Ir para conteúdo

Machados, machadinhas e facões


Posts Recomendados

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Veio, sua opinião também tem muito valor , acompanho suas colocações no Fórum Português.

 

Fico satisfeito que tenha gostado, estava encostada em um canto do armário, aliás de vez em quando acho alguma coisa. Semana passada achei duas facas da United Cutlery. Depois apresento-as.

Abração e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

Faço coro na parabenização. Show de bola. ::cool:::'>

 

"vacumm assist investiment casting!" o certo seria "vacuum assist investment casting!"

 

Fundição em molde assistido à vácuo, este processo evita a ocorrência de bolhas na peça depois de vazada no molde.

 

Blasted satin acid etched w/ brite polished edges & pike

 

Acabamento acetinado ( micro texturado ) por aplicação de ácido com bordas ( "alto relevo" ) e esporão polidos. Esta técnica é apenas para ressaltar os "grifos tribais" que dão um caráter étnico/cultural à peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Guimarães,

 

Faço coro na parabenização. Show de bola. ::cool:::'>

 

"vacumm assist investiment casting!" o certo seria "vacuum assist investment casting!"

 

Fundição em molde assistido à vácuo, este processo evita a ocorrência de bolhas na peça depois de vazada no molde.

 

Blasted satin acid etched w/ brite polished edges & pike

 

Acabamento acetinado ( micro texturado ) por aplicação de ácido com bordas ( "alto relevo" ) e esporão polidos. Esta técnica é apenas para ressaltar os "grifos tribais" que dão um caráter étnico/cultural à peça.

 

 

Pela mãe do guarda!!!! ::essa::::essa::::essa::

Este cidadão é uma "enciclopédia cutelística".

 

A frase em inglês foi escrita erradamente porque os óculos já estão fracos; para algumas letras, tive de apelar para a lente do Victorinox. Daí, embaralhei tudo. ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> É a idade.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Eu levantei euma questão sobre fação em um forum de cutelaria mas ainda não obtive uma resposta como eu gostaria. Vou refazer essa pergunta aqui:

 

""""Olá a todos. Deve ser minha segunda postagem. Ja sabendo que existem diversas possibilidades de combinações de aços, têmperas, geometrias ,etc. Gostaria da opnião dos amigos sobre qual seria um ótima combinação para um facão de mato. Penso numa combinação de dois aços, um para o fio e outro para o dorso,têmpera seletiva um sanduíche de dois aços. qual seria a combinação ideal para aços resistentes a corrosão? Quanto ao fio penso num fio convexo para a ponta do facão e um fio scandi para próximo da guarda. Vai lá galera.... o que vocês acham?

Inicialmente pensei em algo como o Kukri da extrema ratio, só que sem aquela curvatura toda. A ponta mais larga achei interessante, onde ficaria o fio concavo. Só achei a lâmina muito grossa , acho que para um facão ficaria muito pesado. È claro que fica super resistente, um tanque de guerra, mas para um facão talves seja melhor algo meis leve e flexivel. Sobre o comprimento .... o que acham?"""

-

Me falaram sobre um facão do Ricardo Villar, fui conferir é é realmente interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rodrigo,

 

Muito provavelmente será mais uma das respostas que você não vai gostar,mas vou justificar e depois podemos argumentar.

 

A primeira pergunta que salta é: qual a função principal de um facão mateiro? Na minha opinião é abrir pequenas trilhas de mato leve e dar uma limpada na clareira que se escolhe como base para acampamento. O corte de galhos de pequeno diâmetro está incluido nestas tarefas. Além é claro do uso "doméstico" para podas.

 

Segunda pergunta: é necessário uma lâmina com espessura maior que 3mm para tais tarefas? Na minha opinião não, porque uma lâmina mais espessa só irá adicionar peso à ferramenta não contribuindo de forma significativa para sua maior robustez. No final das contas o que teremos serão pulsos, ombros e musculatura dolorida e cansada.

 

Terceira pergunta: é necessário um fio com alta dureza para tais tarefas? Na minha opinião não, porque o material a ser cortado não é nenhum desafio para durezas entre 52 e 55 HRC. Mesmo aços stainless vão apresentar uma resiliência muito grande em tais durezas, principalmente se a escolha recair sobre aços de baixo conteúdo de C.

 

Quarta pergunta: é necessário têmpera diferencial na lâmina de tal facão? Na minha opinião não, porque neste intervalo de dureza de 52 a 55 HRC os principais aços usados ( 1045, 1050, 1055, 5160 e até 1070/1075 ou 420 e mesmo 420HC) apresentarão bastante elasticidade e tolerância à torções ( comuns em facões nestas atividades ). Então para que encarecer o processo?

 

Quinta pergunta: se deseja uma ferramenta de trabalho ou uma peça que também seja colecionável? Aqui não é razoável emitir uma opinião pois é uma questão na qual não cabe debate, de vez que é uma questão de foro íntimo de cada um.

 

Sexta pergunta: não se poderia ter um facão com dureza no fio de cerca de 58/59 HRC? Seria vantajoso? Na minha opinião sim, poderia mas não seria vantajoso pois a chance de sob estresse torcional ao se pegar um nozinho de madeira ou ao se atingir o solo sem querer, a chance de haver uma fratura no fio seria grande. E só quem já reafiou uma lâmina de facão sabe a "chatura" que é trabalhar com uma lâmina de mais de 15 polegadas. Com uma durezas destas então, nem com aço carbono é "divertido"!

 

Sétima e última pergunta ( só para ficar cabalistíco ): é vantajoso ter dois fios diferentes em um só facão? Na minha opinião sim! Estes que você citou me parecem uma boa combinação ( aliás eu uso no meu facão stainless Paz&Pazini ), "V" no 1/3 próximo à empunhadura ( eu não uso o scandi puro nem mesmo nas minhas Moras, fazendo sempre um microfio no scandi ) e convexo nos 2/3 restantes da lâmina. Confesso que nunca usei o "V" para trabalhos mais detalhados em madeira, pois para isso sempre havia uma faca à mão, mas a idéia é boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico, boa noite,

 

Eu não possuo machado, nem facão, mas posso te dar uma dica do que eu faria, aliás, o que mais pra frente pretendo fazer: vá em uma casa de ferragens, tipo a DE MEO, ou em uma das lojas da sua cidade (eu moro no paraíso das compras, a 40 minutos da 25 de março e da Florencio de Abreu, em São Paulo, essa última o recanto das ferragens, tem de tudo lá) e compra algo mais acessível, com preço mais em conta e até com qualidade.

Acredito que você não seja um colecionador de machados, se fosse um Tomahawk eu até concordaria em importar um, mas se for apenas um machado o que você quer, eu optaria por algo funcional, cabo em madeira, o mais simples possível mas com qualidade. É claro, isso é uma dica, a minha opinião. Eu não tenho machado e nem facão pela falta de necessidade, da mesma maneira que não tenho uma enchada ou uma foice.

A febre do aço me acomete nas facas e canivetes, mas sempre prezo a minha necessidade funcional (é claro, é mais fácil convencer a patroa que são funcionais, o machado vai ser um cadim mais difícil) ::lol4::::lol4::::lol4:: .

 

Até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frico, boa noite,

 

Eu não possuo machado, nem facão, mas posso te dar uma dica do que eu faria, aliás, o que mais pra frente pretendo fazer: vá em uma casa de ferragens, tipo a DE MEO, ou em uma das lojas da sua cidade (eu moro no paraíso das compras, a 40 minutos da 25 de março e da Florencio de Abreu, em São Paulo, essa última o recanto das ferragens, tem de tudo lá) e compra algo mais acessível, com preço mais em conta e até com qualidade.

Acredito que você não seja um colecionador de machados, se fosse um Tomahawk eu até concordaria em importar um, mas se for apenas um machado o que você quer, eu optaria por algo funcional, cabo em madeira, o mais simples possível mas com qualidade. É claro, isso é uma dica, a minha opinião. Eu não tenho machado e nem facão pela falta de necessidade, da mesma maneira que não tenho uma enchada ou uma foice.

A febre do aço me acomete nas facas e canivetes, mas sempre prezo a minha necessidade funcional (é claro, é mais fácil convencer a patroa que são funcionais, o machado vai ser um cadim mais difícil) ::lol4::::lol4::::lol4:: .

 

Até mais...

 

To vendo que minha febre de açotá aumentando! Dei uma pesquisada no ML e fica por volta de 60 contos uma machadiha mediana. Peguna uma dessa no ebay por uns 30 )bamas mais uns 12 de frete, sai quase 80 Dilmas. Acredito que vale a pena srsrsrsrrs

Convencer a Mulé é osso mesmo, digo que preciso de vez enquando podar uns Nins aqui que tão crescendo muito..... sei lá...

Achei muito massa tb essa Item picture Fiskars X7!

Vou pensar mais srsrsrr

Tenho tb outras facas pra comprar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...