Membros EvelynRoma Postado Junho 1 Membros Postado Junho 1 Galera estou planejando um mochilão de no mínimo 6 meses. Até então estou em mente em fazer esse mochilão pela América do Sul, visto a proximidade com o Brasil, preços etc. Entretanto uma amiga estava me dizendo da experiência dela pela América do Sul e de como foi super negativo, que as pessoas não são legais (Ela estava falando especialmente do Peru), que os locais fora as áreas turísticas não são legais que de forma geral não é bom. E por fim, me recomendou mochilar pela Europa, pois segundo ela, a experiência seria bem melhor em relação a América do Sul. Confesso que a atual situação de constantes crises na Europa me travam um pouco, mas o relato dela também ficou na minha mente. Vocês tem experiência mochilando entre a América do Sul e Europa? O que vocês me recomendariam? ps: vou mochilar usando worldpackers, housesitting. Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Junho 1 Colaboradores Postado Junho 1 Hmmmm....... São duas realidades diferentes e creio que levar em consideração a experiência de uma única pessoa é por demais arriscado (por isso fez bem vir ao fórum). IMHO ambas as opções tem prós e contras. Pessoas que não são legais encontrará em todo o mundo. Muitos falam que alemães são frios, calculistas e chegam a ser chatos. Particularmente não tenho absolutamente nada contra eles e tenho grandes amigos na Alemanha (alemães natos e estrangeiros). O mesmo dizem dos franceses dos quais também tenho pouco a reclamar. Italianos? Muitas vezes complicadíssimos mas... quem não é? Me estranha sua amiga ter tido essa experiência negativa na AS. Estive na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela e em nenhum destes passei por algo negativo que não fosse os "perhaps" de uma viagem comum (transporte que atrasa, mal-entendidos devido idioma, cerveja quente, etc). Obviamente que a AS se assemelha muito mais ao Brasil no tocante a segurança, educação e dia-a-dia que a Europa, mas daí a ter uma experiência super negativa, tenho dúvidas. As crises na Europa são constantes desde que o continente europeu existe e não mudará nesta sua encarnação e tampouco na próxima. A guerra na Ucrânia pouco mudou no dia-a-dia e mesmo as ondas à direita que estão assolando diferentes países pouco interferem na vida de um turista. As crises migratórias ocorridas na década passada estão mais brandas e não são motivos para não mochilar. Penso que sua visão sobre a AS é correta. Existem a vantagem de visto, proximidade com o Brasil, passagens mais baratas, idioma mais próximo e custo menor que devem ser levados em conta. Além disso, você não poderia mochilar por 6 meses na Europa pois são permitidos somente 90 dias a cada 180, o que torna-se um entrave para seu plano. Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 1 Membros Postado Junho 1 Não entendo desses sites,porém para ir aos lugares, a Europa sempre foi mais barata que a América,um dos motivos que estou aqui. Exemplo é a entrada de museu custando 3 euros ou 21 reais.Ou passeios longos por 80,90 euros. Aí tem que ter grana, mas vamos ver quanto está na América?No Rio não se acha passeios por menos de 100 reais,ou 15 euros, mas e na Argentina e Chile?Estive em Chile há menos de 1 ano e não tem passeios por menos de 500 reais na conversão. Sobre tratarem mal,não posso falar isso, muito pelo contrário, deve ser a língua o problema. Brasileiro vai falando português, eles não entendem. Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Junho 2 Membros Postado Junho 2 Exceto por passagens, a Europa tem mais ou menos o mesmo custo da América do Sul (tirando um ou outro país, como Bolívia por ex), como o Fabiano comentou. Estive mês passado no Chile, Bolívia e Peru, e gastei mais ou menos o que eu gastaria na Europa, pouca diferença, além de que na AS tem muito tour pra fazer, porque são lugares que não é fácil acesso por conta própria (+ entrada de parque), então eleva o custo da viagem. Por exemplo, ao visitar a Argentina se faz uns passeios na Patagonia, no Chile, além da Patagônia, tem Atacama, Peru tem Machu Picchu e o vale sagrado, etc. Na Europa você fica nas cidades em geral e você consegue ir por conta para quase qualquer canto. Em relação as pessoas, acho que isso depende muito de que o viajante espera dos outros, é comum pro brasileiro esperar que todo mundo seja extremamente caloroso, pois é que estamos acostumados no dia a dia. Eu moro na Alemanha e certamente as pessoas não são calorosas, mas elas são bem educadas, algo que estou acostumado, mas muito brasileiro acha o alemão mal humorado porque ele não sorri pra ti, é apenas aceitar que nem toda cultura as pessoas são abertas (porém é importante terem educação). Em 2013 eu fiz meu primeiro mochilão, 3 meses apenas na Europa, e a única coisa que me arrependo era de não ter pego 1 mês pelo menos para visitar ou Ásia ou América do Sul, porque, apesar de que cada país Europeu seja diferente, ao longo prazo eles são meio que tudo igual, é aquela praça grande com uma igreja antiga, um parque e um rio por perto. A arquitetura muda pouco, mas eu acabei ficando meio enjoado de ver quase os mesmos esteriótipos de cidade. Na América do Sul vai ser a mesma coisa, elas são diferentes mas tem um esteriótipo similar. Dito isso, em 6 meses dá muito bem para colocar ambos continentes na sua viagem, e eu diria até colocar outro continente, por ex: 3 meses na AS, 2 na Europa e 1 no norte da áfrica (Marrocos, Tunísia, Egito, por ex) ou na Ásia. 1 Citar
Membros FCRO Postado Junho 7 Membros Postado Junho 7 Até porque vc não poderia ficar 6 meses direto na Europa (se contarmos apenas a união europeia) Citar
Membros JoseEduardoAmaral Postado Junho 7 Membros Postado Junho 7 (editado) Tem pessoas que se incomodam e são rudes com turistas no mundo todo. Vai sempre acontecer, na américa ou na Europa. Mas são exceções. Não se pode esperar que todas as pessoas fora de áreas turísticas sejam calorosas, pois as vezes os locais estão ali na sua rotina difícil do dia dia, sem humor e sem paciência para o "diferente". Não se pode é dar importância para isso, uma irá te tratar mal, dez irão te tratar bem. Escolha o destino sem se importar com isso. Editado Junho 7 por JoseEduardoAmaral Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.