Ir para conteúdo

Trekking ao ponto mais extremo do Pontal de Tapes


Posts Recomendados

  • Membros

Trekking realizado em Tapes-RS nos dias 6,7,8,9 de setembro de 2012 por eu Rafael Spiekermann e pelo meu amigo Rodrigo Bruxel. Foi percorrida a distancia de 70 km a pé, atravessando o Pontal de Tapes (península localizada na Lagoa dos Patos) e chegando-se ao seu ponto mais extremo o Pontal de Santo Antonio.

 

1 Dia (06/09//2012) O inicio da jornada

 

Pegamos o ônibus na rodoviária de Lajeado as 14:00 e chegamos a rodoviária de Porto Alegre as 16:15, tomamos uma polar bem gelada e pegamos o ônibus para Tapes as 17:35. Chegamos em Tapes por volta das 19:00, demos uma volta no centro da cidade e após isso fomos procurar um lugar para acampar, conversamos com algumas pessoas e estas nos informaram da existência de um camping no bairro Pinvest, o camping fica a uma distancia de 2 km do centro e se chama Camping Pinheiros mais conhecido como Camping da Pinvest, pegamos um taxi até o camping. Chegando ao Camping encontramos Vitor que é o homem que cuida do camping, preenchemos um formulário e pagamos a diária de 10 reais por pessoa para acampar. O camping e muito bem estruturado e fica na beira da Lagoa dos Patos. Após isso montamos acampamento e cozinhamos um Miojo e fomos dormir. Antes de dormir eu descobri que havia trazido a câmera digital porem esquecido que botar a bateria nela após a carregar, por sorte tínhamos mais uma câmera mais teríamos que economizar nas fotos para a bateria dela durar os três dias seguintes.

 

2 Dia (07/09/2012) Da Pinvest até o Pontal do Pinus

 

Acordamos as 6:00 e tomamos um bom café, arrumamos as mochilas e botamos a bota na trilha. Saímos do Camping da Pinvest e seguimos beirando a Lagoa dos Patos até chegarmos num pequeno córrego chamado de Jacarezinho, ele pode ser atravessado a pé porem não queríamos tirar as botas e nem molhar elas de manhã cedo então resolvemos ir pelo mato de Pinus, a região tem muita pouca mata nativa e maior parte da vegetação e Pinus. Subimos por uma rua paralela ao Jacarézinho, lá encontramos uma moradora que nos informou sobre uma ponte improvisada de troncos para atravessar o córrego.

 

20120911000105.JPG

Rodrigo atravessando o jacarézinho

 

Atravessamos o córrego e entramos no mato de Pinus, andamos um pedaço dentro do mato e logo encontramos uma trilha, seguimos a trilha que ficou cada vez mais fechada até chegar a uma linda praia onde existe um acampamento abandonado e uma figueira já morta, tiramos algumas fotos até que então o Rodrigo notou a falta do seu boné, ele havia prendido o boné na parte de cima da mochila e provavelmente ele caiu durante a parte mais fechada da trilha. Indignado com a situação resolveu voltar para procurar o boné, voltou um pedaço porém não o encontrou. Fizemos uma pequena parada para descanso nesta prainha e após isso voltamos a andar na beira da Lagoa dos Patos e descobrimos como e pesado caminhar na areia, resolvemos então mesclar o trekking, as vezes na beira da Lagoa e as vezes no mato de Pinus.

 

20120911000408.JPG

Prainha

 

 

Após andarmos um tempo na areia ingressamos novamente no mato de Pinus e logo chegamos a uma porteira vermelha seguida de uma ponte, perto da porteira haviam pescadores acampados, pedimos se podíamos ultrapassar a porteira eles falaram que sim e nos passaram algumas informações de como chegar ao Pontal de Santo Antônio, o ponto mais extremo do Pontal de Tapes. Após ultrapassar a porteira seguimos reto por uma estrada onde avistamos uma tropa de cavalos, eram sete cavalos que aparentavam ser selvagens, nos aproximamos ao máximo deles e tiramos algumas fotos mas eles não permitiam uma grande aproximação.

 

20120911000636.JPG

Porteira vermelha

 

 

20120911000851.JPG

Liberdade

 

Saimos da estrada e resolvemos voltar a beirar a lagoa, ao sair da estrada chegamos a uma belíssima praia com grande dunas de areia extremamente branca esta praia e conhecida como Roncador, caminhamos um bom trecho entre as dunas e nos desgastamos muito nesse trajeto por isso resolvemos voltar a caminhar entre os pinus.

 

20120911001203.JPG

 

 

 

20120911001542.JPG

Roncador

 

Caminhamos um trecho entre os Pinus e avistamos um grande rebanho de gado(o gado é selvagem mas inofensivo e arisco), percorremos mais um trecho e chegamos ao acampamento do senhor Willy e da senhora Noeli as 14:45. Chegando la fomos muito bem recebidos pela simpatica senhora Noeli que logo já preparou um bom chimarrão, conversamos um pouco quando de repente uma lancha se aproximou, era os amigos do Sr Willi e Sra Noeli, neste momento o senhor Willi acordou e então o conhecemos. O Sr Willi e Sra Noeli são duas grandes pessoas extremamente simpáticos e cheios de historias eles vivem no pontal a 10 anos mas possuem uma residência na cidade de Tapes, ficam a maior parte do tempo no pontal onde recebem muitos amigos, seu meio de locomoção entre o Pontal e a cidade de Tapes e um belo barco. A lancha que se aproximava ancorou, nela estavam um grupo de pessoas extremamente animadas, eram todos amigo de Willi e Neli e estavam vindo visita-los e testar a nova lancha que haviam comprado. A senhora Noeli nos convidou a conhece-los e participar do batismo da lancha, observamos o batismo que foi feito pela Sra Noeli e logo após nos apresentamos e conversamos com o pessoal que havia vindo na lancha, era um grupo de pessoas extremamente simpáticas, legais e festeiras. Nessa parte da travessia a bateria da nossa câmera já estava indo pro final, foi então que pedimos se não existia algum jeito de recarregar a bateria pois o Rodrigo havia trazido junto o carregador da mesma, então o senhor Willi ligou o gerador de energia e assim conseguimos recarregar nossa bateria. Enquanto a bateria carregava, ficamos conversando com o pessoal, explicamos sobre o nosso objetivo de chegar ao Pontal Santo Antonio, eles nos ofereceram alguns copos de cerveja, nos convidaram para um churrasco no domingo (o qual acabamos não indo) e nos deixaram seu numero de telefone para algum caso de emergência. Depois de darmos uma boa carga na bateria da câmera e de conversamos bastante e conhecermos o acampamento do senhor willi, nos despedimos daquelas pessoas encantadoras e seguimos nosso rumo.

 

20120911001811.JPG

Grandes pessoas

 

 

Saimos do acampamento do Sr Willi por volta da 17:20, atravessamos a mata de Pinus e chegamos a Praia de Fora (chamada assim por ficar do outro lado da enseada de Tapes) , a praia de fora e extremamente bela e ali fomos contemplados com um belo por do sol.

 

20120911002144.JPG

Pôr do sol na praia de fora

 

Após caminhar cerca de 40min chegamos ao Pontal do Pinho, logo após ele existe uma cerca que corta o pontal fora a fora, ali o pontal fica bastante estreito pois no final do pinus se inicia o estreito de areia. Quando chegamos a final do Pinus logo vimos o acampamento dos pescadores, eles eram entre sete amigos e foram muito receptivos e nos acolheram muito bem, aproveitamos para conhecer o barco deles e ver os peixe que eles tinham capturado. Montamos as nossa barracas proximas as barracas deles, no pontal do Pinus existe uma cabana de madeira a que fica livre para qualquer um acampar, desde que se cuide dela e não se jogue lixo, os pescadores usaram a cabana para cozinhar e guardar seus mantimentos. Após terminarmos de montar as barracas fomos até a Lagoa para tomar um banho, já estava escuro e a agua estava muito gelada, depois do banho preparamos nosso jantar (Miojo de novo) e tomamos um bom vinho que foi nos oferecido pelos pescadores. Após jantar ficamos sentados a beira do fogo, tomando um vinho e escutando as boas e divertidas historias dos pescadores, de repente fomos surpreendidos por um rajada de vento extremamente forte , como era areia os specs não estavam muito firmes e nossas barracas viraram pipas, o vento logo cessou então montamos novamente as barracas desta vez de uma forma mais reforçada e fomos dormir.

Eu não consegui dormir direito pois fiquei com receio de o vento voltar, e não deu outra, no meio da madrugada as rajadas de vento voltaram e dessa vez muito mais fortes, tentei segurar minha bivak pensando que o vento logo iria cessar mas não deu certo, quando eu vi ele já havia levantado a barraca e arrancado todos specs, a barraca do Rodrigo também estava “voando” embora porem ele não acordou, gritei para ele e então ele acordou, arrastamos nossas barraca para dentro da cabana e ali conseguimos nos proteger um pouco do vento, voltei a dormir mas dormi muito mal.

 

 

3 dia (8/09/2012) Ataque ao ponto mais extremo do Pontal de Tapes

 

Acordamos as 6:00, meio “quebrados” em função da noite mal dormida, tomamos um café forte, arrumamos as mochilas, nos despedimos dos pescadores e pé na trilha. Pulamos a cerca e iniciamos a travessia do estreito de areia, caminhamos pela beira da praia de fora pois la a areia era firme e assim fácil de caminhar, seguimos num ritmo forte e logo atravessamos o estreito de areia chegando a uma pequena faixa de mata nativa, que logo perdeu espaço para o Pinus. Neste trecho a mata tanto nativa quando exótica se encontra em recuperação em função de um incêndio ocorrido no Pontal é uma área mais selvagem pois fica mais isolada, encontramos inúmeras pegadas de Capivara e Graxaim. Continuamos a caminhar num ritmo bastante forte e logo começamos a avistar o final do Pinus e uma curva, era o final do Pontal de Tapes que se aproximava. Paramos no final do Pinus para um breve descanso e ouvimos um ronco de um motor imaginamos que ele deveria vir da casa do pescador que vive nessa parte mais isolada do Pontal. Após o descanso seguimos caminho na areia, a mata havia ficado para traz e a área de banhado começava a se fazer presente logo chegamos a ponta do Pontal de Tapes, observamos ali um pequeno farol caído no banhado, seguimos caminho e chegamos ao ponto mais extremo do Pontal, chamado de Pontal Santo Antonio. O lugar é incrível, repleto de aves, na nossa frente toda a imensidão da Lagoa dos Patos, neste lugar reina uma sensação de paz indiscritivel.

 

 

 

20120911002604.JPG

 

20120911002724.JPG

Ponto mais extremo, o pontal Santo Antonio

 

Porém não nos contantamos com o ponto mais extremo do Pontal e seguimos caminho tentando contornar o pontal, os pescadores haviam falado que era impossível e extremamente perigoso pelo fato de ser uma área de banhado e com um numero considerável de jacarés, mas não queríamos voltar pelo mesmo caminho e queríamos fazer o contorno pontal e também encontrar a casa do pescador que ali morava isolado. Entramos no banhado e fomos costeando os juncos, no inicio era raso mas depois começou a ficar fundo na nossa frente so avistávamos a lagoa dos patos e banhado, caminhamos assim por cerca de uma hora e não encontramos nem uma saída para terra firme apenas banhado resolvemos então abortar a tentava e voltar, pois ficava cada vez mais fundo e perigoso.

 

 

20120911003146.JPG

Andando no banhado

 

 

Retornamos pela praia de fora, mesmo caminho que viemos, quando estávamos atravessando o estreito de areia encontramos alguns trilheiros de moto, e para nossa surpresa eles eram da cidade de estrela, cidade vizinha a nossa, batemos uma foto juntos e continuamos andando. Chegamos novamente ao Pontal do Pinus, onde os pescadores estavam acampados, era cerca de 14:00, la aproveitamos para descansar e almoçar, comemos o que sobrou do almoço dos pescadores, alguns pedaços de carne de churrasco, arroz e peixe, após almoçar os pescadores ofereceram carona de barco para voltar a cidade de Tapes porém eles voltariam somente no domingo antes da noite, o que seria tarde demais para nós, tendo em vista que tínhamos que pegar o ônibus para Porto Alegre. Após descansar resolvemos voltar ao acampamento do senhor Willi pois ele havia comentado que talvez iria a cidade de Tapes no domingo de manha enta tentaríamos descolar ali uma carona. Nos despedimos dos pescadores, tomamos um banho gelado na Lagoa e andamos até o acampamento do senhor Willi, chegando la montamos nossa barracas.

 

20120911003409.JPG

Acampamento

 

Fomos conversar com o senhor willi, ele falou que voltaria apenas na terça para Tapes, bom então nos tínhamos que voltar tudo a pé. Em seguida o Sr. Willi nos ofereceu uma cabana do acampamento, nós aceitamos, desmontamos nosso acampamento e nos alojamos na cabana, fomos ainda presenteados pela Sra Noeli com uma feijoada e uma caixa de ovos. Jantamos e muito bem, miojo com feijoada e suco de uva(levei um tang uva) e depois fomos domir.

 

20120911003632.JPG

Pôr do sol visto do acampamento do Sr Willi

 

4 Dia 09/09/2012 O retorno

 

Acordamos cedo as 4:00 pois queriamos chegar cedo na rodoviaria de Tapes em função do onibus, cozinhamos 8 ovos e tomamos um café reforçado, deixei os ovos que sobraram na borda da cabana do Sr. Willi, infelizmente não conseguimos nos despedir do Sr Willy e da Sra Noeli. Arrumamos as mochilas e saimos as 6:00, resolvemos voltar por dentro dos Pinus pois estavamos bastante desgastados para andar na areia.

 

20120911003953.JPG

 

Andamos num ritmo extremamente rapido, na volta ainda econtramos o boné que o Rodrigo perdeu (isso sim e sorte hehehe), chegamos no camping pinheiros as 11:45, ligamos para o taxi, ele nos buscou e nos deixou na rodoviaria. Estavamos extremamente cansados em razão do ritmo forte que impomos na volta, fizemos em torno de 16 km numa manhã, mas estavamos animados de termo atingido a nossa meta de chegar ao ponto mais extremo do Pontal de Tapes, porém a aventura ainda nao tinha terminado, na rodoviaria descobrimos que o onibus estava lotado e de que teriamos que viajar a pé de Tapes a Porto Alegre sendo que o tempo médio da viagem e de duas horas. Compramos a passagem, o onibus sairia as 13:00, comemos rapidamente um cachorrão e logo em seguida embarcamos no Onibus, viajamos grande parte em pé, somento no final um banco liberou e então pudemos sentar. Chegamos em Poa as 14:00 e pegamos o onibus para Arroio do meio as 16:00, chegando em casa as 18:30, finalizando assim mais uma grande trekking.

Foi uma grande aventura cada instante valeu a pena, conheçemos novas pessoas, um pouco sobre a cultura da região da Lagoa dos Patos, criamos amizades e passamos por alguns perrengues, o relato ficou meio extenso mas espero que gostem e que ele sirva de informação para trekkers e aventureiros que queiram conheçer o incrível Pontal de Tapes.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rafael e Rodrigo,

 

Excelente aventura! Muito bom o relato e as fotos!

Aquela região tem uma beleza única e singela. Tudo parece ser diferente quando pisamos por lá.

 

Apenas uma correção, o nome da esposa do Sr. Willi é Noeli. Saudades deles! Gente simples e de grande coração!

Tenho ideia de voltar para lá no feriadão de 20 de setembro. Vou acompanhar um amigo que não vê a hora de trilhar pela lagoa.

 

Abraços,

Edver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Edver,

 

O Pontal e mesmo um lugar diferenciado, possui uma beleza unica!

Li o seu relato sobre o pontal, muito bom por sinal, mas fiquei na duvida, pelo que entendi você foi até o Sr Wylli e voltou??

heheh valeu pelo toque ja corrigi o nome dela, fiquei mesmo na duvida entre Neli e Noeli, no seu relato li Noeli e la quando ela falou o nome entendi Neli...Os dois são realmente pessoas incriveis, cheios de historias, caso você for pra la diga a eles que eu eo Rodrigo mandamos um grande abraço.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal. Sou novo aqui no fórum e nas trilhas, fiz apenas uma na ferrovia do trigo, de muçum até o viaduto 13 com dois amigos.

 

Agora estamos querendo fazer outra, mas dispondo apenas de dois dias, dois dias e meio no máximo.

 

Ainda não decidi se vamos completar a ferrovia do trigo ou se vamos caminhar pelo menos um pouco do pontal tapes.

 

Alguém foi recentemente ou pretende ir em seguida fazer essa trilha em Tapes?

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

tchê, vcs tiveram na minha cidade, se soubesse tinha acompanhado vcs, conheço todos os lugares onde passaram, realmente minha cidade é linda, belos lugares pra se acampar em paz e tranquilidade, quando quiserem fazer outra dessas me avisem que vou com vcs, abraço Rodrigo Ventura

email pra contato: rodrigoventur@yahoo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...