Ir para conteúdo

São José dos Ausentes


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá galera !

 

Queria algumas dicas de quem conhece São José dos Ausentes, opções de lazer... vou para Cambará e vi na internet que São José fica a apenas 50 km de lá e tem umas cachoeiras lindas... vale a pena sair de Cambará para dar uma olhada em São José dos Ausentes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Fernanda, eu não conheço Ausentes ainda!

passe em http://www.ausentesonline.com.br e tenha boas dicas. Cachoeirão dos Rodrigues, Pico e canion do Monte Negro, etc. , são locais bem comentados. Mas deve haver muito mais. Sobre a distância, "apenas" 50km, devo esclarecer que é de chão, e quem conhece as estradas da região pode dizer: vc não fará em menos de duas horas. ::ahhhh:: Ok, se vc tem um Land Rover e quiser andar rápido, tudo bem. Mas eu não tenho jipe, daí me arrasto (mas vou! ::bruuu:: )

Se for à Cambará num final de semana de lua cheia, ligue pra Casa do Morro (www.pousadaacasadomorro.com.br), em Jaquirana, e faça a cavalgada noturna. É pertinho de Cambará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Cacius, mais uma vez obrigado pela atenção! ::otemo::

Realmente 50 km de terra são mais "distantes" que 50 km de asfalto rsrs, não sabia que a estrada era de terra e como pretendo ir de ônibus, acho que realmente vai demorar um pouquinho...mas me sinto tentada a ir mesmo assim. :roll:

 

Com certeza o cânion Monte Negro, cachoeira do perau branco e a trilha das cachoeiras vou me esforçar pra conhecer.

 

As diárias mais baratas por lá são de 80,00 por pessoa, pelo que pesquisei, mas incluem 3 refeições ( café da manhã, almoço e janta) e nenhuma aceita cartão de crédito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Com certeza ! Espero voltar inteirinha dos passeios pra poder contar a história !

 

Hj postei um relato da minha última viagem pra Floripa, mas sou novata aqui e ainda estou apanhando um pouquinho do site hehe.

Dividi meu relato em 5 tópicos pq não conseguia mais digitar... depois aprendi como se faz... :oops:

 

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas !! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fernanda,

 

Se for para Ausentes (acho que vale muito à pena), uma ótima sugestão é a fazenda MORRO DA CRUZINHA (http://www.ausentesonline.com.br/?secao=ondeficar&id=8).

Se localiza no extremo leste do RS, a 42 km de Ausentes por uma estrada razoável (muito melhor da estrada entre cambará e ausentes).

Fica próximo ao cannyon do monte negro e a diária inclui café, almoço, janta, pernoite e passeio a cavalo pelas bordas do cannyon.

localização: http://maps.google.com/maps?ll=-28.59589,-49.764366&z=15&t=h&hl=pt-BR

 

20100309000349.jpg

 

boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá galera !

 

Queria algumas dicas de quem conhece São José dos Ausentes, opções de lazer... vou para Cambará e vi na internet que São José fica a apenas 50 km de lá e tem umas cachoeiras lindas... vale a pena sair de Cambará para dar uma olhada em São José dos Ausentes ?

 

Oi Fernanda !

 

Olha, apesar de Cambara e Ausentes estarem relativamente próximos, diria que são destinos "diferentes" ou pelo menos para serem curtidos em viagens diferentes, a não ser que vc. tenha bastante tempo para ficar na região e estiver de carro.

 

A noticia ruim é que definitivamente Ausentes não é um destino indicado para se fazer de ônibus e mochilão.......Acho que saindo de Cambara tem somente um horário de onibus pela manhã que vai a Ausentes e retorna a tarde. Mas o onibus te leva até a "cidade" de Ausentes que é beeeeeeeeem pequena e não tem atrativo nenhum.

 

As coisas legais, fazendas, pousadas, atrações estão TODAS bem distante, pelo menos 30km da vila de Ausentes e não existem onibus para estas localidades. Acho que na base do onibus e carona vai acabar perdendo muuuuuuuuuito tempo nos deslocamentos. O ideal mesmo é vc ter uma condução própria.

 

Quanto ao que ver e o que fazer lá em Ausentes, te diria assim:

 

Te hospeda numa fazenda por pelo menos uns tres dias, para ter tempo de conhecer legal a região, caminhar bastante e poder "entrar no clima" do lugar.

Te indicaria as pousadas POTREIRINHOS ou CACHOEIRÃO DOS RODRIGUES, ambas ficam bem proximas e a uns 35km da cidade de Ausentes (que está a 50km de Cambara...........). São pousadas bem simples, no esquema "casa de fazenda" ou seja tú te hospeda na própria casa da fazenda, faz as refeições junto com o pessoal, e conversa muito com o pessoal que é muito acolhedor e simpatico.

 

Lá tú não podes deixar de conhecer o Cachoeirão dos Rodrigues, na pousada / fazenda de mesmo nome, e na Potreirinhos conhecer o Desnivel dos Rios e fazer a caminhada até o topo do morro Maracajá, ao lado da Pousada, para ter um visual maravilhoso da região. Se for época (maio em diante) de pesca da truta, estas pousadas tendem a ficar meio "cheias" de pescadores que vem de todo BR para a pesca da Truta Arco-Iris no rio Silveira que passa pertinho das duas pousadas.

 

Outra opção de hospedagem é nas Pousadas Montenegro (a mais "luxuosa" e bem estruturada da região) ou Fazenda Aparados da Serra. As duas ficam tbem bem proximas uma da outra, e relativamente distante da Potreirinhos / Rodrigues.

Aqui o legal é que vc. estará pertinho do Canion Montenegro, a estrada de acesso passa pelas duas pousadas e delas vc. pode ir ao canion até num passeio a cavalo ou mesmo no caso da Aparados, numa caminhada mais longa a pé mesmo.

 

Visitar o Montenegro é obrigatorio em Ausentes, assim como o cachoeirão dos Rodrigues e o Desnivel dos Rios, assim, independente de onde vc. escolher ficar, reserve um dia inteiro para ir visitar a outra atração que necessariamente ficará longe, coisa de 1 hora de carro, da tua pousada / fazenda.

 

Fora isso, aproveite o visual o tempo inteiro, as paisagens na estrada são lindas, o tempo todo vc. vai ter um cenário digno de cartão postal.

 

Ah, a dica já foi dada mas vou reforçar: o site www.ausentesonline.com.br tem dicas excelentes sobre o que ver e onde ficar na região !

 

Qquer duvida ou comentario manda aí, e depois conta prá gente como foi tua viagem ok !

 

Abraços,

Arlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá

Alguém sabe se em Ausentes tem alguma opção de hospedagem que não seja em hotel /pousada de fazenda?

Algo como um hotel ou pensão na cidade, sem refeições e tal, ou um camping perto da cidade?

No meu esquema de viagem , vamos de carro e ficamos o dia todo fora, não compensa ficar numa fazenda com tudo incluído...

nos sites só tem indicação de hotel fazenda, mas acho que toda cidade deve ter algum hotel simples para viajantes independentes..rsrsr

Se alguém souber eu agradeço!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Adriano!

 

Em S. J. dos Ausentes há apenas um hotel. As principais formas de hospedagem, no entanto, são as pousadas rurais espalhadas pela região e uma pousada no "centro". Há dois campings, ambos em fazendas, com preços geralmente bons (na diária não são incluídas as refeições) mas longe da "cidade", que aliás não tem nenhum atrativo digno de nota. No inverno não recomendo o camping porque a cidade é a mais fria do RS (é necessário levar roupas para o frio mesmo no verão). As fazendas com área de camping citadas são:

 

Pousada Fazenda das Araucárias

Cerca de 33 km do centro da cidade e próximo aos seguintes atrativos: Cachoeirão dos Rodrigues e Desnível dos Rios (Rio Silveira e Rio Divisa).

Telefone: (54) 9977-1871

Localização: Estrada do Lajeadinho, Distrito de Silveira

 

Pousada Fazenda Aparados da Serra

A cerca de 42 km do centro da cidade e próxima dos seguintes atrativos: Cânion e Pico do Monte Negro e Cachoeira do Perau Branco.

Telefone: (54) 3504-5478 / 9614-0952

Localização: Estrada do Monte Negro

 

OBS.: Ambas possuem infraestrutura com banheiros e energia elétrica.

 

Pousada Fazenda Rodeio Velho

A cerca de 12 Km do centro.

Telefone: (54) 9971-4782

Localização: Estrada Geral de Bom Jardim

 

OBS.: Esta eu não conheço, portanto não sei como é a estrutura.

 

As únicas hospedagens que conheço na cidade são a Pousada Vó Mariquinha (Avenida Ismênia Batista Ribeiro Velho, 508 - Telefone (54) 3234-1072 / 9981-9700), que oferece opção de café da manhá, meia pensão ou pensão completa e o Hotel Cesa (Avenida Ismênia Batista Ribeiro Velho - Anexo ao Posto Petrocesa - Telefones: (54) 3234-1166 / 9996-6190 / 9921-6460).

 

Os atrativos da região são as paisagens naturais e estão distantes da área urbana. O post do Arlei resume bem os atrativos "mochilisticos" da área e a eles eu acrescentaria:

 

1) a Trilha das Cachoeiras, acesso próximo da junção da RS-020, estrada que leva a Cambará do Sul, com a BR-285, estrada que leva a Timbé do Sul (SC), perto do sítio/pousada Vale das Trutas, distante cerca de 10 Km do centro, um belo trekking de cerca de 4 horas que leva a 6 cachoeiras, sendo que duas delas (Bandeira e Juvenal) serviram de cenário para a minissérie "A Casa das Sete Mulheres", da Globo, produzida em 2002.

 

598d9ee0263ae_CascatadoJuvenal-SJAusentes.jpg.c6265c2dd613694be9df0542aceaa9b3.jpg

 

2) o Cânion Boa Vista e Cânion Amola-Faca, ambos ao sul do Cânion Monte Negro, cerca de 20 Km do Distrito de Silveira e 41 Km do centro. Acesso por trekking ou a cavalo a partir da Pousada Ecológica dos Cânions (Estrada do Chapadão).

 

598d9ee02c747_CachoeiraCanionAmola-Faca-SJAusentes.jpg.3282a10e9915ade32505304f976f8de3.jpg

 

3) a Cachoeira do Perau Branco, a cerca de 43 Km do centro, na estrada que leva a Bom Jardim da Serra (SC), acesso próximo da Pousada Fazenda Monte Negro.

 

598d9ee018dc2_CascatadoPerauBranco-SJAusentes.jpg.7e29b979376039b13494165514ebcf54.jpg

 

4) o Cânion/Serra da Rocinha, a cerca de 18 Km do centro, na BR-285, estrada (de chão) que liga S. J. dos Ausentes a Timbé do Sul (SC). A visão da estrada é comparável àquela que se tem na estrada da Serra do Corvo Branco, em Urubici (SC). Havendo tempo, sugiro descer a serra até a cidade de Timbé do Sul (SC) - 36 Km.

 

598d9ee01fd10_SerradaRocinha-CobertadeNuvens-SJAusentes.jpg.456223068726170c43bcac1a476735c3.jpg

 

Passeando com tempo pela região de São José dos Ausentes recomendo uma visita aos atrativos de Bom Jardim da Serra (SC), Jaquirana e Bom Jesus (RS), além de uma visita à imperdível aos Cânions de Aparados da Serra e da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), a cerca de 50 Km de distância.

 

Outra dica importante: as estradas da região, tanto para os deslocamentos entre uma cidade e outra e entre a cidade de São José dos Ausentes e as atrações turísticas são praticamente todas de chão batido e na época de chuvas (verão) costumam ficam em péssimas condições, por isso o ideal é percorrê-las com veículo 4x4.

 

Espero ter ajudado!

Abraço e boas trips!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pow Getúlio!

Maior aula sobre Ausentes! ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Sei que a região deve ter muuuita coisa legal para conhecer.....

Mas estamos planejando ir no feriado de páscoa, então temos só 4 dias.

2 dias em cambará ( itaimbezinho e fortaleza)

1 dia em gramado e canela ( chocolates..rsrsr)

1 dia em ausentes (silveira e montenegro).

Vamos de carro saindo de Floripa, subimos por Praia Grande e descemos por Timbé.

Então a idéia é passar a noite de sábado em Ausentes e no domingo percorrer o básico antes de ir embora.. ::lol3::

Como é feriadão as pousadas querem reservas antecipadas, custa caro e fazem pacote etc etc...

Se chover ou o tempo estiver ruim, desisto na hora. Por isso gosto de campings, é só chegar e o quarto tá montado.... ::lol4::

Minha barraca é uma Doite 3 estações, já enfrentamos baixas temperaturas na boa! ::Cold::

É claro que se estiver muuuuito frio e o hotel for em conta nem tem dúvida, mas em cambará e gramado é camping com certeza!

 

Muito obrigado pelas dicas!

Numa próxima quero subir pela rio do rastro e chegar em Ausentes por Várzea...agora só estou reconhecendo o terreno... ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Meu carro é popular e baixo, mas já enfrentei muitas estradas ruins com ele. O segredo é devagar e sempre.... ::ahhhh::

 

Se formos mesmo, na volta digo como foi!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...