Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Boa noite galera,

Janeiro chegando, férias dos profs também e estou planejando minha primeira ida à Região Norte do país (15 dias).

Aos que já conhecem a região, qual das duas opções vale mais a pena? Fazer Manaus com ida a selva, ou combinar o Jalapão e Belém em uma mesma viagem?

Sei que é uma escolha que pode ser pessoal, massssssssss... Quero pitacos de quem já foi em ambos ou, ao menos, em um deles, pois estou bem em dúvida mesmo depois de ler vários relatos rs. Valeu!

• Membros
Postado (editado)

Fala @luizh91, boa noite! 

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Pará e o Tocantins, mas vou compartilhar o que vivi esse ano em Manaus.

Sem sombra de dúvidas, uma das experiências mais marcantes da minha vida. Completamente diferente de tudo que tive contato até então. 

A começar pela culinária. Ao lado do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, fica a Taberna do Chef Procópio. É um espaço pequeno, mas com comida de excelente qualidade e preço condizente. Recomendo bastante como primeiro contato com a culinária local. Ainda sinto saudades do pastel de pirarucu. De forma mais ampla, há uma infinidade de cachaças, peixes, doces. O difícil mesmo é encontrar algo ruim. 

Do ponto de vista dos atrativos turísticos que extrapolam a cidade, recomendo infinitamente a pesca no rio negro ao entardecer, com a possibilidade de focagem e "captura" de jacarés para observação. Acho que esse momento entra no top 3 de pores do sol mais bonitos que pude vivenciar. Só me restam saudades. É daqueles momentos que ficam pra sempre na memória, não pode deixar de fazer.

Fora isso, há ainda o nado com os botos, que é igualmente único e marcante, e as aldeias indígenas, que também julgo indispensáveis. Tive também experiências em Presidente Figueiredo (gruta da judéia, caverna de maroaga, cachoeira de iracema...), mas confesso que me decepcionei. Um tour inteiro baseado em fotos para instagram e pouco tempo para vivenciar de fato a floresta e seus encantos. Não é muito meu estilo, mas isso é algo pessoal.

Dentro de Manaus, há também boas opções. Gostei de conhecer a praia de ponta negra, que embora não seja das mais limpas, possui uma estrutura muito bacana e água quente. Ademais, recomendo fortemente que assista algo no Teatro Amazonas. Quando fui, pude acompanhar um festival de jazz e achei sensacional. O MUSA, que fica um pouco mais afastado, é uma opção bem legal para se sentir imerso na floresta. 

Enfim, como qualquer cidade, há pontos negativos e positivos. Saí de lá bastante feliz com o que vivi e planejando conhecer outros estados da região. Recomendo apenas que pesquise sobre o clima na época em que deseja conhecer. Chuvas podem ser frequentes.

OBS: Acredito que 5 ou 6 dias possa ser tempo suficiente.

Editado por thiagotg4
  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Jalapao -Belém é meio longe não 

E não acho que deva ter voos diretos.  Você vai acabar fazendo um malabarismo de conexão 

Agora sobre sua pergunta, já estive em Manaus, já estive em Belém

E se fosse sugerir um lugar pra vc ir na região norte seria alter do chão!!!!

Fica bem próximo a Santarém,  onde tem aeroporto 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado (editado)

Agora que vi que você vai ter 15 dias

Da pra fazer com sobra Manaus e Belém  , aí você conhece os 2 de uma vez 

E acho que em 15 dias dá pra colocar alter do chão no roteiro ainda haha

Editado por FCRO
  • Gostei! 1
  • Membros
Postado

@luizh91 Conheço as 3 capita2c.Palmas não tem nada,só o Jalapao,mas é preciso mais gente para ir la,além de ser caríssimo, muito mais que ir a Europa. Belém tem um pouquinho, não mais de 5 dias.Esse roteiro daria para fazer, com o tempo que sobra,usado para a grande distância e a péssima estrada que há entre as 2 cidades. 

Manaus também em si há pouco, 4 dias,mas o resto seria na selva. Eu fiz isso em 2012,2 dias na cidade,fui de ônibus a Venezuela,parei em Boa Vista que não tem nada,nada,nada e fui conhecer a terra do comandante ainda vivo.Na volta,fiquei outros 2 dias.Para ir a selva,fui após a chegada no IberoStar.Na época,era caro,mas não comparável a quanto custa hoje.

Pode ser 5 dias em Palmas-Jalapao/4 dias em Alter do Chão(que ia em 2021 e não fui devido ao virus) e o que sobrar em Belém, esquecendo Manaus nesse caso. 

• Gostei! 1
  • Membros
Postado
11 horas atrás, luizh91 disse:

Boa noite galera,

Janeiro chegando, férias dos profs também e estou planejando minha primeira ida à Região Norte do país (15 dias).

Aos que já conhecem a região, qual das duas opções vale mais a pena? Fazer Manaus com ida a selva, ou combinar o Jalapão e Belém em uma mesma viagem?

Sei que é uma escolha que pode ser pessoal, massssssssss... Quero pitacos de quem já foi em ambos ou, ao menos, em um deles, pois estou bem em dúvida mesmo depois de ler vários relatos rs. Valeu!

Luiz, concordo com os comentários, creio que uma viagem à região Norte será mais proveitosa na época de Janeiro.

Deixa pra fazer a Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas) em outra oportunidade, pois as chuvas de Janeiro podem dificultar o acesso a alguns atrativos. 

• Gostei! 1
  • Colaboradores
Postado

Obrigado pelas contribuições, pessoal!

De fato, janeiro parece mais proveitoso pelas bandas da Amazônia, pois é o início do período chuvoso e a floresta estará exuberante.

Penso, então, em fazer Manaus + Belém, com parada em Alter de Chão e talvez uma esticada até Marajó. Coloquei 15 dias, mas posso estender um pouco esse período rs

• Colaboradores
Postado

@thiagotg4 Obrigado pelas dicas. Só atiçou mais a minha vontade hehe

@FCRO Não há mesmo voo direto entre Palmas e Belém. Teria que fazer conexão ou encarar uma viagem de 1 dia inteiro de ônibus.

• Membros
Postado

Vá até Manaus, conheça também Presidente Figueiredo (uma cidade cheia de cachoeiras) , fica próximo a Manaus, de Manaus vá até Alter do Chão (voo ou barco de Manaus até Santarém) e depois vá até Belém.

• Gostei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...