Ir para conteúdo

Processo de aclimatação


Posts Recomendados

  • Membros

Caramba, li todas as postagens aqui e nem pensei direito nessa coisa de aclimatação.

Pretendo ir em julho de 2024, mas ficar 9 dias. Antes de conhecer o grupo aqui, vi o roteiro de 9 dias do viaje na viagem, e achei que parecia bem possível. Mas lendo aqui, vi que pode existir problema na viagem de Lima à Cusco. 

Como está seu roteiro atualmente? Aqui pensei 3 dias em Cusco (1 descanso e 2 passeios) um em Ollantaytambo, um em Águas Calientes, e no último, Machu Picchu e volta para Cusco. 

 

Os passeios você está fechando por agências, ou vai fechar lá na hora?

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@racf É o mais importante a se pensar, a aclimatação. Uma vez,lá em 2011,fui direto a La Paz.Hoje,sei do risco que corri.Se não tive nada em 2011 e conheci La Paz,quase morri em 2013,quando fiz isso pela segunda vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi pessoal! Como estão?

Estava lendo os comentários, e agora fiquei confusa com o roteiro. Sou dessas que tenta visitar o máximo de lugares de um país, pois demoro a voltar. Por isso meu roteiro ao Peru está assim: Lima, 2d, Paracas 1d, Arequipa 3d, Puno só o lago, Cusco 4 dias.

Vi no google que o mais alto é o lago Titicaca. Dessa forma, dá para ir fazendo a aclimatação? Porque Arequipa já é alto também.

Deixei Machu Picchu para o último dia em Cusco. E não sei se vou para montanha colorida. Mas também não vou à lagoa Humantay.

O que acham? Quem puder me ajudar, eu agradeço. 

E quem quiser se juntar a mim e minha amiga, iremos em julho! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Arequipa tem muito pouco para ficar 3 dias lá e Lima tem muito somente pada 2.A aclimatação é assim mesmo, embora Cuzco seja relativamente baixo quando comparada a Bolívia e Titicaca por consequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
19 horas atrás, Cat_Agudo disse:

Oi pessoal! Como estão?

Estava lendo os comentários, e agora fiquei confusa com o roteiro. Sou dessas que tenta visitar o máximo de lugares de um país, pois demoro a voltar. Por isso meu roteiro ao Peru está assim: Lima, 2d, Paracas 1d, Arequipa 3d, Puno só o lago, Cusco 4 dias.

Vi no google que o mais alto é o lago Titicaca. Dessa forma, dá para ir fazendo a aclimatação? Porque Arequipa já é alto também.

Deixei Machu Picchu para o último dia em Cusco. E não sei se vou para montanha colorida. Mas também não vou à lagoa Humantay.

O que acham? Quem puder me ajudar, eu agradeço. 

E quem quiser se juntar a mim e minha amiga, iremos em julho! :)

  

Em 03/03/2024 em 18:39, racf disse:

Caramba, li todas as postagens aqui e nem pensei direito nessa coisa de aclimatação.

Pretendo ir em julho de 2024, mas ficar 9 dias. Antes de conhecer o grupo aqui, vi o roteiro de 9 dias do viaje na viagem, e achei que parecia bem possível. Mas lendo aqui, vi que pode existir problema na viagem de Lima à Cusco. 

Como está seu roteiro atualmente? Aqui pensei 3 dias em Cusco (1 descanso e 2 passeios) um em Ollantaytambo, um em Águas Calientes, e no último, Machu Picchu e volta para Cusco. 

 

Os passeios você está fechando por agências, ou vai fechar lá na hora?

 

 

Já que se trata do mesmo assunto, vou responder aos dois ao mesmo tempo :)

 

Estarei indo para Cusco semana que vem e aclimatação é um bicho que você não vai conseguir entender ou prever, cheguei em momentos de preocupação extrema achando que tudo poderia dar errado, outros em que estava muito confiante e o moderado, que é onde estou no momento e provavelmente ficarei. Se você buscar por ai, verá pessoas que no segundo dia já estava indo pras montanhas e tendo sintomas da altitude leves e outros que estão a 6d em Cusco passando sufoco, não há padrão.

 

De todo o conteúdo que absorvi durante esses anos de pesquisa, a verdade é que: Há grandes chances de você ter problemas menores, dor de cabeça, cansaço, essas coisas. Uma chance moderada de passar por algo um pouco mais sério que te obrigue a ficar em casa por um dia e chances bem menores de ser péssimo e você ter que abortar o rolê, coisa que acontece mas é bem raro. Pelos comentários de vocês, o foco maior é ficar na cidade de Cusco e seus arredores e por mais que problemas possam ocorrer, são bem mais escassos e a maior parte deles que advém da altitude estão nas montanhas, onde você passa dos 4m e chega até aos 5m como é o caso da Rainbow Mountain;

 

4d em Cusco eu acho pouco, mas é melhor do que não ir. Eu recomendo no dia da chegada fazer o minimo possível, se estiver bem ande tranquilamente por ai mas a qualquer sinal volte pro AP e fique por lá até o dia seguinte, durma bem e se alimente de maneira leve. No segundo dia faça um city tour se estiver ok ou caso esteja inseguro, vá pra Ollantaytambo onde a altitude é menor, conheça regiões do Valle Sagrado e dia seguinte você tenta de novo. O problema de poucos dias é a margem pequena pra manobra, no nosso roteiro temos uma boa flexibilidade caso não estejamos bem e isso me dá muita tranquilidade. 

 

@racf, você aparentemente não fará nada muito exigente por lá, creio que terá poucos problemas. Chegue bem cedo e descanse, no maximo walk tours em camera lenta no primeiro dia se estiver tudo certo, coma leve e durma muito bem. Se estiver meio ruinzinho como comentei, comece por Ollantaytambo que se eu não me engano são 2800m, tem altitude mas não é os 3.400 de Cusco. Recomendo você fechar os passeios lá mesmo, são dezenas de agencias, duvido que vá ficar na mão. Eu "fechei" com uma lá via Whatsapp mas os preços estão muito mais altos, o passeio "mais barato" esta 30% mais caro enquanto uns chegam a ser quase o dobro. Não irei direto pra lá, farei pesquisas antes e dai sim irei munido com mais valores; Detalhe: Oferecem as mesmas coisas;

 

@Cat_Agudo Como você vai fazer apenas um tour na altitude, pesquise também pelas 7 lagunas, pode ser uma opção. Arequipa acho que vale ficar três dias, você pode conhecer a cidade em um e ir pro Canyon del Conca (2d e 1n), me parece um ótimo tour. Iamos pra Arequipa nesse roteiro mas ia ficar puxado demais então desistimos. Me parece uma cidade muito bonita que vale a visita. Tem o tour das salinas que leva metade de um dia, mas como você terá apenas 3 creio que valha mais a pena conhecer a cidade.

 

Edit: Posso estar falando uma barbaridade mas o lago Titicaca não me pegou, se haver um dia no seu roteiro para conhece-lo, consideraria facilmente um outro tour por Cusco do que ir pra lá, mas dai é extremamente pessoal. 

Editado por adrianomask
Correção de erros e adição de informações
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@D FABIANO obrigada! Imagino que Lima seja bem legal, mas é mais provável voltar a Lima do que a outras regiões do Peru.

@adrianomask muito obrigada pelas dicas! Sobre Puno, estou bem na dúvida. Mas tenho muita curiosidade em conhecer o Titicaca, mesmo que seja um passeio bem "pega turista". hehehehe

Abraços a todos e boa viagem :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Cat_Agudo Lima vale sim a visita, gostei muito da minha passagem por lá. No final da tarde, vá ao circuito mágico das Aguas (Parque de la Reserva) que vale muito a pena pegar os dois periodos, na noite em especial é coisa linda de se ver. 

 

Não se assuste muito com a fila, é grande mas ela anda. Fomos lá na noite do primeiro dia e tomamos um susto com a quantidade de pessoas esperando mas no segundo dia, fomos mais cedo e entramos até rápido, mesmo considerando a volta que ela fazia. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 horas atrás, adrianomask disse:

@Cat_Agudo Lima vale sim a visita, gostei muito da minha passagem por lá. No final da tarde, vá ao circuito mágico das Aguas (Parque de la Reserva) que vale muito a pena pegar os dois periodos, na noite em especial é coisa linda de se ver. 

 

Não se assuste muito com a fila, é grande mas ela anda. Fomos lá na noite do primeiro dia e tomamos um susto com a quantidade de pessoas esperando mas no segundo dia, fomos mais cedo e entramos até rápido, mesmo considerando a volta que ela fazia. 

Eu fui no fim de tarde Jô parque das águas e peguei o rolê da tarde e da noite. Amei TB!!

Quanto a Cusco, claro que o mais grave é ter problemas graves, mas se.puder se aclimatar primeiro, a viagem será outra!! Ficar passando mal o tempo inteiro em viagem é um saco. Vi várias pessoas vomitando, desistindo de trilha. Então a aclimatação é pra evitar riscos maiores e curtir a viagem sem perrengue. 

Evite álcool nos primeiros dias e coma coisas leves. Chegue e descanse no primeiro dia. Durma, coma leve. Faça os passeios de menor altitude e menor exigência física primeiro. Use a medicina ancestral , folhas de coca e água florida. O chá de muña é o melhor pra digestão. Ande devagar, não se esforce além do necessário. Vai dar tudo certo!!!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, Cat_Agudo disse:

@adrianomask e @JanaCometti para o parque das águas precisa comprar ingresso com antecedência? Tipo, ainda no Brasil?

Muito obrigada pelas dicas! ❤️

 

Acredito que não seja necessário;

 

Eu até cheguei a cogitar comprar digitalmente mas optei por faze-lo na entrada e foi de buenas. É deveras muito barato para o que oferece. 

8 horas atrás, JanaCometti disse:

Eu fui no fim de tarde Jô parque das águas e peguei o rolê da tarde e da noite. Amei TB!!

Quanto a Cusco, claro que o mais grave é ter problemas graves, mas se.puder se aclimatar primeiro, a viagem será outra!! Ficar passando mal o tempo inteiro em viagem é um saco. Vi várias pessoas vomitando, desistindo de trilha. Então a aclimatação é pra evitar riscos maiores e curtir a viagem sem perrengue. 

Evite álcool nos primeiros dias e coma coisas leves. Chegue e descanse no primeiro dia. Durma, coma leve. Faça os passeios de menor altitude e menor exigência física primeiro. Use a medicina ancestral , folhas de coca e água florida. O chá de muña é o melhor pra digestão. Ande devagar, não se esforce além do necessário. Vai dar tudo certo!!!

 

Nós temos um roteiro bem flexível, permitindo a gente fazer testes na altitude e "recuar" caso seja necessário. O que mais me preocupa nele é que acabou ficando pro terceiro dia na cidade o tour das 7 lagunas, já até comentei com minha irmã que "este tem boas chances de não dar certo", mas só vamos nos arriscar caso esteja tudo bem em Cusco. Se não tiver, jogamos pra depois. 

 

É que infelizmente este tour acabou sendo colocado "de ultima hora", a Lagoa Humantay e a Montanha colorida foram estrategicamente deixadas para o final 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...