Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Fala Mochileiros, 

Sou novo por aqui, mas acompanhei alguns posts referente a alguns roteiros de viagem para El Calafate e El Chanten.

Gostaria de pedir uma ajuda pra vocês que tem mais conhecimento do que eu e que com certeza ja viajaram mais do que eu. 😅 Só pra complementar estou indo para El Calafate e El Chanten no dia 14/10 e vou ficar até o dia 21/10. 

- Quais passeios são "OBRIGATÓRIOS" e que vocês fariam sem dúvida alguma? Já coloquei o FITZ ROY e também gostaria de fazer o minitrekking no Perito Moreno, mas vi que o preço é meio salgado. rsrs

- Tem alguma agencia de turismo que vocês recomendam comprar? É melhor comprar com antecedência, ou consigo comprar no dia que estiver lá? 

- Em El Calafate é fácil de trocar dinheiro? Vi que tem uma Western Union, mas já vi que tem gente que troca no correios. 

- Alguém já teve alguma experiencia ruim com algum local(Hostel, airbnb, restaurante, agencia de turismo) e que queria compartilhar para eu ficar alerta com esses lugares? 

É isso ai, obrigado de antemão com quem quiser me ajudar. 😁

 

  • Membros
Postado (editado)
6 horas atrás, Rafa Kohari disse:

- Quais passeios são "OBRIGATÓRIOS" e que vocês fariam sem dúvida alguma? Já coloquei o FITZ ROY e também gostaria de fazer o minitrekking no Perito Moreno, mas vi que o preço é meio salgado. rsrs

De fato, o maior atrativo de El Calafate é o Perito Moreno e é bem caro. Se não rolar o Mini Trekking, tem a opção de ir às passarelas.

El Chalten tem bastante trilha, além do Fitz Roy que você já está cogitando, outras de 1 dia são: 

- Loma del Pliegue Tumbado (recomendo, é uma caminhada longa e ganho de elavação considerável)
- Laguna Torre (mais leve que Fitz Roy e Pligue Tumbado)
- Lago del Desierto e Glaciar Huemul (um dos únicos passeios que você vai precisar de transfer)
- Mirador de los Condores / Aguilas (tranquilas, dá pra encaixar numa manhã ou tarde)
- Chorillo del Salto (também tranquila e meio sem graça, botei mais por ser uma boa num dia que quiser algo bem leve)

Se você for acampar, abre outras alternativas, principalmente na área do Fitz Roy / Laguna de los Tres.

6 horas atrás, Rafa Kohari disse:

- Tem alguma agencia de turismo que vocês recomendam comprar? É melhor comprar com antecedência, ou consigo comprar no dia que estiver lá? 

SE fizer Mini Trekking, é direto com a Hielo y Aventura e recomendo comprar com antecedência. Pra fazer as trilhas de El Chalten não precisa de agência, no máximo esse transfer que falei (fazer a reserva no dia anterior). Isso se você não fizer algo diferente, ex: passeio a cavalo, bosque petrificado La Leona, etc... 

6 horas atrás, Rafa Kohari disse:

- Em El Calafate é fácil de trocar dinheiro? Vi que tem uma Western Union, mas já vi que tem gente que troca no correios. 

Tirando essas opções, os comércios deixam placas na vitrine informando por quanto compram/vendem. E sim, melhor fazer isso em El Calafate do que El Chalten. Uma coisa que fiz em Ushuaia foi pedir indicação na recepção do hostel, falaram pra evitar um comércio próximo e ir numa agência de turismo, foi a melhor coisa, porque as cotações era realmente melhores e tinha muitos locais trocando lá também.

Editado por ThiagoHM
typo
  • Membros
Postado

Se puder trocar pesos ainda em Buenos Aires é melhor, pois a cotação na Patagônia não vai ser tão competitiva quanto.

Tirando o Fitz Roy e o Perito Moreno, não sei se tem um "must see" no sentido de ter que fazer. Existe algumas opções de passeios, então é pesquisar cada um e ver qual lhe interessa mais.

 

  • Colaboradores
Postado

Achei a colaboração do @ThiagoHM bem completa, ainda assim vou fazer eco.

Em EL CALAFATE:

- A principal atração é o PERITO MORENO (qual fica cerca de 75km da cidade), você pode optar por fazer as caminhadas no gelo (BIG ICE ou MINITREKKING, ambas com a única agência credenciada Hielo y Aventura), ou ao menos pegar o ônibus que sai da rodoviária até lá para conhecer as passarelas. Eu indico fortemente fazer esse passeio (seja lá qual opção escolheres).

- Existe a opção de fazer o passeio de barco TODOS LOS GLACIARES (que tem preço similar ao MINITREKKING). Eu não fiz, mas alguns conhecidos fizeram e acharam legal (é uma pegada mais 'de boas').

- Se tiveres ao menos meio dia de folga, vale a pena fazer um passeio pela avenida principal, ou até mesmo seguir até a Laguna Nimez e a borda do Lago Argentino (não é excepcional, mas eu curti).

- Nunca fui no GLACIARIUM, parece que tem um bar de gelo no subsolo, e saem ônibus gratuitos da cidade até lá.

- Eu nunca troquei dinheiro na cidade, mas estudei e observei durante minhas viagens, e não acho que seja a melhor ideia. Preferi usar cartão (e o câmbio MEP), levei alguns poucos dólares (quase não usei).

Em EL CHALTÉN:

- Eu aconselho fazer as trilhas 'principais', isto é, Laguna de Los Tres (pelo acesso da Ponte de Ferro) / Cerro Torre / Loma del Piegle Tumbado (+ Cumbre, se tiveres pique).

- Havendo disponibilidade, considere fazer a conexão Madre y Hija (qual lhe oportunizará fazer o segundo retorno da Laguna de Los Tres, concluindo todas as rotas possíveis das trilhas 'principais').

- Sempre indico fazer Sendero de Las Águilas e Los Condores de início, serve muito bem para aclimatar (esse circuito traz características das demais trilhas).

- O Chorillo del Salto por si só não é algo extraordinário (ainda mais com tantas outras paisagens majestosas de lá), entretanto, se for possível conhece-lo, não perca a oportunidade.

- Seguindo pela Ruta 23, você poderá conhecer a Estância Los Huemules (privada, paga) e suas trilhas (Lago Azul, Lago Verde, Laguna del Diablo).

- Ao final da Ruta 23, você pode conhecer o Lago del Desierto e aproveitar para fazer a sensacional trilha para a Laguna Huemul (paga), vale muito a pena (inclusive, ao retornar para a cidade, podes descer no acesso do Chorillo del Salto, fazendo todas essas atrações em uma única tacada).

- Fique longe da Fitz Roy Epediciones (localizada na esquina da Av. San Martin 50 com a Riquelme 1), contratei o passeio guiado 'Ice Trek & Ferrata Glaciar Cagliero' (qual foi muito bom), os guias que nos conduziram são terceirizados (e muito bons), mas a empresa roubou nosso grupo (havíamos combinando um valor por WhatsApp, tenho registros de tudo, no dia que nos apresentamos na sede da empresa precisei efetuar o pagamento com cartão físico, entretanto tive que entregar o cartão e inserir a senha em um teclado 'a parte', notei tarde demais que o valor que informaram era 2.5x maior daquele combinado, tentei entrar em contato mas sem sucesso). 

  • Gostei! 1
  • 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá, pessoal! Tenho uma viagem marcada para a Patagônia Argentina em março do ano (3 dias em El Calafate e 2 em El Chaltén) que vem e gostaria de tirar algumas dúvidas:

- Alguém recomenda passar a tarde e jantar na Estância 25 de Mayo (El Calafate)? Ou recomenda outra estância para visitar?

- Quero muito fazer a trilha para a Laguna de los 3/Fitz Roy, mas minha noiva é bem sedentária rs. Sei que ela provavelmente não aguentaria, então pensei em fazer a trilha com ela até a Laguna Capri (que dizem que é a parte mais tranquila), deixá-la por lá e subir sozinho o resto. Aí depois eu voltaria e encontraria ela novamente na Laguna Capri e voltaria até a cidade com ela. Vocês acham que é seguro deixá-la sozinha esse tempo todo? Tem algum ponto de apoio lá para que ela possa ficar?

  • Colaboradores
Postado (editado)

Olá, boa tarde.

5 horas atrás, ederkleim disse:

Alguém recomenda passar a tarde e jantar na Estância 25 de Mayo (El Calafate)? Ou recomenda outra estância para visitar?

Eu não visitei essa estância.

Meu irmão esteve na Estância Bonanza (https://www.instagram.com/estancia_bonanza/) mês passado - fez a cavalgada (cerca de 02:00 horas por 70.000 ARS). No link acima tem mais informações.

5 horas atrás, ederkleim disse:

Quero muito fazer a trilha para a Laguna de los 3/Fitz Roy, mas minha noiva é bem sedentária rs. Sei que ela provavelmente não aguentaria, então pensei em fazer a trilha com ela até a Laguna Capri (que dizem que é a parte mais tranquila), deixá-la por lá e subir sozinho o resto. Aí depois eu voltaria e encontraria ela novamente na Laguna Capri e voltaria até a cidade com ela. Vocês acham que é seguro deixá-la sozinha esse tempo todo? Tem algum ponto de apoio lá para que ela possa ficar?

Pelo o que pude entender, você cogita fazer a trilha saindo da cidade.
Não sei se sabes, mas há um caminho mais indicado partindo da ponte de ferro sob o Rio Electrico (necessário contratar um transfer até o local) - a maior vantagem desse caminho é que você acaba passando pelo Sendero Pilar (passando na frente do Glaciar Piedras Blancas) e não repete praticamente nada do trajeto (salvo o bate e volta até a Laguna de Los Três a partir do Campamento Poincenot).

De toda forma, caso venhas pela cidade, o trajeto até o Campamento Capri (onde fica a Laguna Capri) é relativamente tranquilo (a maior concentração de aclive fica logo no início, depois fica mais tranquilo) - inclusive, eu considero leve o trajeto do Campamento Capri até o Campamento Poincenot.
Digo isso, pois talvez seja melhor que sua companheira lhe aguarde no Campamento Poincenot - desta forma não ficará esperando tanto tempo.

Caso você opte por iniciar pela ponte de ferro, sua companheira caminharia um trecho relativamente curto até o Campamento Poincenot, aguardaria você fazer o ataque até a Laguna de Los Tres, e de lá vocês poderiam retornar para a cidade (sendo basicamente descida).

Quanto a ficar sozinho nas trilhas, não vejo nenhum problema.
El Chaltén é muito seguro, e generalizando, pessoas que gostam de hiking costumam ser gente boa.
Ninguém vai para lá para ficar importunando outras pessoas - e indo em alta temporada, a quantidade de hikers é bem grande.

Sobre ponto de apoio, sinto dizer que não há nada estruturado que possa caracterizar dessa forma.
Os pontos de acampamento tem, no máximo, uma latrina (extremamente rústica) e alguns bancos ou troncos que servem para sentar.

A Laguna Capri é muito agradável, e em todas as ocasiões que passei por lá, raramente vi gente efetivamente acampando (pois é bem perto da cidade, para quem é habituado a caminhar) - mas em contrapartida, é comum ver grupos de amigos conversando nas bordas do lago.

O Campamento Poincenot já é mais movimentado. No ponto de acampamento a floresta forma uma copa que fecha o céu quase por completo (protegendo significativamente da chuva e do vento), e no chão quase não há vegetação. Mas seguindo brevemente o caminho que leva para a Laguna de Los Tres (muito antes da ascenção) há o Rio Blanco que serpenteia, sendo um lugar bonito para descansar. E também há o caminho que leva para a Laguna Sucia, batido e entre pedras (que vale para um breve passeio - sem chegar até o final, naturalmente).

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Amei! 1
  • Membros
Postado
4 horas atrás, ederkleim disse:

Olá, pessoal! Tenho uma viagem marcada para a Patagônia Argentina em março do ano (3 dias em El Calafate e 2 em El Chaltén) que vem e gostaria de tirar algumas dúvidas:

- Alguém recomenda passar a tarde e jantar na Estância 25 de Mayo (El Calafate)? Ou recomenda outra estância para visitar?

- Quero muito fazer a trilha para a Laguna de los 3/Fitz Roy, mas minha noiva é bem sedentária rs. Sei que ela provavelmente não aguentaria, então pensei em fazer a trilha com ela até a Laguna Capri (que dizem que é a parte mais tranquila), deixá-la por lá e subir sozinho o resto. Aí depois eu voltaria e encontraria ela novamente na Laguna Capri e voltaria até a cidade com ela. Vocês acham que é seguro deixá-la sozinha esse tempo todo? Tem algum ponto de apoio lá para que ela possa ficar?

Se fosse sua noiva, ia preferir curtir a laguna capri por um tempo e depois voltar sozinha a trilha até a cidade...pq daí ela não fica amarrada, sabe...eu amei a Laguna Capri, é uma delicia ficar lá, mas se ela cansar pode ir embora e vcs se encontram depois...gente nessa trilha sempre tem

  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Para uma melhor ideia das trilhas:


image.thumb.png.f3d4bc511df14cf19b6dc5d55822b2e7.png

 

As que tem a seta vermelha é a trilha principal, ou você parte de El Chaltén, com uma subida logo no começo, ou vai para Hospedaria El Pilar (superior direito no mapa) e vai por um caminho mais plano.

O melhor é deixar ela mesmo na laguna Capri e ela volta por ela mesma, porque dali até você chegar no topo e voltar vai umas 2-3h.

  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...