Parque Nacional do Jaú no Amazonas

Parque Nacional do Jaú 09/12/11

O Parque Nacional do Jaú esta localizado na Floresta Amazônica do estado do Amazonas, sendo a quarta maior reserva florestal do Brasil, possui uma área de 23.377 km2 administrado pelo ICMBio, esses são alguns dados que não dimensionam o tamanho real da beleza deste lugar.

acampamento.jpg.27fe0d33f55e2f318d81f4fb1ed2e250.jpgmapa do jau[1].gif[/attachment]

Fonte: Desconhecida

Já faz algum tempo que desejava conhecer o PN do Jaú, mas infelizmente com o desejo vinha a frustração, pois o parque localizava-se a cerca de 100 km da cidade de Novo Airão, onde em media é cobrado R$ 600,00 para uma voadeira com capacidade para 7 pessoas mais o guia, e nunca conseguíamos formar um grupo que topasse essa aventura.

A oportunidade veio com o convite de um amigo chamado Andre Maués que compartilhava o mesmo sentimento de desejo e frustração, dessa vez para nossa sorte o Andre conseguiu formar um grupo de 6 brasileiros composto por Eu, Silvia, Andre, Eliza, Joice e David e 3 estrangeiros, Javier um argentino muito comunicativo, Rolf um alemão muito divertido e Gaby uma Inglesa muito educada.

Partimos de Manaus as 5:30 pela rodovia Manuel Urbano, vale avisar que a rodovia ta mal conservada porem não tem buracos, o problema são os remendos deixando a pista toda desnivelada, ao chegar no km 80 vire à direita e siga pela rodovia AM-352 que leva até a cidade Novo Airão, a condição da pista ta ótima mas a sinalização assim como da rodovia Manuel Urbano está precária.

Chegamos em Novo Airão aproximadamente as 8:00, nos apresentamos, pois eu particularmente só conhecia o Andre pela internet, depois fomos tomar café da manhã, pois estávamos famintos.

Do café da manhã seguimos em direção ao barco para dar continuidade na nossa aventura, seguimos de barco por dentro do Arquipélago de Anavilhanas curtindo a paisagem e boa conversa de nossos novos amigos.

Praia de Pirapiema

Depois de aproximadamente duas horas de viagens de barco, chegamos ao nosso primeiro destino a Praia de Pirapiema, não tem como eu descrever em palavras a beleza desse local, pois na minha opinião essa foi praia amazônica mais bonita já visitei, nem mesmo as fotos e vídeos podem mostrar a real beleza desse local, além de tudo o sol estava lindo, o que proporcionou belas fotos da praia.

598d9f4befb98_PraiaPirapiema.JPG.9e99c8e1481fadbf549aa9961dafba62.JPG

598d9f4bf390c_PraiaPirapiema1.JPG.7b35d66d681a2777ce6d8ec53e18ec55.JPG

598d9f4c032c8_PraiaPirapiema2.JPG.f26e1899bb57dd8ea668026ae19ff470.JPG

598d9f4c06eab_PraiaPirapiema3.JPG.b7dd9946a310bd5ba66919a4c5a6a389.JPG

598d9f4c0ab32_PraiaPirapiema4.JPG.8a9c58db5cc3c5419b3d755c157ea952.JPG

Parque Nacional do Jaú

Ficamos na praia por uns 25 minutos, depois seguimos para o PN do Jaú, para entramos no parque precisamos da autorização do ICMBio em Manaus com no mínimo dois dias de antecedência, paga-se uma taxa diária de 5,50 por pessoa, mais uma taxa única pela embarcação, que varia de acordo com o tamanho da mesma. Tudo é pago através de boleto bancário. O trâmite pode ser todo feito através de troca de email, após o pagamento, eles enviam a autorização de entrada, onde consta os nomes completos e as identidades de todos os integrantes do barco. O mesmo deve ser apresentado no flutuante na entrada do parque.

Até o parque viajamos por 1 h, durante o percurso passamos na frente das ruínas de Velho Airão que pretendíamos visitar na volta, no caminho para o parque o tempo começou a fechar chegamos no flutuante do ICMBio e decidimos esperar um pouco pois estava ventando muito e aproveitamos para comer algo, a comida tem que ser levada pois como se trata de uma reserva quase não existe civilização nesse lugar obviamente não existe restaurante.

Corredeiras do Riu Jaú

Assim que o tempo melhorou seguimos viagem, nosso guia não tinha muita noção de tempo perguntamos quanto tempo levaria para chegar nas corredeiras e ele respondeu 30 minutos, os trinta minutos dele foram 50, chagamos na corredeiras não a que pretendíamos pois o rio ainda tava seco impossibilitando atravessar essa corredeira, o guia disse que a outra era muito mais bonita, tiramos algumas fotos, tomamos um banho e resolvemos voltar pois estava chuviscando muito, a volta demorou 45 minutos, no total foram 95 ida e volta, por esse motivo acabamos não visitando as Ruínas de Velho Airão.

Espelho D’água

Na volta para o flutuante do ICMBio, presenciamos um dos fenômenos mais bonito da Amazônia, apesar de já ter feitos algumas viagens pela região nunca tinha visto o fenômeno de espelho d’água com tanta perfeição, as águas negras refletem com perfeição a paisagem natural, em alguns momentos fica difícil distinguir o que é reflexo e o que é real.

598d9f4c1dfed_espelhodgua.JPG.c4a8c00243a046fec0996c6c0bf787ad.JPG

598d9f4c28493_espelhodgua1.JPG.49a2190bbf8ae87df8ee59d449373335.JPG

598d9f4cdf149_espelhodgua2.JPG.7f43fe0f7baed4eaa91ca4a308812399.JPG

Voltamos para o flutuante pegamos algumas coisas que tínhamos deixado e decidimos ir direto para Novo Airão pois já era tarde e chegaríamos de noite e ainda teríamos que dirigir 180 km a noite pois muitos iriam trabalhar no dia seguinte.

Chegamos em Novo Airão as 18:00 partimos as 18:30 para Manaus, não aconselho viajarem a noite, a estrada está mal sinalizada e não possui olhos de gato, em alguns momento fica pior quando tem neblina, mas como diria um amigo meu o que vale é a aventura.

Resumo

Gostei muito de ter conhecido o PN do Jaú, valeu a pena para termos noção do que realmente vale apena conhecer, só aconselho a irem ao PN do Jaú se disporem de mais de um dia e entre os meses de janeiro e fevereiro pois se tiver muito seco o barco não sobe o rio por causa das corredeira como foi no nosso caso, segundo nosso guia depois há um trilha para conhecer uma samaúma que é uma arvore gigante da região.

Porém os grandes atrativos dessa região que são as Grutas de Madadá, as Ruinas de Velho Airão e a Praia Pirapiema estão todas fora do parque, e não precisa pegar autorização do ICEMbio e nem pagar taxa para conhecer esses lugares.

Agora que conhecemos o lugar eu aconselharia para quem vai na primeira vez o seguinte roteiro:

Novo Airão / Velho Airão / Grutas de Madadá / Praia Pirapiema / Novo Airão

Dependendo do horário que sair de Novo Airão acho que é possível fazer tudo em até um dia, mas para quem gosta de acampar eu aconselharia dois dias pois vale apena.

Pretendemos voltar num futuro próximo para conhecemos novos lugares, mas o que mais me agradou na viagem foram as novas amizades feitas, agradeço a todos pelo belo dia que tivemos e espero que nos encontremos logo para uma próxima aventura.

Abraços.

598d9f4adeb05_mapadojau1.gif.821cbd0fbf60a7883d529080cb6b9523.gif

Ricardo, que massa que vc conseguiu ir pra lá!

Morei aí em Manaus 5 anos e fui inúmeras vezes pra Novo Airão, mas nunca consegui chegar no PN Jaú por conta da "logística" complicada da região. Realmente a Amazônia é um superlativo e tem que vivenciar ela pra poder entender. Fotos lindas e saudade imensa desse lugar!

Ola Leonardo, eu so via passaros, acho que esses animais so podem ser vistos maisa dentro do parque, como eu comentei o barco não passou de uma corredeira além de tudo somente um dia é pouco para conhecer o local.

Porém o lugra é lindo, mas as grandes atrações como a praia pirapiema, Velho Airão e a Grutas de Madadá ficam todas antes de entrar no parque.

Da uma olhada no meu blog, la tem mais fotos e videos e estão com melhor qualidade, recentemente também fiz outra viagem para Maués.

Nossa que lugar lindo! Ainda não tive a oportunidade de visitar a região amazônica, mas acredito que nesse ano eu consiga passar ao menos uma semana por lá. Obrigada pela dica do Parque Nacional do Juá, vou acrescentar o lugar no roteiro que estou montando. Já ouviram falar também em um cruzeiro pela amazônia? http://www.viaje.com.br/amazonas/manaus/cruzeiro-amazonia-destinos-finalistas-sete-novas-maravilhas-natureza Nem achava que era possível, mas é uma outra opção de passeio por lá também.