Ir para conteúdo

Superando os limites no Pico do Agudo!! (1º parte)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Este é meu primeiro relato para os mochileiros , me desculpem pela simplicidades das palavras. Não será necessário descrever as belezas da Serra do Agudo, pois esta já foi bem relatada pelos nossos amigos Danilo Dassi e Jorge Soto. Mas vou relatar as dificuldades de alguém que está algum tempo parado e volta a ativa em uma trip hard.

Minha aventura se passa na companhia de um casal de grande amigos Willi e Tata, que também superaram seus limites rumo ao local desconhecido para eles, conhecido por Pico do Agudo.

Nossa trip começa dia 18 de março, pois tínhamos combinado de seguir rumo a Sapop’s na sexta e acampar em alguma cachoeira da região ou no ultimo sitio, para que sábado bem sedo pegássemos a trilha que leva a montanha. Mas como as coisas nem sempre acontece como planejamos, meu amigo se atrasou com seus compromissos e só conseguimos sair de Maringá às 22:00 hs , passamos a noite em Ibiporã na casa do Marcelo irmão do Willi, um cara muito brincalhão que sempre usa á frase “um probleminha sempre dá, mas tudo da certo no final”, cujo nós usamos muito em toda a trip, dando boas gargalhadas das nossas trapalhadas.

 

20110323083728.JPG

Acordamos bem cedo no sábado e rumamos para o bairro do Lambari e às 10:00 chegamos no sitio do Sr. Ayrton onde deixamos o carro e seguimos a pé para o sitio do Sr. Livercindo, onde começa a trilha para o Pico do Agudo e nossa ralação, chegando lá às 12:00 hs demos uma pausa para o almoço, com direito a sanduíche de pão de forma com patê de atum e azeitona preta e um breve descanso dos 4Km percorridos ,

20110323084250.JPG

como já disse antes saímos atrasados de Maringá e acabei esquecendo de trazer o relato do nosso amigo Jorge Soto que descreve muito bem o começo da trilha, foi aí que caímos na besteira de perguntar ao Sr. Livercindo onde começava a trilha, que por falta de conhecimento nos indicou uma trilha que passa ao lado da primeira mata, em meio a um imenso colonhão, entramos os três para dentro daquele inferno em pleno sol a pino às 13:00 hs da tarde, resultado chegamos ao fim da trilha que não levava a lugar nenhum, então meu amigo resolveu cortar o colonhão no peito pra voltarmos para a mata e tentar achar a trilha, só que quando procurava o caminho certo em meio aos cipós da mata, ele achou...

 

20110323084635.JPG

... um enxame de abelhas que lhe deu umas dez picadas de abelhas que lhe obrigou sair correndo e parando ao achar a ultima bica d’ água rumo ao pico, foi ai que ele achou a trilha certa e voltou pra nos buscar no meio do colonhão, desviando das abelhas. Bateu o desanimo, mau tínhamos começado a trilha e já tinha dado tudo errado, a Tata é enfermeira padrão e eu sempre carrego um kit de primeiro socorros bem completo, passamos pomada Fenergam em seus ferimentos para aliviar a dor e descansamos alguns minutos para ver se ia dar alguma reação alérgica, sendo assim ter que abortar a aventura. Mas graças a Deus, ele não era alérgico e agora com a trilha certa claramente na nossa frente e os cantis reabastecidos nos colocamos a andar, alguns minutinhos de frescor da mata e de volta ao colonhão seguindo a cerca de arame até chegar a próxima mata, que tem uma clareira ideal para quem quer acampar antes do ataque ao cume ou não quer passar a noite no mesmo, onde descansamos por alguns minutos antes de encarar a ultima etapa de colonhão

20110323085010.JPG

agora já ganhando altitude rumo ao cume, e em meio aquele calor todo, me veio uma câimbra nas duas pernas, que queria me forçar a desistir, mas com um Tylenol e um pouco de Gelol voltei ao combate. E ai começa a escalaminhada hard, ainda bem que sempre posso contar com meu parceiro que levou uma corda e alguns mosquetões que nos auxiliou em muito na subida, principalmente na etapa final após a pedra da desistência.

20110323085229.JPG

E ao anoitecer chegamos ao cume nos arrastando de canseira mais muito felizes de ter atingido nosso objetivo. ::mmm:::hahaha::

 

20110323085439.JPG

20110323085715.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Enquanto eles descansavam um pouco, fui procurar a clareira para montarmos nossas barracas, foi fácil achar o local mesmo a noite, mas ao montarmos as barracas logo vimos que não seria uma noite tão tranqüila, pois enquanto estávamos preparando a nossa janta o vento começou a soprar forte vindo do vale, sacolejando muito as barracas e insistindo em arrancar os espeques.Depois de uma deliciosa janta, com direito a arroz a grega, feijão e sardinha e um

vinho pra bebemorarmos a conquista, proseamos um pouco e logo fomos dormir para acordar cedo e aproveitar a vista do Pico. Mas mesmo com aquela canseira foi complicado dormir, ::dãã2::ãã2::'> o vento soprava forte fazendo o sobre teto balançar e fazer muito barulho, sem falar no frio ::Cold:: que começou a pegar, meu saco de dormir é um nautika de verão ou seja bem barrela, por sorte eu levei um cobertor de emergência que me aqueceu, tendo assim uma chance para dormir.

 

20110329114550.JPG

 

Resultado da noite agitada, só acordei às 08:00 hs, e ao olhar para o céu vi que estava um pouco nublado a havia muita neblina que subia do vale. Acordei meus amigos e fomos procurar o livro do cume pra assinar e bater fotos.

 

 

20110329114923.JPG

 

20110329115034.JPG

 

20110329115201.JPG

20110329115332.JPG

 

E às 10:00 hs começamos a descer e novamente a corda foi muito útil para garantir a segurança nas paredes mais verticais, e sem nenhuma pressa chegamos às 13:40 hs na bica d’ água, aonde paramos pra descansar e fazer um lanche.

 

 

20110329115506.JPG

 

20110329115605.JPG

 

20110329115739.JPG

 

Nossa aventura só foi acabar no final da tarde quando finalmente chegamos no sitio do Sr. Ayrton, com quem conversamos muito e tivemos excelentes noticias. Uma empresa de grande porte comprou uma fazenda próximo do Pico e vai estruturar a estrada até o local, facilitando para quem quer conhecer esta linda e radical montanha do norte do Paraná o Pico do Agudo!

 

 

20110329120023.JPG

 

20110329120130.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Mageta!

 

Belo relato, muito bacana mesmo. É um lugar aqui do PR que ainda não conheço e que pretendo visitar. As fotos também estão legais, ilustram bem a pernada. Quanto aos erros, é normal e saudável, assim temos bons "causos" para contar. Minhas melhores trips foram aquelas em que aconteceu alguma coisa "diferente", do tipo "peguei a bifurcação errada" ou "esqueci alguma coisa"... ::xiu::

 

No mais é um local privilegiado.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...