Ir para conteúdo

Alemanha - maio 2017 - ajustes no roteiro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá amigos viajantes!

 

Depois de muito ler, ver e rever o mapa da Alemanha, acho que cheguei ao meu roteiro "quase" definitivo.

Ainda estou na fase eletiva das cidades, defini mais ou menos o tempo em cada uma, algumas levando-se em conta day trips em cidades próximas, mas ainda não chequei os detalhes nos sites das empresas de trem e bus, pra ver se realmente o que pode parecer "obvio" quando se olha o mapa e tenta se traça a ordem das cidades, é de fato logisticamente a melhor escolha.

Estou totalmente aberta a opiniões e pitacos. ::otemo::

O mês está escolhido: maio. A passagem ainda não foi comprada (mas será mto em breve, dados os valores recentes mto bons). Terei aprox um mês pra viagem e elegi a Alemanha como destino único dessa viagem, pois quero conhecer várias cidades e aproveitar um pouquinho de diferentes regiões do país.

A ideia inicial é:

Voo: GIG/FRA - voo direto Lufthansa

Frankfurt - 2 dias conhecendo a cidade + 2 day trips (Heidelberg e Wiesbaden)

Colonia - 2 dias

Dusseldorf - 2 dias

Hannover - 2 dias

Berlin - 5 dias e 1 dia day trip Potsdam

Dresden - 2 dias

Nuremberg - 2 dias

Munich - 3 dias na cidade + 1 day trip Dachau + 1 day trip Fussen (Neuschwanstein) + 1 day trip Garmisch-Partenkirchen (Zugspitze)

Rothenburg ob der Tauber - 2 dias (não sei se um desses dias serviria pra alguma day trip pela própria Rota Romantica)

Würzburg - 2 dias

 

Minhas dúvidas:

 

1) A ordem das cidades está boa?

2) Vale a pena dormir em Rothenburg ou seria melhor colocá-la em uma day trip partindo de Nuremberg?

3) No caso de optar por dormir em Rothenburg, seria melhor aumentar os dois dias nessa cidade e tornar Würzburg uma day trip?

4) Tanto faz a o sentido da rota? No caso optei pelo sentido horario entre as cidades. O sentido inverso seria melhor ou não interfere?

 

Agradeço muito as opiniões e sugestões de quem já foi! :D

Link para o comentário
  • Membros

Uma sugestão e opinião pessoal minha, não sei o que lhe atraiu em Hannover, mas pessoalmente eu achei a cidade "meio sem sal", achei ela uma cidade bem ordinária, não no sentido pejorativo, mas sim que não se sobressai em quase nada em relação a demais cidades alemãs.

 

Como você vai dedicar a viagem toda para a Alemanha, e gostaria de conhecer as diferentes regiões e culturas da Alemanha, pessoalmente eu acho que está faltando a segunda região mais importante na cultura alemã, que é o litoral da Alemanha, com toda uma cultura e história ligadas ao mar e navegação.

 

Os melhores locais para conhecer um pouco da cultura do norte da Alemanha são Hamburgo e Bremen, pessoalmente eu acho o que seriam uma boa opção para diversificar um pouco o tema da sua viagem, que tem muita coisa do mesmo (Bavária e vale do Reno), deixando ela menos repetitiva.

 

Hamburgo é uma cidade que demanda facilmente 2 ou 3 dias, em Bremen você também consegue passar 2 dias sem esgotar todas as possibilidades, mas se não quiser ficar trocando tando assim de cidades, dá para visita-lá como um bate-volta de 1 dia de Hamburgo.

 

Ou seja, eu pesquisaria um pouco a respeito de Hamburgo e Bremen, e se gostar, a minha sugestão seria avaliar tirar Hannover e/ou Düsseldorf e colocar no lugar algo do norte da Alemanha.

 

1 - Dentro da proposta de chegar e voltar por Frankfurt, a ordem estaria boa, só tem que ver se as passagens direto do Rio para Frankfurt realmente vão estar baratas, voos diretos geralmente são mais caros que voos com conexão. E se for pegar um voo de conexão, tente avaliar um voos Multiplos Destinos, chegado por uma cidade e voltando por outra, lhe economizaria uma passagem de volta a Frankfurt.

 

2/3 - Rothenburg ob der Tauber fica meio fora de mão, não tem como chegar lá direto saindo de Nürnberg ou Würzburg, você sempre vai ter que fazer ao menos 1 conexão de trem ou ônibus para chegar lá. Então Rothenburg não é uma boa base para bate-voltas, Nürnberg seria uma base muito melhor para bate-voltas, pois saindo de Nürnberg, você consegue chegar em 1h ou 1h30 de trem e no máximo 1 conexão em Rothenburg, Würzburg, Bamberg, Ansbach, Dinkelsbühl, etc.

 

4 - O sentido da rota não interfere muita coisa.

Link para o comentário
  • Membros

Antes de mais nada, minha primeira impressão é que você está considerando os dias de deslocamento entre cidades como um dia válido para "aproveitar" aquela cidade ? É isso mesmo?

 

Se for, é bom parar e repensar sua estratégia. Contei pelo menos 10 bases em 30 dias, o troca troca de hotéis é no mínimo cansativo , para não dizer estressante, vai ser grande a chance de você ficar fisica e mentalmente esgotada.

 

Hannover e Dusseldorf talvez sejam as cidades menos interessantes no seu roteiro, portanto seriam escolhas mais naturais para enxugar a quantidade de bases. Eu particularmente acho Rothenburg linda à noite, mas fica uma cidade praticamente deserta, tudo fecha cedo (inclusive restaurantes) e não tem muito o que fazer para preencher 2 dias. 1 Stopover entre Munique e Wurzburg seria uma opção melhor no seu caso.

 

A ordem das cidades não vai influenciar muito, já que tanto Wuzburg quanto Colonia tem boas conexoes de trem para Frankfurt na volta.

Link para o comentário
  • Membros

Eu não conheço Hannover ou Dusseldorf para entrar no mérito da questão, mas de qualquer forma, eu acho que talvez seria mesmo mais interessante a sugestão do Adriano de trocar essas cidades por Hamburgo e Bremen.

 

Já estive tanto em Hamburgo quanto em Bremen e achei dois ótimos destinos (e isso que eu não levava muita fé em Hamburgo!!). A cidade me surpreendeu positvamente e para conhecê-la bem, com certeza você precisa de pelos menos dois ou três dias (eu diria três dias, para ter uma idéia da cidade um pouco mais aprofundada).

 

Quanto a Bremen, no meu caso era mais uma questão "sentimental" mesmo, pois meus antepassados de dois secúlos atrás eram de lá, mas de qualquer forma o centro histórico é muito legal.

 

Para ir a Bremen, eu fiz um bate-volta a partir de Hamburgo. É totalmentre factível em termos de transporte, você vai e volta de trem com a maior facilidade. O centro Histórico da cidade, junto com o bairro Schnoorviertel, é pequeno e dá para conhecer entre 9h e 18h, por exemplo (no seu caso, já será primavera, então, não vai ter a mesma limitação de tempo com luz natural que eu tive no inverno).

 

Também tenha em mente a questão dos dias efetivos que você vai ter durante toda a viagem, pois na maioria das vezes, esses dias de deslocamento entre duas "cidades base" não contam como um dia inteiro, como disse o Mario Jr.

 

Adriano, esse ano a Lufthansa fez tanta pormoção que me deixou tonta, huahuahua (eu recebo as newsletters deles)... Teve muita promoção, inclusive para ir direto para Frankfurt, claro que um pouco mais caro do que se fosse para qualquer outro destino Europeu, mas ainda assim com um preço bem razoável.

 

Mas é claro que a opção múltiplos destinos fica melhor, especialmente proque não há a preocupação para voltar para o ponto inicial (na verdade, a gente sempre volta pelo mesmo lugar, mas a conexão já está incluída).

 

Graças a essas promoções da LH, semana que vem eu embarco novamente, só que eu prometi para mim mesma que dessa vez eu não iria para a Alemanha, kkkkk (vou apenas para a Itália e Suíça), mas também vou apenas passear um pouco pelo Aeroporto de Frankfurt, o que por si só já é uma senhora caminhada, kkkk.

Link para o comentário
  • Membros

Pessoalmente eu acho Hamburgo uma das cidades mais turisticamente subestimadas da Alemanha, ouve-se falar muito pouco dela no exterior, mas dentro da Alemanha é um dos destinos que mais atrai turistas domésticos. Com uma vida noturna bem agitada, vários espetáculos culturais e algumas boas atrações turísticas. Sem esquecer claro da sua culinária peculiar, nada como um bom Bismarckbrötchen para acompanhar uma cerveja... kkkkkk

 

Putz, eu também tinha prometido não voltar mais a Alemanha tão logo, mas parece ser algo mais forte que a minha vontade, voltei de Munich faz uns 40 dias..

 

Desta vez eu ia ficar só 2 horas no aeroporto de Munich, mas meu voo foi cancelado, e como não conseguiram me alocar em outro voo, acabei "ganhando" 2 dias não planejados em Munich, com hotel e alimentação pagos, e claro uma bronca do chefe, por faltar 2 dias de trabalho.... kkkkkkkk

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

 

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente, Adriano, Mario e Cris, por suas opiniões e sugestões maravilhosas!

 

Adriano, a escolha por Hannover foi mais uma questão geográfica mesmo, estando no meio do caminho entre Dusseldorf e Berlin, e li algumas coisas legais sobre a cidade, mas não a ponto d eu não poder substituí-la, claro. Sugestões acatadas, Adriano e Cris: Hannover saim do roteiro e entra Hamburgo (vou também reorganizar de forma que Bremen entre como day tirp partindo de lá) . :D

Dusseldorf foi uma sugestão de uma amiga que passou um tempo lá e adorou a cidade. Pela proximidade com Colonia, posso avaliar se vale a pena torná-la, de repente, uma day trip. Ponto anotado. ::cool:::'>

 

Mario, sobre a questão dos dias de deslocamento, não contei nesses 30 dias não. Na verdade ficarei um pouco mais e os dias que listei acima serão dias uteis mesmo. Mas gostei muito da sua observação sobre a questão de muitas bases x cansaço (acho que principalmente mais pro finalzinho da viagem).

E mto bacana, Adriano e Mario, a dica da base em Nuremberg. Eu estava exatamente na dúvida entre a ordem e logística nessas cidadezinhas da Rota Romantica.

Como não a farei de carro (ainda, quem sabe um dia?! ::hahaha:: ) a ideia de uma base e conhecer um pouquinho dela no esquema bate-volta é realmente muito interessante.

 

E aí, com a decisão de tornar Nuremberg uma base, tanto pra conhecer a própria cidade como para day trips a Rothenburg e Würzburg, achei bem mais interessante o que todos vcs sugeriram: chegar por Frankfurt e tentar voltar por outra cidade, evitando mais um deslocamento. Melhor opção dentro do roteiro planejado: Munich.

 

Pesquisando novamente as passagens, vi que não altera em nada o valor se eu voltar por Frankfurt ou Munich! ::otemo::

 

Ahhhh, Adriano, porque a escolha de um voo direto GIG/FRA? Porque como a Cris mto bem falou, a LH está com promoção excelente, uns R$200,00 a mais (até um pouco menos) que a Alitalia, que pras datas selecionadas é a cia mais barata. Mas com feedback negativo muito maior da cia italiana, pensei que poder se "o barato que sai caro" no final das contas, entende?

 

Vou alterar o roteiro, de acordo com as preciosas sugestões que vcs todos me deram, e depois posto aqui o novo esboço (uauuu, praticamente já definitivo).

 

Muitíssimo obrigada realmente!!

E pelo que todos vcs comentaram, acho que essa será somente a minha primeira viagem à Alemanha, né?! ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Também gostei do seu roteiro com as modificações. Hamburgo é uma cidade que sou louca para conhecer, mas nunca cabe nos meus roteiros, rs. Confesso que também sou do time do pessoal que tenta, mas sempre vai para a Alemanha no final haha

 

Fiz base em Nuremberg para ir a Rothenburg o.d.T. e foi ótimo! Utilizei o carro, mas ir de trem com o Bayern Ticket parece ser bem tranquilo. Não deixe de visitar o centro de documentação nazista, caso goste da parte história de Nuremberg! Uma pena vc não ter tempo para ir ao sul, pois uma cidade que me encantou e não está muito no roteiro do pessoal é Freiburg im Breisgau!

 

Depois, se puder, poste o relato Helo! Vou acompanhar :)

Link para o comentário
  • Membros

Eu só comentei a questão do voo direto para FRA, por que muitas vezes as pessoas ficam tão focadas exclusivamente no tal voo direto que geralmente é mais caro, que não acabam aproveitando ótimas oportunidades de voos com conexão que eventualmente possam existir. Mas se o voo direto da LH estiver com preço bom, melhor ainda!! ::otemo::

 

Düsseldorf é uma cidade bonita e bem interessante, morrei lá por alguns anos, mas pensando como turista, pessoalmente eu acho que Hamburgo, Bremen e Colônia tem mais coisas que podem agradar a um turista do que Düsseldorf. Mas se puder visita-la, vá, não será um ótimo passeio.

Link para o comentário
  • Membros

Pois é, Barbara, eu fiquei bem tentada a conhecer Freiburg e a região da Floresta Negra, mas a logística, deslocamentos de trem, tempo e distância me fizeram desistir. Pra não ficar aquela ida ao local "só pra dizer que fui", entende? Gosto de estar nas cidades sem pressa, aproveitar também a atmosfera local e não só dar um check nos pontos turísticos.

Aí o mais ao sul que irei serão Fussen e Garmish-Partenkirshen, em day trips partindo de Munich.

Mas aí já fica um gostinho de retorno em uma outra oportunidade, né mesmo? Rsrs.

Vou dar uma olhadinha, com certeza, nos seus relatos e aprender um pouquinho mais, anotar suas observações e dicas. :wink:

Nossa, com certeza vou visitar o centro de documentação nazista. Adoooooro história!!

 

Adriano, realmente estão mto bons os preços da LH. R$1.971,00 com taxas, saindo de FRA e voltando por MUC.

Vou pensar sim na opções de manter a base em Colonia, conhecer a cidade e numa day trip conhecer Dusseldorf, antes de partir para Hamburgo. :)

 

Com as alterações, ficaria mais ou menos assim (quase definido):

 

Obs.: os dias contabilizados são dias úteis nas cidades, não estou considerando o dia de deslocamento entre uma cidade e outra, especialmente naquelas em que a distância vai me consumir boa parte do dia.

 

Voo: GIG/FRA - voo direto Lufthansa

 

Frankfurt - 2 dias + 2 day trips (Heidelberg e Wiesbaden)

Colonia - 2 dias + 1 day trip Dusseldorf

Hamburgo - 2 dias + 1 day trip Bramen (tô analisando se consigo colocar mais uma dia em Hamburgo)

Berlin - 5 dias e 1 dia day trip Potsdam

Dresden - 2 dias

Nuremberg - 2 dias + 1 day trip Rothenburg ob der Tauber + 1 day trip Würzburg

Munich - 4 dias na cidade + 1 day trip Dachau + 1 day trip Fussen (Neuschwanstein) + 1 day trip Garmisch-Partenkirchen (Zugspitze)

 

Voo de volta MUC/GIG (conexão FRA)

 

Com as mudanças, acabei acrescentando mais um dia útil em Munich, passando de 3 pra 4. É muito? Será que uso esse dia a mais pra Hamburgo?

 

Obrigadíssima novamente a todos vcs? ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...