Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 70
- Visualizações 23.6k
- Criado
- Última resposta
Featured Replies
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
A better way to browse. Learn more.
A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.
Bora viajar?
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.
Gente:
Estou planejando um trekking nos Andes no meio do próximo ano.
O destino ainda não está certo. Pode ser Bolívia (a outra vertente do Illimani (4-5 dias) ou Quimsa Cruz (3-4 dias) ou Cordillera Real (13-14 dias) ou Illampu (5-7 dias)) ou Peru (Huayhuash (12-14 dias) ou Cordillera Blanca (5-7 dias) ou Circuito do Alpamayo (12-14 dias)). A decisão quanto ao destino seria tomada pelo grupo formado. A finalidade básica é fazer trekking, eventualmente podendo se agregar alpinistas (dá para conciliar. Na rota de alguns destes trekkings estão o Condoriri, o Illampu, o Illimani, o Yaypuru, o Huayna Potosi, o Diablo Mundo, o Alpamayo). Neste caso os trekkers ficariam descansando no acampamento base esperando o retorno dos alpinistas.
Os roteiros acima citados passam por paisagens deslumbrantes e são aventuras inesquecíveis!
Por que formar um grupo? Na maioria destes roteiros é aconselhável contratar um ou mais arieros com burros ou lhamas. Ele será o guia e conduzirá os animais de carga. Numa expedição de vários dias, algumas rotas andando acima de 4.000 m, com poucos pontos para reabastecimento, é um alívio não ter de carregar uma mochila pesada. Em algumas destas trilhas, infelizmente, há problemas de "atracos" ou "robos". Assim é totalmente desaconselhável o trekking solo ou mesmo em grupos pequenos sem guia. Formando um grupo ratearemos as despesas com o guia. Sairá bem mais em conta.
Há a alternativa de expedições comerciais oferecidas por agências de turismo especializadas em SP. Ótimas para quem pode pagar pelo menos US$ 1.400 por cabeça, sem contar a parte aérea. Se contratarmos um guia sairá bem mais barato.
Em todas estas expedições devemos calcular um nº razoável de dias para aclimatação, antes de partirmos para a caminhada. Quem nunca subiu acima de 3.000 m. não sabe como isto é necessário!!!
Creio ser requisito uma boa experiência prévia em trekking. É o meu caso, porém apesar de já ter visitado Bolívia e Peru, não fiz caminhadas por lá. A minha experiência é no Brasil. O trekking nas montanhas, além de condicionamento físico e aclimatação (principalmente) exige bons equipamentos, especialmente roupas para frio e barracas 4 estações. Também devemos saber identificar o mal de altura e especialmente HAPE e HACE.
O grupo compartilharia equipamentos ou alugaria. Eu pessoalmente tenho 3 fogareiros (MSR Whisperlite, Optimus Nova e Optimus Crux) cedendo-os a expedição. Possivelmente até lá compraria uma barraca 4 estações podendo dividi-la com mais 1 ou 2 do grupo (depende do tamanho da barraca).
Quem topa??
Peter Tofte