Ir para conteúdo

Trekking nos Andes


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Po cara, nem sabia desse seu relato, mas dei uma olhada lá...

 

Eu to com o LP em mão mas to me batendo muito com o ingles ainda, principalmente os adjetivos... ::putz::

 

Seguinte, minha trip posso dizer que ta 95% confirmada e só uma reviravolta muito grande pra cancelar. To pensando em fazer os seguintes trekkings:

 

PN Nahuel Huapi, devo chegar la final de dezembro e penso ficar uns 7 a 10 dias entre bariloche e caminhando pelo parque, a travessia ou outras opções vou decidir por lá, não vi nada muito animador ainda

Chalten, devo chegar final de janeiro e penso em ficar uns 7 dias também alternando caminhadas e a cidade

TDP, começo de fevereiro, pensei em fazer o circuito completo em uma semana ou pouco mais

Dientes de Navarino, Assim que sair de TDP dou um tempo em Punta Arenas ou quem sabe Calafate e me mando pra lá, pensei em ficar uns 8 dias em PW pra ir sem pressa e deixar folga pra caso de mau tempo.

 

Essas contas fiz bem superficialmente só pra ter uma ideia, mas to muito afim de fazer principalmente esses tres ultimos. Se achar que da pra combinar alguma coisa é so falar, também posso fazer um esforço extra pra conciliar datas ::cool:::'>

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros

E ae pessoal beleza

 

Também estou com uma trip programada:

Saio do Brasil no início de Dezembro, vou a Mendoza, depois faço a carretera austral inteira até Villa O'Higgins-Chile e a travessia para El Chaltén-Argentina, rumo para Punta Arenas pego o barco para Puerto Williams dia 16, chego dia 18 e vou para o Sul até onde der, onde monto a barraca e faço uma fogueira para curtir o Solstício de verão austral, no dia 21. atravesso para Ushuaia, Peninsula Valdez, Buenos Aires (Dakar e ano novo) e casa.

Se tiver alguém nestes dias em Puerto Williams podemos programar algum trekking.

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tonton,

 

Voce ta pensando em fazer a carretera austral de que forma??

 

E outra coisa cara, você ja conseguiu algum mapa ou boas informações sobre esse trecho O'Higgins - Chalten? Consegui algumas coisas mas nada que falasse do estado da trilha e dificuldade de navegção.

 

É bom lembrar também que o barco que faz esse trecho nao opera todos os dias, ano passado nessa época estavam fazendo apenas quartas e sábados, ou seja, se não chegar em um desses dias já perde um bom tempo. Ainda existe a travessia O higgins-Chalten que leva pelo menos um dia e o barco Punta Arenas-Puerto Wlliams que leva 36 horas.

 

Resumindo, pra voce chegar dia 18 mesmo vai ter que correr muito, contar com a sorte e planejar tudo muito bem planejado.

 

O site sobre ohiggins http://www.villaohiggins.com/crossing/border1.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Paulo

 

A princípio vou fazer de moto, mas não descarto ainda busão ou hacer dedo, ainda to esperando algumas respostas.

A minha única dúvida no trajeto é a respeito do ferry entre Hornopirén e Caleta Gonzalo, se já vai estar funcionando em dezembro, a informação que tenho é que são saídas diárias a partir de janeiro, mas isto vou ver quando chegar em Puerto Montt, senão pego o ferry direto dela para Chaitén.

A travessia entre Villa O'Higgins e El Chalten é bastante frequentada por bikers, trekkers e cavalgadas, só tem um ponto crítico de 7 kms que é uma trilha onde se passa por pontes de tronco ou pelo rio mesmo (bike e cavalos), mas no geral é bem demarcada e sem dificuldades de navegação.

Além disso tem a travessia de dois lagos. Provavelmente pego o ferry dia 12 em Puerto Bahia Bahamondez pelo Lago O'Higgins, às 8:30. Dependendo das condições continuo no ferry para ver o Glaciar O'Higgins e o Fitzroy, dizem que se tem uma vista linda a partir do lago, e me hospedo na Estancia Candelario Mancilla. No outro dia de manhã parto cedo até a Laguna del Desierto, onde pego outro ferry, e depois até El Chalten.

Entre Punta Arenas e Puerto Williams vou pela tabsa, saída dia 16 às 18:00 horas, são 34 horas a bordo, segundo eles vou perder a parte mais bonita da viajem que é a cuadra de los Ventisqueros, pois na ida passa lá a noite, e a volta quero ir por Ushuaia.

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Po cara, de moto acho possivel. Mas onibus e carona acho complicado.

 

Pelo que li até agora transporte coletivo por lá é bem raro mesmo, e quando acontece os horarios sao muito restritos. Carona é possivel mas depende muito da sorte porque o fluxo não é grande.

 

Eu estou pensando em fazer a carretera de carona e vou reservar uns 20 dias pra isso. Mas lógico que meu ritmo de viagem vai ser muuuito mais lento que o seu.

 

Seus planos estão bem parecidos com os meus sendo que a unica diferença é o tempo mesmo...

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Caros,

 

para quem nao conhece: http://www.bienes.cl/sitioweb2009/recursos/nuevas_rutas/06/index.html'>http://www.bienes.cl/sitioweb2009/recursos/nuevas_rutas/06/index.html

 

Depois vejam http://www.bienes.cl/sitioweb2009/recursos/nuevas_rutas

 

Pretente fazer este primieiro no inicio de janeiro, apos TDP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

UAU!!! Sensacional!! Como o Chile informa bem sobre os seus parques nacionais e roteiros de trekking!

 

E pensar que estive no lago del Desierto e não fui para o lago O'Higgins no lado chileno, tão perto! Parece um excelente trekking! Excelente a idéia dos SNUPIES, para marcar a trilha!

 

Marcelo: há algo parecido (guia em PDF) para a Travessia do P.N. Villarica (Pucón-Puesco)??

 

Bom trekking em janeiro! Talvez seja até mais interessante que El Chatén.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

DEsculpe a demora , Peter.....em dezembro e janeiro fiz TDP novamente e depois exatamente esta travessia que vc quer fazer em Pucon (ou ja fez).

Resolvi deixar Villa o Higgins para a proxima, pois chegar la do sul e' compliocado e demanda tempo demais...mais facil do norte! Entao,

 

Te falo que essa travessia dos Vulcoes é incrivel, nao encontramos ninguem durante todo o percurso...na verdade o planejado seria terminarmos em Momolluco, entrando na base do Lanin em territorio argentino, mas uma tempestade forte num lugar complicado nos forcou a terminar o role antes da hora, levando um dos isolantes embora...

 

Enfim, uma travessia espetacular e desafiadora, mas com certo planejamento e conhecimento de montanha, perfeitamente possivel. Inclusive, é possivel fazer com ascensao aos 3 vulcoes que vc passa margeando (Villarica, Quetrupillan e Lanin) pois nenhum e' mto tecnico (ha uma lista de equipo necessario caso queira fazer isto).

 

Bem, Pucon nao me agradou nada, tudo gira em torno de $$$ e da ascesao turistica ao Villarica, foi complicado conseguir qualquer info sobre a travessia...o que me ajudou muito foi o http://www.wikiexplora.com/index.php/Villarrica_Traverse alem de um mapa simples que consegui no hostel.

 

Pra chegar no inicio da travessia, no centro de ski, tem que pegar taxi ou carona....consegui carona. As empresas de turismo te enfiam a faca pra levar la de carona, portanto, na estrada caminhando tivemos mais sorte...

 

A trilha e razoavelmente demarcada, ha algumas barras de ferro sinalizando, mas como fui non inicio de janeiro, havia muito neve, dificultando a orientacao em alguns pontos...porem, o sentido da travessia é claro, vc acaba se orientando tb pelas montanhas...

 

Em Quetrupillan, aprox metade do trajeto, e'importante avisar o guarda parque de seus planos, pois este outro trecho tende a ter muita neve, talvez sendo necessario uso de algum equipo especial dependendo da epoca.....em Puesco mesma historia, precisa de carona, ou esperar um bus que nao tenho certeza mas acho quie passa por perto (voltamos de carona). Fui ssem saber como voltar, mas deu certo!

 

Enfim, espero que vc se anime e va, penso em voltar la praticamente todos os dias!

 

se precisar de algo informe...tenho mum mapa, posso te mandar a foto dele por email

 

abraco e qq coisa manda um email: marcelo.crvg@gmail.com

 

 

 

 

 

 

UAU!!! Sensacional!! Como o Chile informa bem sobre os seus parques nacionais e roteiros de trekking!

 

E pensar que estive no lago del Desierto e não fui para o lago O'Higgins no lado chileno, tão perto! Parece um excelente trekking! Excelente a idéia dos SNUPIES, para marcar a trilha!

 

Marcelo: há algo parecido (guia em PDF) para a Travessia do P.N. Villarica (Pucón-Puesco)??

 

Bom trekking em janeiro! Talvez seja até mais interessante que El Chatén.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Marcelo!

 

Fiz a travessia do Villarica no final de fevereiro, após o Carnaval. Peguei menos manchões de neve no trecho Chinay-Laguna Azul e Laguna Blanca-Laguna Avutardas. Trekking lindíssimo. Só encontrei 5 pessoas no trajeto (e vc nenhuma!). Acho que os turistas são dirigidos para atividades de turismo de massa e mais rentáveis para as operadoras de Pucón.

 

Não subi os vulcões pois estava sozinho e com limitação de tempo. Não fiz também esta puxadinha até a base do Lanin. Tem um relato aqui no Mochileiros, com fotos. Se possível faça também o seu relato para divulgarmos este belíssimo trekking!

 

Valeu pelas informações. Embora tenham chegado depois da viagem, é muito interessante compartilhar experiências e comparar trilhas em diversas épocas do ano. Vc vê que num período de quase 2 meses passamos por cenários completamente distintos, em termos de neve.

 

Se tiver outras dicas de trilhas no Chile, pode passar!!!

 

Abraços, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...