Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Li várias páginas aqui no fórum para aprender e depois decidir qual bota comprar.

Uma coisa que noto nós fóruns que participo ou simplesmente acompanho,  de viagem de carro, de bike, etc...é que as discussões reduziram muito nos últimos anos, eu diria que até meados de 2008 era um nível, de 2008 a 2014 já diminuiu bastante, e a partir de 2016 quase não há participação.

Voltando ao tópico. Numa viagem que fiz de carro pela patagonia eu só tinha tênis, e senti falta de um calçado mais resistente ao frio, vento, e principalmente impermeavel, e como nao se sabe o dia de amanha, apta a uma passeio rapido na neve, Não faço trejkings, a intenção é ter um calçado robusto, com as características acima mencionadas, que combinace com uma vestimenta do dia a dia, e deixar os pés secos na chuva. Queria um calçado companheiro para tudo, sendo que esse tudo não envolve uso pesado, se bem que eles até suportaria. 

Gostei da Asolo Fugitive, mas não encontrei no meu tamanho, 44brasil. No MercadoLivre me ofereceram a Flame 46 1/2 EU . Dei uma pesquisada, parece que não eh mais fabricada. Mas gostei.

O grande dilema ainda era o tamanho. O vendedor mediu a palmilha, 30,5 cm. Minha bota de segurança no trabalho tem exatamente uma palmilha desse tamanho. E uso ela com duas meias e meu pé fica bem folgado dentro da biqueira de "aço". Então tudo indicava que ficaria bom. Tenho uma bota de trabalho americana tamanho 13 que fica muito folgada.

Comprei a Flame...

As primeiras impressões. Como alguém mencionou aqui, bota não é tenis! O conforto, ou falta de conforto, é bem parecido com as botas de trabalho até agora. Achei elas bem bonitas, solado duro como pedra se comparado a um tênis, aviamento excelente. O pé esquerdo ficou perfeito, já o direito fica pegando a lateral do dedão  e a lateral do dedinho na biqueira, na ponta dos dedos está folgado. Também estou sentindo ainda um desconforto no tendão de Aquiles. Mas vale lembrar que estão usando meias de algodão normais. Tenho usando no dia a dia, e quando fui lavar o carro com elas tive a impressão de ter a ponta dos dedos humidecidas, não sei se foi porque a água esfriou a bota e consequentemente o pé causando essa impressão ou se entrou água. Como justamente o bico é de borracha não acredito que passou água.

Ainda encucado pela possibilidade de ter entrado água fui com elas pescar com minha filha, andamos na terra, um pouco de lama, pedras, e pisei na água até cobrir o pico. Todo ok, sem agora. Mas deu pena de ver ela toda suja!!

Dirigir de bota tá um aprendizado...

Minha dúvida. Como no pé direito os dedos ainda ficam forçando lá lateral estou amaciando a piqueira que é de borracha bem rígida, acredito que ela sirva logicamente para proteger, por isso é rígida. Mas o fato de eu estar amolecendo pode estar causando algum dano, alem de perder a capacidade de proteçao? Isso eh comum? 

 

 

Link para o comentário
  • Membros de Honra

As botas mais rígidas são mais desconfortáveis mesmo. Precisa amaciar, bom que você está usando ela na cidade antes de um trekking mais longo.

Não vejo como danificar a bota na tentativa de amaciá-las, mas pela minha experiência, se está desconfortável agora dificilmente ficará confortável. Bota boa e do tamanho certo não fica pegando no dedinho, pode incomodar no tornozelo, tendão, que com o tempo passa.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 14/09/2017 em 16:22, Otávio Luiz disse:

As botas mais rígidas são mais desconfortáveis mesmo. Precisa amaciar, bom que você está usando ela na cidade antes de um trekking mais longo.

Não vejo como danificar a bota na tentativa de amaciá-las, mas pela minha experiência, se está desconfortável agora dificilmente ficará confortável. Bota boa e do tamanho certo não fica pegando no dedinho, pode incomodar no tornozelo, tendão, que com o tempo passa.

 

Obrigado pelo comentário Otávio.

A questao do conforto é bem dificil de avaliar para mim, sempre tenho a tendencia de comparar com um tenis.

Quanto ao dedinho estar pegando,  acredito que eu precisaria de um tamanho W, se eu pegar um numero maior o pé ficará folgado demais. 

Sim, o tornozelo prezo encomoda.

No mais grande chance de ser como voce falou, nao vai se tornar confortavel. Entao eu é que vou me acostumar com ela. Acredito que meias melhores vao ajudar no processo de adaptaçao. Esperar a receita liberar as meias... mas eu diria que estou acostumando a caminhar com as botas.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
On 14/09/2017 at 4:22 PM, Otávio Luiz said:

As botas mais rígidas são mais desconfortáveis mesmo. Precisa amaciar, bom que você está usando ela na cidade antes de um trekking mais longo.

Não vejo como danificar a bota na tentativa de amaciá-las, mas pela minha experiência, se está desconfortável agora dificilmente ficará confortável. Bota boa e do tamanho certo não fica pegando no dedinho, pode incomodar no tornozelo, tendão, que com o tempo passa.

Uma dúvida que eu sempre tive, mas amaciar a bota na cidade não estraga o solado?

Eu tive uma bota só, mas não era das melhores, nem lembro a marca. Ela aguentou uma trip pela Patagônia em 2011, mas já estava prejudicada nesta altura pelo uso na cidade e aguentou só mais uma viagem e o solado ficou derrapando nas vezes seguintes, o que me obrigou a aposentá-la.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 25/10/2017 em 10:58, Otávio Luiz disse:

Porque estragaria? Na cidade o uso é menos intenso que numa trilha, então ela deve durar mais na cidade do que na trilha.

Otávio, como estás? Um feliz 2018 pra voce e sua família. 

Então, na verdade pode estragar mais sim. Nao dá pra afirmar isso pois, cada caso é um caso. Mas, o problema do uso em cidade é o contato com agentes químicos que agridem a borracha. Deixe-me explicar. O inimigo "natural" (ou desnatural, kkkk) de quase todas as borrachas sao os combustíveis fósseis. Então, gasolina, querosene, diesel, graxas e mais um monte de produtos derivados do petróleo sao considerados solventes da borracha. Na cidade, principalmente onde há grande fluxo de veículos, voce pode colocar o solado da bota em contato com esses materiais, e ai o solado vai se degradar muito mais rápido. Alem disso, a abrasão causada pelo atrito ao se caminhar sobre um asfalto normalmente é maior que a abrasão causada ao se caminhar fora da cidade. (mas, antes que me malhem, há exceções). Voce ficaria absolutamente surpreso se visse a velocidade com que um motoboy ou frentista de posto de combustíveis destroem um solado de uma bota. Ja vi motoboy destruir um solado daquela marca italiana excelente em menos de 30 dias. E quando digo destruir, é destruir mesmo. 

Agora, é sempre assim? Nao, nao é sempre. E tambem, é importante lembrar que existem borrachas que aguentam o contato com hidrocarbonetos. Sao as chamadas "borrachas nitrílicas" que sao feitas justamente pra uso em ambientes contaminados por esses produtos químicos. Só que, dificilmente uma bota de trekking vem com solados de borracha nitrílica. Por que elas sao muito mais caras. Muito mais. 

Fraternal Abraço, 

Fábio Monroe.'. Botas Vento

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...