por Cris*Negrabela » 09 Ago 2010, 10:01
Heheh, ceis querem trilha pra iniciante ou apenas pra "passear no ibirapuera" rs???
A trilha do Silencio, no parque do Jaraguá é uma "caminhadinha" sobre uma passarela de madeira, ela foi adaptada pra acesso de cadeirantes, pessoas com deficiencia motora e aulas ambientais para deficientes visuais. É curtíssima, coisa de 20 minutos para ir até o fim e voltar....se ja estiver pelo Jaragua vale a pena conhecer, se não, nao compensa o deslocamento.
A da Nascente do Rio Ipiranga, idem. São passeiozinhos pra fazer até com carrinho de bebe, levar crianças pequenas pra ter seus primeiros contatos com a natureza ou simplesmente pra andar um pouquinho e relaxar em contato com a mata. O que eu nao acho que seja bem o caso de voces rs
Se a preocupação é estar enferrujado ou com vontade pura e simples de se jogar "mato a cima e morro a dentro" pela primeira vez mas nao tem certeza se guenta, aqui em Sampa qualquer uma das trilhas do PE Cantareira (Pedra Grande, Cabuçu, Engordador) - como a Val e o Raffa falaram, vao atender essa vontade. Paranapiacaba tambem tem boas trilhas, algumas necessariamente com guias, outras sem.
Fora de Sampa, pela Serra da Mantiqueira tem excelentes locais pra pernadas do tipo bate-e-volta: Horto de Campos do Jordão, Pedra do Bau, Monte Verde, Gonçalves, Pindamonhangaba, a trilha das 7 praias de Ubatuba.
"Ah, mas tem subida! Não sei se eu aguento!" - E tambem nao vai saber se nao tentar. Pedra Grande de Atibaia nao é uma trilha absurdamente pesada... é sim uma senhora duma subida exposta, porque quase nao tem trecho de sombra pela trilha dos monge...mas dá pra subir em cerca de 2h. E nada impede de ir um pouco mais devagar, apreciando o visual - ninguem precisa ter desempenho de corrida de aventura pra curtir uma trilha. No começo, chegar lá dá uma sensação de superação pra quem estava na mais completa moleza rs E o visual tambem compensa... No dia seguinte, musculos doloridos e sensação de dever cumprido rs
Eu recomecei a fazer trilhas há pouco mais de um ano atrás subindo o Jaraguá pela trilha do Pai Zé. Duas semanas depois, Pedra Grande de Atibaia. E nunca mais parei - sou fumante, muito acima do peso, subo resfolegando e xingando (mentalmente, se verbalizar,eu nao consigo respirar hehehe), vou um pouco mais lenta que os demais, mas vou. Não consigo gerenciar tempo pra por o pé na trilha/lama/areia/montanha todo o fim de semana, mas na média , uma vez por mês eu faço alguma coisa. E hoje já vou com mochila, barraca, e sei lá quantos quilos nas costas, pra passar pelo menos dois dias de caminhada. Pode nao ser esse o objetivo de voces, mas se mexer é preciso rs
O negócio é começar.