é pesado e caro e corremos o risco de sermos roubados. Mas o que eu ouvi falar e gostaria de conferir com vocês é se necessitamos declarar antes de viajar quais pertences de valor estamos levando, ouvi algum parente mencionar algo sobre isso mas fiquei em dúvida se realmente precisamos fazer isso...

 

Bom, por enquanto essas são minhas dúvidas mais pertinentes, conforme outras forem surgindo vou adicionando aqui, desculpem se deixei muito extenso mas gosto de deixar bem claro a situação ::otemo::

 

E desde já muito obrigado à você que for me ajudar! ::love::

Link para o comentário
  • Membros

Boa noite, Alexandre.

 

> 1) ... Quando você vai sair de manhã tem um armário para trancar suas coisas?

 

Normalmente, há armário individual. Cheque com o hostel.

 

> 2) ... Alguém tem alguma dica de onde ir primeiro com o menor custo do aéreo? Por exemplo, se vocês me falarem que Istambul é o menor custo eu vou programar uma viagem para passear em Istambul também e depois seguir para outros destinos...

 

O custo da passagem aérea é uma parte do seu custo de transporte total. Você precisará planejar onde quer ir para saber o menor custo do transporte.

 

> 3) ...gostaria de conferir com vocês é se necessitamos declarar antes de viajar quais pertences de valor estamos levando, ouvi algum parente mencionar algo sobre isso mas fiquei em dúvida se realmente precisamos fazer isso...

 

Você precisará provar que o artigo entrou legalmente no país em data anterior.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
  • Membros

Complementando o que o colega FM falou:

 

2 - Não adianta nada você comprar uma passagem barata para Istambul se depois você tiver que comprar uma passagem de Istambul para Roma por R$ 800. Então você sempre tem que levar em conta o custo total de todas as passagens, inclusive as locais lá na Europa.

 

Pois muitas vezes pode valer mais a pena pagar R$ 2.500 numa passagem Brasil x Paris - Roma x Brasil, do que pagar R$ 2.200 numa passagem Brasil x Paris x Brasil e ter que pagar R$ 400 numa passagem de Roma para Paris só para pegar o voo de volta para casa, isto sem contar o dia perdido voltando a Paris.

 

Dá um pouquinho de trabalho simular tudo isto, mas depois do primeiro dia simulando isto, você pega prática e depois vai automaticamente, é só você fazer uma planilha e ir anotando todos os custos, e depois escolher a opção que tiver o menor custo total final.

 

3 - Não existe mais declaração de "saída de bens" do Brasil, na volta ao Brasil caso dê azar de a Receita Federal lhe parar, você só precisa comprovar que já possuía este bem antes de viajar, a melhor forma de comprovar isto é apresentando a nota fiscal de compra do bem, ou se o estado de conservação de bem demostre claramente que é um bem usado, não algo que você acabou de comprar 2 dias antes.

 

Mas relaxe, com o tanto de gente que volta de Miami com 3 ou 4 malas de 32 Kg abarrotadas de contrabando, é muito improvável que a Receita Federal implique com a sua "modesta" mochila de turista e câmera fotográfica...

Link para o comentário
  • Membros
Complementando o que o colega FM falou:

 

2 - Não adianta nada você comprar uma passagem barata para Istambul se depois você tiver que comprar uma passagem de Istambul para Roma por R$ 800. Então você sempre tem que levar em conta o custo total de todas as passagens, inclusive as locais lá na Europa.

 

Pois muitas vezes pode valer mais a pena pagar R$ 2.500 numa passagem Brasil x Paris - Roma x Brasil, do que pagar R$ 2.200 numa passagem Brasil x Paris x Brasil e ter que pagar R$ 400 numa passagem de Roma para Paris só para pegar o voo de volta para casa, isto sem contar o dia perdido voltando a Paris.

 

Dá um pouquinho de trabalho simular tudo isto, mas depois do primeiro dia simulando isto, você pega prática e depois vai automaticamente, é só você fazer uma planilha e ir anotando todos os custos, e depois escolher a opção que tiver o menor custo total final.

 

3 - Não existe mais declaração de "saída de bens" do Brasil, na volta ao Brasil caso dê azar de a Receita Federal lhe parar, você só precisa comprovar que já possuía este bem antes de viajar, a melhor forma de comprovar isto é apresentando a nota fiscal de compra do bem, ou se o estado de conservação de bem demostre claramente que é um bem usado, não algo que você acabou de comprar 2 dias antes.

 

Mas relaxe, com o tanto de gente que volta de Miami com 3 ou 4 malas de 32 Kg abarrotadas de contrabando, é muito improvável que a Receita Federal implique com a sua "modesta" mochila de turista e câmera fotográfica...

 

 

 

Caros colegas adriano e FM, obrigado pelas respostas! Acredito que vocês ajudaram a ter um novo olhar na maneira de pensar em como planejar as "indas e vindas" digamos assim. ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

CONTINUANDO COM MINHAS DÚVIDAS... ::sos::

 

4) Com relação à vistos: vi que pelo tratado de Schengen não necessito vistos na maioria dos grandes países da Europa. Entretanto a Republica Tcheca (mais precisamente a cidade de Praga) não faz parte do tratado e gostaria de saber se preciso de algum tipo de visto ou autorização para visitar Praga...

 

5) Com relação aos fusos horários: qual a melhor maneira de se organizar nos fusos? Quando vou comprar uma passagem aérea, o horário de partida e o horário de chegada se referem sempre ao horário local das cidades? Alguém pode me dar alguma dica de como se organizar com os fusos? Sites de companhias aéreas já corrigem essas diferenças quando fazemos as pesquisas de vôos?

 

6) Com relação ao dinheiro, vi muitas pessoas que levam o tal VTM, cartão pré carregado. Esse cartão serve para usar como débito em lojas e em bilheterias de atrações turísticas? Devo levar além do VTM meu cartão de crédito clássico? Se eu precisar de mais dinheiro em espécie, é através do VTM ou do cartão de crédito que realizo saques? E com relação à caixas eletrônicos, eles existem em boa quantidade pelas grandes cidades? Paris, Munique, Roma, Praga? Tenho que ir em um caixa de um determinado banco ou todos me fornecerão dinheiro?

 

Mais uma vez agradeço a quem se dispuser a me ajudar! ::hãã2::

Link para o comentário
  • Membros

4 - Ahn????? Onde você viu isto? Republica Tcheca e Praga fazem parte do Espaço/tratado Schengen, uma vez tendo entrado no Espaço Schengen você não precisa de outro visto para ir a Praga.

 

5 - Os horários que aparecem nos sites das companhias aéreas sempre são no fuso horário local das cidades.

 

6 - Nunca tenha somente uma opção de pagamento, pois quem tem somente uma forma de pagamento não tem nenhuma, pois pode ter certeza que na hora que você mais precisar, ela vai lhe deixar na mão. Você até pode concentrar os gastos numa forma, mas sempre tenha ao menos 1 outro opção de pagamento.

 

O VTM é como se fosse um cartão de crédito pré-pago, você usa ele como CARTÃO DE CRÉDITO, mas ao invés do valor vir na sua fatura no final do mês, o valor da compra é debitado do saldo pré-carregado do cartão.

 

Você pode fazer saques em qualquer caixa automático usando o VTM, cartão de crédito ou mesmo o seu cartão de débito Visa/Mastercard da sua conta corrente brasileira. VTM e Cartão de Crédito clássico tem as maiores taxas e Débito as menores. No cartão de crédito tradicional e débito você está sujeito a flutuação diária do câmbio que pode fazer o valor final subir ou descer, já no VTM, você "fecha" uma taxa de câmbio no momento em que carrega ele, e depois não muda mais.

 

O que usar depende de cada pessoa, dinheiro em espécie é arriscado você perder ou ser furtado, cartão tem taxas adicionais, então vai de cada pessoa decidir como vai levar. Pessoalmente eu recomendo levar até uns 400 ou 500 Euros em espécie, para as despesas de primeira hora, e o restante, pode ser num VTM, cartão de crédito ou débito.

 

Só não esqueça de desbloquear os cartões para uso no exterior antes de viajar.

Link para o comentário
  • Membros
Adriano, verdade! Li aqui no fórum alguns países que fazem parte do tratado e na citação da pessoa não havia Republica Tcheca, por isso pensei que não fizesse parte do tratado, mas posteriormente ao seu comentário fiz uma pesquisa e realmente vi que estava enganado. ::xiu::

 

Obrigado pelas dicas nas demais respostas!

 

Complementando as ótimas respostas que li:

 

Para viagem deste tipo, com voos internos na Europa, recomendo sempre pesquisar o preço de todos os voos pela mesma companhia. Isso pode ficar bem mais barato do que comprar em companhias diferentes. Exemplo: uma vez o voo Rio-Lisboa estava R$ 2.500. Consegui Rio-Lisboa-Roma + Veneza-Lisboa + Lisboa-Rio por R$ 2.700. Veja também as companhias de baixo custo que têm voos internos na Europa. O Skyscanner é ótimo pra isso. Outra dica: não marque voo de saída de um país no mesmo dia de chegada.

 

Agora que não existe mais a declaração de bens para trazer produtos importados, no caso de eletrônicos, cada pessoa pode entrar com um celular, uma máquina fotográfica um relógio. Atenção, pois notebook e table não estão incluídos. Para todos os demais eletrônicos é bom ter algum comprovante de que já o tinha antes de sair do Brasil. O melhor comprovante é a nota fiscal. Se não tiver NF, tem que tentar demonstrar que o produto é usado por você desde antes da viagem.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Alexandre,

 

Fiz em 2012 uma viagem parecida com a que você pretende fazer:

Amsterdam - Berlim - Praga - Viena - Budapeste - Barcelona - Roma

Fui sozinho e só fiquei hospedado em hostels, com certeza foi a melhor opção pois além dos custo, o ambiente permite conhecer diversas pessoas e o staff dos hostels sempre ajuda com dicas de passeios, restaurantes, etc.

Sempre reservei pelo Hostel World mas o site é questão de preferência. Você deve avaliar condições de cancelamento, quanto de pagamento antecipado, etc.

Os hostels sempre tem armários "lockers" mas não costumam ser grandes, leve uma mala que você consiga trancar e pode deixar no quarto sem problemas.

Com relação ao VTM, acho que é o melhor por uma questão de segurança: se perder ou for roubado, você não perde o dinheiro. Você pode usar como cartão de débito e para sacar dinheiro. Sugiro sempre andar com o VTM, algum valor em espécie e também um cartão de crédito em caso de emergência.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eu também prefiro o Hostel World para reservar, acho que tem mais gente que costua ficar em albergues e dá notas sabendo o que é esperado deles. No booking o povo dá nota baixa se o café da manhã não for de hotel e nem olha o numero de tomadas no quarto... Pelo menos é a minha experiência. No hostelworld também tem uma parte chamada facilities que deve dizer se o albergue tem armários (lockers) ou não. Inclusive você pode colocar isso como filtro para só mostrar albergues com lockers. Sugiro que você leve um cadeado com cabo flexível para trancar seu armário, já que nem sempre eles disponibilizam de graça.

 

Quanto à câmera, você pode fazer seguro para ela. Alguns seguros dão a opção de incluir itens de valor alto, como o World Nomads, então você pode inclui-la pagando 2% do valor. Como você tem que incluir o número de série, isso vale como prova de que você já tinha a câmera antes da viagem e te protege caso ela seja roubada. Outra forma de provar que você já tinha a câmera e mostrar fotos tiradas antes da viagem, só acessar a metadata para mostrar a data. Conheço muita gente que fez isso e aceitaram, mas não sei se é oficial. Como falaram acima, o mais fácil é levar a nota fiscal, mas se seu amigo não tiver mais, são opções.

 

Também acho o vtm bem prático. Se você for roubado, eles o substituem em até 48 horas, na maioria das empresas. O câmbio é pior, mas a segurança é maior. Também tem a vantagem que o dinheiro sai na moda local, então você vai sacar Coroas tchecas em Praga. Eu tento sacar uma quantidade média de dinheiro de cada vez, não uma quantia absurda, mas não tão pouco que vou ter que sacar o tempo todo, porque existe uma taxa de 2 euros por saque. Levo o cartão de crédito comigo também, mas para ele funcionar lá você tem que ligar para o banco e habilitar para uso no exterior.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...