Ir para conteúdo

Países Bálticos ou Europa Oriental?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera!!

Estou planejando meu primeiro mochilão por essa parte da europa e estou em dúvida sobre qual roteiro devo seguir.

Pensei em algumas opções:

 

2 dias na Sérvia,3 dias na Bulgária e 3 dias na Romênia.

2 dias na Áustria, 2 dias na Eslováquia, 3 dias na Hungria e 2 dias na Eslovênia.

2 dias Áustria, 2 dias Hungria, 2 dias Romênia e 2 dias Bulgária

2 dias na Rússia, 2 dias na Estônia, 2 dias na Letônia e 2 dias na Lituânia.

 

Tenho algumas dúvidas

Qual seria a melhor opção para quem vai viajar sozinho?

Qual o melhor roteiro para se fazer em 10 dias?

Alguma dica sobre como melhorar esse roteiro?

 

Muito Obrigada mochileiros!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Em que mês seria esta viagem? Tem um monte de locais nos seus roteiros que não são muito adequados para você viajar durante o inverno Europeu, entre Novembro e Março.

 

Qual a sua experiência em viagens internacionais?Alguns locais dos seus roteiros são bem intimidadores para um viajante inexperiente, como por exemplo a Russia. Sempre é possível visitar estes locais sem ter experiência prévia, mas seria muito recomendável começar com algo um pouco mais "fácil", para você não "traumatizar" logo de cara se não tiver muita experiência.

 

Não tem como lhe responder qual roteiro é melhor, pois depende dos gostos e preferências pessoais de cada pessoa, é mais ou menos como você perguntar o que é melhor: pizza, lasanha ou comida japonesa? Cada pessoa vai responder que uma coisa é melhor e ter os seus argumentos a favor e ninguém vai conseguir convence-la do contrário.

Link para o comentário
  • Membros

Mas agora em relação ao seu roteiro, o seu problema inicial é você falar em países, você não visita um país em 2 dias, mal e mal vai dar para visitar uma única cidade em 2 dias.

 

Por exemplo, quando você fala que vai visitar a Áustria, eu entendo que você vá visitar pelo menos Viena, Salzburg, Hallstat e Innsbruck, ou quando fala que vai visitar a Russia, entende-se que seja ao menos Moscou e São Petersburgo, mas 2 dias definitivamente não são suficientes para isto.

 

Então a primeira coisa que você tem que fazer, é começar a pensar em cidades a visitar e não países, só assim dá para avançar no planejamento.

 

Outra questão muito importante, é que ainda não existe teletransporte, onde você aperta um botão e instantaneamente você se materializa na cidade seguinte.

 

O que eu quero dizer com isto, é que você não está incluindo o tempo de deslocamento de uma cidade para o outra no seu planejamento. Quando você troca de cidade, na melhor das hipóteses você perde meio dia de viagem entre o momento em que começa a fazer as malas na cidade A, até o momento em que finalmente larga a sua mala no quarto do hotel na cidade B.

 

Você perde meio dia de viagem nas cidades próximas uma da outra da Europa Ocidental, onde existe uma boa oferta de transporte público, mas no leste europeu e no báltico as coisas são bem diferentes.

 

Primeiro por que as distâncias são muito maiores o que faz o deslocamento demorar bem mais, e em segundo lugar, as opções de transporte são muito mais precárias e a frequência de horários muito menor. Muitas vezes pode haver um único ônibus por dia, e ele sair as 09: 00 da manhã da cidade A e chegar as 17:00 na cidade B, ou seja, se pegar um deslocamento destes, é um dia inteiro perdido só para ir de uma cidade até a outra.

 

Ou seja, quando você for dividir a quantidade de dias entre as cidades, inclua nas suas contas um dia para você gastar em cada um dos deslocamentos entre as cidades, pois do contrario, vai virar uma grande correria, com você tendo passado mais tempo dentro de um ônibus, do que realmente aproveitando algo dos locais.

Link para o comentário
  • Membros

Áustria - Hungria - Eslováquia - Eslovênia é um roteiro bem clássico, mas geralmente se inclui República Tcheca em vez da Eslovênia. Esses países eu considero tranquilos pra viajar sozinho, mas não entendi bem sua intenção. Se você tem 10 dias, recomendo explorar alguns interiores desses países. Embora dependa bastante da época que você vem, na Hungria uma ida ao Balaton/Visegrád/Esztergom pode ser interessante. Três dias em Budapeste tá de bom tamanho, dá pra conhecer todos os principais pontos turísticos :)

No mais, comecei um pequeno site sobre Budapeste, o link tá aqui no perfil >>>>>>>>

Se tiver interesse, dá pra trocar umas ideiais por lá também ^__~

Link para o comentário
  • Membros
Olá galera!!

Estou planejando meu primeiro mochilão por essa parte da europa e estou em dúvida sobre qual roteiro devo seguir.

Pensei em algumas opções:

 

2 dias na Sérvia,3 dias na Bulgária e 3 dias na Romênia.

2 dias na Áustria, 2 dias na Eslováquia, 3 dias na Hungria e 2 dias na Eslovênia.

2 dias Áustria, 2 dias Hungria, 2 dias Romênia e 2 dias Bulgária

2 dias na Rússia, 2 dias na Estônia, 2 dias na Letônia e 2 dias na Lituânia.

 

Tenho algumas dúvidas

Qual seria a melhor opção para quem vai viajar sozinho?

Qual o melhor roteiro para se fazer em 10 dias?

Alguma dica sobre como melhorar esse roteiro?

 

Muito Obrigada mochileiros!!!!

 

Olá Bruna,

O melhor roteiro depende do seu perfil e interesse. Não vejo problema em viajar sozinho pela Europa, ao menos por onde andei.

 

Quanto aos locais de seu interesse, posso dizer como visitei.

 

Em janeiro de 2015 aluguei um carro com amigos e fiz Budapeste , Timisoara/Hunedoara e Belgrado em aproximadamente 10 dias. Certamente há onibus ou vôo lowcost.

 

Em dezembro de 2014 fiz de onibus Viena, Bratislava e Cracóvia no mesmo periodo.

 

A Eslovênia é minha queridinha. Em Julho de 2014 fiz Nova Gorica, Kanal ob Soči e Bled de carro numa trip mais longa que incluia Italia e Croacia.

 

Com muita pesquisa e planejamento, com certeza você vai criar seu roteiro ideal. Boa sorte e boa viagem

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Bruna,

 

Concordo com a Larissa: tem muita cidade do interior que é bem legal e não tão divulgada por aqui. Na Hungria: Pécs, Győr, Szeged, Esztergom...

O Darim deu uma ótima dica: incluir um pouco da Transilvânia.

E o Adriano lembrou que o transporte nem sempre é fácil.

 

Há dois anos estive na cidade húngara de Szeged, bem pertinho da tríplice fronteira com a Sérvia e a Romênia. Simplesmente não havia ligação direta com a Romênia por transporte público. Eu teria que viajar pelo menos 200 km dentro da Hungria para tentar isso.

 

Fiz um bate-volta na Sérvia para uma cidade a no máximo uns 100km chamada Subotica. Era o ônibus Budapeste-Belgrado, que eu teria que pegar também na volta (só um ônibus fazia o percurso naquele dia). Só que na volta o ônibus passou em outra plataforma e não vi! Resultado: tive que arrumar um pernoite de última hora. Eu até tinha olhado o site da empresa de ônibus, mas as letras pequenas diziam que no período de férias escolares algumas frequências não operavam.

 

Este ano estive em Debrecen, também na Hungria, sonhando com uma viagenzinha de fim de semana na Romênia. Entrei em contato com uma empresa de van que encontrei na net e nunca me responderam. O trem pinga-pinga levava 4h para uma viagem de 100 e poucos km, e só uma vez por dia. Nessas dificuldades de transporte você facilmente perde um dia inteiro.

 

Para ter uma ideia, leia um pouco do relato desta blogueira:

http://fuigosteicontei.com.br/minha-aventura-sozinha-de-trem-pela-transylvania-de-brasov-a-belgrado/

 

Não quero desencorajar ninguém. Só alertar para o fato de que o transporte entre os países da região pode ser mais complicado do que parece. Já o transporte dentro do mesmo país costuma ser mais tranquilo.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

quanto ao roteiro o ideal era voce fazer apenas 2 capitais com esse tempo, em caso a ir a 3 cidades só se forem cidades proximas, incluindo uma 2nd tier que dá para ver tudo muito rápido, lembrando que para alguns lugares terá dificuldade com o transporte.

algumas ideias tendo em mente que vai ficar beeem corrido: 

praga - viena ou bratislava - budapest (trem, não terá muito problema)
sofia - bucarest - brasov (pode fazer bulgaria para romenia de onibus, reclamam muito de atrasos mas quando eu fiz peguei o onibus noturno que demorou em torno de 7, 8 horas que era o tempo previsto, acho que tive sorte. já para brasov há vans que fazem o bate volta indo cedo da manhã e voltando a noite, a estrada tem um transito horroroso diga-se de passagem)
vilnius - riga - tallinn (de onibus, mas não sei dizer de atrasos e frequencias)
budapest - novi sad - belgrado ou apenas budapest - belgrado
saint pettersburg - tallin (dizem que tem ferry e bus, mas tb não sei dizer a respeito de frequência e atrasos, e na russia o idioma algumas vezes pode ser um problema que te faça perder um certo tempo caçando os lugares e tentando gente pra te dar informação)

não tem melhor lugar para viajar sozinho, você estará bem em todos eles pode ficar tranquila, mas se você seguir um roteiro que inclua praga e budapest há alguns party hostels que tem uma galera insana, e que rolam algumas festas e pub crawls e vai ser mto facil conhecer uma galera. 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...