Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Admin

A  Carretera Panamericana é uma estrada de 48 000 km de extensão que liga todos os países do Continente Americano com exceção dos cerca de 130 km na região do Parque Nacional de Darién, área de floresta densa entre o Panamá e a Colômbia.

A rodovia se estende desde o estado do Alasca ( Estados Unidos ) até a cidade de Buenos Aires ( Argentina ), passando por Cidade do México ( México ), San Salvador ( El Salvador ), Medellín ( Colômbia ), Quito ( Equador ), Lima ( Peru ) e Valparaíso ( Chile ). 

De Buenos Aires até Ushuaia deve ser pegar a Ruta Nacional 3 que no mapa abaixo aparece como Rota Não-Oficial

PanAmericanHwy.png

Do Brasil até os EUA pela Rodovia Panamericana

É possível ir de carro ou ônibus até Cartagena na Colômbia, porém entre a Colômbia e o Panamá está a Selva de Darién e não há estradas que unam os 2 países.

Maneiras de ir da Colômbia para o Panamá

Avião

São apenas 40 minutos de voo. As companhias aéreas que fazem o trajeto Cartagena/ Panamá City são  Copa Airlines (http://www.copaair.com/),  Avianca (http://www.avianca.com/br/pt/) e AirPanama ( https://www.airpanama.com)

Barco Cartagena X Panamá City

No Clube Náutico da Cidade de Cartegena alguns proprietários de pequenas embarcações fazem este trajeto, mas não é um serviço prestado com datas fixas. Você deve negociar diretamente com os donos dos barcos quando estiver na cidade. Um dos únicos que fazem o trajeto e que possui site na web com informações sobre as próximas viagens é o Stahlratte, que inclui atrações como as ilhas de San Blas (Panamá) e outros destinos no trajeto.

Barco de Necocli para Capurgana 

Esse é trajeto feito por mochileiros que não querem pular a região de Capurgana (Colômbia) que tem praias paradisíacas. Muitos vão de barco da cidade de Turbo até Capurgana em uma viagem de 3 horas, ou da cidade de Necocli até Capurgana em uma viagem que dura apenas 1:30h. De Capuragana se faz uma viagem de barco até Puerto Obaldia no Panamá e de lá pegar um voo de U$ 100 até Ciudad do Panamá pela Air Panama. 

golfo_uraba-go.jpg

Atravessar o carro via Contêiner

Quem viaja de carro deve contratar uma empresa de logística em Cartagena o Bogotá e transportar o veículo em contêiner em um navio cargueiro. O valor do transporte em um contêiner de 40 pés, que  cabem até 2 carros é de US$ 2.000 em média.

Empresas de logística:

-Enlace Caribe

http://www.enlacecaribe.com/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, Meu nome é Guilherme e acabei de me cadastrar no site, porém já venho acompanhando a algum tempo os tópicos sobre viagens ao exterior....

Então, estou querendo sair de Campo Largo (região metropolitana de Curitiba) e ir até o Machu Picchu, passando pela Argentina e Chile em julho deste ano....para ser mais específico sairei de Campo Largo.

O carro que irei viajar está no nome da minha irmã, e, pelo que li no site, precisa de uma autorização para cruzar a fronteira com o veículo em nome de outra pessoa. Esta informação procede? O seguro carta-verde substitui esta autorização ou preciso dos dois (seguro + autorização)?

Agradeço desde já pela ajuda....

 

Até mais!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Guilherme, bem vindo ao mochileiros!

 

Sim, a informação sobre a necessidade da autorização procede. Como o veículo está em nome de terceiros vc terá que ter um documento emitido pelo proprietário autorizando vc sair do país. Neste documentos deverá estar indicado as características do veículo como tipo, modelo, ano, cor, nº placa. Deverá constar ainda os seus dados completos, bem como os países que pretende visitar. A assinatura do proprietário deverá ser autenticada em cartório e posteriormente visada nos consulados dos países a que se destina.

 

O Seguro carta-verde é um seguro contra terceiros com validade no Mercosul e não substitui a autorização. Vc irá necessitar dos dois documentos

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
  • Membros

Saudações viajeiros,

 

somos André e Serena do projeto Cultura Panamericana. Nesse tópico vamos postar nossas experiências do trajeto que vamos fazer desde Ouro Preto, Minas Gerias, Brasil, até os EUA, de Kombi.

Eu sou musico e ela é VJ e chef de cozinha. Nossa ideia é , além da viagem em si, realizar shows, apresentações de projeções mapeadas e experiências culinárias.

Nosso roteiro básico é sair do Brasil pelo Acre, entrar no Peru passando por Cuzco até chegar a rodovia Panamericana. Ela será nossa rodovia padrão para passar pelo Peru, Colombia, Panama, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, Guatemala, Mexico até chegar nos EUA. Lá vamos fazer o roteiro de cruzar o paìs de Oeste a Leste.

Não vou entrar muito nos detalhes de tudo, qualquer coisa me pergunte aqui que vou respondendo.

Se alguém tiver alguma informação importante, pode comentar aqui, até Janeiro de 2017 estarei na estrada.

KOMBI - A Escolha do carro

 

Na verdade sempre tive receio de ter uma Kombi. Lembro uma vez que fui no mecânico trocar o oléo do meu carro perguntei pra ele sobre o que ele achava da Kombi. Ele me perguntou: "Você tem muitos problemas na vida?". Eu não entendi bem a pergunta e falei que normal, todos temos problemas. A resposta dele foi muito engraçado: " Então não arrume mais!!" Bem , passei anos com isso na minha cabeça até recentemente mudar de ideia. Quando começamos a planejar essa viagem, em 2013, pensei em mil alternativas, até viajar mesmo no meu CLASSIC 1.0 e somente em 2016 que tomei a decisão. Pensava em comprar a prazo ( bastante prazo) uma Hilux ano +- 2003 mas era muito difícil achar um custo X beneficio atraente.

Foi somente em Maio de 2016, poucos meses antes da viagem, que durante uma conversa no Skype com casal de amigos ( Viajando Mundos) que estão na estrada fazendo o roteiro do Brasil até o Alaska de Hilux 2005, me falou:

- Meu irmão, se eu fosse você comprava uma Kombi. Além do espaço, o preço pra manutenção é barata e ,como artistas, vocês vão ter uma viagem muito mais carismática.

Além disso, ele ainda disse que com a Hilux, mesmo que antiga, qualquer lugar que você chega o tratamento é tipo de Barão, ou seja, visto como muito rico pela maioria das pessoas.

Ao final, consegui trocar equipamentos de som ( no valor de R$ 8.000,00) por uma Kombi 1994. Pra deixar ela preparada, troquei caixa de marcha, fiz retifica do motor e mais uma porção de coisas. Ao todo, foi gasto em torno de R$ 12.000,00 pra deixar ela preparada motor e parte interna. Lembrando que ela tem banheiro quimico, chuveiro, cama e "otras cositas mas".

 

Burocracia

 

Visto - Atualmente, o único pais ,do nosso roteiro, que exige visto, é os EUA. Eu já tinha, quando fui tocar com minha banda 7 Estrelo, e a minha esposa tem mais facilidade pois tem cidadania Espanhola e só precisa de um aviso de viagem que deve ser feito no site da embaixada.

 

Seguro Obrigatório - Todos os países do roteiro exigem que seja feito um seguro do carro. No meu caso é o SOAT para todos os países. Procurei saber com meu corretor de seguro e ele me indicou fazer diretamente nas fronteiras ao cruzar o pais. Quem vai pra países do Mercosul, geralmente é pedido o Carta Verde.

 

Carro: É bem aconselhável viajar com veiculo no próprio nome, caso contrario é necessário fazer alguns tramites burocráticos pra viajar.

 

Carteira de Motorista: Além da CNH eu fiz a PID ( Permissão Internacional de Dirigir). Sei que muitas pessoas não fazem e viajam tranquilo, mas pelo valor ( cento e poucos reais) decidi fazer pra evitar problemas com as autoridades ( ainda mais as mal intencionadas).

 

Paises:

 

Brasil, Peru, Equador, Colombia, Panama, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, Guatemala, Mexico e EUA.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Andre/Serena!

 

Parabéns pelo projeto, vai dar tudo certo.

 

Só uma sugestão :

Vi um casal de argentinos se apresentando num restaurante em Copacabana na Bolívia, conversei com eles. Eles viajaram praticamente sem grana.

Chegavam nas cidades turísticas e negociavam com os proprietários desses estabelecimento a apresentação (show de música argentina ).

Que tal fazer um projeto sobre nossa música e levar a esses países!

Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...