Cusco-Puno-Copacab-LaPaz-Uyuni-SanPedro-Arequip-Paracas-Lima

E ai pessoal? Espero que possa ajudar com o meu ralato de viagem: 27 dias de São Paulo, Lima, Cusco, Puno, Copacabana, La Paz, Huayna Potosi, Uyuni, San Pedro de Atacama, Arequipa, Paracas, Lima. Segue abaixo o roteiro do mochilasso (14/06/09 a 10/07/09) e anexa está a planilha com o timetable da viagem, custos e empresas prestadoras de serviço utilizadas (hospedagem, transporte e turismo). Poucas informações estão incompletas (não guardei tudo) e outras vieram do Google ou Wikipédia.

Seguindo o exemplo da Milena, qualquer duvida perguntem aqui mesmo no post, não por MPs, e-mail ou afins. Tentarei fazer o possível pra ajudar.

Informações /orientações iniciais:

• Cambio: 1 Dólar (US$) = 2 Reais (R$) = 3 Soles (S$) = 7 Bolivianos (B$) = 530 Pesos Chilenos (P$)

• Faça uma conta no facebook antes de viajar, vc vai conhecer muita gente e ninguém usa o Orkut fora do Brasil.

• Se for estudante, leve a carteirinha, tudo é mais barato pra estudantes fora do Brasil.

• Pechinche! Quase tudo é negociável.

Cusco (3.300mts) + Vale Sagrado (Vale do rio Urubamba) – 3D+2N:

• Taxi do aeroporto até a Plaza de Armas: 10S$ (a dividir em ate 4).

• Boleto Turístico para várias regiões: Ao invés de comprar todos separados, paga-se menos por um “combo”. Vale a pena se vc vai visitar diversos locais: 130S$.

• Tour Vale Sagrado (dia inteiro): Taray, Ollantaytambo, Pisac, Chichero: 20S$

• Tour Vale Sagrado (um período): Tambomachay, Pukapukara, Q’enqo e Saqsayhuaman: 15S$

• Caminhada pelos museus, Qoricancha (10S$), feiras de artesanatos...A cidade tava o caos em preparação para a festa do Inti Raymi (celebração do solstício de inverno)

• Hospedaje Familiar Casa Grande: 15US$

Águas Calientes (2.100mts) + Matchupicchu (2.400mts) + Waynapicchu (2.700mts) + Putucusi (2. 600mts) – 2D+2N:

• Resolvemos ir de Van (Das 7:00 às 17:00) de Cusco para Águas Calientes, passando por Santa Maria, Santa Teresa e a Hidroelétrica próxima a Machupicchu: Ficamos o dia inteiro apertados numa van apenas vendo paisagens que depois de 2 dias vc já estará careca de ver. É bem mais barato, mas não vale à pena!

• Entrada nas Thermas de Águas Calientes: 20S$

• Como fui a pé para Machupicchu, saí as 4 da manha e demorei 1h15min pra chegar à entrada. O desespero em chegar consiste na preocupação de subir a Waynapicchu: Somente 400 pessoas podem ir à montanha diariamente (200 pessoas às 7:00 e 200 às 10:00). Fui a sexta pessoa da fila pra entrar em Machupicchu, sexto em Waynapicchu e o quarto a chegar ao cume de Wayna, o que me rendeu fotos sensacionais! Não deixe de subir a Wayna, o perrengue é grande, mas vale à pena.

• Escalada a Putucusi: Mais punk que Wayna e com umas escadas verticais! E entrada da trilha e logo abaixo do desembarque do trem de Ollantaytambo. Se for fazer tudo no mesmo dia, esteja preparado pois e bem cansativo.

• Pela hospedagem (2d em Águas Calientes), entrada em Macchu, transporte, 5 refeições (1C,2A,2J), volta de trem pagamos: 170US$ (o que foi um roubo, mas ainda não sabíamos...).

Todas as fotos de cima de Waynapicchu!!!

Puno (3.820mts) + Titikaka + Copacabana – 3D+3N:

• Como estavam ocorrendo protestos, os ônibus para Puno não estavam saindo. Alguns levaram 40h pra chegar (390Km). O nosso (San Luiz – péssimo) foi por estradas de terra para furar o bloqueio e demorou somente 20h ...rs... Ao menos, chegamos e não perdemos mais tempo em Cusco.

• Ilhas de Uros (Ilhas Flutuantes de Junco / Totoras) e Amantani (hospedagem em casa de família e festa típica): Contratamos um passeio (2D+1N) pela Colonial Travel, com tudo incluso + passagens pra Copacabana e La Paz: 120US$.

• Copacabana : Como estávamos Ok de ver o Titikaka e navegar, apenas paramos pra conhecer a cidade sem visitar As Ilhas do Sol e da Lua. As pessoas comentam que são mais bonitas que as Ilhas do lado Peruano do Titikaka.

• Fato curioso: O oficial de fronteira boliviano me deu um “susto”. Começou a me perguntar um monte de coisa “non-sense”, pediu o passaporte antigo, carteira de vacinação (fui o único que conheço a mostrar a carteira na fronteira), bla bla bla... Queria dinheiro certamente... Enrolou-me por uns 10 minutos e saí ileso graças ao portunhol apurado e a alguma calma...

• Hotel Tumi (em Puno): 30S$.

Titikaka, Amantani e a Ruta del Muerte (La Paz)

La Paz (3.660mts) + Huayna Potosi (6.088mts) – 3D+3N:

• Ruta del Muerte: De La Cumbre (4.700mts) a Coroico (1.750mts) em 67km: Fizemos direto com a El Solário, que é quem opera o passeio pras agencias de turismo com direito a CD e camiseta: 250B$.

• Huayna Potosi: Pode ser feito em 2 ou 3 dias. 2 é suficiente se vc tiver algum condicionamento físico. Saída Campo Base 1 (4.800mts) pela manha e umas 3h de subida ate o Campo Base 2 (5.130mts). Esse primeiro trajeto foi bem tranqüilo, porém ao chegar no CB 2, tive uma diarréia terrível. Saímos do CB2 para o cume a 1:30 da manha (ainda com diarréia) e chegamos ao topo às 6:45: Não sei como consegui, foi obra divina... 750B$

• Hotel Condeza: 75B$

Huayna Potosi... Jesus de bicicleta me carregou...

Salar de Uyuni (3.650mts) – 3D+2N:

• Passagem de La Paz a Uyuni (pela empresa de transportes Todo Turismo): 230B$ em qq agencia de turismo. Na rodoviária, tem passagens por 80B$, porem os horários (19:30 no Maximo) não nos atendiam.

• Tour de 3 dias pelo Salar: Cemitério de locomotivas, Isla Pescado, Noite no Hotel de Sal (Pousada Nusta – Hotel Aquaquiza). San Juan, Chiguana, diversas lagoas, Árvore de Pedra, Laguna Colorada e a noite mais fria do século: -20°C. Geyseres, Vulcão Lincancabur, Laguna verde e conexão pra São Pedro de Atacama:. Todo o transporte + hospedagem e alimentação inclusa: 550B$.

• Entradas aos parques e lagoas: 20B$ + 35B$ + 25B$ (Visto de entrada no Chile)

• Fato curioso: Contratamos no pacote, transporte até San Pedro. Na fronteira, não havíamos recebido vouchers das vans e o nosso Motorista disse que não nos levaria até San Pedro. Tive que fazer um B.O. na guarita de fronteira (se é que aquilo pode ser considerada uma guarita) delatando nossa prestadora de serviços turísticos. Pelo menos eram apenas 40B$ de custo. Detalhe: Não é a primeira vez que esse problema ocorria com a empresa: Expediciones Lipez. Vou criar um tópico só sobre esse assunto para que ninguém mais caia na cilada! Ta criado: uyuni-nao-utilizem-esta-empresa-expediciones-lipez-t35774.html

Salar, Laguna Colorada e o Lincancabur (se não estiver enganado)

San Pedro de Atacama (2.400mts) – 4D+3N:

• Alugamos Bikes todos os dias (na H2O, que fica na Rua Caracoles, 295) e fizemos: Vale da Lua, Vale da Morte, Pukara Quitor, Cueva Del Diablo, Quebrada Del Diablo. Foram uns 200km no total. A Bike custa 3.000P$ por dia. Se negociada pra alguns dias, tem desconto. Só alguns lugares como o Vale da Lua cobram entrada: 3.000P$ pelo mais caro.

• Abandonamos alguns passeios como: Geisers Del Tatio , Salar, Toconao, Lagunas Altiplanicas pq era tudo muito parecido com o que já havíamos visto em Uyuni e no Chile tudo é muuuuito mais caro que na Bolívia.

• Space - Celestial Exploration: Fantástico mas caro: 15.000B$. Não deixe de tomar o chocolate quente.

• Hostel Casa Del Sol Nasciente, o mais barato que encontramos: 4.000P$ a diária. Bacana pq muitos estrangeiros que estavam la ficavam no camping e trabalhavam na cidade por algum tempo. Toda noite tinha violão e fogo na lareira.

• Fato curioso: Esse cachorro preto que ta ai na foto, correu conosco 75km no primeiro dia. Ele vinha que nem um doido atrás das bikes, depois pedia um afago e ia pra alguma sombra. Dividi na metade minha comida e água com ele. Chegando em San Pedro, comprei um mega bife pro figura!!! No dia seguinte, saiu com um pessoal a cavalo e no terceiro dia novamente de bike conosco. Ganhou meio quilo de mortadela dessa vez...kkk... Nesse mesmo dia o encontrei a noite em frente ao Hostel e me levou até a rodoviária... Foi um dos melhores amigos que fiz na viagem...

San Pedro de Atacama: Vale da Lua e Vale da Morte

Arequipa (2.300mts) + Colca Canion – 3D+3N:

• Trajeto: San Pedro – Arica – Tacna – Arequipa. Onibus para Arica: 15.000P$. Chegando na rodoviária em Arica, quiseram nos vender um Ônibus direto pra Arequipa. Isso não existe! Eles subcontratam um taxi e depois , já no Peru, te colocam num ônibus. E muito mais barato vc mesmo fazer a negociação com o Taxi e depois comprar a passagem de ônibus de Tacna a Arequipa. Taxi para Tacna (Peru) 3.000P$. Onibus pra Arequipa: 25S$

• Rafting no Rio Chili – Nada demais, algumas corredeiras nível 3 e muito frio: 68S$

• Colca Canion (2D+1N): Van até Chivay + van até Tapay. Caminhada de 4 horas, pra descer ao fundo do vale do Colca, almoço e mais 3 horas de até o Oásis. Chegamos às 17:30 e pulei direto na piscina pra não morrer de frio depois. Tinha somente uma ducha fria pra todo mundo. Condores e paisagens a dar com o pau. 1C,1A,1J + transporte + hospedagem inclusas: 120S$. O problema era tomar uma água / coca: 10S$!!! O almoço do 2º dia era opcional (20S$).

• Boleto Turístico para o Canion + Cruz do Condor + Rafting + Diversas atrações: 35S$

• Hotel Arequipa Center: 35S$

Plaza de Armas de Arequipa e Colca Canion

Nasca (2.300mts) – 1D:

• Bus para Nasca (Cruz Del Sur com alimentação e bebidas): 86S$. Taxi até o aeroporto: 3S$.

• Sobrevoar Nasca tem custado nestes tempos de crise: 50US$. O segredo pra conseguir um desconto é simples: Os aviões são na maioria pra 6 pessoas. As agencias de turismo vão vendendo os passeios e as empresas aéreas tentando encaixar as pessoas pra que os aviões saiam cheios. Quando tem 5 passageiros e encontram um Zé Mané (que vos fala) perdido no aeroporto querendo pagar 35US$, elas (Aeroparacas) aceitam pra não ir com um lugar vazio e mandar logo de uma vez o avião pro passeio: US$ 35.

• Tarifa de embarque: 20S$

Paracas (0mts) + Ilhas Balestas – 2D+2N:

• Bus para Paracas - Cruz del Sur novamente, pois era o único que entrava na cidade. Caso contrario teria que pegar um taxi da Rodovia Panamericana ate Paracas:35S$.

• Tour pela Reserva de Paracas (Paracas Explorer, mas poderia ser qq uma): 35S$ + 5S$ de entrada.

• Fato curioso: O ticket de entrada custa 5S$, mas os guardas não pedem. Os motoristas pegam o dinheiro dos turistas e descem do carro pra comprar os tickets. Na verdade, andam com tickets antigos nos bolsos e só entregam aos guardas se necessário, embolsando os 5S$ dos turistas. Quando pedi o meu ticket pro motorista, ele ficou uma fera!

• Ilhas Balestas – Pingüins, mergulhões, pelicanos, leões marinhos, o candelabro e aquele cheiro de guano: 30S$ + 1S$ de taxa.

• Hostal Los Frayles: 20S$

A Caminho das Ilhas Balestas, Leão Marinho e Lima

Lima (0mts) – 1D+2N:

• Taxi pra Lima: 85S$. Isso mesmo, como os protestos estavam bombando, não quisemos correr o risco de atrasar e fomos de taxi mesmo, dividindo em 4 pessoas.

• El Dragon: Balada da saideira regada a muita birita e musica eletrônica: na faixa ate 11 da noite, mas prepare o bolso, pois a bebida e cara.

• Loki Hostel: Conhecido lugar de mochileiros, com um bar fantástico e muita agitação: 45S$

Mochilao.xls

Muito legal seu relato, a planilha e as fotos... Parabéns! Cara, eu tô programamando minha viagem para dez-09, estarei em Uyuni e vou fazer os rolês por lá (o de 3d) e depois quero ir para San Pedro, sei que se contratar um tour em Uyuni posso optar por ir até San Pedro como vc fez, só que a minha dúvida é: eu consigo algum busão direto de San Pedro para Uyuni (na volta)? Pois meu voô sairá de La Paz e quero conhecer San Pedro e terei que retornar para Bolívia... valeu!

Henrique, tudo bem?

eu sei que dá pra vc voltar pra Uyuni de trem. É só ir até Calama (1h30 +- de San Pedro). Dá pra ir de avião até La Paz tbm, mas fica mais caro. O Trem de Calama - Uyuni só passa 1x por semana, mas não sei quando, dá uma pesquisada aqui no site).

Uma opção é vc subir pra Arica e ir pra La Paz...

abs

O trecho Lima - Cusco você fez de avião ou de ônibus?

Poderia informar qual foi a empresa e se possível os horários?

Paulera,

Eu ou o Canalha? Caso seja eu, meu trecho fiz de avião.

-Lan Peru

e-ticket + taxas - US$ 189

os horários tem na minha planilha, no meu relato aqui na assinatura do meu avatar.

abs

O trecho Lima - Cusco você fez de avião ou de ônibus?

Poderia informar qual foi a empresa e se possível os horários?

Paulera,

Comprei a passagem: SP - LIma - Cuzco. Foi uma coisa só: 600US$ ida e volta. Como mudamos o roteiro logo no inicio da viagem tentei receber o trecho de volta de Cuzco a Lima, pesquisei e cai de costas: Tava mais de 200US$, fiquei até animado ...rs... Mas não consegui receber nem passar pra outras pessoa. Usei a Lan (www.lan.com), que foi muito pontual e teve um ótimo serviço de bordo (semelhante ao da Tam e muuuuto melhor que da Gol).

Obrigado pelos elogios Henrique,

Honestamente, não sei com precisão a resposta. Em San Pedro vc consegue até contratar passeios pelo Uyuni, o problema é que o preço é sempre mais caro, mas pegar um onibus pra Uyuni (cidade) não tenho certeza. De qualquer maneira, anote ai as empresas de onibus que tem em San Pedro e pergunte diretamente pra eles:

Empresa: (contato eletronico / web) Rua, numero - Fone ##-##-######

Pullman Bus: (info@chileturismoaventura.cl) Tocopila 432 - Fone: 56-55-851906

Tur Bus: (www.turbus.com) Lincancabur 294 - Fone: 56-55-851549

Buses Frontera (Calama) - Afta 2041 - Fone: 56-55-378543

Atacama 2000 (Calama) - Abaroa 2106 - Fone: 56-55-364295

ABS

Olá Milena e Canalha,

Dei uma verificada na web e vi uns relatos de jan/09 que esse trem Calama - Uyuni não rola mais. Vi também uns relatos sobre o trajeto do ônibus que faz o roteiro e que a viagem não é das mais agradáveis, que vai um pessoal em pé, pega estrada de terra, janelas fechadas para não entrar poeira, e um termo usado foi "un olor adentro putrefacto", todavia esse bus sai de segunda, quarta e quinta e custa CH$9.000,00 e não vi a duração do trajeto. Na verdade ainda não comprei as passagens, estava querendo fazer: SP - Lima- Cuzco/MP - Copacabana - La Paz - Uyuni - Atacama - Uyiuni - La Paz - SP. Porém, agora vou estudar com mais acrinho outras possibilidades como subir por Arica via bus ou pegar outro curso em Calama (aéreo), derrepente para Santiago como a Milena fez, voltar para Lima ou ir para La Paz o que for mais viável economicamente. Pois fiz Santiago o ano passado, aliás passei a virada do ano lá... Na verdade fiz BS-Montevideo-Mendoza-Santiago-Viña/Valparaiso-Pucon-Bariloche-BS-SP em 24 dias... aliás, tenho que confessar que tenho uma dívida enorme com o site e com @s demais viajantes... Mas agora vou começar a pagar minhas dívidas...