Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 34
- Visualizações 11k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Eriendson 23 posts
-
JUNINHO BLAZE 3 posts
-
LêBrasil 2 posts
-
indira.aridni 1 post
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Dia 19 de Fevereiro – Quinta-feira – Adeus, Bolívia e obrigado por tudo!!! #PartiuRecife #DiaTodoEmAeroporto Último detalhe histórico Sobre a Bolívia: Contam que, há um século, o ditador Mar
-
Parabéns Eriedson, incrível. Posta sim, estarei no aguardo. Abraços!
Antes de qualquer comentário inicial sobre a viagem, quero aqui registrar meu agradecimento aos mochileiros que aqui fazem parte do site, pois foram com esses relatos que aprendi a seguir os caminhos do bom viajante.
Por que a Bolívia?
No meio de dezembro resolvi viajar e queria escolher um destino americano do sul, que eu pudesse desfrutar na época carnavalesca. Daí fui olhar o que havia nos países que ainda não tinha conhecido. Namorei o Paraguai, mas achei muitas limitações (talvez seja muita ignorância de minha parte), e fui ver a Bolívia, e fui olhando, olhando, e escolhi, “esse é o país”. Comecei adentrar imensamente nas informações dos amigos mochileiros desse site, e comecei a montar o que seria a minha aventura. Viajaria sozinho, portanto deveria cuidar de todos os detalhes. Em dezembro mesmo comprei via Site da Gol as passagens de Recife a Santa Cruz, com conexão em Guarulhos.

(Pode parecer repetitiva algumas informações, mas sabemos que sempre nascerão e surgirão viajantes novos, e essas informações não serão nada velhas.)

Dia 07 Fevereiro 2015 – Sábado – Meu aniversário
Embarquei sozinho rumo à Bolívia, saindo de Recife as 5h35 da manhã - e fazendo conexão rápida em São Paulo/ Guarulhos – chegando ao Aeroporto de Viru Viru/ Santa Cruz de La Sierra de 12h10 da tarde.
Tinha um voo comprado pelo BOA - http://www.boa.bo/brasil/inicio - para partir do Viru Viru para La Paz às 17h. Comprei a passagem aérea para La Paz querendo embarcar no final da tarde pois fiquei receoso de ter problemas de atraso de voos ou filas de imigração enormes. Pois já passei por isso no Peru em 2013.
Ao chegar no Viru Viru, passei pela imigração e logo após pela Aduana, onde a revista de maletas e malas é bem rigorosa. Tive que abrir a minha e o inspetor lá passou aquela mão dele enorme nas minhas roupas procurando uma bomba, ou algo parecido. Se eu soubesse que ele passaria a mão por baixo teria colocado minhas cuecas sujas pra ele ficar com a mão lembrando-se de mim depois. Mas brincadeiras à parte, vamos seguir. Uma dica que eu destaco: Leve uma caneta consigo, pois você precisará preencher os formulários de imigração.

O Aeroporto de Viru Viru é um aeroporto organizado de dois andares. Com poucos lugares para comer. Fiz um câmbio pra ter algum valor em mãos. E troquei R$ 250,00 por 500 Bolivares (câmbio muito ruim). Fui atrás do chip da Tigô (empresa de telefonia celular boliviana), mas para minha surpresa, meu celular não pegaria o chip pois ele precisaria ser cortado antes. Daí nem comprei e fiquei usando o Wi FI do aeroporto até dar a hora do próximo embarque. Fiz uma refeição leve numa lanchonete chamada My Way (tipo subway) e paguei com Cartão de crédito, que havia desbloqueado antes de viajar.
Nota Importante: Santa Cruz de La Sierra possui dois aeroportos importantes: O VIRU VIRU e o TROMPILLO.
Por volta das 14h fiz meu checkin na BOA (Boliviana de Aviacíon), e despejei minha mala gigante, e fiquei mais livre com minha mochila de costas. No horário marcado fui para a área de embarque do Viru Viru que fica no primeiro andar, e sem maiores acontecimentos relevantes adentrei o avião. Seria uma viagem de 1 hora, onde ainda foi servido um lanchinho com suco (coisa que a GOL não fez) e ainda pedi um café bem quente. Uns 10 minutos antes de chegar em La Paz, fique de olho na sua janela, pois o avião sobrevoa os Andes lhe dando uma visão linda do lugar. Logo depois vem uma centena de milhares de casas sem acabamento exterior, que descobri pelo mochileiros.com que é uma forma de pagar um menor imposto residencial, e chego no Aeroporto de El Alto – La Paz. Ainda dei uma andada no aeroporto com meu sensor de curiosidade ligado em busca de coisas novas.
Peguei uma “flota” (que são minivans que fazem transporte coletivo). De cara descobri que o trânsito da Capital boliviana é um inferno. Havia já conhecido um trânsito caótico no mundo, que é o de Lima/Peru. Sai do aeroporto 18h25 e cheguei no hotel às 20h (Hostal Maya Inn – Rua Sanargana). O trânsito realmente é parado, com mil buzinas e um motorista fechando o outro.
Desci em frente à Igreja de São Francisco, onde havia muita gente, uma música alta, aquele clima de show mesmo. Subi uma ladeira, que não desejo pra mochileiro nenhum, e meu corpo começou a dar os sinais do pavoroso Soroche. Falta de ar e dor na cabeça. Fiz o Checkin no hotel e fui pro quarto, depois desci para uma refeição rápida (pão com frango e abacate e suco, e mate de coca) e fui arrumar os roteiros. Descobri a primeira falha que cometi na viagem: Esqueci o adaptador, pois no Brasil é de 3 pinos e na Bolívia de dois (como era antes na República Federativa do PT.)

Não cantei parabéns, nem apaguei velinhas, mas meu aniversário foi sensacional.
Fui dormir!