Ir para conteúdo

SÃO LUÍS - BARREIRINHAS - TUTOIA- JERI - PARNAÍBA- FORTALEZA


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala Michel!

 

Cara, achei até q vc já tinha ido. Como disse, vou querer ver essas fotos depois, rs.

 

Seguinte: sobre a van não posso te ajudar muito pq fui de ônibus. Acho que não vai ser fácil vc conseguir. Não conte com os "serviços de turismo de SRN"... acho que não vão te ajudar muito. Sobre o ônibus, tem um saindo de Petrolina às 14h. Evite viajar a noite por causa dos assaltos. A região é muito perigosa.

O centro de petrolina é bem arrumadinho. Aliás, a cidade toda é limpinha. Não cheguei a conhecer especificamente esse hotel, mas duvido que o padrões de hotéis por ali mude muito de um para o outro, até pq o centro de lá não é aquele visual de "beira de rodoviária".

 

Ajudei pouco, mas espero que sirva pra algo.

 

abs

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Oi Marcelo !

 

Ainda não fomos ! O vôo tá marcado pra dia 03/set, vamos chegar de madrugada em Petrolina. Vc não precisou pernoitar em Petrolina, né ?

 

Parece que tem vans saindo às segundas, quartas e sextas, mas só tenho essa informação, é mais certo nos pegarmos o ônibus de linha.

 

Podeixá que eu envio as (centenas) fotos assim que chegar...

 

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Marcelo e Galera,

 

vou ficar meio sumido durante 1 mês, amanhã é o grande dia e embarcamos para Petrolina para começar nosso "tour" pelo Piauí, Maranhão e Ceará, visitaremos a Serra da Capivara, São Luis, Lençois Maranhenses, Delta do Parnaíba, Sete Cidades, Jericoacoara e Fortaleza. Só voltamos em 03/out.

 

Fiquem com Deus ! E obrigado pelas preciosas dicas e informações !!!

 

abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Todos os méritos desse conteúdo são do mochileiro:

 

Wilsonhlacerda

 

*****

Pessoal, acabei (13/set/05) de fazer Lençois Manranhenses, Delta do Parnaíba e Parque das Sete Cidades (Piripiri - PI). Tenho boas dicas minhas e uma coletanea que peguei aqui no Mochileiros e em algumas comunidades do Orkut. Também fiz um mapeamento de todo esquema de transporte na região. Ah! E tirei uma foto do melhor mapa que achei por lá (na rodoviária de Barreirinhas). Vou colocar tudo nesse tópico aqui aos poucos nos próximos dias. Quem for pra região, não deixe de dar uma conferida!

*****

 

Tudo que estou escrevendo nesse tópico é fruto de experiência própria ou informação que obtive com pessoal local durante viagem que fiz de 3 a 13/set/2005 pelos Lençois Maranhenses, Delta do Parnaíba e Parque das Sete (7) Cidades. Eu passei por São Luis, Sangue, Barreirinhas, Vassouras, Mandacaru, Caburé, Paulino Neves, Tutóia, Parnaíba, Piripiri e Teresina. Além dessas cidades/povoados, peguei algumas informações sobre Santo Amaro, Atins, Ilha do Caju e Ubajara.

 

Além dos meus próprios relatos, ao final vou colocar uma coletânea que fiz com trechos de várias pessoas aqui do Mochileiros e de algumas comunidades do Orkut. Esses me ajudaram bastante e poderá te ajudar também.

Aproveito pra agradecer a todos que deram essas dicas!!! E desculpem-me por não referenciar seus nomes/links, mas é que acabei dando um copiar/colar tudo num único arquivo algumas horas antes de sair de viajem e acabei não colocando as referências.

 

Bom, antes de tudo que tal alguns mapas?

 

Mapa dos Lençóis Maranhenses - esse foi o melhor que vi até agora na net/pousadas. É uma foto que eu tirei do que está pendurado na rodoviária de Barreirinhas. Como não usei tripé e nem iluminação especial, tá bem mais ou menos. Mas a foto está em tamanho bem grande e aí dá legal pra ver tudo e em escala.

 

 

 

Mapa do Delta do Parnaíba à Jericoacoara - é uma foto que eu tirei de uma pintura em uma parede de uma pousada em Barreirinhas. Não está em escala, mas dá uma boa visão dos principais povoados/cidades e trilhas entre eles.

 

 

 

*****

a ser continuado

*****

 

Coletânea de dicas daqui (postadas até 3/set/05) e do Orkut:

 

vale a pena conhecer paulino neves pequenos lençois lá tem a maiores dunas e lagos lindos e tb a lagoa bonita em barrerinhas é a melhor de ir conhecer e não deixe de ir no caburé vale a pena tb tem uma viagem de tutóia de barco até parnaíba que não vale muito a pena fazer é muito chato e há perigo de perder tempo com o barco encalhado. em paulino neves tem a pousada da dona masé é barata e muito boa e barrerinhas parei numa pousada por dez reais mas até agora foi a pior que parei vale a pena procurar pousadas lá pois tem muitas e boas e baratas se quiser ir ao piauí não perde muito tempo lá pois njão tem muita coisa de interessante... estou em fortaleza e estou indo pra canoa quebrada diz que é melhor que jericoacoara se tu for pra jeri para na pousada da dona paula é muito gente fina e é ótima e por 15 reais com teve cama de casau banheiro no quarto sem café da manhã 20 com café e tem um mercado bem bom embaixo

 

de S. Luis a Barreirinhas não perca Sto Amaro. Se quiser algumas dicas por lá fale c/ o Joberth (98) 99910030. Ele é um guia nativo e trabalha em Barreirinhas e s. Luis.

Parta ao Delta pelo Caburé. Lá há sempre carros 4x4 esperando para levar alguem a Parnaíba. Não pague mais que R$ 80,00 este transfer.

Faça o passeio do Delta em Parnaíba. Pegar o barco de Tutóia é furada.

 

Não sei qual das duas cidades fica mais próxima a Tutóia (a melhor para conhecer o delta), mas creio que se vc quiser algo mais preservado é melhor ir por Santo Amaro.

 

1) O melhor dos Lençóis é vê-los de avião, mas não compensa ir de S.Luís pra lá porque só se vê um pedacinho. O melhor é ir de microônibus (que a própria Pousada manda te pegar onde estiver hospedado, em S. Luís, por R$25,00 (3 horas de viagem) e fazer um vôo panorâmico (R$ 140,00) de 1 hora lá em Barreirinhas (que é a melhor base para os Lençóis).Este vôo deve ser a 1ª coisa a fazer para depois curtir melhor os passeios por terra.

2)O guia "Viaje bem e barato - 4 rodas", dá as dicas dos passeios.No meu caso, acho que indo de 4x4 para as lagoas e depois para Caburé de barco pelo Rio Preguiças, já será o suficiente.

3) Depois, é pegar a Toyota de linha para Tutóia (R$ 15,00) e lá ir de barco (8 horas) para Parnaíba, o que vale muito a pena porque o trajeto já é o passeio pelo Delta.

4) Se quiser visitar a Ilha do Caju, pegue uma lancha em Tutóia para lá e de lá para Parnaíba... é o jeito de economizar idas e voltas e grana tb.

 

fui agora em abriu, dizem que não é uma boa época para ir pois as lagoas estão começando a secar, mas como andou chovendo muito por lá elas ainda estavam bem cheia. como era baixa temporada as pousadas estavam custando em média r$20,00 os passeios no parque foram R$ 30,00 e 35,00. o passeio de barco pelo rio até caburé custa R$ 40,00. mas vc pode pegar um barco comercial que é nem R$ 10,00 para te levar até ... esqueci o nome agora, mas é lá na beira do mar e conhecer a parte que encontra com mar, não paga-se nada, um amigo meu foi e ainda foi até uma comunidade de pescadores que fica dentro do parque. estou viajando agora, mas assim que voltar para casa lhe dou mais informações.

o passeio de avião custa R$ 100,00

 

1o. dia - São Luiz / Alcântara passeio pelo Mar

2o. dia - São Luiz / Barreirinhas de microônibus e passeio para Lagoa Azul / Lagoa do Peixe e Lagoa da Lua, todas encantadoras.

3o. dia - Passeio de barco até o vilarejo de Caburé, Mandacaru (subi no Farol a vista é linda) e ninhal dos pássaros. Dormimos na melhor pousada do Caburé.

4o. dia - Passeio de Barco até Atins, e caminhada até o restaurante da Dna. ...(esqueci o nome...rs), mas a comida ´´e show de bola...e tem umas lagoas lindas e deliciosas para banho. Voltamos a tarde para Barreirinhas.

5o. dia - Passeio para a Lagoa Bonita e Lagoa do Clone, esta eu a cheia a mais linda.

 

Sto Amaro só é mais um puquinho complicado que para chegar lá tem que ir de tração 4x4 ou helicóptero e só tinha uma pousada que era do sarney (facada!!)

Tem um guia famosão lá chamado Alfonso q foi o guia da Fernanda Torres desse filme q vai estrear(casa de areia) que aluga quatriciclos e vc pode subir e descer as dunas de Lençois... ir nas praia e almoçar em Atins... Fui em Fevereiro, mas as lagoas estavam vazias.. por isso digo q o melhor vai ser quando voltar... depois de julho q elas já estaram cheias... Procurem o Alfonso e não vão se arrepender... O Cara não faz propaganda e só no boca a boca.....

 

Em Barreirinhas:

- Hospedagem - Posso te indicar o hotel Rio Preguiças (no centro) ou a Pousada Encantes do Nordeste (fone: 098-3349-0288), que é uma delícia, está a 3 Kilometro do centro, o Rio Preguiças é quintal dela HUMM KI DELÍCIA

www.encantesdonordeste.com.br

- Restaurantes: "O restaurante do Carlão" (Fone: 098-3349-0016)é bem rústico (feito com troncos de burití) e piso grosso, mas eles tem ums pratos exóticos deliciosos (peixe com molho de manga ou macarrão com molho de camarão)Hummmm, MARAVILHOSO e tem o restaurante tb a Pizzaria Nômade (098-3349-1600) fica na beira rio, às terças-feiras tem um forrózinho pé di serra delicioso com uma banda chamada "tripa de bode", delicia.

-Agência - Eco Dunas (fone - 3349-0545)

O preço deles é bem justo.

Caburé - Fique uma noite na Pousada do Paturí, agora tô sem o número, o rstaurante dele tb é muito bom, Lá naum tem energia elétrica e o gerador é desligado às 10 d noite, vc tem que ver que Céu...

Eu fui pra Parnaíba de carro de linha que é muito mais emocionante e mais barato.

 

Olá galera!! Anotem o telefone da Pousada do Paturi: (98)96083032 e 96188363. Estive hospedada lá em janeiro deste ano e amei. É tudo simples, mas é uma delícia, uma paz. E o Paturi e a esposa dele (que esqueci o nome) são 10! E o lugar é paradisíaco, maravilhoso e inesquecível... ai que saudades. Não deixem de conhecer um lugar chamado Vassouras e o povoado de Mandacarú. Neste povoado vcs poderão provar carpaccio de robalo.

 

1º) Ao chegarem a São Luís não deixem de visitar o Reviver , também chamado de Praia Grande, é encantador e dá pra fazer o passeio todo a pé ,é bem tranquilo e seguro!!!Passeiem até as praias mais próximas da cidade...a litoranea é a avenida que tem 3 lindas praias e que podem chegar de onibus sem perigos ou mesmo congestionamentos ( aliás isso naum existe em São Luís)

2º) Para ir para Barririnhas tem pra todo bolso, é uma viagem rápida e que em 3 horas já se está em pleno paraiso!!!Dá pra ir de Van , de onibus , de carro alugado , de barco ou mesmo de avião fretado!!!Querendo mesmo se chega de qualquer jeito...

3º)Chegando em Barreirinhas há pousadas tb pra todo o bolso e gosto , recomendo que fiquem nas pousadas na propria cidade pq tem algumas que são do outro lado do Rio Preguiças e essas são boas mas limitam as suas saidas pois se depende dos carros das pousadas pra atravessar o rio,travessia essa que eh feita de balsa e naum recomendo a travessia sozinho ou a pé,é melhor mesmo ficar na cidade!!!

4º)Não viage para Barreirinhas com tempo reduzido,reservem pelo menos 4 dias pra conhecer a região,são dois passeios imperdíveis:primeiro recomendo o dos grandes lençóis que é feito de carro traçado e bem cansativo pq é um sobe e desse de duna que não acaba,não levem cardiacos!!! O segundo passeio é a descida do Rio Preguiças rumo aos pequenos lençóis,mais especificamente ao Cabiré onde se chega a um lugar maravilhoso `a beira mar,tudo é lindo!!

 

Praia mais bonita do Delta: a praia de Macapá é encantadora, um presente aos olhos de quem a visita (taí uma boa candidata a mais bonita). Só que temos outras praias lindas como a exuberante Pedra do Sal (Sem comentários).

 

No Sete Cidades a melhor coisa é se programar pra chegar de manhã e sair no fim da tarde. Vc pode sair logo de manhãzinha de Parnaíba. Em umas 3 horas vc chega a Piripiri. Ali vc contrata um taxista que vai te cobrar uns R$ 50 pra te levar pra fazer o passeio no Sete Cidades. Em 3 ou 4h vc conhece o parque todo de carro. Nem pense em fazer a pé. É um calor infernal. O taxista te deixa de novo na rodoviária e vc segue viagem. Não tem absolutamente nada pra fazer em Piripiri. Eu tb não pararia em Teresina, outro lugar sem atrativos, mas fica a seu critério.

 

Ali o negócio é ficar um dia só em Barreirinhas pq as lagoas são todas iguais. Então um dia vendo lagoa tá bom demais. Depois vc pode seguir pra Caburé (que é incrível!) de barco. Essa viagem demora um dia, pq eles fazem parando em vários lugares. No outro dia vc pode ficar fazendo nada em Caburé, pq realmente vale a pena. No quarto vc já pode ir seguindo pra Parnaíba pelos Pequenos Lençóis. Esse trecho tb é lindíssimo. Vc vai ter que arranjar um 4x4 (tenta sempre achar uma galera pra rachar o transporte pq é caro) pra te levar até Tutóia (MA). De lá vc pode pegar um ônibus pra Parnaíba que demora umas 3h. Tem opção de ir de barco pelo Delta do Parnaíba. Eu fiz isso e posso dizer que não vale a pena. São 8h de barco. Nas primeiras duas é legal, mas as outras 6h são extremamente entediantes e como vc tem pouco tempo melhor ir de busão mesmo. Além do mais, vc já vai ter descido o Rio Preguiça pra chegar a Caburé e as paisagens dos dois rios são bem parecidas.

 

Em Barreirinhas vc encontra albergue por uns R$ 15 ou R$ 20. Eu fiquei numa pousada um pouco mais cara, chama Pousada Girassol e fica bem na rua do Banco do Brasil. Não me lembro qto paguei, mas lembro que só fiquei lá pq tava muito cansado e pq a filha do dono era muito gostosa, rs.

Em Caburé é praticamente tudo o mesmo preço e a mesma coisa. Na verdade Caburé não chega nem a ser um povoado. São umas 5 ou 6 pousadas que se reuniram na ponta em que o Rio Preguiça fica paralelo ao mar. O lugar não tem nem uma vendinha. Só pousadas e alguns restaurantes. As pessoas que trabalham lá moram todas em Mandacaru.

 

Caburé são apenas umas pousadas e restaurantes reunidos na faixa de terra entre a praia e o rio, não dá nem pra chamar de vilarejo. Ou seja, não tem rodoviária ou agência de turismo. Mas dali vc pode pedir pro pessoal das pousadas te arrumar um 4x4 pra ir até Tutóia (no Maranhão). Esse trecho demora umas duas ou três horas, mas é legal pq vai passando pelos pequenos lençóis e o carro pode ir parando pra vc ver e fotografar a paisagem que pra mim é até mais bonita que os grandes lençóis. Em Tutóia vc consegue um ônibus de linha pra Parnaíba.

 

Para ir ao Delta, pegamos um pau de arara...viagem engraçada, frequentada basicamente pelos locais, dura umas 4 horas..vai de Barreirinhas para Paulino Neves, troca-se de pau de arara e continua a viagem para Tutóia, o ponto de saída era em frente a agencia do banco do brasil...é muuuito barato e bem tranquilo...tiramos várias fotos, passamos por trilhas que eram usadas para o Rally dos Sertoes.

Chegamos em Tutóia a tempo de pegar o ônibus para Parnaíba (bem no horário). Essa viagem toda durou praticamente 1 dia, saindo de barreirinha logo cedo.

Para fazer o passeio de barco procure uma agência no centro...perto da ponte par ilha de santa izabel. O passeio de barco dura 1 dia com direito a caranguejada e almoço pagamos 30 reais por pessoa. Vale a pena conhecer a Ilha de Santa Izabel e ir até a praia da pedra do sal, fizemos isso de ônibus municipal.

 

01/set - São Paulo/São Luiz pela BRA (www.voebra.com.br)- Agência Mondial com Juliana (11) 3259.6922 - mais ou menos R$500

Vôo Cansativo com duas escalas. Uma em Brasilia e outra em Teresina. Avião lotadasso, mas vale pelo preço. Comprei a passagem com a agência Mondial em SP com a Juliana. Ótimo atendimento.

 

01 e 02/Set - São Luiz - Albergue Solar das Pedras (www.ajsolardaspedras.com.br) - R$17,00 diária com café

Bom. Não é maravilhoso mas fica bem localizado, no Centro Histórico de São Luiz. No site tem a explicação de como chegar de ônibus saindo do aeroporto ou da rodoviária. É fácil de chegar. O Centro Histórico é bem legal, os casarões são lindos, mas alguns

03/set - São Luiz/Barreirinhas - Van Expressa(98)256.4027/256.0007 - R$25,00

Ótimo. Eles vão te pegar na porta 5h00 da manhã para dar tempo de chegar e Barreirinhas e fazer o passeio pelos Lençóis, por volta das 9h00. Tem parada de 15 minutos para tomar café da manhã. O ônibus comum custa 19,00, demora mais e vc ainda tem que pegar um ônibus comum para chegar na rodoviária. Ligar um dia antes e marcar para eles irem buscar.

 

03/set - Barreirinhas - Passeio nos Lençóis Maranhenses - Agência Barratur (www.barratur.com.br) 98) 227.7878 - R$30,00

Não tem jeito de fugir das agências que fazem o passeio pelos Lençóis. Eu gostei dessa Barratur. O pessoal é bem legal e te dá várias dicas e alternativas para ir para outros lugares, mesmo que não seja com eles, pegando carros de linha, etc. É só pedir para a Van deixar na porta da agência que eles já conhecem. Sobre o passeio, as lagoas estavam secas e só vi algumas. Se seu principal objetivo é ver os Lençóis, vá em outra época, como julho, que as lagoas estão todas cheias. De qualquer forma valeu a pena, pq afinal eu ainda tinha outros lugares para conhecer.

 

04/set - Barreirinhas/Caburé - Barco Voadeira - R$30

Ir direto até o porto de Barreirinhas para subir de barco o Rio Preguiças até Caburé. Existem duas opções: os barcos voadeiras que sobem o rio Preguiças em uma hora e custam caro, e o barco de linha que demora por volta de 4 horas e custa R$7,00. Eu preferi gastar mais para sofrer menos. Tive que chorar bastante para pagar R$30,00. O preço normal é R$40,00 e tem que esperar formar um grupo para o barco sair. Está incluso no passeio duas paradas para visitar Vassouras (dunas e macacos nas árvores) e Mandacaru (Farol).

Caburé é um braço de areia que de um lado fica o mar e do outro o rio Preguiças. Tirando essa localização interessante, o local não tem muitos atrativos. As construções são mal feitas e dá um ar de abandono ao local que de qq forma é previlegiado pela natureza. Existem algumas pousadas por lá, mas não dormi pq fui para Atins no mesmo dia. Conheci pessoas que ficaram na pousada do Mirante por R$25,00 (98) 9962.1247, mas o incoveniente é que todos reclamaram de acordar cobertos de areia. Venta muito por lá e durante a noite a areia invade os chalés. Conheci outra pessoa que ficou na Pousada do Paulo (todos conhecem por lá) e não teve esse problema.

 

04/set - Caburé/Passeio para ver Revoada dos Guarás/Atins - Barco Voadeira - R$10

O barco leva para um lugar entre o Caburé e Atins para ver o pôr-do-sol e a revoadas dos Guarás que estão se recolhendo para dormir. São pássaros lindos bem vermelhos. Eles vão adquirindo essa cor porque se alimentam de caranguejos. Quando jovens a pelagem é preta e branca e vai ficando vermelha com o tempo. Vale a pena fazer esse passeio. Também precisa juntar um grupo para fretar o barco é sempre com chorar bastante o preço (10,00 por pessoa tá bem pago). Aproveitei o passeio da revoada dos Guarás e pedi para o rapaz da lancha me deixar em Atins que ficava bem pertinho de onde fomos. Existe uma forma de ir direto de Barreirinhas para Atins com um carro de linha que leva por volta de 3 horas. O caminho é bem sofrido, mas parece ser mais barato que subir o rio de voadeira. Os caras da voadeira não gostam muito de ir até Atins, e se levarem vão cobrar mais caro com certeza.

 

05/set - Atins - Dormitório da Tia Rita (98) 9968.6094 - R$15,00A tia Rita é uma fofa !! Se chorar ela cobra 10,00, mas eu fiquei com pena pq eles são muito simples e não tive coragem de pechinchar. Em Atins as pessoas são muito simples. É um vilarejo sem nenhuma infra-estrutura para turismo. Com excessão de duas pousadas melhores, mais caras e que oferecem passeios de carro: a do Rancho, também conhecida como a pousada do Buna (o cara é gente boa!!) e a Filho dos Ventos. Se for ficar na Pousada do Buna, liga para avisar que está chegando, que ele manda um toyota buscar na praia. A caminhada até a pousada dele debaixo do sol quente é comparável a uma participação de "No Limite". Por Atins é possível visitar o outro lado dos Lencóis Maranhenses e também tem a praia que é maravilhiosa para fazer caminhadas. Mesmo que não se hospede na Pousada do Buna, é possível fechar com ele o passeio para os Lençóis. Todo mundo conhece ele a tia Rita por lá, e em Caburé também.

 

06/set - Atins/Caburé - Barco Simples c/ Israel - R$10

Foi meio difícil conseguir um barco para volta para Caburé, uma vez que quase ninguém vai até Atins, mas a tia Rita tem o telefone de um cara chamado Chico da Fia que vem te buscar com voadeira. É só ligar e combinar. Neste caso leve o celular ou um cartão telefónico (tentei comprar o cartão e tinha acabado) para ligar de orelhão. Como ele queria me cobrar 30,00, chorei, ficou 20,00 e por fim acabei indo com um barquinho a motor diesel por 10,00 com o Israel (todo mundo conhece ele por lá também). O barquinho é bem lento e vc chega completamente encharcado em Caburé. Ele só me cobrou 10,00 pq estava indo para lá. No dia anterior tinha pedido 30,00 também.

 

06/set - Caburé/Paulino Neves - Bugue - R$30

Pode-se pegar carros de Caburé para Paulino Neves, mas também precisa formar um grupo de quatro pessoas para não ficar muito caro. De Caburé para Paulino Neves leva mais ou menos 1 hora pela praia. O visual é legal. Não existem carros de linha, e vc tem que ficar esperando aparecer alguém. Sempre aparece mas não dá pra ter certeza de horário, a não ser que você peça para o pessoal das pousadas mandar vir alguém buscar, e neste caso deve ficar bem caro. Se der sorte de pegar algum carro que está vindo trazer alguém de Paulino Neves para Caburé, eles vão cobrar menos pq afinal estão voltando para Paulino Neves de qq forma. Caso contrário, será cobrado o valor do frete normal que é 40,00. Depois de muita conversa, paguei 30,00.

 

06/set - Paulino Neves/Tutóia - Pau-de-arara - R$5,00

Cheguei a tempo de pegar o pau-de-arara que saía 14h00, e levou mais ou menos 1 hora para chegar em Tutóia. Aventura total: sentada nas madeiras atrás do caminhão, engolindo poeira pela estrada de terra. Divertidíssimo para quem não faz isso todo dia. Dei sorte e não peguei o horário do rush. Os carros que estavam vindo de Tutóia vinha lotados com as pessoas amontoadas: tenebroso !!

 

06/set - Tutóia/Parnaíba - Ônibus - R$9,50

Todo mundo prefere pegar o barco que sai de Tutóia para Parnaíba, que leva 8 horas, lotado, e custa 20,00 (acho) para fazer a travessia do Delta do Parnaíba. Mas como descobri que existia em Parnaíba um passeio de barco pelo Delta, resolvi me polpar das 8 horas na rede e peguei o ônibus que levou 3,5horas.

 

07/set - Parnaíba - Pousada Tia Mana 86) 323.9752 - R$20/diária com café

No ponto final do ônibus tem uns taxistas que te levam para alguma pousada perto do porto para fazer o passeio do Delta. No nosso caso ele nos levou para a Pousada da Tia Mana por R$5,00, que tinha um preço bom e o lugar é simples e bem cuidado com um bom café da manhã. Tome muito cuidado com as dicas do pessoal de Parnaíba. Deu para perceber que existe acordos entre pousadas, agências de turismo e taxis: um indica o outro e fala mal dos que não estão no mesmo grupo. A tal da tia Mana por exemplo, insistiu que fizéssemos o passeio pelo Delta pela agência Clip no fim a outra agência foi ótima também. Senti isso em várias pessoas que conversei para pedir informação. Eles são todos acordados e só pensam em tirar vangatem do turista. Não caia na lábia do povo de lá !!

 

07/set - Passeio pelo Delta do Parnaíba - Agência Morais Brito (86) 321.1969 - R$25

Nós tinhamos dado os nomes para fazer o passeio no dia anterior a noite com a agência Clip a 35,00, mas na hora que chegamos lá pela manhã, o rapaz da Morais Brito nos pegou na calçada e fez por 25,00. Desconfiei um pouco, mas não me arrependi. O passeio dura o dia todo, e no preço está incluso frutas pela manhã, almoço, e caranguejada. São feitas algumas paradas: a primeira numa praia perto de onde o rio encontra o mar, uma no mangue para o rapaz mostrar como pega-se caranguejo, e a última em uma duna onde serve-se a caranguejada.

 

Chegando em barreirinhas, é muito fácil ir até os lagos, não há necessidade de contratar agência de turismo, têm várias Toyotas fazendo o roteiro, é só chegar no centro da cidade, que fica próximo ao porto(??). Vc economiza no mínino r$10,00, pois as agências cobram na faixa de R$40,00 e no porto R$30,00.

 

Quem quiser conhecer o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses de forma ligh e barata, e melhor nem perder tempo e dinheiro com esses passeios turistão, de Barreirinhas pegue o barco da Prefeitura R$5,00 ou as Toyotas R$8,00 e va para Atins(pousada D. Rita, gente fina, R$15,00 pessoa) e de la para o Canto dos Atins, o melhor dos Lençois, lindo lugar muito sossego.(pousada D. Luzia R$10,00/pessoa). No canto e onde se conhece um pouco mais dos lençois e ande livremente pelas dunas, la tem lagoas maravilhosas bem proximo sem guia. E se quiser conhecer uma lagoa mais distante que bate de longe a "famosa" Lagoa azul, pegue um guia mirim Irland R$10,00 e conheça a lagoa Tropical(Caribe de agua doce) e no caminho o Poço das Pedras e a Lagoa do Mario, e pode ter certeza que conheceu o melhor de forma light. Para os mais ousados, no povoado do Sangue(isso mesmo) no caminho para Barreirinhas, tem toyotas que levam ate Sto Amaro(onde foi feito o filme da Fernanda Montenegro, Casa de Areia). E de la cruzar o parque ate o Canto dos Atins (acampando nas lagoas que ja secaram, possivel so de agosto a novembro, senão vai ter que acampar em cima das dunas que tem o inconveniente do vento com areia) Não e dificil se orientar pois do alto das dunas se vê o mar sempre a esquerda e so ir andando nas dunas margeando o mar, mas essa opção e pra aventureiro experiente, vou fazer isso da proxima vez que eu for la, desta vez perdi tempo e dinheiro em Barreirinhas e Cabure.

 

Saí de São Luiz as 5 da manha em um micro onibus (paguei 25 reais.. nao tem como fugir do preço). Não rola pegar o onibus normal, pois além de demorar mais, são só 6 reais de diferença... ah, são 4 horas de viagem... Chegando lá, ficamos numa pousada chamada Brisamar, 20 reais conseguimos a diaria.. a pousada é lidninha, o rio fica bem atras dela e tem umas redes onde vc pode descansar e relaxar.. na pousada mesmo, arrumamos um jipe pra ir pra lagoa grande (uma das varias lagoas dos lençois).. pagamos 35 (porque choramos)mas o preço é 40 normalmente.... Bom, a viagem foi bastante chocoalhada (se vc quiser mais conforto, pede pro mocinho do jipe pra vc ir na frente com ele) e muito calor.... depois de quase uma hroa e meia, chegamos... subimos uma dunazinha de 47 metros até chegar no lugar mais lindoq ue já...... um deserto enorme e depois as lagoas.... muito lindo... bom, esse passeio dura praticamente o dia todo, mas quem quiser voltar ainda pra sao luiz no mesmo dia, dá tempo... no outro dia iriamos fazer o passeio pelo rio preguiças (50 reais normalmente, mas chore que vc consegue por 40 reais)

 

Em Barreirinhas, fique uns dois dias conhecendo a parte mais explorada dos lençóis. De barreirinhas, pegue o barco de lotação (é barato) ou a voadeira (100 reais para até 4 ou 5 pessoas) e vá decendo o Rio Preguiças até o vilarejo de Atins, a melhor porção dos Lençóis. E um lugar para quem quer curtir paz e natureza pura. As lagoas são mais numerosas e mais próximas do que em Barreirinhas. Dá para ir a pé, sem necessidade de excursão. A infra-estrutura da vila se limita a umas 4 pousadas e um comércio pequenino. Eu fui para ficar só um dia, mas me apaixonei pelo lugar e pelo astral e acabei ficando quase uma semana. Um passeio imperdível é fazer uma caminhada de Atins a Canto dos Atins até a casa da Luzia (ela é famosa no lugar pelo restaurante caseiro que faz camarões grelhados num molho especial que é um absurdo de barato e gostoso). é caminhada para umas 4 horas (2 para ir mais 2 para voltar), mas no caminho tem lagoas para se refrescar. São milhares, todas de água transparente, algumas com tonalidade mais para o azul piscina outras para o verde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Alô Galera !

 

Acabamos de voltar de uma viagem de 30 dias pela Serra da Capivara, Lençois Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara, Canoa Quebrada e Fortaleza !! Muito show de bola !!

 

Aé Marcelo ! Suas dicas foram muito úteis ! Aproveitei boa parte delas !!

 

Estou preparando um relato da viagem, mas como foram muitos dias, tá complicado... hehehe.

 

bom... é isso aí ! Quando tiver revelado as fotos, mando as melhores !

 

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou pensando em ir para o Maranhão e Piauí em março.

Só que eu tô precisando de uma ajudinha. Na verdade tô um pouco perdida.

Pretendo chegar em São Luiz e vir embora de Terezina.

Ou então, alugar um carro, chegando em São Luiz, ir até Parnaíba e volta a São Luiz.

Ouvi falar de Piripiri, o que tem lá?

Quantos dias é bom ficar em São Luiz e Barreirinhas?

Vale a pena ir até Terezina?

 

obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gabi,

 

estou montando um roteiro detalhado com telefones e valores que pagamos, irei publicar em meu site pessoal e aqui no mochileiros um resumo na seção de relato de viagens.

 

Pode ficar tranquila que no começa a gente fica meio perdido mesmo, mas depois as coisas vão se ajeitando.

 

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Renata,

 

eu achei a maior furada essa praia do Futuro, pra vcs que estão indo especialmente para Jericoacoara também deve ser... Nós só passamos um dia livre em Fortaleza e a melhor coisa que fizemos foi compras. Fomos a Feira de Artesanato no Meireles e voltamos carregados pois é mais barato que em Jeri, por exemplo.

 

Um lugar que deixamos de ir e que valeria a pena é o Ceart, só fomos na loja de aeroporto e também saímos com várias sacolas... as coisas são muito mais bonitas e baratas que na feirinha, vale a pena. Parece que a maior loja fica próximo a Iracema na Av. Monsenhor Tabosa ...

 

Ahh ! Pra fazer os passeios em Jeri procure o Daniel (pai da Danila), ele NÃO faz parte da MÁFIA da associação de bugueiros e faz os passeios mais barato: (88) 669.2249, peça um desconto especial para ele ou pra Danila, diga que fui eu (Michel de SP) que indiquei...

 

Boa viagem pra vocês !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...