Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Trekking nos Andes

Postado
  • Membros

Gente:

Estou planejando um trekking nos Andes no meio do próximo ano.

O destino ainda não está certo. Pode ser Bolívia (a outra vertente do Illimani (4-5 dias) ou Quimsa Cruz (3-4 dias) ou Cordillera Real (13-14 dias) ou Illampu (5-7 dias)) ou Peru (Huayhuash (12-14 dias) ou Cordillera Blanca (5-7 dias) ou Circuito do Alpamayo (12-14 dias)). A decisão quanto ao destino seria tomada pelo grupo formado. A finalidade básica é fazer trekking, eventualmente podendo se agregar alpinistas (dá para conciliar. Na rota de alguns destes trekkings estão o Condoriri, o Illampu, o Illimani, o Yaypuru, o Huayna Potosi, o Diablo Mundo, o Alpamayo). Neste caso os trekkers ficariam descansando no acampamento base esperando o retorno dos alpinistas.

Os roteiros acima citados passam por paisagens deslumbrantes e são aventuras inesquecíveis!

Por que formar um grupo? Na maioria destes roteiros é aconselhável contratar um ou mais arieros com burros ou lhamas. Ele será o guia e conduzirá os animais de carga. Numa expedição de vários dias, algumas rotas andando acima de 4.000 m, com poucos pontos para reabastecimento, é um alívio não ter de carregar uma mochila pesada. Em algumas destas trilhas, infelizmente, há problemas de "atracos" ou "robos". Assim é totalmente desaconselhável o trekking solo ou mesmo em grupos pequenos sem guia. Formando um grupo ratearemos as despesas com o guia. Sairá bem mais em conta.

Há a alternativa de expedições comerciais oferecidas por agências de turismo especializadas em SP. Ótimas para quem pode pagar pelo menos US$ 1.400 por cabeça, sem contar a parte aérea. Se contratarmos um guia sairá bem mais barato.

Em todas estas expedições devemos calcular um nº razoável de dias para aclimatação, antes de partirmos para a caminhada. Quem nunca subiu acima de 3.000 m. não sabe como isto é necessário!!!

Creio ser requisito uma boa experiência prévia em trekking. É o meu caso, porém apesar de já ter visitado Bolívia e Peru, não fiz caminhadas por lá. A minha experiência é no Brasil. O trekking nas montanhas, além de condicionamento físico e aclimatação (principalmente) exige bons equipamentos, especialmente roupas para frio e barracas 4 estações. Também devemos saber identificar o mal de altura e especialmente HAPE e HACE.

O grupo compartilharia equipamentos ou alugaria. Eu pessoalmente tenho 3 fogareiros (MSR Whisperlite, Optimus Nova e Optimus Crux) cedendo-os a expedição. Possivelmente até lá compraria uma barraca 4 estações podendo dividi-la com mais 1 ou 2 do grupo (depende do tamanho da barraca).

Quem topa??

Peter Tofte

• Respostas 70
  • Visualizações 23.6k
  • Criado
  • Última resposta

Featured Replies

Postado
  • Membros

Um trekking que apesar de não ser grande novidade ouvi ótimos comentarios foi o Cerro Castillo, vi gente dizendo que gostou mais de lá do que de TDP, lógico que não foi uma comparação levando em conta apenas a beleza, mas sim todo um contexto, como uma coisa mais selvagem (inclusive com fauna) e sem aquele crowd isuportavel de TDP.

Quando estive em Coyahique fui à Conaf pra saber a situação da trilha e pra minha surpresa eles não souberam informar, mas disseram que estava chovendo (nevando no caso) muito nessa temporada e que provavelmente ia precisar de raquete de neve pra completar o circuito, maiores informações so na portaria do Parque mesmo. Como estava sem veículo proprio a logistica ia ficar muito complicada e deixei pra lá, mas pretendo voltar pra conhecer melhor a Carretera e fazer esse trekking que me impressionou muito (a vista do Cerro Castillo, mesmo que de longe, é sensacional).

Postado
  • Autor
  • Membros

Valeu Marcelo!

Vc só passa boa dica, site filé! Adicionei todos a favoritos. Bom para decidir a próxima viagem e planejar.

Paulo - já ouvi falar bem de Cerro castillo. Bem mais selvagem porque o acesso é mais difícil. Quem sabe um dia...

Peter

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Bom site Marcelo!

Paulo me fêz pensar se é melhor fazer Cerro Castillo ao invés de TDP, devido a multidão. Segundo o Lonely Planet são 4 dias para percorre-lo.

As fotos mostram que há um passe alto nas montanhas e no início de dezembro ainda há bastante neve nele (todo mundo de polainas). Uma foto mostra um Huemul, algo bem raro de se ver. Indica também que o lugar deve ser pouco frequentado!

O que não falta é lugar bonito para andar na Patagônia...

Peter

Postado
  • Membros

Po Peter, boa duvida essa, não tem dúvidas que Torres é um lugar sensacional mas esse crowd que virou o circuito está insuportável. E o pior é que antes era só no W, hoje é no circuito todo. Pelo que percebi por lá virou moda entre os estudantes de Santiago dizer que fizeram o circuito completo, aí ja viu ne, um monte de gente que não tem nem noção do que está fazendo saí jogando lixo em trilha, fazendo baderna em refugio, etc, etc.

O forte do Cerro Castillo é justamente esse, ninguem ousou dizer que era mais bonito que Paine, mas ressaltavam justamente isso de ser mais selvagem. Só que como falei a logistica por lá é complicada, na Carretera praticamente não existe transporte publico e aí ja vai precisar alugar um carro ou ficar dependendo de carona. Além disso por lá ser bem mais alto que Paine existe a possibilidade de precisar de raquetes.

Onde parece que tem muito lugar bom é perto de Punta Arenas, o pessoal de lá é fissurado por abrir rota nova e de vez em quando aparece coisa boa.

Fora isso ainda tem a região de Villa O Higgins, a Isla Navarino e várias outras. Como você falou Peter, o que nao falta é boa opção pra caminhar la Patagonia (chilena principalmente).

Postado
  • Membros
tem umas info sobre o Cerro Castillo em http://www.senderodechile.cl/1310/article-44610.html e http://www.andeshandbook.org/default.asp?main=cerro.asp?codigo=439. Paredce interessante...inclusive, parece que de carro existe um caminho (curto) do Cerro Castilo a Torres Del Paine. Precisa dar uma pesquisa...

Marcelo, não cheguei a olhar o site mas posso garantir que não, existe uma campo de gelo gigante que separa a XI região chilena (onde está o Cerro Castillo) da XII (onde está Puerto Natales). Ou seja, pra sair de uma região pra outra por terra só cruzando pra Argentina mesmo.

Postado
  • Autor
  • Membros

Paulo:

Realmente tem um campo de gelo separando. Acho que é o campo de gelo Sul. Mas o acesso a Cerro Castillo não deve ser tão difícil assim pois fica ao lado da carretera Autral. Segundo o Lonely Planet há transporte público. Provavelmente mais espaçado pois está no final da carretera,num beco sem saída.

Abs, Peter

Postado
  • Membros
Paulo:

Realmente tem um campo de gelo separando. Acho que é o campo de gelo Sul. Mas o acesso a Cerro Castillo não deve ser tão difícil assim pois fica ao lado da carretera Autral. Segundo o Lonely Planet há transporte público. Provavelmente mais espaçado pois está no final da carretera,num beco sem saída.

Abs, Peter

Na verdade não, ele fica em Villa Cerro Castillo que é bem proximo a Cohyaique, a principal cidade da Carretera, o único "problema" é que ela fica extamente no meio da Carretera, então tem que percorrer uma boa distância até chegar lá (deve ser uns 500km vindo do norte e uns 300 do sul), mas convenhamos que com a beleza da Carretera não é nenhum sacrificio. Outra opção menos interessante é pegar a Carretera já na altura de Cohyaique.

Quando eu falo de não haver transporte público é justamente neste sentido, não tem um fluxo regular, mas essa é a parte mais bem servida...

E o campo de gelo realmente é o Sur.

• 5 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Grato Peregrino!

Infelizmente meu GPS é muito simples e o input de dados é na mão, ponto a ponto. Não permite uma interface para carregar dados! Quando tiver um melhor lhe peço o track log!

Abs, peter

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.