Ir para conteúdo

Acampar em Poincenot - El Chalten

Ir para solução Solucionado por Alan Rafael Kinder ,

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá amigos, por favor, alguém saberia dizer qual a estrutura desse camping? A idéia é fazer a trilha Laguna de Los Tres, acampar lá em cima e no outro dia ir de lá para a Laguna Torre. Não sei quanto tempo seria esse 2o trecho (Los Tres>Laguna Torre), se alguém pudesse ajudar com alguma informação agradeço demais. Abs a todos!

• Colaboradores
  • Solução
Postado (editado)

Olá Edu,

Não sei se entendi direito, tua intenção é acampar no Poincenot, correto?
Pois não é permitido acampar fora das áreas delimitadas para camping dentro do parque (e vai por mim, tem guardaparque percorrendo as trilhas diariamente) - logo, sugiro fortemente não acampar na Laguna dos Los Tres (ou arredores).

O Campamento Poincenot consiste em um vasto espaço entre grandes árvores, onde a copa destas protege as barracas do vento e da chuva (ou ao menos reduz significativamente). Possui água potável em um riacho próximo (vindo da Laguna Sucia, e consequentemente da da Laguna de Los Tres). Há uma latrina bem rústica (e deplorável, ao menos nas vezes que a vi - sim, fui até ela ver como estava).

Bom, imaginando que estarás acampando no Poincenot, o ataque à Laguna de Los Três é relativamente simples (todavia exaustivo, visto que terás que vencer cerca de 700m de altimetria em 2km) - é bastante inclinação acumulada.

Do Campamento Poincenot até a Laguna Torre (onde temos o Campamento Agostini logo ao lado), deverás retornar pelo Sendero Capri até a conexão com o Sendero Madre y Hija, sendo um trajeto basicamente plano (com leves montes), passando naturalmente pelas Lagunas Madre y Hija (lindas), e no trecho final uma descida prolongada até a conexão que a trilha faz com o Sendero Torre, de lá basta seguir em um caminho plano até a Laguna Torre.

Considero um trajeto bem sossegado, ainda mais fazendo como pretendes, do Poincenot para o Agostini - pois do contrário haveria uma subida tenebrosa.

Editado por Alan Rafael Kinder
  • Membros
Postado
25 minutos atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá Edu,

Não sei se entendi direito, tua intenção é acampar no Poincenot, correto?
Pois não é permitido acampar fora das áreas delimitadas para camping dentro do parque (e vai por mim, tem guardaparque percorrendo as trilhas diariamente) - logo, sugiro fortemente não acampar na Laguna dos Los Tres (ou arredores).

O Campamento Poincenot consiste em um vasto espaço entre grandes árvores, onde a copa destas protege as barracas do vento e da chuva (ou ao menos reduz significativamente). Possui água potável em um riacho próximo (vindo da Laguna Sucia, e consequentemente da da Laguna de Los Tres). Há uma latrina bem rústica (e deplorável, ao menos nas vezes que a vi - sim, fui até ela ver como estava).

Bom, imaginando que estarás acampando no Poincenot, o ataque à Laguna de Los Três é relativamente simples (todavia exaustivo, visto que terás que vencer cerca de 700m de altimetria em 2km) - é bastante inclinação acumulada.

Do Campamento Poincenot até a Laguna Torre (onde temos o Campamento Agostini logo ao lado), deverás retornar pelo Sendero Capri até a conexão com o Sendero Madre y Hija, sendo um trajeto basicamente plano (com leves montes), passando naturalmente pelas Lagunas Madre y Hija (lindas), e no trecho final uma descida prolongada até a conexão que a trilha faz com o Sendero Torre, de lá basta seguir em um caminho plano até a Laguna Torre.

Considero um trajeto bem sossegado, ainda mais fazendo como pretendes, do Poincenot para o Agostini - pois do contrário haveria uma subida tenebrosa.

Alan, por favor, consigo alugar barraca lá em cima ou só na cidade mesmo?

• Colaboradores
Postado

Você consegue alugar equipamentos diversos de trekking em El Chaltén - meu irmão levou o equipamento dele quando foi ano passado, mas precisou alugar um kit de tirolesa para fazer o Circuito Huemul (quando se faz o registro, os guardaparques conferem se tens o necessário). Os preços são 'normais'.

No Campamento Poincenot não há nada de comércio, é basicamente um espaço delimitado para acampar (sem energia elétrica inclusive).

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

@EduBr116 Aproveitando as excelentes dicas dadas pelo Alan, vou recomendar duas lojas de El Chaltén em que utilizei na minha ida para alugar bastões. Elas também possuem equipamentos de camping para locação.

São as lojas Camping Center (http://campingcenter.com.ar/) e Viento Oeste (https://elchalten.com/vientooeste/index.php).

Nos sites tem os preços para você se basear.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...