Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 97
- Visualizações 44.2k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Principe185 9 posts
-
Morotin 7 posts
-
peter tofte 6 posts
-
guilhermecaraujo 6 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Concordo com boa parte do texto exceto pela camiseta de algodão....tem q ser algo sintético ou uma segunda pele ja (mesmo q seja simples) Com relação a Outdry Extreme acredito q irá superar o gtx
-
Li uma vez que o corpo humano foi projetado e estava muito mais equipado fisiologicamente para o calor do que para o frio. Possivelmente pela origem africana da raça humana. Assim temos o suor que é u
-
Concordo com o colega acima, ao dizer que as Blusas e Calças Térmicas Thermoskin da Curtlo são maravilhosas. A loja 91 Meias e Acessórios Roupas para Frio vende roupas térmicas da Curtlo. Fica na
Li uma vez que o corpo humano foi projetado e estava muito mais equipado fisiologicamente para o calor do que para o frio. Possivelmente pela origem africana da raça humana. Assim temos o suor que é um eficientíssimo meio de dissipar o calor.
Para o frio precisamos inventar as roupas. Quanto mais frio mais roupas e maior o peso. Mais recentemente as roupas tecnicas diminuiram muito a relação peso/eficiência, o que é especialmente importante para trekking e montanhismo. Outra questão é o volume. Roupas para frio normalmente são volumosas jogando as mochilas para a faixa de 70 - 80 litros para cima.
Este tópico é para trocarmos idéias sobre este assunto. Cada um pode dar seu testemunho sobre roupas técnicas de frio ou a combinação delas (3 peles).
Vou começar a falar de algo que gosto bastante e que custo/peso/benefício sempre achei muito vantajoso:
BALACLAVAS
É aquela coisa que alpinista, explorador polar, terrorista e bandido adora: uma máscara normalmente negra que só deixa os olhos de fora. Daí uma ressalva: não dá muito para usar numa cidade mesmo que esteja bem frio, a não ser que queira a polícia atrás de você!
O que mais gosto na balaclava é sua extrema versatilidade: podemos usar como a máscara protegendo toda a cabeça ou apenas para proteger o pescoço, no lugar de um cachecol, ou ainda como um gorro (tudo bem que furado).
A cabeça é onde mais geramos calor e o perdemos. Daí aquele antigo ditado que diz: se está sentindo frio nos pés use um chapéu.
Para cada uso uma espessura de tecido e tipo de material. Para frio abaixo de zero um de Polartec bem grosso. Gosto muito daquelas de Polartec Powerstretch porque são confortáveis e flexíveis.
Sempre compre uma que não fique apertando muito sua cabeça ou seu pescoço impedindo o movimento dele. Deve ser num tamanho bem ajustado mas sem folga .
Outra coisa que a experiência me mostrou ser muito útil são dois furinhos na altura do nariz para fazer que o ar expirado saia por estes orifícios. Especialmente para quem usa óculos (como eu) é um achado. O vapor no ar quente da expiração sai por cima e embaça o óculos que estão com as lentes frias. Os orifícios evitam ou diminuem este problema. Na hora de dormir com a balaclava tb faz a diferença. O ar quente da expiração rapidamente começa a incomodar.
A balaclava no trekking sempre me foi especialmente útil a noite, nos Andes, quando a temperatura baixa bem. Na hora do sono pode ser um auxílio precioso se a temperatura ficar abaixo daquela de conforto do seu saco de dormir. Sua noite vai continuar desconfortável, mas vai ser bem melhor que sem a balaclava.
Durante o dia pode ser utilizada baixada, apenas para proteger o pescoço. Se o frio e o vento apertar bem então passamos a usar como máscara. Se perder o boné ou chapéu, faça dele um gorro.
Aqui no Brasil tranquilamente pode ser usada numa noite fria de inverno nas montanhas, PP, peterê, Serra Fina...