Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking nos Andes

Postado
  • Membros

Gente:

Estou planejando um trekking nos Andes no meio do próximo ano.

O destino ainda não está certo. Pode ser Bolívia (a outra vertente do Illimani (4-5 dias) ou Quimsa Cruz (3-4 dias) ou Cordillera Real (13-14 dias) ou Illampu (5-7 dias)) ou Peru (Huayhuash (12-14 dias) ou Cordillera Blanca (5-7 dias) ou Circuito do Alpamayo (12-14 dias)). A decisão quanto ao destino seria tomada pelo grupo formado. A finalidade básica é fazer trekking, eventualmente podendo se agregar alpinistas (dá para conciliar. Na rota de alguns destes trekkings estão o Condoriri, o Illampu, o Illimani, o Yaypuru, o Huayna Potosi, o Diablo Mundo, o Alpamayo). Neste caso os trekkers ficariam descansando no acampamento base esperando o retorno dos alpinistas.

Os roteiros acima citados passam por paisagens deslumbrantes e são aventuras inesquecíveis!

Por que formar um grupo? Na maioria destes roteiros é aconselhável contratar um ou mais arieros com burros ou lhamas. Ele será o guia e conduzirá os animais de carga. Numa expedição de vários dias, algumas rotas andando acima de 4.000 m, com poucos pontos para reabastecimento, é um alívio não ter de carregar uma mochila pesada. Em algumas destas trilhas, infelizmente, há problemas de "atracos" ou "robos". Assim é totalmente desaconselhável o trekking solo ou mesmo em grupos pequenos sem guia. Formando um grupo ratearemos as despesas com o guia. Sairá bem mais em conta.

Há a alternativa de expedições comerciais oferecidas por agências de turismo especializadas em SP. Ótimas para quem pode pagar pelo menos US$ 1.400 por cabeça, sem contar a parte aérea. Se contratarmos um guia sairá bem mais barato.

Em todas estas expedições devemos calcular um nº razoável de dias para aclimatação, antes de partirmos para a caminhada. Quem nunca subiu acima de 3.000 m. não sabe como isto é necessário!!!

Creio ser requisito uma boa experiência prévia em trekking. É o meu caso, porém apesar de já ter visitado Bolívia e Peru, não fiz caminhadas por lá. A minha experiência é no Brasil. O trekking nas montanhas, além de condicionamento físico e aclimatação (principalmente) exige bons equipamentos, especialmente roupas para frio e barracas 4 estações. Também devemos saber identificar o mal de altura e especialmente HAPE e HACE.

O grupo compartilharia equipamentos ou alugaria. Eu pessoalmente tenho 3 fogareiros (MSR Whisperlite, Optimus Nova e Optimus Crux) cedendo-os a expedição. Possivelmente até lá compraria uma barraca 4 estações podendo dividi-la com mais 1 ou 2 do grupo (depende do tamanho da barraca).

Quem topa??

Peter Tofte

• Respostas 70
  • Visualizações 23.6k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Tb voto pela Cordillera Blanca e podemos fazer o trekking Cashapampa até Llanganuco e Ascensão ao PISCO (5752 m)

Postado
  • Membros

Olá amigos!

Se tudo der certo, estarei indo para Huaraz no meio do próximo ano (provavelmente Maio, para evitar o crowd de Julho).

Na verdade essa trip estava pra rolar agora em Agosto, e iria fazer o circuito de 14 dias na Cordillera Huayhuash e o trekking LLanganuco Sta Cruz, mas tive um problema na emissao das passagens e tive que adiar.

Para nao ficar de bobeira nos míseros 30 dias de férias, vim pra Bolivia.

Agora estou em Oruro e amanha sigo para Uyuni para a travessia até San Pedro. Nao é exatamente o que estava planejando, pois queria mesmo o isolamento das montanhas, mas vou tentar ao menos algun

trekking quando chegar em La Paz. Os planos sao o trekking do Condoriri e do base camp do Illimani, se houver tempo suficiente, nem que para isso tenha que deixar Machu Picchu para uma próxima trip.

Se rolar mesmo esse grupo e o destino for Huaraz, podem contar comigo.

Já tenho bastante informaçao sobre a área e estou contando os dias pra

desbravar aquelas trilhas!

Abraços e até mais!

Postado
  • Autor
  • Membros

Que bom! Agora estaríamos em cinco (05).

É lógico que estou sendo otimista, pois muita coisa pode acontecer e alterar os planos de cada um de nós até o ano que vem. A data a ser eleita pode tirar alguns da empreitada. Maio, que é o início da estação de trekking, estaria bom para mim.

Parece que a Cordillera Blanca teria maioria numa votação se a fizéssemos hoje.

O grupo deve ter, de preferência, um tamanho ótimo. Nem muita gente nem pouca, pois ratearemos custos. Parece que uma expedição típica consiste num guia, um cozinheiro e um ariero (quem aluga e toca os burros/lhamas). Assim pagamos o serviço de 3 pessoas. Um bom grupo permitiria fretar tb um carro para não fazermos a longa e cansativa viagem de ônibus.

De minha parte estou comprando aos poucos o equipamento. Minha útima encomenda foi um saco de dormir com down 600 (pena de ganso). Com o dólar baixo dá para comprar pela internet nos EUA. Sugiro a vcs o site da REI, que oferece bons descontos, as vezes.

Barraca 4 estações é para avaliar. Nossa amiga mochileira sugeriu alugar. É algo a se pensar, pois uma boa 4 estações está na faixa dos US$ 500!

Vamos continuar a discutir o assunto!

Abraços, Peter

• 3 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi gente!

Andei um tempo sem conseguir acessar/postar no site Mochileiros.

Só para dizer que a idéia de fazer o trekking nos Andes ainda está viva, vivíssima. A falta de contato foi devido apenas a não acessar o site. Inclusive estive em Bariloche no final de outubro/07 para ver que tal estava equipado para o frio. O clima Patagônico é tão rigoroso ou mais que o dos Andes.

Vou postar um relato da viagem para Bariloche.

Alguns de vcs também andaram pelos Andes, pelo que disseram em msg anteriores. Alguém já tem o relato da viagem??

Abraços, Peter

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Dears Backpackers...

Gostei da ideia.. não sou muito experiente em trekking.. já fiz alguns nos Alpes..

Fiquei interessado nessa viagem.. se estiver de pé ainda.. falem ai.. que provavelmente estarei dentro...

Absss

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Oi gente!

Fiz algumas trilhas nos Andes. Em Nahuel Huapi (Bariloche) e na Quebrada de Matienzo (Mendoza). Eles estão nos Relatos de Viagem aqui nos Mochileiros. Uma preparação para este maior na Cordillera Blanca.

Tem pessoas interessadas mas ainda está muito disperso! Vamos definir em que datas vcs poderiam ir? A idéia e formar um grupo para ratear despesas com guia e mulas.

A princípio tenho boa flexibilidade para marcar férias e, numa primeira tentativa poderia ser agora em maio de 2008.

Lembrem-se que é necessário pelo menos 5 a 7 dias para o trekking e possivelmente mais 4 desde Lima, para transporte e aclimatação. Acho que 12 dias é o mínimo necessário. A trilha é quase toda acima dos 3.500 mts e, em alguns trechos, acima de 4.500 metros. Preparo e equipamento adequados são necessários.

Abraços, Peter

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Ainda existe essa ideia de ir para a america do sul ???

Gostei muito!!!

Luiza

Postado
  • Autor
  • Membros

Luiza:

Ainda está de pé mas o problema é que os interesses e as datas disponíveis das pessoas são muito divergentes até o momento para formar um grupo. Ainda quero ir mas acho que acabarei indo só devido a esta falta de coincidências. Estou planejando para fevereiro/09 um trekking em El Chaltén (Fitz Roy) ou em Ushuaia (Sierra Valdivieso Circuit). Nestes casos, ambos não precisam de guia.

Nos Andes centrais só dá para ir a partir de maio (melhor estação). Neste é ideal formar um grupo, pelos custos e pela segurança.

Se tiver interesse ou disponibilidade de tempo é só continuar mantendo contato!

Abraços, Peter.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Fala Peter blz? cara... e como ficou essa história rs? poderiamos reviver o topic não ? para o meio do ano que vem talvez?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.