Ir para conteúdo

Salto Angel, por Ciudad Bolivar


Posts Recomendados

  • Membros

Acho que está mais que na hora de algum mochileiro postar dicas atualizadas sobre a maior queda dágua do planeta (em altura).

 

20100109164957.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Tem alguma informação, pouca e desatualizada, no seguinte tópico, mas q vale a pena ser visto:

salto-angel-queda-d-agua-perguntas-e-respostas-t15700.html

 

Fui para lá no final de novembro de 2009, basicamente com as dicas de:

roteiro-venezuela-e-colombia-agosto-2009-t36415.html

 

e com as dicas do livro Guia do Viajante Independente – América do Sul.

 

Estive na Venezuela em nov/09, quando o câmbio tava 5 x 1 e, pelo preço que comprei os dólares, o preço em reais era obtido multiplicando por 0,37 os valores em BsF.

 

- dormi uma noite perto do aeroporto de Caracas (postei minhas dicas em hoteis-em-caracas-e-nos-arredores-do-aeroporto-t39335.html)

- uns 6 dias em Los Roques (postei minhas dicas em los-roques-perguntas-e-respostas-t23015-345.html)

- mais os dias necessários pra fazer o pacote de 3 dias para Salto Angel

- minhas dicas sobre o free shop em Caracas tão nesse tópico: free-shop-em-caracas-t39597.html

- minhas dicas sobre o Teleférico de Caracas postei no tópico teleferico-de-caracas-t39981.html

- Minhas dicas sobre o câmbio, postei no tópico: cambio-negro-perguntas-e-respostas-t27087-60.html

- Saliento q na comunidade do Orkut (Los Roques) tem muitas outras dicas boas e atualizadas.

 

PACOTES

 

Comprovei que os melhores preços dos pacotes se conseguem na rodoviária e/ou aeroporto de Puerto Ordaz ou Ciudad Bolivar.

 

Uma coisa importante, e eu não sabia, é que no parque de Canaima tem várias empresas que fazem o passeio. Mais de 10!!! E umas 8 tem acampamento perto da base do Salto Angel, que é algo imprescindível pra fazer o passeio. Fui pela Tiuna Tours (uma das 3 mais tradicionais de lá; aparecem nos mapas). As outras são Bernal Tours (acho que é a melhor) – http://www.bernaltours.com - sapitotours@terra.com.ve - bernaltours@terra.com.ve ; e Canaima Tours.

 

Assim, na hora de pesquisar preços dos pacotes, procure saber em qual acampamento ficarás.

 

O pacote eu ia fazer com a ADRENALINE http://www.adrenalinexpeditions.com/ (troquei vários mails com eles, sempre muito atenciosos e enviando mails com explicações beeeem detalhadas. Muito bom mesmo. Te orientam como chegar lá – ônibus ou avião. Mary e Luis. luisguillermo@adrenalinexpeditions.com ; cdcs8x32aba@cantv.net ). Mas por uma falha na comunicação (mais por minha culpa), não ficou bem claro o dia e hora que eu ia chegar lá. Ao chegar em Ciudad Bolívar, de noite, fui interpelado por um carequinha que me senti confiança, e como não tinha muita escolha, fechei pacote com ele (eu tava mais preocupado em achar onde dormir lá e ele seria minha única fonte de informações, pq eu não sabia de nada e já eram 21:30. Ele trabalha para a TURI EXPRESS (nome dele é Pascual – 0416 0935262 ). Me propos 1.800 BsF (pela Adrenaline era 1700), mas ao me propor cambio 6 x 1 no pacote, ficou até mais vantajoso! No dia seguinte, conheci o pessoal da Adrenaline (trabalham em parceria na mesma sala). Confirmei toda a gentileza e presteza demonstrada nos mails e, mesmo sem ganhar um tostão meu, o Luis me deu carona na volta do meu pacote até o centro, me levou a 1 hotel indicado por ele (mas tava lotado), me levou noutra pousada (me deixou na frente, não quis entrar – então não ganha comissão, e, de jeito nenhum, aceitou uma gorjeta que eu queria dar para ele!!!!). Ah, antes disso me levou na sede da sua empresa no centro e me ofereceu um delicioso suco típico q comprou no boteco ao lado. Em suma, embora tenha sido muito bem atendido pela TURI EXPRESS, indico fechar pacote com a ADRENALINE (indicação que eu já tinha pego aqui no Mochileiros).

 

O pacote padrão é de 3 dias/2 noites. E é o suficiente.

::putz:: È furada ficar mais 1 dia lá (alguns oferecem de graça), pq não tem o que fazer.

 

Programação básica:

 

1º dia:

pela manhã partem os vôos saindo de Ciudad Bolívar rumo à Canaima. Acho q dura 1 hora o vôo.

 

 

 

 

20100109161503.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Acho que o avião tinha só 6 lugares, contando o piloto!!! Aliás, na viagem, o piloto simpático e atencioso (até demais), ficava gritando pra mim e apontando alguns pontos e mostrando num mapa. A cada ponto desses, ao apontar pra mim, ele inclinava bruscamente o avião duma forma q acho que muita gente iria se borrar!! :D ehheehe

 

20100106101017.JPG

Clique na imagem para ampliá-la. Ao redor daquelas cachoeiras fica o Parque Canaima, onde se dorme na primeira noite.

 

20100109165115.JPG

Foto do mesmo parque, mas tirada do solo do parque

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Tem que pagar mais uma taxa de 30 BsF para entrar no Parque de Canaima, que acho q nunca está incluso no preço do pacote.

 

::putz:: Após a chegada em Canaima, não se faz nada até o almoço!!! Só se espera todos chegarem no parque. Um tédio!

Talvez seja o momento mais apropriado para visitar a comunidade indígina ali perto. Peça para seu guia lhe levar logo para acampamento, para você poder largar suas coisas e colocar roupas mais confortáveis, se quiser.

 

Almoço no acampamento da Tiuna Tours, no parque. Sesta.

::putz:: Somente às 15:00 iniciaram as atividades!!

Foi uma breve caminhada, um passeio de barco até as cascatas do parque.

 

 

20100108001513.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

20100107235019.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

20100107234543.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

20100107234302.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

 

Depois, outra breve caminhada para visitar as quedas de Sapo e Sapito.

 

 

20100108002645.JPG

Essa é a paisagem típica da Gran Sabana, com seus imponentes Tepuys (esses morros com planos verticais)

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Quando fui, elas estavam praticamente secas. :cry::cry:

Ouvi comentários que elas são impressionantes, em épocas de grande volume dágua!

 

20100107235552.JPG

Esse é a cascata do Sapo (ou Sapito), mas tava quase seca, como se pode perceber.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

20100107235750.JPG

Esse é a outra cascata do Sapito (ou Sapo), mas também tava quase seca, como se pode perceber.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

A gente fica só uns 10 minutos tomando banho na útlima cascata, porque já tem q retornar, pois saímos muito tarde do acampamento, na minha opinião!! ::vapapu::

 

De noite, outra coisa que poderia não ter me agradado, foi que me separaram do grupo principal (que dormiu no acampamento) e me levaram pruma pousada ali perto. Não me importei porque não consegui me integrar ao grupo (não falo inglês), senão, com certeza iria ficar brabo de ser separado da turma principal, que ficou até a madruga bebendo e fazendo sei lá o quê!!

 

2º dia

 

Pela manhã, uma breve caminhada até chegar em cima das cascatas do parque, donde embarcamos em uma canoa com motor. Andamos um pouco de barco, descemos pra ir por terra (pagamos acho q 5 ou 10 BsF cada um, a mais, pra um trator nos rebocar até lá. Foi bem pago, pois ganhamos mais tempo para ficar no Salto Angel no final do dia). Depois, mais canoa... no total, acho q deu umas 5 horas (só paramos pra almoçar no meio do caminho).

 

Não bati na ida com medo de molhar a câmera (guardei ela junto com a bagagem, que vai protegida). Foi um erro!! ::putz:: Bati só na volta. É melhor levar a máquina na canoa, mesmo com algum risco de molhá-la (leve um saquinho para protegê-la, porque tem horas que não tem como não se molhar na canoa - é tipo um raffiting leve)

 

A subida de barco é tri!! Tem vários desníveis (quedas dágua) que eu jurava que a canoa não iria subir!!! Achei que o motor ia bater nas pedras. Passou!!! :lol:

 

Chegamos no acampamento perto do Angel, e de lá uma caminhada bacana (em torno de 1 hora) por uma trilha pelo meio das árvores, raízes, etc...

 

 

20100107225932.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

::otemo:: Então, chega-se nesse mirante, espetacular!!!!! A foto não representa o que é o troço: gigantesco, imponente demais!!!

 

20100108001055.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

Mais uma breve caminhada e chegamos na base na Angel

 

20100109161715.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

20100107223224.JPG

Essa é a vista da parte BAIXA da queda. Fiquei imaginando como seria a vista da parte ALTA da queda, no topo do Tepuy!! (mais de 1.000 m acima)

Certamente uma loucura!!

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

20100109162805.JPG

Claro, não poderia faltar meu clássico banho em cachoeiras!! :D

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Ficamos uma meia hora por lá, e retornamos, antes q escurecesse. Jantamos uns pollos assados em fogo de chão e fomos dormir, uns nas redes, outros nas barracas.

 

 

20100107222504.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

 

Nesse momento, uma lanterna é importante. Bom também cuidar do cobertor que vão lhe dar. Descuidei do meu (deixei sobre a barraca), e algum(a) safado(a) pegou! ::vapapu::::vapapu:: Achei q não ia fazer falta e não reclamei com o guia (até pq já era tarde, e a maioria tava dormindo). Puta merda, passei um frio do caralho na madrugada!!! J

 

Esse é o dia que faz valer toda a viagem :D:D

 

3º dia

 

Pela manhã, um café, e o retorno.

 

20100109163149.JPG

Foto na saída do acampamento do Salto Angel rumo ao acampamento de Canaima

 

É mais rápido, pois é a favor da correnteza. Aproveitei para bater as fotos que não bati na subida! :):)

 

 

20100109163802.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

 

20100109163909.JPG

clique na imagem para ampliá-la.

 

20100109164841.JPG

Uma paradinha para descansar um pouco e tomar um banho

 

20100109163943.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

 

20100109164021.JPG

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Chegamos perto das 11:30. Alguns almoçaram e logo partiram. Utilizei o tempo que deduzi teria até o almoço para visitar a comunidade indígena. Valeu a pena!! ::cool:::'> Almocei, e perto das 14:30 estava pronto esperando meu avião de volta a Ciudad Bolívar, onde passei o final da tarde e noite.

 

 

COMO CHEGAR

 

Salto Angel fica a umas 5 horas de canoa motorizada saindo do Parque de Canaima.

Para chegar em Canaima, normalmente é voando em teco-tecos duns 7 lugares, partindo de Ciudad Bolívar ou Puerto Ordaz.

 

:!: Mas, em conversa com um carinha que trabalha lá na pista de pouso de Canaima, ele me disse que há voos da aerotuy partindo de Isla Margarita e, na alta temporada, de Los Roques. Acho que valerá muuuuito a pena esses voos, mesmo se forem bem mais caros, pq se economiza muito tempo (e hotel ou hotéis) comparativamente com o trajeto Los Roques/Caracas; Caracas/Ciudad Bolivar; Ciudad Bolivar/Canaima.

 

É possível pegar ônibus Caracas/Ciudad Bolivar, mas acrescentando o táxi do aeroporto de Caracas até a Rodoviária, para mim ia dar quase no mesmo q o aéreo, assim, optei por ir voando. Além do mais, todos dizem (e não entendem o porquê), o ar condicionado no ônibus é absurdamente ligado no frio, fato que pode transformar a viagem num pesadelo. Achei melhor ir de avião, mais confortável, e com possibilidade de aproveitar uma noite na cidade.

 

Só há uma empresa aérea que faz Caracas-Ciudad Bolivar, e é a Rutaca, q tem um site bem fácil de entender, com horários e preços (http://www.rutaca.com.ve/) . Paguei 272,50 BsF na ida e 290 na volta, mais 12 BsF de taxa. Os aviões são bons e até um bom vinho chileno é servido (Frontera, da Concha e Toro). Demorou acho q umas 2 horas o voo (fez escala em outra cidade).

 

 

CÂMBIO em CIUDAD BOLIVAR

 

Há uma casa de cambio num hotel bem em frente ao aeroporto. Abre às 9:00 da manhã. Não consegui ir lá, troquei com o Pascual (do pacote pra Canaima). Consegui melhor cotação do que obtido no aeroporto de Caracas e em Los Roques. Tem uns cambistas no centro da cidade, mas me pareceram perigosos!! :!: Um deles me ofereceu cotação 7 x 1! Mas disse que teria que só trocava valores altos (em torno de 200 dólares no mínimo). Não quis trocar 20 dólares meus. Ficou claro que era golpe!! Se eu mostrasse minhas notas de 100 dólares pra ele, estaria perdido!! Com certeza ia me aplicar algum dos golpes que sabemos que alguns esses cambistas de rua fazem!

 

:!:DICAS GERAIS

 

- Treine seu inglês, porque o que menos se fala lá é espanhol e português, porque quase todos os turistas são europeus ou norte americanos!!

- Reserve um tempo para passear tranqüilamente entre a comunidade indígena que tem lá. (fiz isso no retorno de Salto Angel, antes do último almoço do pacote). Vale à pena. Na hora que fui, ao passar pelo colégio deles, ouvi um ensaio de uma apresentação que os(as) indiozinhos(as) iriam fazer no Natal. Muuuito tri!! Vi a performance duma indiazinha cantando e dançando e, por fim, um coral com todas as crianças cantando Noite Feliz numa língua que deduzo ser a nativa deles!!! Show de bola!!! J

- Se não curtir a comida do acampamento, tem um mercadinho ali por perto que vende de tudo.

- Leve bebida alcólica paras as noites. Elas serão muito mais divertidas e haverá maior integração com o grupo!!! :wink::wink:

 

HOSPEDAGEM E QUE FAZER EM CIUDAD BOLIVAR

 

Em frente ao aeroporto tem o melhor hotel da cidade, com piscina, sala de ginástica, etc.

Diagonal ao aeroporto, quase em frente, à direita de quem sai, tem outro hotel (q eu fiquei, por indicação do carinha que me vendeu o pacote Canaima, por ser mais barato e razoável). Paguei 150 BsF pela noite na chegada. O quarto cheirava a mofo. O hotel é dos antigos, mas tem ar condicionado e banho quente (central). Tudo é bom no hotel, só que velho. Não quis comer no hotel e me aventurei numa grande lanchonete que tinha a uns metros dali, bem visível. Entre o hotel e a lanchonete tem um pequeno cassino. Legalzinho... fiquei um tempo ali após jantar. Não paga nada para entrar, mas não me arrisquei nos jogos (tinha aquelas máquinas caça níquel, roletas, pôquer, corrida de cavalos, etc.). Até tentei entender a lógica das apostas do pôquer deles (sei jogar pôquer), mas não consegui compreender a sistemática e não quis me arriscar. Pena que não tinha blackJack (aquele jogo dos 21), pq é mais fácil e difícil de te enrolarem (já joguei num cassino em Lima e foi beeem divertido).

 

Mas a melhor hospedagem, disparada, não é essa. Foi a que o Luis da Adrenaline me conseguiu na volta de Canaima. Foi na POSADA DON CARLOS. ::cool:::'> Fica bem no centro, 1 quadra da praça principal (Bolívar) e umas 3 quadras do rio. 15 BsF de táxi do aeroporto. É um casarão antigo super bem conservado, muito bonito, com portas e janelas enormes de madeira de lei, mobiliário antigo, cachorros (cuidado, de noite eles podem ser perigosos, pois ficam soltos! :lol: ), gato, uma cara de casa familiar!!!

 

 

20100109164108.JPG

Foto interna pousada. Clique na imagem para ampliá-la.

 

Tem crianças brincando (filha do dono e suas amigas). Funciona tipo um albergue com quartos coletivos, mas tem quartos individuais também. O quarto com ar condicionado custa 150 Bsf para uma pessoa ou 210 BsF para 4 pessoas; por 40 BsF pode dormir numa varanda no segundo piso, em rede ou cama, num lugar meio aberto, coletivo, mas bem agradável (vento batendo... olhando a lua...). única ressalva é que não tem armários com chave para pôr a bagagem. Dormi abraçado nela! Ahahuahh. Tem internet rapidíssima de graça; te emprestam a máquina de lavar roupa por 10 BsF por quilo. Por mais 40 BsF tem um jantar gostosíssimo e por 15 BsF um café da manhã no mesmo nível.

Endereço: Calle Boyaca nº 26 (esquina com Amor Próprio). De dia, fica aos cuidados do educadíssimo Paul (abaspaul56@hotmail.com), 0058 0 285 6326017, que me disse que faz reservas por mail. Ah, funciona 24 horas!!! Todos os funcionários, sem exceção, são muito simpáticos.

 

O meu Guia do Viajante Independente foi útil lá, pelo mapa e pelas dicas gerais.

A cidade é pequena e tem algumas festas para se fazer até durante a semana (no shopping), mas eu acabei não indo.

Notei que é muuuuito vantajoso comprar aquelas botinhas para treeking, são dezenas de opções de marcas e modelos, aparentemente de boa qualidade (algumas marcas bem conhecidas). Também achei umas camisetas bem bacanas e camisas gola pólo estilosas, ao preço de 75 BsF no shopping.

 

Foi útil esse relato a você? Eu ficaria contente em saber. Para isso, clique na mãozinha verde (com o polegar para cima), logo abaixo da minha foto/nick, e faça um comentário positivo, registrando que foi útil para você o meu post. ::otemo::

 

Qualquer dúvida, não hesite em me perguntar!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E ae Leandro,

 

Foi boa a viagem lá pra Venezuela???

 

fico feliz de ter ajudado com o relato. Eu respondi algumas outras dúvidas que você havia postado, mas acho que já era tarde demais, pois estava em outra viagem:

 

roteiro-venezuela-e-colombia-agosto-2009-t36415.html

 

Em agosto, quando fui à Canaima, o passeio ao Salto Sapo foi quase tão legal quanto Salto Angel. A quantidade de água era assustadora e dava pra passar atrás do salto segurando por uma corda.

 

Segue as fotos, como complemento do seu relato.

 

Abraço!!!!

 

 

 

20100107094929.jpg

 

 

20100107095126.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Daee Thiago,

 

de grande valia foram tuas informações!!

Sem elas talvez eu não fosse conhecer o Angel!

 

A viagem foi ótima!!!

 

Viste as fotos que postei do Sapo/Sapito??? Deves te impressionar como tinha pouca água.

Sobre tuas fotos, a primeira não é do Sapo/Sapito, não é? É daquela cascata que se avista do parque. Eu acho que Sapo e Sapito são as cascatas que a gente visita depois daquela caminhadinha duns 20 minutos, não são?!

 

Abraço, Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Leandro,

 

como foi para comprar a passagem de Caracas para Ciudad Bolivar? Comprou na hora? Foi Tranquilo?

 

 

Valeu! Igor

 

Oi Igor,

 

Fiz exatamente esse roteiro na Venezuela. É tranquilo comprar a passagem na hora, na rodoviária. Existem umas 3 empresas diferentes que fazer o trajeto e todos os ônibus saem a noite. Leve bastante agasalho porque esse ônibus é congelante.

 

 

Estou querendo fazer Los Roques + Salto Angel. Alguma dica de a qual ir primeiro?

 

Valeu! Igor

 

Acho q tanto faz ir em um ou outro primeiro, mas se tivesse que escolher ia em los roques primeiro, já que é bom reservar a passagem do Brasil. Assim você faz um planejamento parecido com o que fiz. Veja o relato:

 

roteiro-venezuela-e-colombia-agosto-2009-t36415.html

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Leandro,

 

como foi para comprar a passagem de Caracas para Ciudad Bolivar? Comprou na hora? Foi Tranquilo?

Estou querendo fazer Los Roques + Salto Angel. Alguma dica de a qual ir primeiro?

 

Valeu! Igor

 

Oi Igor,

 

foi bem tranquila. Comprei na hora (embora, tinha resevado com o Miguel - mas ele não estava no dia e hora combinada). Foi aérea - Rutacas.

 

Qto à ordem, acho que é melhor fazer o Salto primeiro.

Razões:

1) Chegaria em Ciudad Bolivar já sabendo a cotação do dolar no aeroporto de Caracas. Provavelmente conseguiria trocar os dolares em Ciudad Bolivar em melhor cotação, pra gastar em Los Roques.

2) Em Salto Angel, terás certo desconforto (instalações, acampamento, etc...). Acho melhor primeiro passar dificuldade, pra depois o conforto.

3) Achei Los Roques bem melhor que Salto Angel, assim fecharia a viagem com a parte mais prazerosa.

4) Talvez deixar Los Roques para depois facilitará pra obter melhor tarifas, do que comprar na hora. Já pra Ciudad Bolivar acho que isso não influenciará muito.

 

É o que me vem no momento.

 

Abraço, Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Eu fui no Salto Angel em junho/2010, comprei o pacote de 3 dias/2 noites na agência Turi Express, no aeroporto de Ciudad Bolivar. Foi um lixo. A Turi me botou numa furada porque a operadora do passeio era a Wey Tepuy, a mais amadora de Canaima. Entre vários problemas, nenhum se compara ao fato de eu só ter ficado no SDalto Angel por 20 minutos! E mesmo assim só num mirante a centenas de metros. O grupo saiu de Canaima 11 da manhã, chegando no Salto Angel 16:50 e ficando até 17:10, e na ida pro acampamento, devido ao horário, rlou até uma caminhada noturna forçada na mata onde algumas pessoas se perderam (foram encontradas pelo guia logo depois). Bom, minha dica é: Não compre seu pacote na Turi Express, porque pode ser que eles te vendam o da Wey Tepuy. Além disso, os tais 3 dias na verdade foram dois, porque o terceiro foi só acordar e ir pro aeroporto, onde fiquei de 11 às 13h esperando o vôo sair. Outro "detalhe": a programação era ir pro Salto Angel no segundo dia, mas assim que chegamos em Canaima o cara da Wey Tepuy falou que a programação tinha mudado e que iríamos naquele instante pro Salto Angel, aí acabou ferrando tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...