Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Itirapina SP - Cachoeira Saltão + complementos

Postado
  • Membros

Vimos pela internet as fotos do camping e da cachoeira sem saber de onde era, e depois que descobri que era aqui perto (+ou- 140Km), só restou marcar um fim de semana pra conhecer.

como-chegar-saltao.jpg

Saímos (eu, minha esposa, minha cunhada e uma amiga) de Bauru por volta das 18hs num sábado. Com aproximadamente uma hora e quinze minutos de viagem, chegamos à fazenda que se localiza o camping.

O acesso é fácil, com um pedaço bem curto em estrada de terra, mas em boas condições mesmo para ir durante a noite.

Na entrada da fazenda, haverá uma portaria onde deve-se fazer um cadastro e pagar a diária do camping adiantado, colocando assim uma pulseira de identificação. Isso serve para ajudar no controle de acesso na área de camping, pois durante o dia a fazenda recebe muitas visitantes que vão só para conhecer as cachoeiras.

O camping é muito estruturado. Tem vários banheiros, chuveiros quentes, muitos pontos de energia, muuuuuitos quiosques com churrasqueira de alvenaria, uma vendinha para comprar alguma coisa que esqueceu (ou comprar tudo por lá, porque vende de tudo mesmo...) e várias áreas de estacionamento bem perto das barracas. É bem cômodo mesmo. Ah!! Esqueci de dizer que tem restaurante durante o dia...

Pra quem gosta de praticidade é um prato cheio. ::otemo::

Quando acabamos de descarregar o carro, montamos nossas barracas ao lado de um quiosque com churrasqueira e conjunto de mesa e bancos de madeira rústicos. Uma beleza. Era só começar o churrasco.

Um detalhe: têm que levar pendente e extensão, pois os quiosques não tem iluminação. De preferência um cabo elétrico longo (uns 10 metros ou mais).

20110601200123.JPG

Os vestiários são bons. Chuveiros bem quentes e higiene...razoável. Poderia ser melhor. Bom, aquele chinelinho de praxe resolve.

Domingão de manhã tomamos aquele café da manhã esperto, fizemos um lanche pra levar na mochila e saímos pra conhecer a tão esperada Cachoeira Saltão.

Do camping até a cachoeira é uma caminhadinha sussa...achei que seria mais desgastante...dura 15 minutos...A trilha é meio que adaptada para o turismo, com escadas de madeira e corrimãos nas áreas com risco de queda. Tem bastante pedra solta e escorregadia, mas nada que assuste.

20110601201434.JPG

Na descida, já se tem uma visão parcial da cachoeira, ponto estratégico pra tirar uma foto bacana.

20110602172601.JPG

A cachoeira é muito bonita. Vale a pena conhecer. Forma um piscinão bom para banho, que obviamente lotou de campistas e visitantes. Tinha inclusive várias crianças.

A fazenda anuncia que são três cachoeiras na propriedade, sendo a Saltão a principal, a Monjolinho (a cinco minutos do camping e legal pra banho) e a Ferradura (tava praticamente seca).

20110602165354.JPG

Cachoeira Saltão: 75mt de altura.

Muito legal pra cascading e tirosela, que se inicia no alto da cachoeira.

20110602170402.JPG

Cachoeira Monjolinho:12mt

cachoeira-ferradura-31-1024x683.jpg

Cachoeira Ferradura:47mt Foto: www.saltao.com.br

Não me contentei somente com esses atrativos e sugeri seguirmos o rio para ver se encontrávamos mais alguns lugares legais. Até a cachoeira Ferradura (cinco pingos d água caindo), tem uma trilha bem batida, mas dali em diante ela acaba, ficando só o riozinho e as pedras.

Foi bem bacana. Encontramos outras pequenas quedas d água e piscinões legais pra um mergulho refrescante.

Valeu pela caminhada e pelas aventuras de atravessar por pedras, pinguelas feitas com tronco de árvores e muitas vezes dentro da água.

Durou mais ou menos 3hs ida e 3 hs volta.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Acampei no saltão acho que no reveillon de 2010 pra 2011. Aquilo lota demaaaaaaaaaaais, mas foi muito bacana.

Uma vez fui caçar umas grutas na Serra do Cantagalo. Fiquei no camping passa cinco e fui à pé até a serra. Dá uns 9km mais ou menos.

Achei 3 grutas, sendo uma delas até que legalzinha, com um salão grande, mas foram as grutas mais depredadas que já vi na vida. Toda pichada e suja.

Em Analândia nunca ouvi falar de nenhuma. Nem dessa cachoeira de 90m também.

Estou pensando em ir para Itirapina no feriado de junho agora. Alguma dica fora Brotas, São Pedro, Analândia, Charqueada ... ?

Intééé

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Lico!! Desculpa a demora da resposta, mas esses dias não tive tempo nem de abrir meus e-mails...

Na região de Itirapina não tem muitas coisas não...fora esses lugares que você citou, não tem nada de muito interessante pelo que conheço...A cachoeira que citei em Analândia (de 90 metros), quem me falou sobre ela foi os donos de uma pousada de lá.

Eles disseram que foram nessa cachoeira em dezembro/10, e que a uns quinze anos ninguém visitava o local. Fica dentro de uma fazenda e é de difícil acesso. O nome da pousada é Recanto Pousada Sonho Meu, quem quiser pode tentar conseguir mais informações com eles.

Fora isso fico te devendo...

Abraço!!

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Pessoal meu primeiro post aqui no Forum.

Acabei de ver que vocês disseram sobre uma cachoeirra de 90 metros aqui na região de analandia bom fiquei curioso então se alguem tiver informações sobre a mesma,me manda uma PM ou me adicione no facebook como eu moro aqui na região sei de uns locais legais para trilhas,tem uma gruta com pinturras rupestres e varías cachoeirras.

Caso alguem saiba ler mapas aqui tem uma carta topografica da região é de 1971 mas serve muito bem http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-A-I-2.jpg.

Abraços Eduardo.

• Silnei changed the title to Itirapina SP - Cachoeira Saltão + complementos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.