Ir para conteúdo

Imperdível Travessia Monte Crista – Morro Garuva, Serra do Quiriri SC.


Posts Recomendados

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Dale Tiago,

 

Teu material ajudou muito para montar o roteiro pro Crista. Vou no começo de Abril, assim que voltar posto aqui um relato.

 

Vlw!

E aí, rolou a trip?

Estou lendo relatos, vendo mapas e rotas de gps, pois pretendo fazer a travessia neste inverno, toda info é bem vinda. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Tiago, venho aqui agracecer publicamente sua ajuda em nosso planejamento. Graças a seus mapas, relatos, dicas e tracklog realizamos a travessia mês passado.

Mais uma vez obrigado, e se quiser ver como foi o Getúlio fez um relato bem legal:

:arrow:travessia-monte-garuva-monte-crista-amc-jun-2011-t58492.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dae Tiago!

 

Da mesma forma que o Otávio, venho agradecer novamente e em público o precioso material que nos cedeu. Foi de grande ajuda no planejamento e execução da nossa trip. Quando voltar da mega travessia Transmantiqueira + Serra dos Órgãos dê uma olhadinha no relato. O link o Otávio já postou e também está na minha assinatura...

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
já estávamos na beira do Rio do Cristo cheio, com muita correnteza:

 

Ficamos ali... 30 minutos quebrando a cabeça para saber como passar, tentávamos subir o morrinho do lado na esperança de que rio acima fosse mais fácil... Vencidos e já chateados que teríamos que provavelmente aguardar algumas horas para ter como passar.

 

Thiago, Excelente relato. E como diz Amir Klink, ele não faz aventura, faz planejamento. Muito bem planejado. Parabéns.

 

O lance do rio de correnteza é muito importante. É um PERIGO INVISÍVEL. Vou explicar, pois acho importante minhas experiências, que muitos iniciantes não têm.

Minha primeira experiência foi fazendo um enduro de moto, atravessando um riacho "raso", em Bhte. Um cordão de mais de 20 pessoas para segurar as motos. Vi menos ou cerca de 30 cm de água, e pensei: "Que exagero, tanta gente, pra este riacho". Quando as rodas da moto tocaram a água, fui carregado igual isopor !!

 

Temos um sítio comunitário ("sítio dos treieros"), que virou APA, com rio com muitas pedras, com forte correnteza. O rio desce um metro de desnível à cada 15 metros de comprimento (forte DESNÍVEL, típico de rios de montanhas).

Normalmente atravessa-se sem problema. Altura média de 25 cm.

Quando chove muito, o rio AUMENTA PARA 30 CM de altura. Aí que mora o perigo: O desnível aumenta a VELOCIDADE da água, que passa MAIS VOLUME, MAIS FORÇA, e quase não aumenta o nível.

Quando chega à 50 cm, é muito, muito difícil ficar em pé !!!!! A velocidade é muito forte, mas nós só "enxergamos" um riozinho besta de meio metro de fundura. Cada litro é um quilo, um metro por um metro por por 10 cm de altura são 100 quilos !! Por 50 cm são 500 QUILOS, em alta velocidade. Neste momento é QUASE impossível afundar um palmo do tronco ( é jogado longe, pela força da água !!).

 

ALERTA: SE o EMPUXO DA AGUA está difícil para as pernas ( o impacto nas pernas é como furacão soprando vela de barca...), quando afunda-se as coxas, aumenta mais área empurrada, sentindo MUITA FORÇA ??? NÃO AFUNDE o tronco!!!

QUANDO ENCOSTA a "medalhina", e afunda 10 cm do tronco, nós somos jogados longe, e afunda todo !!! Quem fez isto (eu fiz...), só faz um vez !! pois se não jogar o corpo para beirada do rio, é levado, batendo cabeça e coluna nas pedras...

 

Outro ALERTA: Chuva na cabeceira, e sem chuva na travessia (às vezes até sol )?? Nosso rio sobe em 2 MINUTOS: DE 25 CM PARA 50 CM!! Outros sobem em segundos !!

Subiu 10 cm em poucos minutos, rio de corredeira em montanha?? tem que sair rapido para a BEIRADA MAIS PROXIMA. Mesmo que fique isolado do outro lado !!

Em 5 a 10 minutos nosso rio sobe a violência de dois metros !! As pessoas que estão atravessando, vendo o rio subindo "um pouquinho", não imaginam que em corredeira, 20 cm é muito !!

 

Fazer o que? Esperar !! Respeitar a natureza.

 

VEJAM neste vídeo que a garota de blusa preta ia atravessar (tempo no video 04 segundo) e vacilou (06seg). O Sr. de blusa azul faz o gesto para esperar !! em segundos perdeu a chance !! 26 segundos estão ilhados !! Em 60 segundos carregados !! Tem que já estar com o pensamento preparado de correr para a "beirada mais fácil".

clique:

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110909154224.JPG 500 320.686070686 Legenda da Foto]Vejam que zero segundos as pessoas percebem e correm. A menina de camisa preta vai atravessar (04 seg), o gesto do senhor parece pedir com a mão para esperar (6 seg). 10segundos: estão cercados...[/picturethis]

 

"Vamos curtir a Natureza, respeitar, preservar, e volta para casa com segurança".

abç, galera !! muita trilhas pela frente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

[...]

 

O lance do rio de correnteza é muito importante. É um PERIGO INVISÍVEL. Vou explicar, pois acho importante minhas experiências, que muitos iniciantes não têm.

Minha primeira experiência foi fazendo um enduro de moto, atravessando um riacho "raso", em Bhte. Um cordão de mais de 20 pessoas para segurar as motos. Vi menos ou cerca de 30 cm de água, e pensei: "Que exagero, tanta gente, pra este riacho". Quando as rodas da moto tocaram a água, fui carregado igual isopor !!

 

[...]

 

 

Olá Pessoal!

 

Muito importantes estas dicas do Andreantunes sobre rios, correntezas e travessias... Em trilhas de jipe também percebemos o quanto é importante respeitar a força da água, especialmente em dias de chuva, que aumentam muito a força da correnteza. Não foram poucas vezes em que vi jipes grandes, com mais de 1500 Kg sendo arrastados pela correnteza em riachos com menos de 1 m de água. ::ahhhh:: É sério isso gente!

 

O Rio do Cristo (aqui do relato) é um rio que no trecho de travessia não apresenta grande desnível, sendo até bem plano naquela porção, porém faz parte de uma calha de rios de serra, com grande área de captação de água, o que faz o seu nível subir muito rápido em dias de chuva na região, fatalmente aumentando muito a força da correnteza. Há vários relatos conhecidos de pessoas e grupos inteiros que são obrigados a aguardar o resgate dos bombeiros para atravessá-lo em dias de chuva. Na dúvida, não arrisque! Em uma emergência, se lerem atentamente o relato posterior do Tiago, verão que acompanhando o rio perto da margem, sentido da água, encontrarão um local mais favorável, cerca de meia hora de caminhada do local onde normalmente a travessia é feita (vide o mapa postado no outro post do Tiago).

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Caraca que relato magnífico... Parabéns por esta incrível aventura!!! Muito massa mesmo...

Sou de Ascurra, mas meus tios de Joinville... e acreditem só agora soube que eles tem um sítio nos pés dessa linda montanha... ao lado da pousada...

 

Neste final de semana estarei subindo o morro junto com meu primo... pois fui algumas vezes lá e só estaca ficando na promessa...

Com o relato de vcs me empolguei mais ainda..

 

Grande abraço e parabéns!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...