Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Aracaju, Canindé de São Francisco, Maceió e Maragogi - Casal - 2 semanas - com fotos

Postado
  • Membros

INTRODUÇÃO:

Assim como minhas últimas viagens, o objetivo desta era, ao mesmo tempo, uma viagem ao estilo mochileiro e romântica com a namorada. Quem ler o relato vai perceber um pouco dessa mistura.

A ideia inicial era conhecer o Cânion do Xingó (Canindé de São Francisco) e Maragogi. A partir daí, a viagem foi se ampliando, envolvendo as capitais mais próximas dos respectivos pontos turísticos. Assim, foram incluídas as cidades de Aracaju e Maceió. A primeira semana ficaria reservada p/ a parte de Sergipe (Aracaju-Canindé) e a segunda semana p/ a parte de Alagoas (Maceió-Maragogi). O período escolhido seria o início de abril, envolvendo a semana santa, tentando pegar a baixa temporada e, ao mesmo tempo, evitar chuvas, normalmente, previstas p/ a partir de maio. Entretanto, por indisponibilidade da minha namorada a viagem passou a ser de 17/04 até 01/05, tendo, nesse meio, a semana santa. P/ a semana santa, visando redução de custos, foi escolhida a cidade de Canindé, pois, após pesquisa, foi verificado q seria possível pagar diárias normais e não aqueles pacotes mais caros de feriado. Assim, o trajeto da viagem ficou estabelecido subindo p/ o norte, iniciando em Aracaju, subindo p/ Canindé, depois p/ Maceió e, por último, Maragogi. A ideia inicial era voltar por Recife, porque ficaria tudo mais perto e o preço do vöo seria o mesmo, porém surgiu uma promoção da GOL na época de compra da passagem, com o preço de volta a R$10,00, fazendo o preço do voo cair pela metade, mas tendo q ir e voltar da mesma cidade. Logo, iniciamos a viagem em Aracaju e, após Maragogi, tivemos q voltar, novamente, a Aracaju p/ retornar ao RJ.

OBS.: Não foram incluídos gastos supérfluos de viagem nos cálculos, porque isso é individual, de cada um. Como exemplo, são as lembrancinhas de viagem, q eu até citarei no relato, p/ uma ideia de preço, mas não entrarão nos cálculos.

VÔOS E TROCAS DE CIDADE

. Conforme falado acima, o primeiro planejamento da viagem era iniciar por Aracaju e seguir na direção norte, voltando pelo aeroporto de Recife, após passar por Maragogi. Entretanto, a GOL lançou promoção em comemoração aos seus 10 anos, com o trecho de volta a R$10,00. Na promoção era exigido q o vôo chegasse e saísse da mesma cidade. Assim, optamos por Aracaju como aeroporto base. O vôo custou ida e volta, com taxas R$275,30 p/ cada um.

. A primeira troca de cidade foi entre Aracaju e Canindé de São Francisco. A opção por Canindé ao invés de Piranhas se deu porque, após pesquisa nos tópicos relacionados nos Mochileiros, a cidade me pareceu mais perto do ponto de partida p/o Cânion do Xingó, bem como por ser mais fácil a chegada a partir de Aracaju. Contudo, quanto à distância dos pontos turísticos, após a viagem, percebi não haver muita diferença. Piranhas é um pouco mais movimentada e um pouco mais bonita, mas é um pouco mais isolada (a parte de Piranhas Velha, q é o q importa). A entrada p/ o Cânion, realmente, é um pouco mais próxima de Canindé, assim como a entrada p/ a Usina Hidrelétrica do Xingó (apesar de essa já ser do lado de Alagoas). Já o passeio p/ a Grota do Angico/Trilha do Cangaço parte de Piranhas Velha. Juntando esses pontos e outros mais a opção foi por Canindé. De Aracaju p/ Canindé existem três empresas de ônibus: Coopertalse (http://www.coopertalse.com.br), Coopetaju (http://www.coopetaju.com.br) e Bomfim (http://www.bomfim.com.br). As duas primeiras são micro-ônibus normais, que fazem o transporte direto, em diversos horários e com ponto final na praça central de Canindé e custam R$19,00. Já a Bomfim, passa pela cidade e você tem q saltar na estrada, mas é dentro da cidade mesmo. A distância é só de um quarteirão da estrada p/o ponto das outras duas empresas. O ônibus é de turismo e a passagem custa R$19,25. Sei q há o horário de 18:25, porque é o q fui, mas não sei informar se há outros horários. A viagem dura cerca de 3h30.

. A segunda troca de cidade foi de Canindé p/ Maceió. Foi um pouco mais difícil, porque a maioria dos transportes p/ Maceió saíam de Piranhas. Além disso, queríamos sair cedo p/ aproveitar o dia em Maceió. Conseguimos uma dica de van q nos pegaria no hotel em Canindé e iria p/ Maceió. Parece q ela faz esse caminho todo dia de manhã cedo. O motorista da van se chama Ricardo e seus contatos são: (82) 8815-3482 / 8827-3802 / 3686-3117. O Ricardo nos pegou de carro no hotel em Canindé, por volta das 5h30 da manhã, e nos levou até a Van em Piranhas, na sua casa. A van ainda pegou mais pessoas em casa e seguiu p/ Maceió. Teoricamente, isso tudo era p/ ter demorado até 3h30, mas não sei por que demorou 5hs de viagem desde a saída em Canindé, com uma parada p/ café. A van tem ponto final na praia da Avenida, próxima ao Centro, mas também não muito longe da Pajuçara. A passagem custa R$35,00 de Canindé e R$25,00 de Piranhas. A van é grande, bem estruturada, nova, com ar-condicionado e TV q passa clipes de música. O banco tem até mecanismo p/ inclinar. O único problema é q o motorista superlotou a van durante uma parte do trajeto, colocando até um banquinho plástico extra, mas a viagem foi tranquila. Destaque-se q a Real Alagoas também faz o trecho Piranhas-Maceió, acho q no final da tarde.

. A terceira mudança de cidade foi de Maceió p/ Maragogi. As empresas q fazem esse trajeto são a Real Alagoas (http://www.realalagoas.com.br) e a DEF Transportes e Turismo. Pelo q pesquisei os horários da Real Alagoas são: 4:15 e 11:00 (tanto Maragogi-Maceió, quanto Maceió-Maragogi) e a passagem é R$15,50. Os horários da DEF são: 5:30, 8:30, 13:00 e 16:20 (Maceió-Maragogi); 5:00, 9:00, 12:00 e 16:30 (Maragogi-Maceió) e a passagem é R$12,50. O tempo de viagem é de, aproximadamente, 3 horas. Ambos são ônibus de turismo, mas um pouco acabadinhos. Ponto final na pracinha central de Maragogi.

. A quarta mudança de cidade seria a volta Maragogi-Maceió, que faríamos no dia do nosso vôo de volta ao RJ. Ressalta-se q nosso vôo sairia às 5h30 de Aracaju. Então, a volta começou no dia anterior, mas queríamos sair o mais tarde possível, evitando ficar muito tempo no aeroporto. Haviam as opções das mesmas empresas acima (DEF e Real Alagoas), mas o último horário era 16:30 e eu queria voltar à noite. Assim, fechamos o transfer de carro com o Paulista (Gilson), pelo preço R$150 o carro (neste caso, deu R$75,00 p/ cada um, mas com 4 pessoas seria só R$37,50 cada um). Optamos pelo conforto, nesse caso, e, também, pela opção de poder curtir a cidade e descansar até a noite.

. O quinto trecho era a volta Maceió-Aracaju. Como falado, nosso vôo era 5h30 da manhã. O último ônibus saindo de Maceió p/ Aracaju era às 18hs, p/ cerca de 6hs de viagem. Sendo assim, perderíamos praticamente 12hs sem fazer nada, sendo q o horário não bateria com a volta de Maragogi de ônibus, oq faria com q tivéssemos q sair na hora do almoço de Maragogi, ou seja, iria ser um transtorno gigantesco e acabaríamos perdendo um dia inteiro p/ voltar ao RJ. Destaque-se q o ônibus Maceió-Aracaju custava R$60,00 (empresa Bomfim). Após pesquisas, descobrimos q o vôo Maceió-Aracaju pela Azul estava R$89,00 com as taxas, saindo às 2h30 e chegando às 3h15. Sendo assim, se encaixava perfeitamente em nosso horário. Por isso optamos pelo vôo da Azul Maceió-Aracaju, ganhando assim, por volta de 12hs em nosso dia, oq resultou também na opção do transfer de carro anteriormente citado.

• Respostas 23
  • Visualizações 52.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá PEdro!

Seu relato está muito legal... Excelente!!

Sou de Salvador-BA e estou me programando para fazer uma viagem a Canindé, passando por Paulo Afonso (BA), Mangue Seco e a volta pelo litoral norte da Bahia. O hotel que vc ficou em Canindé é o da foto?

Bjos

Jeane

• 4 anos depois...
Postado
  • Membros

Excelente relato, super preciso, com valores... muito obrigada! E vocês dois são uns fofos!

Consegui comprar passagens de ida e volta para Aracaju para ir com meus pais em janeiro, em plena alta temporada, e gostaria de fazer o mesmo roteiro que você, mas tenho apenas 10 dias, contando chegada e partida. Você acha possível compactar sua viagem, conhecendo só o que realmente vale a pena? Teria alguma sugestão de roteiro?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.