Ir para conteúdo

Enduro a pé,alguém conhece?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,td blz?

sou novo aqui no fórum,gosto muito de tudo que é ligado à natureza e em uma busca pela internet vi uma coisa que me interessou, o nome é "enduro a pé".Pelo que pude perceber assemelha-se as competições automotivas,com planilhas,posto de controle para a checagem de horário dentro do percurso, entre outros só que a pé .Alguém ai conhece essa modalidade e sabe se está disponível na região de curitiba?Não achei muito material sobre este assunto na região do paraná,se alguém puder ajudar...

 

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Hudson,

 

Aqui em MG tem um órgão que organiza este tipo de esporte, é bem bacana. Eu já participei de duas etapas do campeonato mineiro de trekking (Aqui é conhecido por este nome, mas é a mesma coisa). É realizado por equipes, tem planilha de navegação e pontos de controle, quem passar nos pontos de controle o mais próximo do tempo correto, vence. Cada segundo antes, soma-se dois pontos, cada segundo depois, soma-se um ponto. E vence a equipe que somar menos pontos, ou seja, errar menos em relação ao tempo de percurso. A leitura da planilha é complicada pra quem não tem nenhum conhecimento, mas quando eu participei, houve um mini-curso aos interessados um dia antes da prova.

 

Dê uma olhada no site: http://www.minastrekking.com.br/mtking/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Aqui em Curitiba eu conheço a turma da orientação, esporte derivado dos exercícios militares mas que é aberto ao público.

Ele usa espaços menores, como uma chácara ou fazenda, aonde você tem pontos de controle, um mapa e bússola. Ganha que fizer todos os pontos no menor tempo.

Tem alguns grupos aqui na cidade, dá uma googlada.

Também tem as corridas de aventura, que é parecido mas nas montanhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Também tem as corridas de aventura, que é parecido mas nas montanhas.

 

Complementando, estive em Tiradentes no ano passado no final de semana do X-Terra, por coincidência pois ainda não conhecia esta prova. Estou pensando em participar em alguma modalidade este ano.

 

Para quem não conhece, vale dar uma olhada: http://xterrabrasil.com.br/tour-2015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, sou novo por aqui. Na verdade me cadastrei para responder essa pergunta especificamente.

 

O Endure a Pé, também conhecido como Trekking de Regularidade e Rally a Pé, é muito difundido em São Paulo (8 organizadores) e Minas Gerais ( 6 organizadores). Mas também existem organizações nos estados de RJ, AL, ES, RO, PI.

 

Em Curitiba-PR a Taefit Adventure tentou se estabelecer alguns anos atrás, mas após algumas provas realizadas não houve equipes suficientes para manter um campeonato. A região Sul ainda não tomou gosto pelo esporte.

 

Eu mantenho um site que divulga todas as provas que fico sabendo, inclusive provas esporádicas e gratuitas. Algumas são de projeção nacional como o Campeonato Brasileiro, o Brasileirão e o Rei & Rainha do Trekking, que é uma prova solo.

 

O site é o www.protrek.com.br lá você pode encontrar inclusive o link para o Ranking do Trekking que classificas as equipes em diversas categorias.

 

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.

 

Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala aí galera!

 

Muito obrigado pelas respostas,foram de grande ajuda.

 

Não sou nenhum profissional,na verdade acho que não sou nem o chamado"atleta de final de semana"rsrs.. e achei muito interessante este esporte,consegui bastante material com os sites que o pessoal passou e o que achei legal foi o fato de que é uma prova divertida(não que outros esportes não sejam) não é preciso ser profissional para participar e também é uma oportunidade de reunir a família e os amigos de uma forma descontraída e diferente.Segue um trecho retirado do site:

" trekking de regularidade, ou enduro a pé, consegue aliar uma atividade divertida, de aventura, com muita segurança e custo relativamente baixo comparado com outros esportes de aventura. Além disso, pode ser praticado, não só entre amigos, mas com os próprios familiares.

A modalidade é o casamento perfeito de competição, lazer e aventura. Proporciona contato com a natureza, raciocínio e estratégia. O esporte não requer muito preparo físico. Obviamente o participante deve reunir condições mínimas para a prática esportiva, além de disposição para enfrentar o sol (existem provas noturnas), trilhas, campos, riachos, subidas e descidas, barro, espírito de equipe, etc.

As equipes são divididas em 4 categorias, os Graduados e Graduados Pro (mais experientes) e o Trekkers e Tursimo (iniciantes).

O percurso, variável de 7 a 12 km, é percorrido pelas equipes em aproximadamente 1h30 a 3h. As equipes não largam todas no mesmo horário, mas sim em intervalos de 2 minutos."

 

Alguém saberia dizer em que ano foi realizada a prova aqui em Curitiba?Será que agora o momento não seria outro e talvez houvesse mais interesse por parte do pessoal da região? Penso neste esporte como uma alternativa a galera que corre nas ruas ou fazem caminhadas...seria uma oportunidade legal para todos.

 

Agradeço a atenção de todos e bora faze enduro a pé em Curitiba.rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...