Ir para conteúdo

Dicas para uma viagem responsável


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros

 

Ja fui um dia adepto de agencias e pacotes, mas além dos valores e regras, muito do que me desprendeu dessa pratica foi verificar que infelizmente no mundo em que vivemos o dinheiro ainda fala mais alto, custe "a quem" custar.

Resolvi seguir a filosofia Mochileira e participo desta comunidade ja a algum tempo, mas infelizmente vejo poucas postagens sobre consciencia ambiental, social e viagens responsáveis.

Muita gente se preocupa em montar um roteiro maneiro, que passe por lugares legais e que rendam fotos bonitas e lembranças inesqueciveis, mas poucos se preocupam se estes mesmos roteiros, com lugares tão cheios de riquesas estarão la, nos oferecendo tantas belezas num futuro nao tao distante.

Diante destes fatos e até como obrigação no exercicio de cidadania e da pratica da filosofia mochileira, resolvi postar algumas dicas, para que uma viagem inesquecivel nao transforme nossos proximos destinos em lugares que foram esquecidos.

 

Antes de Viajar

 

- Planeje um roteiro, evitando sempre que possível meios de transportes que são emissores de carbono. Dê preferencia aos deslocamentos que possam ser feitos a pé, de bike ou outro meio ecologicamente correto. Podemos ajudar nesta prática procurando saber por exemplo onde fica sua hospedagem, se ela fica perto dos lugares que voce quer conhecer, evitando o uso de taxis, onibus etc. Importante saber tambem se o Hotel, Albergue, Hostel tem uma politica de ambiental ativa. ( como por exemplo separação para reciclagem de lixo)

 

- Nos destinos, procure saber se a agencia que voce ira contratar tem um histórico positivo comprovado de organização de tours responsaveis, como por exemplo coleta de lixo em sacos de papel ou no mínimo que sigam regras estipuladas pelos governos locais referentes as restrições a locais de preservação ( por mais que o cliente ofereça pagar para ter acesso a estas áreas ), pois nas "leis do capilalismo" até o proíbido torna-se possivel.

 

- Leve o mínimo de bagagem consumivel possível, sobretudo se visitar países que tem limitações quanto ao armazenamento e reciclagem de lixo.

 

-Use sempre produtos ecologicamente corretos como por exemplo sabonetes biodegradáveis e roupas feitas a partir de fontes renováveis ou recicláveis.

 

-Familiarize-se com as culturas, costumes e codigos locais, e, na medida do possível aprenda algumas palavras do idioma local, desta maneira sabera por exemplo que "basura" nao é uma doença do baço.

 

 

Enquanto Viajar

 

- Se possível, siga seu planejamento, alugue uma bicicleta, ande a pé e no caso inevitavel de preferência a tranportes coletivos.

 

- A agua é um bem precioso em muitos países. Use-a com moderação. Tratar sua propria agua evita de ter que compra-la engarrafada, o que ajuda a diminuir o lixo. Porém trate a questão com equilibrio, pois a venda de bebidas pode contribuir com a economia local. Lembre-se de usar produtos ecologicamente corretos quando forem lavar algo próximo a corregos, rios, lagos ou qualquer outra fonte de agua natural, pois além de todos os desastres que podemos causar, as pessoas que vivem nestas regiões podem recorrer à mesma agua para beber.

 

- Procure comprar produtos locais ou nacionais em vez dos importados. Contrate sempre que possivel agencias que usem guias nativos ( em muitos lugares há guias Freela de outros países passando temporadas ), pois além de ter um contato maior com a cultura local você tambem estará contribuindo para a economia destes lugares.

 

-Jamais compre lembranças que utilizem em sua fabricação materiais vindos de espécies ameaçadas ou não da fauna ou flora.

 

-Evite perturbar a vida selvagem, prejudicar habitats ou interfirir no comportamento natural ou ainda alimentar animais selvagens.

 

-Deixe conchas, plantas e artefatos antigos ( naturais ou não ) exatamente aonde você os encontrou.

 

-Embora seja uma prática saldável pechinchar, e isto seja quase uma regra mochileira, seja justo ao pagar, nao se aproveitando da pobreza alheia, da possivel miséria local ou de situações vantajosas unilaterais.

 

-Respeite as culturas, tradiçoes e sitios religiosos e arqueológicos observando os costumes e até os codigos de se vestir. Na duvida oriente-se com alguém do local ( se possivel na fase de planejamento), em sites, guias etc. em vez de supor que sabe tudo.

 

-Sempre peçaa permissão ao fotografar pessoas, principalmente habitantes locais. Agradeça com palavras boas ou um sorriso.

 

- Não de esmolas. Encorajar a mendicância nao ajuda em nada no crescimento economico do local. Se quiser fazer um bem, comece pelo seu proprio país ou faça um trabalho voluntário.

 

- Leve sempre seu lixo, mas pense tambem em recolher o lixo eventualmente deixado por outros. Se informe em como se engajar nas equipes de limpeza de trilhas.

 

 

Ao Voltar

 

- Cumpra suas promessas de enviar fotos ou lembranças aos amigos ou habitantes locais que fez ou conheceu durante sua trip.

 

- Na medida do possível, indique agencias locais ou apoie instituições que estejam preocupadas com a solução de problemas ambientais ou sociais nos lugares por onde voce andou.

 

-Relate sua viagem, ajude com seus conhecimentos adquiridos à aqueles que ainda nao foram para os mesmos destinos que voce foi. Discuta com quem ja foi qual sua visao do local e insentive sempre à pratica de viagens responsáveis e ecologicamente corretas.

 

- Tenha a consciencia que aquilo que voce viu, fotografou e viveu tambem é seu patrimonio e será herdado pelos seus filhos.

 

Não pretendo com tudo isso que escrevi mudar o mundo, mas sim fazer minha parte. Se todos pensarmos assim teremos sempre o que ver e pra onde ir.

 

abs

 

Léo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Apenas para conhecimento e esclarecimento, alem de ter recebido de berço toda a consciencia ambiental que possuo, utilizei como fontes de pesquisa e formação de opnião:

 

Univap - Curso de Engenharia Mecatronica - Engenharia Ambiental

Mochileiros.com

Guia Viagens de Aventura

Guia Criativo do viajante independente na america do Sul

Livro de Viagem - 230 países

 

Abs

 

Léo

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá Leo,

 

Muito bacana seu post, nos faz refletir a cada item lido! E realmente vejo que nos falta um pouquinho mais de consciência ambiental, social e viagens responsáveis, este último no sentido literal... se cada um de nós fizer um pouquinho, já vai somar muita coisa boa!

 

Excelente post, está de parabéns!!!

 

"- Na medida do possível, indique agencias locais ou apoie instituições que estejam preocupadas com a solução de problemas ambientais ou sociais nos lugares por onde voce andou."

 

E pegando uma carona, qdo vier na Chapada Diamantina procure com nossa Associação: ACVVC - Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão: (75) 3344-1087.

 

um abraço!!! ::otemo::

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Tenho notado diversos posto (inclusive os meus) que sempre alguém está reclamando por encontrar lixo nas trilhas, encontrar pessoas desagradáveis que não sabem conviver em grupo entre outras coisas deploráveis.

Resolvi então escrever esse post que tem por objetivo coletar dicas de como viajar (seja pra onde for e como for) praticando a política de mínimo impacto nos locais onde passamos.

Uma coisa que é fundamental a qualquer turista é de que a natureza, as cidades, nossa casa não são lixões. É necessário sempre tomar alguns cuidados por onde quer que passemos.

Trocando em miúdos, a porcaria do papel de bala que você seu merda, joga na rua não vai cair na inexistência no minuto seguinte, ele vai se juntar a outro monte de tranqueiras que as pessoas jogam por aí, vai causar enchente, mal cheiro e você vai reclamar com o prefeito da sua cidade logo em seguida.

Sei que a administração publica de diversas cidades turísticas, bem como de muitos parques não é das melhores, mas convenhamos, um pouco de boa vontade não faz mal a ninguém. Aquele papel de bala, restos de comida, entre outras coisas podem e devem ser carregados contigo até que se encontre um local apropriado para o dispêndio. Nós que somos o povo das trilhas travessias e escaladas, a responsabilidade passa a ser maior ainda pois a partir do momento que estamos longe da civilização, é fundamental ter sempre ao alcance das mãos algumas sacolas pra carregar lixo (afinal mais cedo ou mais tarde acabamos voltando à civilização e aí valem os princípios supracitados no parágrafo anterior).

Agora vamos aos campings. Viver em grupo é difícil, uma tarefa árdua e tem gente que freqüenta camping (geralmente os pseudo-hippies, pseudo-fodas, pseudo-legais) que não consegue se locomover sem rosnar, berrar, tropeçar em algo etc.

O que ferra mais ainda é que quando esse pessoal finalmente dorme dá uma vontade imensa de colocar uma musica do Motorhead no ultimo volume mas tem gente no camping que não merece isso, então acaba ficando no campo das idéias de vingança mesmo...

Outra coisa, latas de cerveja. PORRA eu também bebo bastante mas pelo amor de Deus, latas deixadas em qq canto atraem baratas, moscas e ratos, é da natureza deles portanto ao invés de parecem um bando de doidos gritando por causa de uma visita indesejada, pegue sua lata vazia e jogue no lixo.

Essas são pequenas dicas que por mais óbvias e idiotas que pareçam, tem gente que ignora. Não vale só para viagens, vale no caminho de casa pra padaria, pro trabalho e claro, esse texto não vai mudar em porra nenhuma a situação que encontramos nos campings mas não custa nada semear a idéia!

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

eu fui de bike ao encontro do mochileiros.com, de inverno....

 

sempre que posso, acampo usando rede. a rede causa menos impacto na vegetação que a barraca. e pra quem aprende a usar, é mais confortável, e mais leve também.

 

preferivelmente, deve-se usar espiriteira a álcool em lugar de fogareiros a gás ou a derivados de petróleo. fazer a espiriteira de latinha de refrigerante é divertido, gera equipo mais leve, e é feito com sucata.

 

temos um zilhão de possibilidades de práticas de menor impacto ambiental. podemos nos divertir muito sem poluir, ou poluindo pouco.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Legal esse tópico. Muito importante!

 

Normalmente as pessoas se esquecem de viajar de forma responsável. A parcela que se lembra, geralmente se atenta à responsabilidade ambiental, mas se esquece da responsabilidade social.

 

As atitudes dos turistas (sim, usarei a palavra turista pois a população receptora normalmante não faz distinção dos tipos de viajantes) impactam nos hábitos locais mesmo que não percebamos a princípio, e isso pode modificar negativamente a cultura.

 

Um exemplo simples.

No interior do Vietnã, em uma cidade não turística, estávamos no mercado público.

Umas 5 meninas vietnamitas estavam escolhendo uns acessórios de cabelo.

A Jú chegou na barraquinha e ficou olhando uns elático de amarrar cabelo. As vietnamitas ficaram olhando e cochichando algo.

Depois que a jú escolheu e pagou, todas as meninas escolheram a mesma coisa que a Jú.

 

Os turistas são as vezes um modelo a ser seguido e podem alterar a cultura local.

 

Esse exemplo foi de algo não prejudicial, mas imaginem quantos exemplos ruins os visitantes passam e os receptores pensam em imitar...

 

Ou então, podem começar a ter aversão aos visitantes...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...