Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#375470 por rpn
17 Jun 2009, 00:32
A Serra do Ouro Branco
Serra do Ouro Branco

A Serra do Ouro Branco tem uma área aproximada de 1.614 hectares e está localizada no município de Ouro Branco, Minas Gerais. É uma elevação abrupta, formada por um paredão com cerca de 20 km de extensão a sudeste, que delimita um planalto cuja altitude varia entre 1.250 e 1.568 m e encostas íngremes a nordeste. Os solos, em sua grande maioria, são arenosos, oriundos de rochas quartzíticas e uma pequena porção, a nordeste, é constituída de solos argilosos, provenientes da formação mineral tipo Itabirito.

É considerada o marco inicial sul da Cadeia do espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os Campos rupestres.

A vegetação de Campos Rupestres é caracterizada por um mosaico de formações vegetacionais que se desenvolvem em solo arenoso e pedregoso de origem quartzítica. Esse mosaico é constituído de cinco formações: Grupos Graminóides, Afloramentos Rochosos, Matas de Galerias e Capões, Campos Brejosos e Campos de Velózias (Canela-de-Ema). Essa diversidade de ambientais condiciona uma flora rica, diversificada e endêmica (ocorrência restrita).

A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.
Extraído: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Branco_(Minas_Gerais)


A Serra do Ouro Branco, situada no município de Ouro Branco, interior de Minas Gerais, tem uma área aproximada de 1.614 hectarespresenta e uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, suas nascentes fornecem toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco que conta atualmente com cerca de 40 mil habitantes.



Por ser um cenário que oculta corredeiras, cachoeiras e esplêndidos mirantes naturais e cachoeiras, a serra de Ouro Branco recebe milhares de turistas anualmente, que se dirigem ao local para acampar ou praticar esportes como rapel e trilhas.A Serra do Ouro Branco é também, uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce.



Para os amantes da natureza, conhecer as beleza naturais existentes na sera de Ouro Branco é fundamental, pois além da serra ser marco inicial sul da Cadeia do espinhaço, que compreende um grupo de serras com altitudes variáveis, ao longo de 1.100 km de extensão, até a Bahia. Essa cadeia abriga também, um dos mais ricos ecossistemas do mundo, os Campos Rupestres.



A vegetação presente em toda área que compoem a serra de Ouro Branco, é caracterizada por um mosaico de formações vegetacionais que se desenvolvem em solo arenoso e pedregoso de origem quartzítica. Esse mosaico é constituído de cinco formações: Grupos Graminóides, Afloramentos Rochosos, Matas de Galerias e Capões, Campos Brejosos e Campos de Velózias (Canela-de-Ema). Essa diversidade de ambientais condiciona uma flora rica, diversificada e endêmica (ocorrência restrita).



Do alto da serra, os turistas e visitantes podem avistar não só a cidade de Ouro Branco, como também, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, além é claro, da Barragem do Soledade. Ainda na serra, seguindo em direção a Ouro Preto, está o distrito de Itatiaia. O arraial contém importantes construções remanescentes do séc. XVIII, sobressaindo por entre as montanhas. No distrito está localizada a igreja de Santo Antônio do Itatiaia, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.



Ao fundo a serra de Ouro Branco emoldura os contornos do lago soledade. Um lugar tranqüilo, ideal para caminhadas, pesca ou mesmo para pura contemplação. Não é muito recomendado para esportes aquáticos, pois muitas árvores se encontram no fundo do lago, ameaçando a segurança dos visitantes.



Todos os anos, no mês de agosto, acontece à tradicional Festa da Serra em Ouro Branco, um grande evento que conta com a participação de toda população de Ouro Branco e região, que, movidos pela fé, se dirigem pé da serra para participar da procissão de Nossa Senhora das Graças, realizada próximo a uma capela instalada no alto da serra de Ouro Branco.


Autor: Karina Rose Santana



Em 2003 estive em Ouro Brano, subi a serra e acampei lá por dois dias. Alguém mais já esteve lá ? O lugar é lindo e a subida não exige muita técnica, apesar de ser bastante cansativa. Porém percebo que pouco se fala de lá. Em uma busca pelo google, associando-se com a palavra turismo, não se acha quase nada. Vamos divulgar mais essa opção em MG para os praticantes de trekking, camping, ou até mesmo para aqueles que querem apenas conhecer o local, já que existe uma estrada que leva até uma capela no alto da serra.

#375510 por rpn
17 Jun 2009, 09:02
Quando ? Tem fotos ? As minhas eu perdi todas. Conta um pouco como foi ? Abraço !
#375523 por Jorge Soto
17 Jun 2009, 09:49
tb ja estive la..inclusive fiz uma travessia de 4 dias na ocasiao com mais duas amigas. Saimos de Ouro Branco e fomos dar em Ouro Preto, via Serra do Trovao e do Itacolomi. Foi legal, mas voltamos cheios de carrapatos..
http://ccoliv.multiply.com/photos/album ... Ouro_Preto
#699175 por Karis
25 Mar 2012, 16:25
Realmente pouco se fala da Serra e de Ouro Branco também. Morei em Ouro Branco quase a vida inteira, 1985 até 2010 e acredito ser por causa da proximidade com Ouro Preto (20 e poucos km) que transfere a atenção para lá.

Vale muito a pena conhecer a serra sim.

Abraços,

karis

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes