Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Recentemente estive em Maceió e, como bom, apreciador da culinária local, fui em busca de uma experiência verdadeiramente regional. Depois de ler algumas avaliações, decidi conhecer o restaurante Casa de Mainha, famoso por sua proposta autêntica e por oferecer aquele gostinho de comida feita no fogão à lenha da avó. Eles têm duas unidades: uma no bairro de Pajuçara e outra em Jaraguá. Escolhi a de Pajuçara, mais próxima de onde eu estava hospedado.

O restaurante funciona no estilo self-service, com duas modalidades: você pode se servir à vontade no buffet de comidas e sobremesas (buffet livre) ou optar pelo sistema a quilo. Como já passava das 14h e eu estava faminto, fui sem medo na opção livre – fome e curiosidade gastronômica são irmãs.

Logo na entrada, o ambiente já te transporta para o sertão nordestino. A decoração é rica em elementos regionais: utensílios de barro, toalhas e cortinas de chita, e um cenário que lembra as casa de cidades do interior do nordeste. O atendimento também entra no clima – os funcionários vestem trajes inspirados nos cangaceiros, o que dá um toque divertido e imersivo à experiência.

Agora vamos ao que realmente importa: as iguarias.

No buffet, uma explosão de cores e aromas me recebeu. O cheiro do tempero verde misturado ao coentro fresco e àquele fumacê reconfortante do alho refogado me fez sorrir antes mesmo da primeira garfada.

Entre os pratos, um verdadeiro festival de sabores nordestinos:

Sururu cremoso, com aquele gostinho salgado de mar e leite de coco;

Feijão tropeiro bem temperado, com farofa amanteigada e pedaços suculentos de linguiça;

Rabada cozida até desmanchar, com molho encorpado e cheiro de panela de pressão da casa da vó;

Carne de bode macia e marcante, com aquele sabor levemente terroso;

Mas o que conquistou meu coração – e meu estômago – foram três pratos:

O arroz de coco, levemente adocicado, com a cremosidade do leite e aquele fundinho tostado da panela;

A moqueca de banana da terra, um abraço quente e perfumado, com o contraste da doçura da banana e o toque picante do dendê;

E a carne de sol com nata, que derretia na boca, envolvida por um creme espesso e amanteigado, absolutamente viciante.

Para fechar com chave de ouro, os doces – ah, os doces!

Embora houvesse uma boa variedade, deixei meu paladar guiar-se pela memória afetiva. Me servi de doce de caju, com sua textura granulada e aroma intenso, e do clássico doce de banana em calda, caramelizado no ponto certo, escuro e brilhante como se fosse feito no tacho. Também provei o doce de mamão verde, suave e crocante, que me lembrou as merendas da infância.

As fotos não fizeram justiça ao que vivi ali, mas o sabor... ah, esse ficou registrado na alma.

P.S.: Ainda estou esperando alguém que já tenha explorado o polo gastronômico da Massagueira, em Marechal Deodoro – dizem que o lugar é lindo e que a comida por lá é uma experiência à parte. Se você conhece, me conte! Já estou com fome só de pensar.

OBS.: Esse relato foi reescrito com ajuda do Chatgpt, ficou mais rico em detalhes sem tirar a essência do texto original.

IMG_20230828_150440.jpg

IMG_20230828_142550.jpg

Editado por Roberto Brandão
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...