Ir para conteúdo

Cachoeira da Fumacinha - a catedral.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Prezado:

 

Eventualmente pode haver uma seca mas isto não é o normal em dezembro/janeiro. O normal é bastante chuva de dezembro a fevereiro.

 

Mas no roteiro do Paty não há este risco todo de tromba dágua, vc tem local de acampada tranquilo (o canyon é bem amplo), acima do nível do rio. Na Fumaça por baixo é que pode complicar.

 

Depois passa o relato.

 

Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Os relatos que eu li sobre a Fumacinha foram confirmados em dez/10, quando, após fazer o Vale do Pati a partir do Capão, cheguei até ao Cânion da Cachoeira que, para mim, foi até agora o lugar mais impressionante que conheci em toda a Chapada. Algo emocionante, surreal.. E olha que fiz o Vale do Pati explorando o Cachoeirão por cima e por baixo e o Morro do Castelo, os quais são também fantásticos. Dei sorte, ja que todos os dias foram ensolarados e com brisa para diminuir o calorão.

 

Seguem duas fotos surreais da Fumacinha.

 

Detalhes: o raio de sol [poucos minutos deste jeito] e a miniatura que fica qualquer pessoa perto dos paredões [parte esquerda inferior da primeira foto]:

 

20110330190721.JPG

 

20110330190742.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Parabéns Marcos!

 

Fotos ótimas. O guia havia me dito que o sol não batia no poção. Parece que em dezembro o sol está numa trajetória que consegue iluminar o poço por uns minutos.

 

Deu vontade de voltar para lá.

 

Que bom que não pegou chuva forte.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Peter...

 

Eu dormi em Ibicoara e saí da pousada bem cedo [+-6h30min da matina] para conseguir chegar até a queda num horário que pudésemos acompanhar a trajetória dos raios de sol [realmente coisa de alguns minutos - sei lá, uns 30min]. Chegamos por volta das 12h [+-4 horas de trilha].

No ano passado, fiz por cima desde Mucugê, que também é muito massa a vista do Cânion, mas, por baixo, é algo indescritível.

 

Abraços.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá Simone!

 

Quando optamos em fazer um trekking com um guia, sem dúvida a sua esoolha é o primeiro passo para o sucesso da viagem.

O Alan é um cara que curte muito o que faz, vibra com o que vê e é bastante flexível, fazendo com que o trekking torne-se ainda mais especial.

Aproveite para comprar o mel que ele produz.. rsrsrsr.. Muito bom!!

 

Abração e boa viagem.

 

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Simone,

como vai? Eu estou de partida para a chapada no dia 02/10 e gostaria muito de fazer "fumacinha". Vc tem como me enviar o e-mail do guia Allan?

grande abraço,

Leonardo

 

 

 

 

Oi Marcos,

 

Obrigada. Já troquei alguns e-mails com o Allan e realmente ele parece muito legal, vou fechar com ele, rs.

 

Abraço

 

Simone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Blz Leonardo?

 

Fiz a trilha da Fumacinha por baixo num único dia - 7 horas de caminhada [ida e volta]. Classifico com uma trilha de dificuldade alta e um pouco perigosa, uma vez que quase todo o trajeto é feito sobre pedras, que, dependendo da época do ano, podem escorregar bastante. Períodos de chuvas fortes também devem ser evitados, pois as trombas d' água são bastante perigosas quando estamos dentro de um Cânion.

 

Par ficar, Mucugê é bem mais interessante do que Ibicoara, porém, se você dormir nesta última, vc vai ganhar tempo para começar a trilha mais cedo. Em Ibicoara fiquei hospedado na Pousada Ibicoara [ +-R$30,00 por pessoa com café da manhã] - Tel.: (77) 3413-2276 - falar com Dona Loia. O custo/benefício é ótimo. As pessoas da pousada são bem legais.

Para entrar na trilha da Fumacinha você obrigatoriamente deve estar acompanhado por uma guia credenciado do Parque Municipal de Ibicoara. Se você levar um Guia de Mucugê ou de outra cidade, você além de pagar o guia que levou para te acompanhar até ibicoara, terá de pagar o guia credenciado da cidade de Ibicoara, pois o local não pertence mais ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas sim ao Parque Municipal de Ibicoara.

 

Fiz com o Guia Alan, da Bicho do Mato - contatos: allanchapadaguia@yahoo.com.br (Guia Allan Sempre Aguiar - Bichos do Mato) - Tel.: (77) 3413-2468 / 9197-4372. A minha experiência com ele foi muito boa. Foram 6 dias de trekking no Vale do Paty e Fumacinha, num total de 100km. Se não conseguir marcar com Alan, tente com o primo dele - Marconi - tel.: (77) 9195-7757, também da Bicho da Mato.

Abração e boa viagem.

Marcos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...