Membros Hta94 Postado Dezembro 27, 2023 Membros Postado Dezembro 27, 2023 Olá mochileiros! Irei para La Paz (Bolivia) sozinha em março/2024 e tenho interesse em conhecer os locais abaixo. Por favor podem me ajudar com dicas de como ir por conta própria ou recomendar guias com valores acessíveis? Se tiverem uma noção de valores também. É mais barato contratar os passeios lá na hora? Quais passeios consigo fazer no mesmo dia? Qualquer dica a mais também é bem-vinda!! Desde já muitíssimo obrigada!!! 😊 3 dias Salar Uyuni Chacaltaya + Valle de La Luna Valle de Las Animas + Canyon Palca Isla del Sol Bike en el camino de la muerte Tiwanaku Laguna Esmeralda y Charquini Huayna Potosí (talvez) Citar
Membros miranlauberf Postado Janeiro 3 Membros Postado Janeiro 3 Buenas, Uyuni é meio contramão se teu rolê é por La Paz, todas as outras coisas que tu quer fazer são relativamente perto e dentro do mesmo departamento, então dá uma pensada em como seria esse desvio e tal (mas vale a pena visitar Uyuni) To indo pra La Paz semana que vem, pretendo fazer os dois valles, Tiwuanaku e depois ir pra Copacabana. Minha intenção é fazer tudo que der sem guia/agência, to com umas referências que encontrei de viajeiros e vou tentar fazer assim pra os custos serem mais baixos Tiwanaku pode pegar um bus ou trem de La Paz/El Alto, pelo que vi custa 30bs ida e volta. Entrada no parque pra estrangeiros é 100bs, mas se tu é estudante te abaixam bastante o valor. Dizem que não demora muito esse passeio, são umas 2h de ida + 2h de volta e digamos umas 2h lá olhando as coisas. Quero ir pra Playa de Santa Rosa del Taraco que fica meio perto, na minha rota pretendo ir pra essa praia, dormir lá e no outro dia ir pra Tiwuanaku e voltar pra La Paz. Se te interessa tb: Valle de la Luna me parece mais fácil que o Valle de las Animas, é mais perto e tem um caminho mais definido e tal. Um amigo foi semana passada e disse que tem duas trilhas, uma a 15bs e a outra a 45bs. Ele fez as duas e disse que a de 15 não tem muita graça se tu for fazer a de 45 também. Depois da trilha do parque tem um outro caminho que pode seguir, e falou de um mirador que tem em uma praça bem na frente do parque. Pra chegar, um micro do centro de La Paz em direção a Mallasa, uns 2bs. Valle de las Animas vi uns relatos de que é meio dificil saber o caminho e pode acabar passando por uns trechos perigosos, que é melhor não ir sozinho e estar bem preparado com um bom tênis e tal. Mas tem outros relatos mais tranquilos, acho que essa pessoa em especial pegou um caminho meio trash. Aqui: https://www.viatgelovers.com/america/la-paz-el-valle-de-la-luna/ https://kintan.tv/valle-de-las-animas-la-paz-bolivia/ Da Isla del Sol em Copacabana, esse mesmo amigo foi e disse que o barco pra ilha tá 30bs, então 60 ida e volta. Ele acampou lá de graça, mas tem os alojamentos também. Falou que a comida tava mais cara que em Cochabamba e La Paz. Esses meus relatos prévios de quem não fez essa viagem ainda, mas dia 8 to indo pra La Paz e daí posto meu relato em detalhes. Suertee 1 Citar
Membros Hta94 Postado Janeiro 10 Autor Membros Postado Janeiro 10 Em 03/01/2024 em 13:17, miranlauberf disse: Buenas, Uyuni é meio contramão se teu rolê é por La Paz, todas as outras coisas que tu quer fazer são relativamente perto e dentro do mesmo departamento, então dá uma pensada em como seria esse desvio e tal (mas vale a pena visitar Uyuni) To indo pra La Paz semana que vem, pretendo fazer os dois valles, Tiwuanaku e depois ir pra Copacabana. Minha intenção é fazer tudo que der sem guia/agência, to com umas referências que encontrei de viajeiros e vou tentar fazer assim pra os custos serem mais baixos Tiwanaku pode pegar um bus ou trem de La Paz/El Alto, pelo que vi custa 30bs ida e volta. Entrada no parque pra estrangeiros é 100bs, mas se tu é estudante te abaixam bastante o valor. Dizem que não demora muito esse passeio, são umas 2h de ida + 2h de volta e digamos umas 2h lá olhando as coisas. Quero ir pra Playa de Santa Rosa del Taraco que fica meio perto, na minha rota pretendo ir pra essa praia, dormir lá e no outro dia ir pra Tiwuanaku e voltar pra La Paz. Se te interessa tb: Valle de la Luna me parece mais fácil que o Valle de las Animas, é mais perto e tem um caminho mais definido e tal. Um amigo foi semana passada e disse que tem duas trilhas, uma a 15bs e a outra a 45bs. Ele fez as duas e disse que a de 15 não tem muita graça se tu for fazer a de 45 também. Depois da trilha do parque tem um outro caminho que pode seguir, e falou de um mirador que tem em uma praça bem na frente do parque. Pra chegar, um micro do centro de La Paz em direção a Mallasa, uns 2bs. Valle de las Animas vi uns relatos de que é meio dificil saber o caminho e pode acabar passando por uns trechos perigosos, que é melhor não ir sozinho e estar bem preparado com um bom tênis e tal. Mas tem outros relatos mais tranquilos, acho que essa pessoa em especial pegou um caminho meio trash. Aqui: https://www.viatgelovers.com/america/la-paz-el-valle-de-la-luna/ https://kintan.tv/valle-de-las-animas-la-paz-bolivia/ Da Isla del Sol em Copacabana, esse mesmo amigo foi e disse que o barco pra ilha tá 30bs, então 60 ida e volta. Ele acampou lá de graça, mas tem os alojamentos também. Falou que a comida tava mais cara que em Cochabamba e La Paz. Esses meus relatos prévios de quem não fez essa viagem ainda, mas dia 8 to indo pra La Paz e daí posto meu relato em detalhes. Suertee Em 03/01/2024 em 13:17, miranlauberf disse: Buenas, Uyuni é meio contramão se teu rolê é por La Paz, todas as outras coisas que tu quer fazer são relativamente perto e dentro do mesmo departamento, então dá uma pensada em como seria esse desvio e tal (mas vale a pena visitar Uyuni) To indo pra La Paz semana que vem, pretendo fazer os dois valles, Tiwuanaku e depois ir pra Copacabana. Minha intenção é fazer tudo que der sem guia/agência, to com umas referências que encontrei de viajeiros e vou tentar fazer assim pra os custos serem mais baixos Tiwanaku pode pegar um bus ou trem de La Paz/El Alto, pelo que vi custa 30bs ida e volta. Entrada no parque pra estrangeiros é 100bs, mas se tu é estudante te abaixam bastante o valor. Dizem que não demora muito esse passeio, são umas 2h de ida + 2h de volta e digamos umas 2h lá olhando as coisas. Quero ir pra Playa de Santa Rosa del Taraco que fica meio perto, na minha rota pretendo ir pra essa praia, dormir lá e no outro dia ir pra Tiwuanaku e voltar pra La Paz. Se te interessa tb: Valle de la Luna me parece mais fácil que o Valle de las Animas, é mais perto e tem um caminho mais definido e tal. Um amigo foi semana passada e disse que tem duas trilhas, uma a 15bs e a outra a 45bs. Ele fez as duas e disse que a de 15 não tem muita graça se tu for fazer a de 45 também. Depois da trilha do parque tem um outro caminho que pode seguir, e falou de um mirador que tem em uma praça bem na frente do parque. Pra chegar, um micro do centro de La Paz em direção a Mallasa, uns 2bs. Valle de las Animas vi uns relatos de que é meio dificil saber o caminho e pode acabar passando por uns trechos perigosos, que é melhor não ir sozinho e estar bem preparado com um bom tênis e tal. Mas tem outros relatos mais tranquilos, acho que essa pessoa em especial pegou um caminho meio trash. Aqui: https://www.viatgelovers.com/america/la-paz-el-valle-de-la-luna/ https://kintan.tv/valle-de-las-animas-la-paz-bolivia/ Da Isla del Sol em Copacabana, esse mesmo amigo foi e disse que o barco pra ilha tá 30bs, então 60 ida e volta. Ele acampou lá de graça, mas tem os alojamentos também. Falou que a comida tava mais cara que em Cochabamba e La Paz. Esses meus relatos prévios de quem não fez essa viagem ainda, mas dia 8 to indo pra La Paz e daí posto meu relato em detalhes. Suertee Hola!! Muitíssimo obrigada pelas dicas! Vou aguardar seu relato. Uma ótima viagem a vc! Citar
Colaboradores RicardoRM Postado Janeiro 11 Colaboradores Postado Janeiro 11 @Hta94 , só vá ao Huayna Potosí se tiver bem aclimatada e acima de tudo tenha boa experiência em longas caminhadas e alguma pratica de escalada. Não é um simples passeio de turismo. 1 Citar
Membros absfernandez Postado Janeiro 14 Membros Postado Janeiro 14 (editado) @Hta94, vamos la... Para esse rolê acontecer, creio que você precisará de uns 10 dias no mínimo. Acho extremamente válido você ir para o Uyuni, deixe para ir após o 4º,5º dia, pois você já estará aclimatada, o Uyuni é um altiplano com elevada altitude, caso você não esteja aclimatada e passar mal, isso pode complicar sua viagem e até sua saúde, pois no meio do deserto não há nenhum apoio médico. Eu faria assim: Agencias: Em La Paz a maioria das agencias ficam na Calle Sagarnaga, ideal você orçar na hora, ver oque cada uma lhe oferece e dar uma olhada nas avaliações no google. Isso não te livrará da chance de ficar insatisfeita com algo, pq o serviço oferecido na Bolivia, foge da excelência que buscamos. Na segunda vez que fui, fiz 2 tours pela Barro Biking, não tive problema algum, mas se você entrar na avaliações do google da empresa, vai ter muitas reclamações. Na primeira vez que fui, fiz um tour para o Huaya Potosi e os guias roubaram meu oculos do carro, num vacilo que eu dei. Então fique sempre atenta e sempre junto com seus pertences. Os passeios, contrate na hora, negocie na hora, com excessão do Uyuni que pode ser interessante marcar com antecedência para assim que você chegar na cidade pela manhã, poder ja ter um tour saindo de manhã e te livre de passar um dia todo na cidade. O roteiro eu deixaria mais ou menos assim: 1º dia para conhecer La Paz, fechar os passeios e até ir até o Vale da Lua, se sentir segura da para fazer de Bus tranquilamente, saem bastante da Plaza Belém (vai pagar uns 3 reais na passagem) ou pegar um taxi que não sei quanto ficaria depende de onde vc for ficar, caso você fique em algum hostel da pra tentar arrumar pessoas para irem e dividir o taxi. Existe o tour junto com o Chacaltaya, mas considere bem se há necessidade de ir lá, já não há mais neve, a estação ta abandonada, acho bem ok la. Caso você queira no Charquini e no Huayna Potosi, eu descartaria. 2 - Valle de las Animas + Canyon (Se vc for nestes, o Valle de la Luna pode ser super descartável viu kkk) 3 - Downhill na Estrada da Morte 4- Laguna Esmeralda y Charquini 5 - Salar de Uyuni (3 dias), pegue um onibus uma noite anterior na rodoviaria, geralmente ele sai as 21,22 horas e chega pela manhã no Uyuni, já aproveita e vá dormindo. Chegando no Uyuni o ideal é já ir atras de alguma agencia que tenha saída para o mesmo dia, por você estar sozinha é mais facil de achar vagas, já que os carros vao com 6 pessoas + motorista. Ano passado eu fui pela Trans Andino e foi uma otima escolha, paguei em torno de 650 reais o tour de 3 dias com 3 alimentações no dia, hotel com banho quente e uma noite quarto privado para eu e minha esposa, tinha 4 franceses com nós e eles pagaram muito mais e tiveram o mesmo serviço que o nosso. Caso queira o whatsapp deles é: +591 67905736 6 -Já aclimatada, já é uma boa voce ir para o Huayna Potosi, lembrando que da para conhecer o Huayna Potosi apenas a base dele e o inicio da subida que tem gelo, que é um tour mais barato que as agencias fazem, nele se vai até o acampamento base de van e andar mais uns 500 metros de altura e fazer escalada no gelo e tals. Mas ta longe de subir ele, pois é um monte que exige experiência de alta montanha . Hoje esse monte é um dos poucos que ainda há bastante neve, a Bolivia está sofrendo muito com o aquecimento global, perdendo capacidade de abastecimento de água em suas reservas. Lembrando que a Charquini é tão alto quanto o H. Potosi. Depois recomendo você a ir para copacabana ver a isla del sol (se tiver tempo sobrando e curtir trilha, recomendo atravessar a isla a pé e dormir uma noite la) , depois na volta para La Paz fazer o tour até Tiwanaku ou vice versa tbm, já se torna passeios mais tranquilos e sem muita exigência fisica. Deixei nesse ordem para você presar primeiro ficar uns 3,4 dias em La Paz aclimatando e caso não se sinta bem tenha farmácias, hospitais próximos. Há uma dieta empírica que sempre fiz e sempre me ajudou e com qm fui tbm, que é realizar uma dieta de Ferro com 2 semanas de antecedência, vá ao medico, solicite exame de sangue para ver os niveis de ferritina e veja se há algum problema se realizar essa dieta, lembrando também que você precisa estar com sua função renal (rins) em plena saúde. A dieta é a seguinte mastigar noripurum folico cp. 1 por dia antes do almoço, se puder associar com VIT C melhor, evitando consumo de cafeína 2 horas antes e 2 horas depois. Faltando 5 dias para a viagem , tomar 2cp por dia, se estiver na época do ciclo menstrual, tomar 3cp. Quando elevamos o nosso corpo a altitudes a cima de 2mil metros, nosso corpo tem de a produzir mais hemácias (celular que carregam oxigenio no sangue), dentro das hemacias temos uma molecula que se chama hemoglobina no qual é composta por alguns átomos de ferro, com o aumento de ferro no corpo, você facilitará o transporte de oxigenio no corpo. Lembrando que isso é um tratamento empirico, ou seja, não há comprovações cientificas que isso realmente te livrará de um provável soroche, mas também não lhe fará mal caso seus exames estejam em dia. Editado Janeiro 14 por absfernandez 3 Citar
Membros Hta94 Postado Janeiro 15 Autor Membros Postado Janeiro 15 Em 14/01/2024 em 03:17, absfernandez disse: @Hta94, vamos la... Para esse rolê acontecer, creio que você precisará de uns 10 dias no mínimo. Acho extremamente válido você ir para o Uyuni, deixe para ir após o 4º,5º dia, pois você já estará aclimatada, o Uyuni é um altiplano com elevada altitude, caso você não esteja aclimatada e passar mal, isso pode complicar sua viagem e até sua saúde, pois no meio do deserto não há nenhum apoio médico. Eu faria assim: Agencias: Em La Paz a maioria das agencias ficam na Calle Sagarnaga, ideal você orçar na hora, ver oque cada uma lhe oferece e dar uma olhada nas avaliações no google. Isso não te livrará da chance de ficar insatisfeita com algo, pq o serviço oferecido na Bolivia, foge da excelência que buscamos. Na segunda vez que fui, fiz 2 tours pela Barro Biking, não tive problema algum, mas se você entrar na avaliações do google da empresa, vai ter muitas reclamações. Na primeira vez que fui, fiz um tour para o Huaya Potosi e os guias roubaram meu oculos do carro, num vacilo que eu dei. Então fique sempre atenta e sempre junto com seus pertences. Os passeios, contrate na hora, negocie na hora, com excessão do Uyuni que pode ser interessante marcar com antecedência para assim que você chegar na cidade pela manhã, poder ja ter um tour saindo de manhã e te livre de passar um dia todo na cidade. O roteiro eu deixaria mais ou menos assim: 1º dia para conhecer La Paz, fechar os passeios e até ir até o Vale da Lua, se sentir segura da para fazer de Bus tranquilamente, saem bastante da Plaza Belém (vai pagar uns 3 reais na passagem) ou pegar um taxi que não sei quanto ficaria depende de onde vc for ficar, caso você fique em algum hostel da pra tentar arrumar pessoas para irem e dividir o taxi. Existe o tour junto com o Chacaltaya, mas considere bem se há necessidade de ir lá, já não há mais neve, a estação ta abandonada, acho bem ok la. Caso você queira no Charquini e no Huayna Potosi, eu descartaria. 2 - Valle de las Animas + Canyon (Se vc for nestes, o Valle de la Luna pode ser super descartável viu kkk) 3 - Downhill na Estrada da Morte 4- Laguna Esmeralda y Charquini 5 - Salar de Uyuni (3 dias), pegue um onibus uma noite anterior na rodoviaria, geralmente ele sai as 21,22 horas e chega pela manhã no Uyuni, já aproveita e vá dormindo. Chegando no Uyuni o ideal é já ir atras de alguma agencia que tenha saída para o mesmo dia, por você estar sozinha é mais facil de achar vagas, já que os carros vao com 6 pessoas + motorista. Ano passado eu fui pela Trans Andino e foi uma otima escolha, paguei em torno de 650 reais o tour de 3 dias com 3 alimentações no dia, hotel com banho quente e uma noite quarto privado para eu e minha esposa, tinha 4 franceses com nós e eles pagaram muito mais e tiveram o mesmo serviço que o nosso. Caso queira o whatsapp deles é: +591 67905736 6 -Já aclimatada, já é uma boa voce ir para o Huayna Potosi, lembrando que da para conhecer o Huayna Potosi apenas a base dele e o inicio da subida que tem gelo, que é um tour mais barato que as agencias fazem, nele se vai até o acampamento base de van e andar mais uns 500 metros de altura e fazer escalada no gelo e tals. Mas ta longe de subir ele, pois é um monte que exige experiência de alta montanha . Hoje esse monte é um dos poucos que ainda há bastante neve, a Bolivia está sofrendo muito com o aquecimento global, perdendo capacidade de abastecimento de água em suas reservas. Lembrando que a Charquini é tão alto quanto o H. Potosi. Depois recomendo você a ir para copacabana ver a isla del sol (se tiver tempo sobrando e curtir trilha, recomendo atravessar a isla a pé e dormir uma noite la) , depois na volta para La Paz fazer o tour até Tiwanaku ou vice versa tbm, já se torna passeios mais tranquilos e sem muita exigência fisica. Deixei nesse ordem para você presar primeiro ficar uns 3,4 dias em La Paz aclimatando e caso não se sinta bem tenha farmácias, hospitais próximos. Há uma dieta empírica que sempre fiz e sempre me ajudou e com qm fui tbm, que é realizar uma dieta de Ferro com 2 semanas de antecedência, vá ao medico, solicite exame de sangue para ver os niveis de ferritina e veja se há algum problema se realizar essa dieta, lembrando também que você precisa estar com sua função renal (rins) em plena saúde. A dieta é a seguinte mastigar noripurum folico cp. 1 por dia antes do almoço, se puder associar com VIT C melhor, evitando consumo de cafeína 2 horas antes e 2 horas depois. Faltando 5 dias para a viagem , tomar 2cp por dia, se estiver na época do ciclo menstrual, tomar 3cp. Quando elevamos o nosso corpo a altitudes a cima de 2mil metros, nosso corpo tem de a produzir mais hemácias (celular que carregam oxigenio no sangue), dentro das hemacias temos uma molecula que se chama hemoglobina no qual é composta por alguns átomos de ferro, com o aumento de ferro no corpo, você facilitará o transporte de oxigenio no corpo. Lembrando que isso é um tratamento empirico, ou seja, não há comprovações cientificas que isso realmente te livrará de um provável soroche, mas também não lhe fará mal caso seus exames estejam em dia. Olá, muitíssimo obrigada por todas as dicas, com certeza me ajudou muito a montar o meu roteiro. Realmente é bom se aclimatar em La Paz antes de ir para o Uyuni. Não conhecia essa dieta, vou conversar com o médico a respeito. Tô em dúvida se ''compensa'' ir pra Charquini em março, devido a estação, acredito que quase não tenha neve também. Citar
Membros D FABIANO Postado Janeiro 15 Membros Postado Janeiro 15 Se aclimatação a mais de 4000m???? Eu sai de San Pedro a quase 2700m e tive uma trombose lá. Citar
Membros absfernandez Postado Janeiro 16 Membros Postado Janeiro 16 6 horas atrás, Hta94 disse: Olá, muitíssimo obrigada por todas as dicas, com certeza me ajudou muito a montar o meu roteiro. Realmente é bom se aclimatar em La Paz antes de ir para o Uyuni. Não conhecia essa dieta, vou conversar com o médico a respeito. Tô em dúvida se ''compensa'' ir pra Charquini em março, devido a estação, acredito que quase não tenha neve também. Eu sinceramente não sei como é a Charquini nessa época, quando fui era outubro e tava com neve apenas os paredões dela (onde não é possivel chegar), possivelmente vc não terá contato com a neve em Março, mas verá uma bela lagoa com um azul turquesa. É uma caminhada relativamente curta mas bem demorada e cansativa por estar a 5 mil metros, a cada 10 passos é uma parada pra descansar. Você quando chegar vai conseguir ver seu roteiro melhor, pergunte nas agências se há neve nos locais que você vai, as vezes existe outro ponto com neve. Em relação ao meu comentário de ver agencia antes no Uyuni por dar uma adiantada, é uma boa. Mas se eles pedirem para pagar com antecedencia, não faça, prefira pagar la na hora. Em 2022 os valores do tour estavam em torno 750 pesos bolivianos. Citar
Membros hmgb94 Postado Janeiro 16 Membros Postado Janeiro 16 Ola! Estou indo sozinha para a Bolivia também em março. Subo de salta, no final de fevereiro e em março vou explorar alguns lugares comuns aos que você compartilhou aqui. Tem alguma data que você pensou em fazer o Salar ou vai planejar os dias quando estiver por lá? 2 Citar
Membros FCRO Postado Janeiro 16 Membros Postado Janeiro 16 vou deixar meu relato sobre o huayna potosi pra vc dar uma olhada Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.