Ir para conteúdo

VIAJAR PELOS OCEANOS EM NAVIOS CARGUEIROS


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Sonia,

 

Estou em busca de um cargueira para ir de Londres ao Brasil. Encontrei seus posts contando dos peixes fritos no deck com os filipinos e gostaria de saber se voce tem mais alguma historia pra contar de 2014 pra cá. Obrigado por compartilhar e espero que eu tenha sorte em encontrar um navio.

 

abraços,

 

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa a noite a todos os viajantes. Desculpem a demora na resposta.

 

1 - Sobre a parada nos portos: O passageiro, eu por exemplo, viaja como um tripulante, com crachá de tripulante e o nome consta em todas as listas nas paradas dos portos. Normalmente a parada é de, no mínimo, 6 horas e pode ir até 24 horas. É possível descer em todas as paradas em portos assim que a "duana" liberar. Mas a duana é somente para a carga. Você desce e recebe o horário que tem de estar de volta. Passa pela saída do porto com seu crachá e pronto...Está em terra, livre. Na volta..... mostra seu crachá na entrada do porto...e pronto... já está em sua casa flutuante novamente. Simples assim. Na verdade você estará com uma cópia de seu passaporte. Seu passaporte de verdade fica na mão do comandante até a sua descida definitiva. Mas é tranquilo descer. No primeiro porto da Europa seu passaporte é carimbado e quando você desce definitivamente um funcionário da companhia do navio, local, acompanha você até a saída do porto...e pronto...você chegou ao seu destino. Simples assim também. Pode levar até 120 kilos.

 

2 - Somente a Cia GRIMALDI, italiana, pode viajar com o seu carro. Mas a Grimaldi não aceita embarque em Santos e em nenhum porto brasileiro. Eles têm um acordo com o Governo brasileiro à este respeito e é ilegal embarcar pessoas no Brasil segundo o acordo internacional. Só pode-se desembarcar no Brasil, em Santos ou Rio de Janeiro, aí sem problemas. O embarque tem de ser feito em Buenos Aires. Mas compensa, apesar de a GRIMALDI não ser a melhor opção de navio, é o mais fraco no que diz respeito à alimentação e às acomodações. As cabines são muito pequenas e as escotilhas não se abrem. Tem somente um andar para se andar além do andar de navegação. Mas no que tange a levar carros ou motorhome, é o único.

 

3 - Sobre trabalho nos navios cargueiros. Os navios são todos internacionais. Não existem cargueiros brasileiros que façam travessias. A maioria dos navios de carga tem gerenciamento na Alemanha. Outras, como a CMA, na França. Outras ainda na China e a Grimaldi na Itália. Os tripulantes são, em sua maioria, filipinos, por um acerto político feito com as Cias. de navegação. A Hamburg Sud coloca, inclusive, alguns alemães na tripulação como Treinees. Desta forma eu nunca me deparei com um brasileiro na tripulação de cargueiros, trabalhando. As tarefas a bordo são muito específicas. Existem os da manutenção que pintam o casco e a parte externa do navio, os ajudantes de mecânica que trabalham na casa das máquinas com o engenheiro de bordo. Na cozinha só trabalha o cozinheiro, sempre um filipino e o copeiro. Aquela lenda de pegar um navio e ir descascando batata no porão não existe. Além do mais os navios cargueiros oferecem alguns privilégios que a lenda não previu. Piscina interna, sala de jogos, sala de ginástica, sala de TC e DVDteca, barzinho e uma cabine absolutamente abastecida de conforto.

 

4 - O custo não é alto se comparado e pensado em dias. São de 11 a 15 dias (dependendo do porto de embarque e desembarque) e todos eles cobram por diária single ou double. Se você pensar que uma passagem aérea custa por volta de R$ 2.000,00 em temporada normal e quando você chega no país tem de pagar 11 ou 15 dias de hotel e alimentação...... pensa..... não é caro pagar R$ 3.500,00 por uma passagem e estadia de 11 a 15 dias. Acham que eu sou chique???? Não, sou uma senhora, mas sou dura como vocês jovens e tão ou mais aventureira do que os jovens que estão aqui porque tenho um histórico de aventuras maravilhoso pelo mundo afora. E digo a vocês que vale a pena. Só a questão de poder ficar no deck da navegação e seguir os mapas, as rotas, a temperatura da água, a profundidade, aprender a pilotar aquele navio imenso, aprender a ver a rota pelo sol... Ver, na casa das máquinas, a água do mar se transformar em água potável. O petróleo (sim, eles levam petróleo puro) se transformar em diesel conforme a necessidade. E as noite de alto mar com os filipinos, no deck A pescando com as luzes voltadas para o mar e fritando os peixes na hora e comendo com eles... e a natureza... o sol e a lua... Realmente não tem preço. Desta forma, em cargueiros, já conheci muitos portos no Atlântico sul e norte, no Mediterrâneo.

 

5 - Quanto a ter tempestades. Já peguei sim tempestade. Mas não acontece nada. Os navios são enormes e todos eles hoje em dia têm estabilizador. Na verdade peguei uma só feia perto da África em 2011. Mas o comandante liga pra você, pede pra subir na torre de controle e vai explicando tudo o que acontece. É super tranquilo.

 

6 - Estou embarcando, mais uma vez, no mês de maio 2014 e volto em final de junho. Ainda não decidi o dia, se pela CMA ou se pela Hamburg Sud. Um vai pelo Atlântico e o outro pelo Mediterrâneo. A CMA passa em Belém do Pará e nas Guianas francesas e holandesas, locais que ainda não conheço. Normalmente pego dois meses de férias e viajo 1 mês e fico na Europa um mês. Simples assim... e passo o resto do ano economizando pra ir no ano próximo de novo. Será a 5ª viagem...ou seja... nono e décimo navios de carga..... Uma aventura maravilhosa!

 

Fiquem à vontade para perguntar. Mas acredito que tenha respondido aos tópicos.

 

Beijão.

Sonia

 

 

Ola Sonia, Magnifico ler sobre suas aventuras, vc deveria escrever alguns livros, as pessoas precisam saber disso tudo.

 

vamos as duvidas,

 

1- nesse post acima vc comenta que existe somente uma operador que leva nosso carro junto, vc sabe se ainda continua uma só fazendo este serviço?

 

2- Pelo que entendi, se quero ir para Europa com meu carro, devo embarcar em Bs AS (Arg.) correto? vc saberia dizer se existe alguma exigência a mais do que levar simplesmente os documentos ( em dia obvio e em nosso nome) do veículo?

 

3- Eu acredito que deva existir uma "taxa extra" para levar o carro, saberia dizer se isso seria horrores de caro?

 

agradeço desde já gentilmente , grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Kamila & Rafael, bom dia !!

 

Não querendo responder pela Sônia, que tem contribuído muito com esse tópico.

 

Mas dando uma dica, vou postar um link de um blog de um pessoal que fez esse envio por Montevideo.

 

link http://dare2go.com/getting-a-vehicle-through-customs-and-out-of-port-in-montevideo-uruguay/

 

Tem várias informações que podem ajudar.

 

Eu acompanho blogs com o envio de motos para a Europa em navios cargueiros, e sim há uma taxa, e tem condições, você tem que ir embarcado no navio para ter direito de enviar o veículo.

 

Vou comentar abaixo sobre o que mais pesquiso que é o envio de motos :

 

Os preços não são vantajosos com relação a envio da moto por avião, tendo em vista que vc passará algumas semanas no navio cargueiro e isso tem um custo, como a Sónia explicou e posso confirmar com as informações que obtive em vários outros blogs.

 

A grande vantagem no caso para motos, é que dependendo do Porto que você fizer o desembarque não haverá nenhuma taxa para o desembaraço aduaneiro, o que não acontece com o envio via avião.

 

Mas, moto é mais fácil, pois ê pequena e vai em aviões.... para carros, imagino que seja muito mais fácil enviar por navio, já vi algumas fotos, inclusive no ótimo livro do Paulo Rollo e seu Santana na África, mas muito lá atrás, não sei nem se hoje seja possível.

 

O link do blog que postei acima, tem várias informações úteis que podem te ajudar no seu planejamento.

 

Uma outra sugestão que o pessoal do fórum HorizonsUnlimited indica é conversar com um casal de Buenos Aires que lida com isso para quem envia motos, não custará nada para eles te passar a informação para carros, já que muitos europeus acabam vindo com seus carros para cá é uma hora acabam voltando.

 

O nome deles é Javier e a Sandra e o site deles é esse http://www.dakarmotos.com

 

Mas, eles são indicados para motos, mas como são sempre prestativos provavelmente podem te indicar os passos para carros.

 

No mais boa sorte com as informações e vão postando o que conseguirem ir além do que postei.

 

Abraços,

 

P.s.: um cara que tem postado os vídeos sobre uma viagem pelo mundo em carro, é o Jorge Sierra do Canal Naranjito y Yo e ele enviou o 2CV 1979 dele em contaniers sempre que precisava.....

 

Se pesquisarem no YouTube poderão ver esses vídeos, mas ele não postou muitas informações dos custos.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Kamila & Rafael, bom dia !!

 

Não querendo responder pela Sônia, que tem contribuído muito com esse tópico.

 

Mas dando uma dica, vou postar um link de um blog de um pessoal que fez esse envio por Montevideo.

 

link http://dare2go.com/getting-a-vehicle-through-customs-and-out-of-port-in-montevideo-uruguay/

 

Tem várias informações que podem ajudar.

 

Eu acompanho blogs com o envio de motos para a Europa em navios cargueiros, e sim há uma taxa, e tem condições, você tem que ir embarcado no navio para ter direito de enviar o veículo.

 

Vou comentar abaixo sobre o que mais pesquiso que é o envio de motos :

 

Os preços não são vantajosos com relação a envio da moto por avião, tendo em vista que vc passará algumas semanas no navio cargueiro e isso tem um custo, como a Sónia explicou e posso confirmar com as informações que obtive em vários outros blogs.

 

A grande vantagem no caso para motos, é que dependendo do Porto que você fizer o desembarque não haverá nenhuma taxa para o desembaraço aduaneiro, o que não acontece com o envio via avião.

 

Mas, moto é mais fácil, pois ê pequena e vai em aviões.... para carros, imagino que seja muito mais fácil enviar por navio, já vi algumas fotos, inclusive no ótimo livro do Paulo Rollo e seu Santana na África, mas muito lá atrás, não sei nem se hoje seja possível.

 

O link do blog que postei acima, tem várias informações úteis que podem te ajudar no seu planejamento.

 

Uma outra sugestão que o pessoal do fórum HorizonsUnlimited indica é conversar com um casal de Buenos Aires que lida com isso para quem envia motos, não custará nada para eles te passar a informação para carros, já que muitos europeus acabam vindo com seus carros para cá é uma hora acabam voltando.

 

O nome deles é Javier e a Sandra e o site deles é esse http://www.dakarmotos.com

 

Mas, eles são indicados para motos, mas como são sempre prestativos provavelmente podem te indicar os passos para carros.

 

No mais boa sorte com as informações e vão postando o que conseguirem ir além do que postei.

 

Abraços,

 

P.s.: um cara que tem postado os vídeos sobre uma viagem pelo mundo em carro, é o Jorge Sierra do Canal Naranjito y Yo e ele enviou o 2CV 1979 dele em contaniers sempre que precisava.....

 

Se pesquisarem no YouTube poderão ver esses vídeos, mas ele não postou muitas informações dos custos.....

 

 

agradeço muito as dicas, anotadíssimas, Ir por BsAs é super mão daqui do Foz do Iguaçu, temos ideia de ir de carro mesmo , mas seria para o ano que vem ainda, vou dar uma pesquisada nisso que vc indicou sim! grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Kamilla &o Rafael, boa noite !

 

Só para não ficar sem o link aqui tem mais informações sobre envio da América do Sul para a Europa.

 

Tem de motos, por avião ou por navio

 

O site e em inglês, mas dá para usar o Google tradutor se precisar

 

http://www.horizonsunlimited.com/get-ready/shipping?from=&from_continent=south%20america&to=&to_continent=europe&recommended=All&show_map=1&order_by=0&from_coords_lng=999999&from_coords_lat=999999&from_type=continent&to_coords_lng=999999&to_coords_lat=999999&to_type=continent

 

Espero que ajude também.

 

Além disso aqui tem um blog de um casal que foi com as motos para a Europa e eles contaram à rotina e os preços pagos.

 

 

http://www.smboilerworks.com/five-weeks-on-a-cargo-freighter-across-the-atlantic-ocean/

 

Enfim, espero que as informações ajudem.

 

Abraços e bons planejamentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Em 02/09/2013 em 21:01, sskroski disse:

Bem, vamos por partes. A melhor cia no momento para fazer esta viagem é a HAMBURG SUD e você entra direto no site deles e faz a pesquisa e as perguntas lá mesmo, sem intermediários. São atenciosos e muito legais.

 

Quanto a não ser uma boa opção pelo preço, vamos repetir e ponderar. Uma viagem de avião você chega em 14 horas ao destino...aí vai pagar o hotel, vai comer...etc....por 14 dias. Quanto vai sair isso? Se você é realmente um aventureiro, vai preferir uma viagem de navio cargueiro pois a aventura vale muito a pena e em 14 dias você tem 5 refeições por dia.....e para nos portos e conhece cidades.

 

Não moçada, não tem serviço de quarto. Como eles costumam dizer, não é um Cruzeiro, é um navio de carga. Você é um passageiro em um cargueiro mas tem tudo o que os tripulantes tem e faz os horário deles. Café da manhã às 7hs, café às 10 hs, almoço ao meio dia, lanche às 15 hs e jantar às 18 hs.

 

Não sei quantos anos vocês têm, mas eu tenho 60 anos hoje e acabei de chegar, de novo. Minha primeira viagem em cargueiro foi em 2010 e eu tinha 57 anos e era a única passageira e a única mulher a bordo. Sempre correu aventura em minhas veias. Coisas novas, diferentes, ousadias. Não me arrependi. Se vocês são jovens e têm este tempo para viajar, não pensem duas vezes. Só a navegação no Deck do comandante com todas as explicações das cartas de viagem, dos mapas, da temperatura do mar, das distâncias, velocidade, nós, etc... vale a pena.

 

Mas se quiserem serviço de quarto e mordomias, não viagem em cargueiros.

 

Sempre aberta a perguntas. Abraço, Sonia

Amei seu relato.... não sei se vc ainda viaja dessa maneira é inspirador, parabéns pela iniciativa é também por compartilhar essa maravilhosa experiência..... é meu sonho ter uma aventura como essa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 minutos atrás, Dayane Lopes disse:

Amei seu relato.... não sei se vc ainda viaja dessa maneira é inspirador, parabéns pela iniciativa é também por compartilhar essa maravilhosa experiência..... é meu sonho ter uma aventura como essa.

 

Olá a todos. Sim, continuo pelos mares da vida. Sempre indo, voltando e conhecendo. Infelizmente essa aventura de cargueiro não é divulgada no Brasil. Coisa de Europeu. Mas vale a pena!!!!! Algumas fotos abixo. Umanvio atracado, o comandante dando ordens na hora da refição e um felipino saindo de um treinamento.... fotos feitas por mim.

Navio Geneva 6 jan 2012 (41).JPG

Viagem Carouge 25 nov 2011 (4).JPG

Viagem Carouge 25 nov 2011 (54).JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 02/06/2017 em 10:00, kamila&rafael disse:

 

 

Ola Sonia, Magnifico ler sobre suas aventuras, vc deveria escrever alguns livros, as pessoas precisam saber disso tudo.

 

vamos as duvidas,

 

1- nesse post acima vc comenta que existe somente uma operador que leva nosso carro junto, vc sabe se ainda continua uma só fazendo este serviço?

 

2- Pelo que entendi, se quero ir para Europa com meu carro, devo embarcar em Bs AS (Arg.) correto? vc saberia dizer se existe alguma exigência a mais do que levar simplesmente os documentos ( em dia obvio e em nosso nome) do veículo?

 

3- Eu acredito que deva existir uma "taxa extra" para levar o carro, saberia dizer se isso seria horrores de caro?

 

agradeço desde já gentilmente , grande abraço.

Olá, só a Grimaldi leva carros. E não param no Brasil, só em Buenos Aires. Não sei a taxa extra, o custo, mas ela existe sim. Já voltei da Antuérpia para Santos pela Grimaldi e na mesma viagem haviam 3 pessoas com carros: 1 casal de franceses com um moto home porque iam fazer um tour pelo sul da América Latina. 1 senhor franco-suiço que estava vindo para a argentina para esquiar e queria se aventurar por ai. E um rapaz que estava de moto para viajar. Todos tranquilos... e algumas vezes desci com o casal de franceses até o moto home para pegar roupas que haviam deixado no carro, isso durante a travessia.

Sei que não é todo mundo que gosta de aventuras deste jeito, mas a aventura é um aprendizado maravilhoso, de trocas, conhecimento e de desapego..... as mordomias são mínimas para quem está acostumado, mas para mim as mordomias são o poder aprender a navegar por mapas, aprender a sobreviver em alto mar, parar de ilha em ilha, conversar com pessoas de todos os lugares do mundo sem o menor embaraço, cantar karaokê com os filipinos e fazer um churrasco na travessia do Equador com pessoas livres de amarras da terra e prontos para o que der e vir. Cresci muito nesses 10 anos de travessia e como só aceitam pessoas até 80 anos, vou continuar até lá.

Não desista, vá que vai gostar! Abaixo pode ver: Em Serra Leoa com uma francesa que estava no navio da Grimaldi, com o Moto Home. Na costa da África, uma gaivota. Chegando a Dakar. Carro africano sendo içado. Eu aprendendo a ver o norte pelo sol. Baleia ao mar. Saindo para visitar a Ilha da Madeira com a roupa da tripulação. Fazendo treinamento na Capsula de emergência. Vista da cabine. Aprendendo a manejar o navio da Hamburg Sud. 

Como pode ver...é tudo maravilhoso.

abraço e à disposição.

Sonia

 

Banjul Gambia.jpg

Alto Mar.JPG

Dakar 05.jpg

Navio Grimaldi - Retorno Europa-Brasil jan 2011 063.jpg

DSC00788.JPG

Fotos Miguel - viagem Costa Serena - abril 2013 (4).JPG

Las Palmas - Geneva - 9 jan 2012 (18).JPG

Navio Geneva 13 jan 2012 (82).JPG

Navio Geneva 15 jan 2012 (116).JPG

Viagem navio Carouge 17 nov 2011 (5).JPG

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 16/06/2016 em 16:31, claudio hortega disse:

Boa tarde a todos, continuo o meu planejamento da viagem da minha mãe que não anda de avião, rumo a Europa e talvez alguém saberia responder o que acontece em caso de emergência médica em alto mar, há médicos a bordo e em casos mais graves haveria remoção por helicópteros, vi isso acontecer em uma viagem de navio de turismo mas em cargueiro o seguro também faria?

 

Acho que a troca de informações é a alma dos mochileiros, por isso peço a ajuda de vocês. Não que queira tudo mastigado mas sim alguns detalhes que, de quem já realizou, mais que facilitam, garantem segurança a viagem, principalmente dos inexperientes como eu.

 

Neste processo de compra de passagens em cargueiros, fico um pouco aflito quanto a operação. E tudo muito virtual e em outra língua, informações sobre onde embarcar exatamente e quem procurar no dia ficam em aberto. O próprio escritório da Hamburg Sud aqui do Rio de Janeiro, quando liguei, disseram para mim que não faziam este tipo de venda de passagens. Sinto que é mais comum lá fora, tenho medo de comprar as passagens e no dia nem me deixarem entrar no cais do porto aqui do Rio por desconhecerem essa maneira de viajar.

 

Um relato do processo no dia de embarque de quem já viajou seria muito útil, tipo:

 

Comprei as passagens via internet, chegaram em casa ou tive que pegar em algum representante?

 

Existe alguém para contactar aqui no Brasil, em português, depois de comprar as passagens em caso de dúvidas?

 

Como é o embarque exatamente, foi fácil de localizar o navio, no cais do porto (funcionários desinformados) criaram algum problema? ( Pois não é uma coisa comum no dia a dia do Brasil pessoas viajando em navios mercantis)

 

Obrigado a todos e especialmente a Sonia pela paciência ... ::otemo::

Você não tem nenhuma ajuda médica em alto mar. é necessário viajar com seguro viagem e apresentar um documento assinado e em inglês pelo seu médico, dizendo que você está em ótima saúde. Só tem primeiros socorros. Não sei a idade de sua mãe, mas não recomendo a idosos. Alguns navios têm elevador, outros não.  Aqui no Brasil não sabem mesmo nada sobre a embarcação de passageiros em cargueiros, somente lá fora, na Alemanha ou Inglaterra.

Boa sorte! 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 30/05/2017 em 09:12, BernardoMambembe disse:

Oi Sonia,

 

Estou em busca de um cargueira para ir de Londres ao Brasil. Encontrei seus posts contando dos peixes fritos no deck com os filipinos e gostaria de saber se voce tem mais alguma historia pra contar de 2014 pra cá. Obrigado por compartilhar e espero que eu tenha sorte em encontrar um navio.

 

abraços,

 

Bernardo

Sim, Bernardo, muitas histórias...

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...