Ir para conteúdo

Rio-Bariloche de carro costeando os Andes - só Argentina.


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos,

Estou planejando uma viagem em meu possante (Palio 1.0) do Rio a Bariloche e volta, com minha mulher, agora por meados de dezembro, aposentado sem pressa, talvez uns dois meses. Sou acostumado a longas viagens assim. Acho que são as mais prazerosas, livres e baratas.

=== Edição > devido ao calor, viagem postergada para Fevereiro 2010 < ===

Já dei uma olhada no máximo possível de postagens, coletei diversas boas informações, mas gostaria de ‘submeter’ a um editor e aos membros em geral, para ver se cabem algumas alterações desde que a rota que fiz foi meio de mapa :

 

I D A

POSADAS

CORRIENTES

SANTIAGO DEL ESTERO

LA RIOJA

SAN JUAN

MENDOZA

NEUQUEN

BARILOCHE

 

- Duas dúvidas aqui ( a idéia é descer costeando a cordilheira por pequenas cidades ):

1 - É um roteiro agradável e sem problemas, a época é boa ? Alguma sugestão diferente ? (já conheço a ‘Mesopotâmia’ ao longo do Rio Paraná).

2 – Meu mapa 4Rodas Mercosul e os sites Ruta 0 e Guia YPF mostram a Ruta 40 aparentemente não asfaltada em alguns trechos, talvez encostas de Andes, abrindo pelas Rutas 151 e 237 numa volta para Neuquen, antes de Bariloche.

Já o Google Maps me indica numa boa todo o caminho desde Mendoza até Bariloche pela Ruta 40.

Alguém conhece a rota para auxiliar-me nestas dúvidas ?

 

V O L T A

BARILOCHE

NEUQUEN

BAHIA BLANCA

MAR DEL PLATA

BUE

Ponte em ZARATE

PAISANDÚ-UY

 

Esta volta é um roteiro agradável e sem problemas ? Alguma sugestão diferente ?

 

Um abraço a todos com a solene promessa de um primoroso relato na volta ao calorão !

20091102152032.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ola zepelin, a tua viagem de ida nao posso falar muito,mas a tua volta de bariloche,neuquen, b. blanca, mar del plata ,bs.as.,zarate etc esta perfeita,ja fiz esse trajeto...e legal e seguro...ah e falando en seguro nao deixe de faser o seu p entrar na argentina...no mais faca uma boa viagem....ah ja q vc vai a bariloche de uma esticada a mais e va a el calafate.....eh longe mas vale a pena no verao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Zepelim

 

Este roteiro que vc fez é bem light, dá pra fazer todo ele por asfalto, a época é tranquila, porém é muito quente de dia, árido e quase desértico, principalmente entre Del Estero e Mendoza.

Minha sugestão é ficar um tempinho a mais em Mendoza, curtindo a cidade e ir até a fronteira com o Chile, e conhecer Villavicencio, Uspallata, Penitentes, Puente del Inca, Aconcagua e o Cristo Redentor, quem sabe até pegue um pouco de neve lá em cima. Se der vontade é só descer os caracoles e logo estará no Pacífico em Viña e Valparaíso. É um trecho também barato de se fazer, já fiquei em hoteis familiares de cidades pequenas da região pagando só 12 pesos à diária. Perto de San Juan tem a cidade de Difunta Correa que é meio que uma padroeira dos viajantes e motoristas, tem santuários dedicados a ela em todo a Argentina.

Conheça todos os pasos que puder.

A parte da ruta 40 que não tá asfaltada, vc pode desviar por San Rafael, onde tem o Canion del Atuel, e as maiores dunas da Argentina. Não perca a passagem do Rali Dakar 2010, dia 15 de janeiro .

A volta também é tranquila, mas sugiro descer mais um pouquinho e ir para a Peninsula Valdez, santuário natural da vida marinha no Atlântico e ver pinguins, lobos marinhos e baleias.

Qualquer dúvida é só perguntar

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Dei uma olhada neste tópico e fiquei com uma certa vontade de fazer o mesmo. Pergunta. Tem alguma recomendação especial quanto ao carro? Já ouvi dizer que existe uma incompatibilidade com o combustível deles. Alguém sabe de alguma coisa?

Tem alguma recomendação especial ao cruzar a fronteira? Ouvi alguém falar sobre uma "balsa" para travessia dos carros. Isso é mesmo necessário, ou é possível ir pela estrada mesmo. Desculpem a ignorância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Dei uma olhada neste tópico e fiquei com uma certa vontade de fazer o mesmo. Pergunta. Tem alguma recomendação especial quanto ao carro? Já ouvi dizer que existe uma incompatibilidade com o combustível deles. Alguém sabe de alguma coisa?

Tem alguma recomendação especial ao cruzar a fronteira? Ouvi alguém falar sobre uma "balsa" para travessia dos carros. Isso é mesmo necessário, ou é possível ir pela estrada mesmo. Desculpem a ignorância.

 

Cesar

 

O combustível, fora do Brasil, é puro, isto é, não tem adição de etanol como aqui mas os nosso veículos aceitam bem este combustível. Quanto a balsa que vc ouviu é a travessia entre Coonia de Sacramento e Buenos Aires, mas existem outros pontos de passagem que não por esta balsa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

gostaria de dicas desse trajeto, como melhores rotas, estradas, lugares pra dormir, etc...

 

 

 

soube que a policia de entre rios é de matar, queria saber se tem alguma dica pra eu desviar deles, ou passar num horario tranquilo, ou nao ter dores de cabeça?

 

 

 

depois de mendoza a Malargue e Las Lenas, quero descer a Ruta - 40, ouvi que desde mendoza ate Pareditas, a pista esta em obras e mas condiçoes, depois de Malargue ate Zapala, tem trechos de ripio e em obras, sabwe alguma coisa???

 

 

 

vou com um honda fit, carro pequeno, nao quero detonar ele. viagem longa de 8000km.

 

 

 

tem dicas pra me dar dos trajetos entre san junin e bariloche? regiao dos lagos, etc...

 

 

 

depois volto por Neuquen, bahia blanca, mar del plata, buenos aires, montevideo, punta, chui, floripa....

 

 

 

Como sao as aduanas, tanto no uruguai, como na argentina? tem cachorros, muita revista e dor de cabeça, ou é tranquilo e rapido?

 

 

 

Agradeço todas dicas que puder me dar, rotas, locais pra conhecer e parar, etc...;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
gostaria de dicas desse trajeto, como melhores rotas, estradas, lugares pra dormir, etc...

As estradas argentinas de um modo geral são bem melhores que as nossas. Lugares para dormir depende muito do seu ritmo de viagem mas com certeza não irão faltar bons lugares para "encostar o esqueleto" mas não deixe para procurar lugar muito tarde, faça isto sempre ao final da tarde/inicio da noite. Ao longo das rutas muitas cidades são pequenas então a oferta de leitos pode ser um tanto limitadas. Se deixar para muito tarde pode ficar sem ou, então, pagar mais caro.

 

soube que a policia de entre rios é de matar, queria saber se tem alguma dica pra eu desviar deles, ou passar num horario tranquilo, ou nao ter dores de cabeça?

Procure levar todos os itens obrigatórios e ter a documentação em dia, aí não a nada a temer.

 

depois de mendoza a Malargue e Las Lenas, quero descer a Ruta - 40, ouvi que desde mendoza ate Pareditas, a pista esta em obras e mas condiçoes, depois de Malargue ate Zapala, tem trechos de ripio e em obras, sabwe alguma coisa???

fico devendo resposta, nunca rodei por esta região

 

vou com um honda fit, carro pequeno, nao quero detonar ele. viagem longa de 8000km.

 

tem dicas pra me dar dos trajetos entre san junin e bariloche? regiao dos lagos, etc...

Esqueça Junin não achei nada de especial vá direto a San Martin de Los Andes, esta sim uma cidade bonita. Em San Martin vc pega a Ruta dos 7 Lagos até Villa Angostura. Esta ruta tem pouco mais de 100 km passando por visuais incríveis. Em 2008 esta ruta tinha algo em torno de 30/40 km em rípio pros lados de Angostura mas eles estavam trabalhando na via.

depois volto por Neuquen, bahia blanca, mar del plata, buenos aires, montevideo, punta, chui, floripa....

 

Como sao as aduanas, tanto no uruguai, como na argentina? tem cachorros, muita revista e dor de cabeça, ou é tranquilo e rapido?

Nunca tive problemas nas adunas, a exceção da aduana de Paso de Los Libres para quem vai por Uruguaiana, as demais tiveram trâmites bem rápidos, sem revista e nunca vi cachorros. Uruguaiana é um caso a parte perdi quase 3 horas para fazer o ingresso na Argentina devido ao grande número de pessoas que por lá passam.

Agradeço todas dicas que puder me dar, rotas, locais pra conhecer e parar, etc...;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Tenho um roteiro previsto para fevereiro de 2011. Santa Maria-Rs/Bariloche via Córdoba/San Luis /Mendoza / San Rafael, porém ainde me reta uma dúvida sobre a Ruta 40 entre Malargue e Zapala. Nas minhas pesquisas consta que tem um pequeno trecho perto de Buta Ranquil sem asfalto ou com asfalto velho com adaptações de terra. Alguém já passou por este caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Estive olhando o roteiro que nosso caro zepelim descreu, passando por Pousadas, Corrientes, Santiago del Estero, La Rioja, San Juan, Mendonza, Neuquen e Bariloche e notei que está dentro do que estou planejando, só que diferente dele irei com minha esposa e 2 filhos no mês de Agosto.

 

Tenho algumas duvidas como:

O trajeto é seguro para faze-lo de carro?

Há algum risco de não conseguirmos concluir o percurso devido a neve nas estradas?

Quanto a utilização do passaporte, é obrigatório ou posso descartar?

Hospedagens pelo trajeto, quais as melhores opções?

 

Essa será minha primeira experiência nas estradas fora do Brasil, caso tenham dicas e sugestões para que possamos realizar este feito com plena satisfação, serão bem vindas.

 

Agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola WillSP

O trajeto é seguro para faze-lo de carro?

E seguro sim.

Há algum risco de não conseguirmos concluir o percurso devido a neve nas estradas?

Somente terás chances de pegar neve após Piedra del Aguila, 200 Km antes de Bariloche.

Quanto a utilização do passaporte, é obrigatório ou posso descartar?

Não precisas passaporte para entrar na Argentina, somente RG.

Hospedagens pelo trajeto, quais as melhores opções?

Depende do planejamento de viajem escolha as cidades onde ficar.Qual e teu roteiro completo de ida e volta?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...