Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 23
- Visualizações 52.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
pedroquintellarj 16 posts
-
Junior Faria 1 post
-
Frida_ssa 1 post
-
vivi_couto 1 post
INTRODUÇÃO:
Assim como minhas últimas viagens, o objetivo desta era, ao mesmo tempo, uma viagem ao estilo mochileiro e romântica com a namorada. Quem ler o relato vai perceber um pouco dessa mistura.
A ideia inicial era conhecer o Cânion do Xingó (Canindé de São Francisco) e Maragogi. A partir daí, a viagem foi se ampliando, envolvendo as capitais mais próximas dos respectivos pontos turísticos. Assim, foram incluídas as cidades de Aracaju e Maceió. A primeira semana ficaria reservada p/ a parte de Sergipe (Aracaju-Canindé) e a segunda semana p/ a parte de Alagoas (Maceió-Maragogi). O período escolhido seria o início de abril, envolvendo a semana santa, tentando pegar a baixa temporada e, ao mesmo tempo, evitar chuvas, normalmente, previstas p/ a partir de maio. Entretanto, por indisponibilidade da minha namorada a viagem passou a ser de 17/04 até 01/05, tendo, nesse meio, a semana santa. P/ a semana santa, visando redução de custos, foi escolhida a cidade de Canindé, pois, após pesquisa, foi verificado q seria possível pagar diárias normais e não aqueles pacotes mais caros de feriado. Assim, o trajeto da viagem ficou estabelecido subindo p/ o norte, iniciando em Aracaju, subindo p/ Canindé, depois p/ Maceió e, por último, Maragogi. A ideia inicial era voltar por Recife, porque ficaria tudo mais perto e o preço do vöo seria o mesmo, porém surgiu uma promoção da GOL na época de compra da passagem, com o preço de volta a R$10,00, fazendo o preço do voo cair pela metade, mas tendo q ir e voltar da mesma cidade. Logo, iniciamos a viagem em Aracaju e, após Maragogi, tivemos q voltar, novamente, a Aracaju p/ retornar ao RJ.
OBS.: Não foram incluídos gastos supérfluos de viagem nos cálculos, porque isso é individual, de cada um. Como exemplo, são as lembrancinhas de viagem, q eu até citarei no relato, p/ uma ideia de preço, mas não entrarão nos cálculos.
VÔOS E TROCAS DE CIDADE
. Conforme falado acima, o primeiro planejamento da viagem era iniciar por Aracaju e seguir na direção norte, voltando pelo aeroporto de Recife, após passar por Maragogi. Entretanto, a GOL lançou promoção em comemoração aos seus 10 anos, com o trecho de volta a R$10,00. Na promoção era exigido q o vôo chegasse e saísse da mesma cidade. Assim, optamos por Aracaju como aeroporto base. O vôo custou ida e volta, com taxas R$275,30 p/ cada um.
. A primeira troca de cidade foi entre Aracaju e Canindé de São Francisco. A opção por Canindé ao invés de Piranhas se deu porque, após pesquisa nos tópicos relacionados nos Mochileiros, a cidade me pareceu mais perto do ponto de partida p/o Cânion do Xingó, bem como por ser mais fácil a chegada a partir de Aracaju. Contudo, quanto à distância dos pontos turísticos, após a viagem, percebi não haver muita diferença. Piranhas é um pouco mais movimentada e um pouco mais bonita, mas é um pouco mais isolada (a parte de Piranhas Velha, q é o q importa). A entrada p/ o Cânion, realmente, é um pouco mais próxima de Canindé, assim como a entrada p/ a Usina Hidrelétrica do Xingó (apesar de essa já ser do lado de Alagoas). Já o passeio p/ a Grota do Angico/Trilha do Cangaço parte de Piranhas Velha. Juntando esses pontos e outros mais a opção foi por Canindé. De Aracaju p/ Canindé existem três empresas de ônibus: Coopertalse (http://www.coopertalse.com.br), Coopetaju (http://www.coopetaju.com.br) e Bomfim (http://www.bomfim.com.br). As duas primeiras são micro-ônibus normais, que fazem o transporte direto, em diversos horários e com ponto final na praça central de Canindé e custam R$19,00. Já a Bomfim, passa pela cidade e você tem q saltar na estrada, mas é dentro da cidade mesmo. A distância é só de um quarteirão da estrada p/o ponto das outras duas empresas. O ônibus é de turismo e a passagem custa R$19,25. Sei q há o horário de 18:25, porque é o q fui, mas não sei informar se há outros horários. A viagem dura cerca de 3h30.
. A segunda troca de cidade foi de Canindé p/ Maceió. Foi um pouco mais difícil, porque a maioria dos transportes p/ Maceió saíam de Piranhas. Além disso, queríamos sair cedo p/ aproveitar o dia em Maceió. Conseguimos uma dica de van q nos pegaria no hotel em Canindé e iria p/ Maceió. Parece q ela faz esse caminho todo dia de manhã cedo. O motorista da van se chama Ricardo e seus contatos são: (82) 8815-3482 / 8827-3802 / 3686-3117. O Ricardo nos pegou de carro no hotel em Canindé, por volta das 5h30 da manhã, e nos levou até a Van em Piranhas, na sua casa. A van ainda pegou mais pessoas em casa e seguiu p/ Maceió. Teoricamente, isso tudo era p/ ter demorado até 3h30, mas não sei por que demorou 5hs de viagem desde a saída em Canindé, com uma parada p/ café. A van tem ponto final na praia da Avenida, próxima ao Centro, mas também não muito longe da Pajuçara. A passagem custa R$35,00 de Canindé e R$25,00 de Piranhas. A van é grande, bem estruturada, nova, com ar-condicionado e TV q passa clipes de música. O banco tem até mecanismo p/ inclinar. O único problema é q o motorista superlotou a van durante uma parte do trajeto, colocando até um banquinho plástico extra, mas a viagem foi tranquila. Destaque-se q a Real Alagoas também faz o trecho Piranhas-Maceió, acho q no final da tarde.
. A terceira mudança de cidade foi de Maceió p/ Maragogi. As empresas q fazem esse trajeto são a Real Alagoas (http://www.realalagoas.com.br) e a DEF Transportes e Turismo. Pelo q pesquisei os horários da Real Alagoas são: 4:15 e 11:00 (tanto Maragogi-Maceió, quanto Maceió-Maragogi) e a passagem é R$15,50. Os horários da DEF são: 5:30, 8:30, 13:00 e 16:20 (Maceió-Maragogi); 5:00, 9:00, 12:00 e 16:30 (Maragogi-Maceió) e a passagem é R$12,50. O tempo de viagem é de, aproximadamente, 3 horas. Ambos são ônibus de turismo, mas um pouco acabadinhos. Ponto final na pracinha central de Maragogi.
. A quarta mudança de cidade seria a volta Maragogi-Maceió, que faríamos no dia do nosso vôo de volta ao RJ. Ressalta-se q nosso vôo sairia às 5h30 de Aracaju. Então, a volta começou no dia anterior, mas queríamos sair o mais tarde possível, evitando ficar muito tempo no aeroporto. Haviam as opções das mesmas empresas acima (DEF e Real Alagoas), mas o último horário era 16:30 e eu queria voltar à noite. Assim, fechamos o transfer de carro com o Paulista (Gilson), pelo preço R$150 o carro (neste caso, deu R$75,00 p/ cada um, mas com 4 pessoas seria só R$37,50 cada um). Optamos pelo conforto, nesse caso, e, também, pela opção de poder curtir a cidade e descansar até a noite.
. O quinto trecho era a volta Maceió-Aracaju. Como falado, nosso vôo era 5h30 da manhã. O último ônibus saindo de Maceió p/ Aracaju era às 18hs, p/ cerca de 6hs de viagem. Sendo assim, perderíamos praticamente 12hs sem fazer nada, sendo q o horário não bateria com a volta de Maragogi de ônibus, oq faria com q tivéssemos q sair na hora do almoço de Maragogi, ou seja, iria ser um transtorno gigantesco e acabaríamos perdendo um dia inteiro p/ voltar ao RJ. Destaque-se q o ônibus Maceió-Aracaju custava R$60,00 (empresa Bomfim). Após pesquisas, descobrimos q o vôo Maceió-Aracaju pela Azul estava R$89,00 com as taxas, saindo às 2h30 e chegando às 3h15. Sendo assim, se encaixava perfeitamente em nosso horário. Por isso optamos pelo vôo da Azul Maceió-Aracaju, ganhando assim, por volta de 12hs em nosso dia, oq resultou também na opção do transfer de carro anteriormente citado.