Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão em casal - Panamá, Costa Rica, Colômbia e Equador (set 24)

Postado
  • Membros

Depois de muito postergar decidi relatar aqui no fórum nossa experiência ao viajar 20 dias por esses 4 países. 

Chamei de mochilão pq a ideia desde o início foi fazer uma viagem econômica, deixando de lado conforto em muitos momentos. Mas, apesar disso em alguns momentos tivemos alguns luxos que muitos julgariam como nutella, então antes que venham as críticas já to me justificando.

A ideia inicial era gastar 10 k reais o casal fora passagens de avião que foram pagas majoritariamente em milhas.

O roteiro que realizamos foi o seguinte, e nele constam os valores estimados de hospedagem, assim como as milhas que usamos para cada trecho. As hospedagens estão com o custo por casal e com valor bem próximo do que realmente fechamos, alguma pequena variação apenas pela oscilação do câmbio e por duas alterações que fizemos durante a viagem, que serão esclarecidas ao longo do tópico.

As viagens internacionais foram emitidas em voo da Copa, com milhas azul. E as viagens domésticas na colômbia pela avianca, com milhas smiles. Como não tenho o valor exato pago pelas milhas, estou considerando um valor aproximado do milheiro azul por 16 reais, e o milheiro smiles em torno de 14 reais. Assim, posso dizer que a passagem de Guarulhos ao Panamá custou 57,5 k milhas azul, ou seja, 57,5 x 16 + 64 (taxa de embarque internacional de guarulhos) = 984 reais por pessoa. A seguir as estimativas de passagens aéreas.

São Paulo/Panama = 984 reais por pessoa (Total = 1968)

San Jose (Costa Rica)/ San Andrés (Colômbia) = 708 reais por pessoa (Total = 1416)

San Andres/Medellin = 195 reais por pessoa (Total = 390)

Medellin/Bogotá = 120 reais por pessoa (Total = 240)

Bogotá/Ipiales (fronteira com Equador) = 148 reais por pessoa (Total = 296)

Quito/Curitiba (Conexões no Panamá e Belo Horizonte) = 1401 reais por pessoa (Total = 2802)

Assim, podemos dizer que as passagens custaram aproximadamente 3556 reais por pessoa, ou 7112 o casal, o que na minha opinião foi um excelente negócio principalmente considerando que todos os techos incluíam bagagens despachadas. Os trechos domésticos na Colômbia saíram extremamente baratos, nem mesmo de ônibus chegaríamos nesses valores. Portanto, considerarei o valor total da viagem do casal por 17 112 reais, incluídas todas as despesas.

image.png.6c8aa5344bcfa9615d14fee2f1b8da49.png

Editado por Rafael Tavares CWB

• Respostas 58
  • Visualizações 6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

Para sair do aeroporto basta pegar o metro ate a estação corredor sur e lá pegar outro metrô sentido san miguelito, onde poderá fazer a transferência para a L1, sentido centro. Lógico que tudo vai dep

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

Chegamos antes do horário do check in no hotel, porém como o quarto estava livre nos liberaram o check in antecipado. Aproveitamos para deixar as bagagens, tomar um banho e já saímos em direção ao ter

• Rafael Tavares CWB
    Rafael Tavares CWB

A ideia era ser uma viagem econômica, porém como passamos a madrugada no aeroporto de guarulhos e a viagem foi longa no primeiro dia acabamos pegando um hotel melhor. Novotel Panama, que não saiu tão

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Depois do almoço fomos ao centro de medellin, e dentre outras coisas passamos pela Plaza Botero. Uma praça com esculturas do artista colombiano Fernando Botero.

4gL7sLDcNkA.jpg

hptDc9cfB0o.jpg

R8NcdE5lXv4.jpg

weE2pladdEA.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Medellin conta com ótimo transporte público, que integra metrô, ônibus e teleféricos.
Pagamos 3,3 k COP por cada passagem do metrô, e ainda usamos o teleférico sem ter que pagar nada a mais. Da estação San Javier também pegamos um ônibus por 2,1 k COP se não estou enganado.
Para integrar ônibus com metrô diferente não entendi muito bem como funciona, mas também não precisamos.

7OcwaKelT_Q.jpg

TCCv_nYpvuk.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

No dia seguinte fomos conhecer o Estádio Atanásio Girardot, que obviamente não poderia faltar.

Todo lugar que eu vou a turismo, se não conhecer um estádio fico frustrado kkk. Uma pena não ter conseguido assistir um jogo de futebol, nem fazer visita guiada. Na cidade estava rolando o mundial feminino sub 20, então basicamente só consegui fotos externas, e bens ruins.

Mas a minha esposa sugeriu subirmos no shopping ao lado e tiramos foto do estacionamento de onde dava pra ver um pouco de dentro, e de fato valeu a pena.

Do lado do estádio também há homenagem para chapecoense, que para quem não lembra sofreu acidente quando estavam a caminho de medellin. A montanha onde o avião caiu inclusive mudou de nome, era Cerro Gordo e hoje se chama Cerro Chapecoense 

1jHyS08eH80.jpg

5HgFaxJZjj8.jpg

j3C5spSZ4YM.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Mudamos de hospedagem e fomos para um quarto privativo em um hostel no bairro El Poblado. Lá aproveitamos pra dar um role pelo parque El Poblado, Lleras Park e Barrio Provenza.

Essa região é muito boa para bares, baladas e restaurantes. As mulheres usavam roupas bem vulgares convidando homens para entrar nos estabelecimentos. Era um tanto estranho, pois não dava pra saber se era uma balada normal ou outro tipo de estabelecimento.

Quase todas as recomendações que vi indicavam ficar hospedado em El Poblado, por isso também fiquei interessado em passar uma noite por lá, mesmo tendo um certo transtorno para mudar de hospedagem na mesma cidade em tão pouco tempo.

De qualquer forma, gostei muito da hospedagem anterior, e sendo uma localização próxima ao metrô acho que em Medellin dá para se virar bem.

Resumindo: El Poblado é o bairro mais turístico, mais boêmio, mais gastronômico e mais seguro.

7FZfBydKV_0.jpg

NwSGdSohUOE.jpg

SWg1T8YeuVI.jpg

t1F-Dz4SC5s.jpg

VHB93Wb9Yew.jpg

xP3unSw9bVs.jpg

xyVU7XWCJz4.jpg

ym9l-1pPEFE.jpg

Postado
  • Membros

@Rafael Tavares CWB Duas intervenções daquele que conhece esse roteiro muito bem. Você andou n chiva rumbera,pois há um foto dela em Medellin,ma só diz que fez um City tour em San Andres?

Outra é o terremoto, estou pela Guatemala e,quando estava na capital teve um de 6,7 graus. Era mais de 23h e eu,como sempre, estava na net com a TV ligada. Começou a tremer, TV se apagou(no outro dia descobri que o sismo partiu os comandos dela,ou seja a inutilizou)e morreram alguns no interior. Eu já estou acostumado, lembrando o tempo de Chile e,coincidentemente, aqui também fazem treinamentos e,no outro dia, as sirenes soariam as 11h.Quem ia saber que ia acontecer um de verdade horas antes?

Postado
  • Membros
19 horas atrás, Rafael Tavares CWB disse:

Nossa, que coincidência mesmo.

Agora imagino que você já deve ter terminado a viagem. O que achou? Qual roteiro vc fez? Quantos dias?

Pior que antigamente já não tinha muitos relatos, e parece que ultimamente isso aqui tá cada vez mais inativo né? Uma pena pois é um fórum sensacional.

Eu gostei muito. Fomos pra Puerto Viejo, depois pra La fortuna,  e depois pra Santa Teresa no Pacífico.  Ficamos 2 semanas no total. 

Também sinto que as pessoas não façam mais relatos, ajuda tanto, e tb é um jeito de conhecer galera com os mesmos gostos q a gente.

Postado
  • Membros

@JanaCometti Tem até um sujeito que entrou aqui para divulgar canal de YouTube. A grande maioria foi para lá.Mas quanto aos relatos, continuo,ou melhor aprendi com minha amiga Ju a fazer.Até metade do mês que vem começo o meu sobre Guatemala, pois daqui não tem nada e é bom,para quem diz que eu vivo reclamando. 

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Em 23/02/2025 em 19:59, Rafael Tavares CWB disse:

Mudamos de hospedagem e fomos para um quarto privativo em um hostel no bairro El Poblado. Lá aproveitamos pra dar um role pelo parque El Poblado, Lleras Park e Barrio Provenza.

Essa região é muito boa para bares, baladas e restaurantes. As mulheres usavam roupas bem vulgares convidando homens para entrar nos estabelecimentos. Era um tanto estranho, pois não dava pra saber se era uma balada normal ou outro tipo de estabelecimento.

Quase todas as recomendações que vi indicavam ficar hospedado em El Poblado, por isso também fiquei interessado em passar uma noite por lá, mesmo tendo um certo transtorno para mudar de hospedagem na mesma cidade em tão pouco tempo.

De qualquer forma, gostei muito da hospedagem anterior, e sendo uma localização próxima ao metrô acho que em Medellin dá para se virar bem.

Resumindo: El Poblado é o bairro mais turístico, mais boêmio, mais gastronômico e mais seguro.

7FZfBydKV_0.jpg

NwSGdSohUOE.jpg

SWg1T8YeuVI.jpg

t1F-Dz4SC5s.jpg

VHB93Wb9Yew.jpg

xP3unSw9bVs.jpg

xyVU7XWCJz4.jpg

ym9l-1pPEFE.jpg

Olá, tudo bem? 

Colombia ou Costa Rica? Viagem em família, com crianças. 10 dias.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

@RenataPP Fui aos dois países e fiquei muito tempo.Posso dizer que são completamente diferentes em tudo,menos no cultivo do café e do calor no litoral. Mas,Colômbia era o preço do Brasil ou até menos, enquanto o outro é caríssimo, mais caro que a Europa.

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Desculpem quem estava lendo, mas estou de volta e tentando terminar o relato antes de fazer um ano da viagem kkk

Dia 15

Era pra ser uma noite tranquila onde bebemos em um bar no terraço de um hostel, mas acabamos empolgando. Estavam vendendo ingresso pra uma balada dentro de um ônibus. 70 k COP open bar, da meia noite até as 4 h da manhã.

Pelo que entendi com o meu espanhol intermediário pra baixo, esses ônibus paravam em bares em diferentes bares da cidade.

Acho que teria sido uma experiência diferente que valeria a pena, principalmente para solteiro. Vimos vários desses ônibus circulando pelo barrio El Poblado. Mas, como era nosso último dia em Medelin deixamos pra lá, pois tínhamos pensado em voltar cedo, pois tínhamos voo no dia seguinte.

Meia noite o bar fechou e fomos pro bar ao lado tomar a saideira. Lá entrosamos com uns colombianos e uns belgas. Minha esposa fez amizade com as colombianas e eu fiquei trocando ideia com 3 malucos, desenrolando no inglês e no espanhol.

Pra mim uma das melhores coisas de viajar pra fora do país é esse intercambio cultural.
Depois que acabou lá, os belgas foram embora e nós fomos pra uma balada com os colombianos. Pior que perdemos a linha tomando shot de aguardente antioqueno e tomamos um porre absurdo kkkk

Mas valeu a pena. Foda que no outro dia acordamos atrasado e quase perdemos nosso voo pra Bogotá. Tivemos que gastar uns 130 reais de uber pra chegar a tempo. Plano era ir de ônibus.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.