Ir para conteúdo
marciovm911

Novidades nas travessias no PN Itatiaia

Posts Recomendados

Apenas repassando. Talvez já seja notícia velha. Perdoem se for... ::hein:

 

Notícia enviada pelo Maurício Clauzet através da Cristiane Lemgruber([cebrasileiro] Sobre Itatiaia )

Novidades nas travessias no PN Itatiaia, mais infos

 

Basicamente, são duas novidades:

-uma, já divulgada aqui, é que está reaberta a travessia Abrigo Rebouças > Mauá via Rancho Caído, e chegando em Mauá pelo Vale das Cruzes.

-outra, é que agora, está permitido fazer a travessia Ruy Braga (Rebouças > Sede via Abrigo Massena) nos dois sentidos, subindo e descendo. Antes só se podia descer.

-Uma terceira novidade decorrente dessas duas, é que agora se poderá fazer o LInk da Ruy Braga subindo, com qualquer um dos intinerários da Rebouças > Mauá descendo, fazendo assim a travessia integral do maciço do Itatiaia, iniciando de um lado, e terminando do outro.

 

Importante, tudo isso já está aprovado, juramentado e sacramentado, mas no entanto exige a alteração de alguns procedimentos administrativos no PNI. Por exemplo, todos vigilantes/recepcio nistas do posto 1 (parte baixa), tem que saber que agora se pode subir a Ruy Braga e cobrar respectivas taxas/formulá rios/autorização etc. O mesmo vale para a pessoa que faz as reservas... enfim, peço que principalmente os primeiros, tenham um pouco de paciência. Eu espero que não, mas pelo que conhecemos da máquina administrativa do PNI, pode da gente topar com algum funcionário ainda desinformado. .. Turma, paciência não ter, Jedi não ser.

Observem que ao programar subir a Ruy Braga, e/ou fazer o link de travessias, você terá que além de pedir a permissão da travessia, também reservar o Abrigo Rebouças ou o Camping. O contato é o mesmo mas é um segundo processo.

 

Neste link, abaixo, está o PDF com as diretrizes das 3 travessias, onde você encontra neste documento também o contato para fazer a reserva e tal (é o mesmo para reservar o abrigo ou o camping).

Diretrizes:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BwblFvyLgVx0MjMzNTU0M2ItOWQ5MC00OWNiLWIwOTUtNzUyZGVmNTVhYWVj&hl=pt_BR

PS. as diretrizes, algum dia, também estarão atualizadas no site do PNI. Por hora, use o link acima que é garantido.

 

Agora, algumas infos específicas sobre a recém reaberta Travessia Rebouças > Mauá via Rancho Caído (não confundam com a Rebouças>Mauá via Serra Negra que já está reaberta faz alguns anos).

Fazendo em 2 dias é relativamente light, 11km no primerio dia até o Rancho Caído, onde o pernoite é acampado, e 9km no segundo dia descendo o "Mata Cavalo" e pegando o Vale do RIo das Cruzes para então sair do parque e chegar a uma estrada de terra já próximo a Visconde de Mauá.

Eu não conhecia, e achei muito lindo! No primeiro dia tem duas subidas significativas, mas nada do outro mundo, da bifurcação de Agulhas Negras até o Altar e depois outra após a nascente do Airuoca até vencer a elevação adjacente aos "Ovos da Galinha". A visão da face Norte de Agulhas também é algo que não estamos acostumados a ver. O Rancho Caído é o nome da localidade, não há mais rancho nenhum lá (já tava caído quando deu nome ao lugar...). Tem água logo ao lado. Necessário levar barraca e equipamento de camping. O segundo dia é basicamente descida e plano, e o 2/3 final é trilha dentro da mata. Há diversos pontos de água tanto no primeiro como no segundo dia.

Deveria ser desnecessário falar, mas faço questão aqui de frisar BEM o óbvio: é expressamente proibido fazer fogueira. Lembrem, que um que fizer M pode levar novamente ao fechamento dessa travessia para todos. Se presenciarem algo assim feito por terceiros, por favor intercedam no ato e façam apagar.

 

No Jpeg do link abaixo, uma visão geral da travessia.

Jpeg

https://docs.google.com/leaf?id=0BwblFvyLgVx0MzA5NGE0ZjctYjY5Zi00OGVkLWJiMTEtYzg3NDgyYmYxMjhk&hl=pt_BR

 

E nesse link abaixo, o track do GPS dessa travessia com acampamento, pontos de água e outras coisas marcadas:

https://docs.google.com/leaf?id=0BwblFvyLgVx0YzMzM2YzMDktNzBjYS00MTBjLWEyZGItZjA3NGFlMWNkY2Jh&hl=pt_BR

 

No link abaixo, é a mesma coisa que o do Google Earth, só que em formato GPX para mandar direto para o GPS:

https://docs.google.com/leaf?id=0BwblFvyLgVx0Y2Q5NGFkMDYtMGE0Yi00YjYwLWE2MzEtMmNlY2MxODNjMmQ2&hl=pt_BR

 

Aqui nesse link abaixo, um brinde, minha coleção pessoal de tracks e waypoints do PNI (coisas diversas):

http://dl.dropbox.com/u/28438717/PNI%20MauricioClauzet%20Publico.kmz

 

Abraço e boas caminhadas!

 

[creditos]_*_*_*_*_*_* _*_*_*_*_ *_*_*_*_* _*_*_*_

.: Maurício Clauzet :.

blog:tontohangon.blogspot.com

site:MauricioClauzet.pro.br

.: escalada + montanha + filme + foto :.[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oxalá! Enfim as travessias combinadas desencantaram!

Obrigado pela divulgação Marcio e pelo compartilhamento dos arquivos.

Abraço. ::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Márcio!

 

Bacanas as notícias. Da reabertura eu já sabia, conforme postei em reaberta-a-travessia-reboucas-maua-original-via-rancho-caido-no-pni-t57133.html

 

As outras duas novidades também são muito bemvindas. Acho que a tendência daqui para frente é a situação melhorar um pouco mais por lá. Falta ainda diminuir a "burrocracia" e facilitar um pouco mais a vida dos montanhistas na região. Outra coisa é a situação dos abrigos, em especial o Massena.

 

Abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Getúlio,

 

É, infelizmente a vida do montanhista é infinitamente mais dificil na parte burocrática...

Mas já é um avanço.

 

Grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×